EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O que é headhunter? Entenda como funciona!

O que é headhunter

Muitas vezes as pessoas acabam confundindo os termos job hunter e headhunter. Por isso a Sim Carreira disponibilizou um conteúdo sobre a área de job hunting e, agora, vamos explicar o que é headhunter. Se você deseja entender melhor o trabalho desse profissional e como ele pode contribuir para sua transição de carreira, continue a leitura e descubra o que faz um headhunter, bem como os demais detalhes relacionados a esse “caçador de cabeças”.

O que é headhunter

No Inglês, “hunter” quer dizer “aquele que caça” e “head” significa “cabeça”, ou seja, estamos falando de um profissional que sai em busca de pessoas qualificadas para preencher uma determinada vaga de trabalho – em suma, é isso o que significa headhunter.

Nos próximos tópicos, vamos abordar como a prática de headhunting e job hunting se distinguem entre si para entender um pouco sobre como o headhunter atua.

Headhunter x Job Hunter

Primeiramente, é válido ressaltar a diferença entre esse profissional e o job hunter, de maneira que fique claro o papel de cada um:

Headhunter: é o profissional contratado por uma empresa para encontrar alguém no mercado com as competências técnicas e características comportamentais da vaga em questão. Com agilidade, o headhunter busca por um grupo de indivíduos e os apresenta para participarem do processo seletivo. A expectativa do headhunter é de que um dos candidatos que apresentou será contratado para fechar a vaga. O cliente final do headhunter é a empresa.

Job hunter: é o profissional contratado por uma pessoa física para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho e apresentá-la para a pessoa que o contratou. Verificado que a vaga está alinhada e de acordo com os objetivos de carreira do candidato, a expectativa do job hunter expectativa é de que, com essa apresentação, a pessoa conseguirá passar no processo seletivo e ser contratada.  Diferentemente do headhunter, o cliente final do job hunter é o candidato.

Resumindo, o headhunter busca candidatos para fechar a vaga existente da empresa que o contratou, enquanto o job hunter busca uma vaga para apresentar à pessoa física que o contatou e está na expectativa de ser contratada por uma empresa.

É importante ressaltar que esse profissional está interessado em fechar a vaga e, assim, cumprir seu objetivo. Como mencionado acima, o interesse do headhunter não é ajudar um candidato específico, mas suprir a necessidade da empresa, seu cliente, no prazo estipulado.

Como o Headhunter atua

Suponhamos que você seja um headhunter a serviço de uma determinada empresa, que está precisando contratar uma pessoa com conhecimentos bem específicos, tendo o prazo é de 10 dias para apresentar os candidatos. Nesse caso, você pesquisaria por profissionais com formação e experiência na área determinada e com um perfil comportamental solicitado pela empresa para apresentar um grupo de candidatos o quanto antes à sua contratante.

Velocidade é um fator crítico no trabalho de um headhunter. Isso acontece porque, muitas vezes, a empresa continua a buscar por candidatos por conta própria. Como ela também pode contratar diversos headhunters para buscar candidatos, a competição para ser o primeiro a encontrar e apresentar o profissional faz com que tempo seja essencial.

Assertividade também conta muito e isso acontece quando o headhunter entende muito bem as expectativas da área de RH e do gestor contratante na hora do alinhamento da vaga. O headhunter irá entender os quesitos técnicos e comportamentais necessários para a posição e irá atrás de um profissional com esses conhecimentos.

Importante: é uma prática muito comum entre headhunters abordarem pessoas que estão trabalhando, pois eles estão caçando as pessoas mais aderentes à função. A expectativa é de que o profissional entre na nova empresa “jogando” e não precise passar por um período de adaptação, ou por uma curva de aprendizado. Por isso, muitas vezes a busca é por alguém que faça a mesma função em um concorrente ou em um mercado correlato.

Considerações finais

Se você está desempregado ou buscando por uma recolocação, querendo mudar de área ou de emprego, continue investindo em suas competências e habilidades profissionais para aumentar suas chances de ser selecionado por um headhunter. Caso precise de ajuda, confira as 10 melhores empresas de headhunter no Brasil.

Precisa de ajuda?