Em algum momento da carreira você já pensou em ser um headhunter? Essa é uma profissão que está em constante evolução e o seu principal foco é recrutar e selecionar os melhores talentos para as vagas abertas das organizações, que contratam seus serviços.
O processo seletivo é uma das principais portas de entrada das empresas e o grande objetivo das organizações é identificar, atrair e contratar o melhor profissional possível para cada vaga. Ao contratar a melhor pessoa para determinada função, o escopo do trabalho será realizado com excelência e o resultado será de alta qualidade.
E para recrutar o perfil certo de acordo com cada vaga, por mais desafiadora e complexa que seja, o headhunter entra em ação.
Você gosta de trabalhar com pessoas, de se relacionar com diversos assuntos, e da área de negócios? Busca uma recolocação profissional para a área de RH? Ao entender sobre como se tornar um headhunter, pode acabar identificando que essa transição profissional é uma alternativa atrativa e viável para a sua carreira.
Vamos conhecer como se tornar um headhunter e algumas curiosidades sobre essa profissão tão importante que talvez você desconheça, mas que poderá fazer sentido para o seu plano de carreira. Confira!
Conheça a profissão de Headhunter
Antes de mergulharmos em como se tornar um headhunter, vamos rever o que é headhunter?
Diferente do recrutador, que trabalha internamente na empresa, o headhunter pode atuar de forma autônoma ou em uma consultoria, e é contratado por uma empresa para prestar um serviço de apoio no processo de recrutamento e seleção.
Sendo assim, esse profissional ajuda o seu cliente, a empresa contratante, a identificar, atrair e recrutar o candidato ideal para determinada vaga.
Por desempenhar um papel mais estratégico, o headhunter atua de forma ativa em áreas específicas da organização, geralmente com vagas para pessoas qualificadas, sejam elas de cargos de analista, supervisor, coordenador, especialista, gerente, diretor, ou C-level.
É comum o headhunter ser especializado em determinada área, pois um conhecimento aprofundado em um nicho de mercado permite um maior conhecimento técnico da área e um networking mais robusto dentro daquele segmento específico.
Entenda as diferenças entre headhunter, job hunter e recrutador
Apesar das três profissões trabalharem com o mercado de recrutamento e seleção, carreira e empregabilidade, existe uma grande diferença entre o headhunter, o job hunter e o recrutador.
O recrutador trabalha na empresa e recruta as mais variadas posições para sua própria organização.
Quando o recrutador precisa de apoio para contratar, pode contratar os serviços de headhunters para apoiarem na busca do profissional de forma especializada.
Já o job hunter faz a outra ponta do mercado, pois ele representa a pessoa física e apoia o candidato a se recolocar. Um job hunter bem relacionado, irá possuir networking com headhunters e com recrutadores para facilitar a apresentação dos candidatos que representa.
Áreas de atuação do Headhunter
Caso o headhunter atue de forma especializada, poderá ser especializado por nível hierárquico, segmento, região geográfica, de forma funcional ou em algum nicho de mercado.
Quando falamos em nível hierárquico, existem headhunters focados desde cargos mais operacionais, até cargos de altos executivos, conhecido também como Executive Search.
Em relação a segmento de mercado, alguns headhunters são subdivididos por setores, como Headhunter em Tecnologia, Headhunter em Indústria, Headhunter em Varejo, Headhunter em Bens de Consumo e afins.
Os headhunter também podem ser subdivididos de forma geográfica. Existem headhunters que cruzam fronteira nacionais, como headhunters LATAM, headhunters especializados em países específicos, como headhunter Portugal, focados em cidades como headhunter São Paulo, Headhunter RJ, headhunters BH, ou por regiões como headhunter Grande ABC.
Também existem headhunters que atuam de forma funcional, como Headhunter em Engenharia, Headhunter em Marketing, entre outras áreas, ou até mesmo outros nichos de mercado, como Headhunter com diversidade e inclusão.
Especializações do headhunter
Ao se questionar como se tornar um headhunter, é importante entender como os headhunters estão alocados no mercado de trabalho para você buscar o caminho em maior sinergia com a sua carreira e mais apropriado para você.
Existem headhunters autônomos, headhunters que trabalham em boutiques, em empresas nacionais, internacionais e multinacionais, empresas tradicionais e empresas inovadoras e digitais.
Dependendo do tamanho da estrutura ou do segmento de especialização da empresa, ela pode estar dividida por setor de mercado, como: agronegócio, alimentos e bebidas, bens de consumo, educação, energia, farmacêuticas, financeiro, indústria, varejo, saúde, telecom, entre outros.
O headhunter também pode ser especializado de forma funcional por Diretoria, como por exemplo entre as áreas de Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), Contabilidade e Finanças, Engenharia, Operações e Supply Chain, Vendas e Marketing, Jurídico.
Qual é o perfil de um headhunter?
Os headhunters precisam de soft skills e hard skills compatíveis com o que a função exige. Lembrando que essas habilidades podem existir em talentos de qualquer área, portanto, não está restrita aos profissionais de Recursos Humanos. Confira as habilidades ideais para você que quer saber como se tornar um headhunter:
Habilidades técnicas
Conforme dito anteriormente, profissionais especialistas em qualquer área de atuação podem se tornar headhunters, desde que seu foco seja no recrutamento e seleção de talentos do mesmo ramo, aumentando a coerência no momento das entrevistas, pois o headhunter sabe exatamente sobre o que o candidato está falando.
Por exemplo: é muito mais fácil um profissional que atuou como comercial no segmento de TI se tornar um headhunter especializado em sua área de conhecimento, recrutando cargos comerciais ou recrutando dentro do setor de Tecnologia.
Ou seja, se você for um profissional de finanças, considere virar um headhunter de finanças. Se você for um profissional de contabilidade, considere ser um headhunter contábil. Se você for um profissional de supply chain, considere ser um headhunter de supply chain, e assim por diante.
Habilidades comportamentais
As habilidades comportamentais são essenciais para o bom desempenho de um headhunter, que necessitam de uma inteligência emocional diferenciada. Entre as soft skills mais relevantes estão:
- Networking: o headhunter precisa saber se relacionar e construir uma rede de conexões com o seu mercado de atuação
- Motivação: o trabalho de um headhunter exige resiliência e disciplina, então o indivíduo precisa saber lidar com frustrações para ser bem-sucedido.
- Comunicação: é necessário que o headhunter seja um bom ouvinte e repare tanto na comunicação verbal quanto não verbal para conseguir identificar os reais objetivos e as verdadeiras dores das empresas e dos candidatos.
- Negociação: o headhunter irá realizar uma intermediação entre a empresa e o candidato e para tanto, é necessário ter uma boa capacidade de negociação para realizar um trabalho consultivo que atenda ambas as partes.
É importante lembrar, que o headhunter deve ser inclusivo e atuar de forma humanizada, pois ao abrir portas para uma eventual mudança de carreira, terá um alto impacto na vida do candidato.
Qual a rotina do headhunter?
A rotina do headhunter se divide em duas grandes esferas, a comercial e a de recrutamento. O headhunter realiza essa atividade de prospecção de oportunidades para apoiar os seus clientes com eventuais demandas de recrutamento e a prospecção por candidatos para preencher essas demandas de talentos nas empresas.
Sendo assim, diariamente o headhunter realiza reuniões comerciais com altos executivos, donos de empresas e gestores de vagas para identificar demandas de recrutamento. Diariamente o headhunter também realiza entrevistas com candidatos buscando os perfis ideais para as vagas de seus clientes.
O headhunter pode trabalhar buscando os melhores candidatos com práticas mais manuais ou com apoio de inteligência artificial no recrutamento.
Com a sua rotina, o headhunter se torna um expert em desenvolver relacionamentos e networking. Existem metodologias, processos e ferramentas internas da consultoria ou externas abertas ao público, como o LinkedIn, que podem contribuir para um processo seletivo mais ágil e assertivo.
O processo seletivo
Após entendimento do escopo da vaga e da necessidade da empresa, o headhunter irá iniciar o seu trabalho de prospecção pelo profissional ideal. De forma ativa, o headhunter fará um levantamento dos perfis e experiências de diversas pessoas que podem ser assertivos para as atividades da posição e um perfil comportamental alinhado com a cultura organizacional.
Com essa triagem inicial concluída, os melhores candidatos serão convidados a participar de uma entrevista para validar um alinhamento técnico, comportamental e de objetivos.
É importante salientar que, muitas vezes, os talentos selecionados estão trabalhando em outras empresas e é preciso conduzir o processo seletivo com cuidado, de forma discreta e sigilosa, para não comprometer o profissional que está trabalhando e sendo sondado.
Na entrevista, o caça talentos observará alguns pontos, como:
- expectativas;
- competências;
- soft skills e hard skills;
- personalidade;
- motivações;
- pretensão salarial.
Todos esses tópicos servirão de base para a escolha dos melhores perfis e, a partir disso, será elaborada uma apresentação de um seleto grupo de candidatos a serem apresentados para a empresa.
O acompanhamento do processo seletivo
Após a apresentação dos candidatos selecionados para a empresa, o headhunter irá realizar a intermediação entre o candidato e a empresa.
O headhunter deverá organizar e acompanhar os feedbacks do cliente e dos candidatos e conduzir o processo seletivo, controlando o processo para, ao final, conseguir que a empresa realize a contratação do melhor profissional possível para determinada vaga.
A proposta de emprego
Após intermediar a negociação salarial e ter o aceite da proposta do candidato, a empresa irá iniciar o processo de admissão e o onboarding diretamente com o candidato.
Quando tudo acontece conforme o esperado, a vaga é preenchida e o profissional inicia com a empresa, o escopo do serviço do headhunter se encerra e é considerado que o projeto foi concluído com sucesso.
Quanto ganha um headhunter?
A remuneração de um headhunter varia muito de acordo com a sua senioridade, grau de conhecimento e empresa em que atua. Inclusive, uma grande parte da remuneração desse profissional é variável e atrelada a comissões e bônus, e, portanto, depende do êxito do seu próprio trabalho.
Uma forma de verificar as faixas salariais praticadas pelo mercado é através dos melhores guias salariais gratuitos e disponíveis para fácil consulta.
Já pensou em ser um headhunter?
A grande maioria dos headhunters nunca pensaram em ser headhunters, sabia? Mesmo que você nunca tenha pensado em ser um headhunter, se agora você considera essa alternativa para o seu planejamento de carreira, saiba que é um mercado com grande potencial.
Além de ser um trabalho dinâmico e flexível com a modernidade, permitindo o nomadismo digital e o trabalho no modelo de home office, é um mercado em expansão. Saiba que, no Brasil, essa é uma profissão que tem apenas 30% do mercado e está em aperfeiçoamento, comparando com a Europa que possui uma fatia de 70% na área de headhunting.
Se você pensou em ser um headhunter e deseja saber se virar um headhunter de fato faz sentido para você, confira as características e competências necessárias para saber como se tornar um headhunter!
Como ser um headhunter bem-sucedido
Antes de tomar a decisão de se tornar um headhunter, é importante realizar uma autoavaliação sincera e tentar perceber quais são suas principais habilidades. A partir disso, vale confrontar com as que veremos a seguir.
Capacidade de percepção, sensibilidade e observação
É importante saber ouvir atentamente e perceber as necessidades do cliente, sendo claro e objetivo nas suas observações.
O consultor deverá observar e prever os desafios e as metas a serem atingidas, a partir disso estruturar junto com o cliente quais serão os conhecimentos e as competências-chave da pessoa a ser recrutada.
A sensibilidade e a observação devem estar apuradas para que a empresa contratante confie no seu trabalho e tenha certeza de que a meta será alcançada.
Dinamismo e foco no trabalho
Estudar o cliente e se manter atualizado com o que está acontecendo no nicho de mercado de atuação, é essencial. O upskilling e reskilling das competências irá acontecer, pois além de ser uma profissão que a grande maioria das pessoas aprendem on-the-job, como o mercado está constantemente se atualizando, o profissional também precisará estar por dentro das novidades do mercado.
Habilidade para lidar com as pessoas
Essa é uma premissa que nem precisava estar em destaque, mas é sempre bom lembrar que o headhunter trabalha em contato direto com gente, portanto, é fundamental ter a sensibilidade e a habilidade necessária para lidar com seres humanos, sabendo lidar com a realidade de mercado e as expectativas de indivíduos.
Visão estratégica do mercado e do projeto
É essa visão que vai auxiliar o headhunter a perceber as mensagens subliminares dos clientes e dos candidatos, pois muitas vezes o que não é dito é essencial para a tomada de decisão.
Além disso, ao entender sobre o negócio, as demandas do cliente e da realidade do mercado, o profissional conseguirá orientar o seu cliente e os candidatos quanto às melhores soluções da atualidade e perspectivas futuras.
Capacidade de negociação
Pensou em ser um headhunter? Saiba que o headhunter precisa negociar em boa parte de sua atuação, e por isso, precisa ter uma boa capacidade de comunicação com diversos tipos de interlocutores.
Determinação, resiliência e persistência
Essas são características indispensáveis em qualquer profissão e não poderiam deixar de serem requisitadas para um headhunter.
Afinal, existem processos que podem durar semanas ou meses, e ainda dar errado. Sendo assim, a determinação, a resiliência e a persistência devem caminhar juntas para atingirem o objetivo de preencher a vaga em aberto com o candidato certo.
Rotina e flexibilidade
Parecem palavras opostas, mas elas se completam, pois, o trabalho do headhunter exige bastante rotina e disciplina em suas atividades. Como está lidando diretamente com pessoas e um mercado dinâmico, o profissional precisa estar pronto para se adaptar e ser flexível com os acontecimentos para encontrar as melhores soluções.
Formação do Headhunter
Não existe um curso de graduação para aprender como se tornar um headhunter ou cursos como os de coaching, por exemplo. Apesar disso, é necessário ter uma base sólida na sua área de formação, conhecimentos gerais e capacidade de aprendizado contínuo.
O treinamento e o desenvolvimento geralmente ficam sob a responsabilidade dos profissionais que atuam na organização. “Aprender fazendo” na prática é a melhor forma de se desenvolver nessa área. Inclusive, muitos profissionais com experiência de mercado e que buscam uma transição de carreira podem ser aptos a aprenderem como se tornar um headhunter.
6 dicas de como se tornar um headhunter na prática
Agora que você entendeu o que é um headhunter e busca saber o caminho de como se tornar um headhunter na prática, confira as 6 dicas de como se tornar um headhunter.
- Tenha o objetivo claro e estude como se tornar um headhunter;
- Saiba justificar as suas motivações para ser um headhunter;
- Explique como suas experiências podem agregar para a função;
- Tenha a ciência do aprendizado necessário para se desenvolver e crescer na nova função;
- Cadastre seu perfil no trabalhe conosco das consultorias de interesse;
- Faça networking com outros headhunters.
Contratar um headhunter é difícil, pois é um profissional bastante holístico e com habilidades técnicas e comportamentais diferenciadas. Sendo assim, existe uma demanda grande por profissionais que desejam se tornar headhunters no mercado de trabalho.
Dica de ouro: Ao realizar networking com outros headhunters, além de entender melhor o escopo, a dinâmica, a rotina deste profissional para assegurar que se tornar um headhunter faz sentido para você, pergunte para o profissional que já atua no cargo sobre oportunidades de como você pode se tornar um headhunter!
Muitas consultorias de recrutamento e seleção bonificam os seus colaboradores por indicações de funcionários, e caso o headhunter saiba do seu interesse, poderá indicar o seu perfil internamente.
Além de te ajudar, é provável que ele receba um incentivo financeiro da empresa caso você seja contratado!
Conclusão
Agora você já sabe como se tornar um headhunter. Se você já pensou em ser um headhunter, um headhunter bilíngue ou está em processo de transição para essa carreira, é importante entender os desafios da profissão do headhunter e o que é esperado desse profissional.
Ao pensar em se tornar em headhunter e buscar um emprego nessa profissão, não deixe de olhar a página Trabalhe Conosco da Sim Carreira.
Gostou do conteúdo sobre como se tornar um headhunter? O time Sim Carreira está entre os melhores headhunters do Brasil, siga-nos nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube) e conheça mais sobre os nossos conteúdos e nossas áreas de atuação.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado