HEADHUNTER COMERCIAL

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Sim Carreira é atualmente uma das maiores referências em recrutamento e seleção para a área de vendas no Brasil. O time de headhunter comercial atua com demandas comerciais para as mais complexas e desafiadoras posições. Neste artigo, falaremos sobre o cenário de recrutamento comercial na área de sales (vendas).

Responsabilidades da Área Comercial

A área comercial, também conhecida como departamento de vendas ou sales, é responsável por conectar as necessidades dos clientes aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

 

Essa área possui impacto direto nos resultados financeiros da organização, pois seu maior objetivo é aumentar o faturamento da empresa.

Cargos em Vendas (Sales)

Para aumentar a receita da empresa, a Diretoria Comercial possui diversos cargos com o objetivo de influenciar a jornada e decisão de compra do cliente. Existe toda uma estrutura organizacional para apoiar esse processo de vendas, e a Sim Carreira atua com todos os cargos, desde posições mais estratégicas até posições mais operacionais. Esses cargos incluem:

 

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Comercial
  • Inteligência Comercial
  • Sales Development
  • Vendedores
  • Executivo de Vendas (Sales Executive)
  • Consultor de Vendas
  • Executivo de Contas (Key Account)
  • Gerente Comercial (SalesManager)
  • Diretor Comercial (Sales Director)
  • Head de Vendas (Head of Sales)
  • etc.

Contratações no Setor de Vendas

Está cada vez mais comum ver no mercado de trabalho, contratações na área comercial em ambos os modelos de contratação: CLT e PJ.

CLT

O funcionário é um empregado da empresa e recebe um salário e benefícios pelo seu trabalho. As contratações no modelo CLT são as mais comuns no mercado e o vínculo empregatício está submetido a Consolidação das Leis Trabalhistas.

PJ

As pessoas que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) são prestadores de serviço e como o vínculo é uma relação entre empresas, não é regido pelas leis trabalhistas. As relações são de clientes e fornecedores. Essa modalidade está cada vez mais comum entre startups e empresas estrangeiras iniciando atividades no Brasil.

Processo do Headhunter Comercial

Após uma conversa com um de nossos headhunters para entendermos se conseguimos agregar valor à sua necessidade de contratação, realizamos a elaboração e assinatura do contrato com os termos de negócio.

Principais motivos para nos contatar, incluem:

  • Dificuldade em contratar para vagas complexas e confidenciais;
  • Poucos candidatos qualificados e que não atendem o perfil buscado pela empresa;
  • Altos custos e perda de tempo com processos seletivos ineficientes;
  • Alto índice turnover de profissionais na área comercial;
  • Testes, atividades e entrevistas inadequadas na avaliação do candidato.

Através de um processo estruturado e profissional através de um time de headhunter comercial, a Sim Carreira consegue apoiar a sua empresa a contratar para a área de vendas de forma ágil e assertiva.

A área de headhunter comercial, focado no recrutamento

especializado de cargos de vendas é capaz de entender a demanda do negócio e buscar a solução mais adequada para a necessidade da empresa.

Principais motivos para contratar um headhunter comercial:

  • Entendimento do negócio;
  • Capacidade de alinhamento da empresa e vaga com o perfil técnico, comportamental e objetivos dos candidatos;
  • Conhecimento de mercado e networking;
  • Ferramentas de inteligência artificial de ponta;
  • Alto valor agregado e rápido retorno pelo investimento;
  • Metodologias para recrutamento e seleção dos melhores profissionais

 

A Sim Carreira trabalha com tecnologias avançadas e uma equipe experiente de headhunters especializados em vendas para apoiar a empresa na estruturação do seu time comercial.

Contratar para vagas comerciais é complexo, pois os bons profissionais na área de vendas, sabem vender (e se vender). Ao contratar um time de headhunter comercial, focado em conduzir processos seletivos para a área de vendas, a empresa conhecerá um seleto grupo de profissionais que já estão validados pela consultoria de recrutamento em vendas.

Para chegar no seleto grupo, o time de headhunter comercial já terá realizado algumas etapas:

  • Mapeamento de mercado
  • Triagem
  • Entrevistas

Assim, os profissionais apresentados para entrevista com o cliente já estarão dentro do perfil técnico, comportamental e com objetivos alinhados ao que a empresa tem a oferecer.

Geralmente, profissionais nas áreas comerciais são bons em negociação e vendas, consequentemente tornando o processo de proposta mais desafiador.

Além disso, como são cargos que geralmente possuem remuneração variável, o pacote total de remuneração se torna mais complexo.

Com isso, conte com a experiência de headhunters comerciais para conduzir o processo seletivo até o momento do aceite da proposta de emprego.

Os pilares do modelo do Headhunter Comercial da Sim Carreira

A Sim Carreira acredita em parcerias de longo prazo e relações mutualmente benéficas. Por isso, atuamos com o compromisso, disciplina e ética para alavancar os negócios de nossos clientes. Trabalhamos com objetividade e transparência para superar as expectativas de nossos clientes e desenvolver relações ganha-ganha.

100% no Sucesso

O investimento pela contratação do candidato apenas acontece após o seu início na empresa.

Sem Exigir Exclusividade

Faz parte do nosso trabalho encontrar o candidato ideal, mas a empresa está livre para buscar por outros meios se achar pertinente.

Garantia

Temos um compromisso em encontrar o melhor candidato para o longo prazo, então caso o profissional contratado no modelo CLT venha a sair no período de experiência, refazemos a posição

entenda como funciona o

Funil de vendas

Um conceito que ajuda as empresas a conduzirem ações de vendas de forma mais eficiente é o conceito do funil de vendas. Através dessa ferramenta, as empresas conseguem melhorar a jornada de compras e as ações para influenciar o processo decisório do consumidor. As ações geralmente são segmentas em:

Topo de funil

Se trata de ações de aprendizado e descoberta, de conscientização e reconhecimento do problema.

Meio de funil

Se trata da avaliação de possíveis alternativas e soluções.

Fundo de funil

Se trata da conversão de vendas, ou seja, a eventual decisão de compras do cliente.

Recruitment in Sales

Recruiting Sales Personnel

Ao realizar o processo seletivo com um time de headhunter comercial, existem várias características para contratação na área de vendas. Veremos a seguir algumas distinções que serão realizadas para uma contratação mais assertiva.

Canal de Vendas

Selecione profissionais que estão acostumados a lidar com os mesmos canais e audiência que a sua empresa, seja B2B, B2C, B2B2C, ou D2C.

Seja por vendas Diretas ou Vendas Indiretas.

Seja pelo meio online ou offline.

Inbound / Outbound

É necessário diferenciar se o profissional irá realizar um trabalho comercial inbound, outbound ou os dois. O trabalho outbound refere-se ao comercial que busca ativamente novas oportunidades.

O trabalho de inbound refer-se ao comercial que recebe leads com possíveis clientes já interessados.

Hunter / Farmer

Em alguns casos, o mesmo profissional de vendas irá realizar um trabalho de hunter e de farmer, mas é comum que essa responsabilidade seja dividida em cargos distintos.

O perfil hunter é responsável pela prospecção e captação de novos clientes O perfil farmer é responsável por aumentar o wallet-share, ou seja, fortalecer o relacionamento e identificar oportunidades para aumentar a receita com clientes já existentes.

Opener / Closer

O mesmo profissional de sales também pode ser opener e closer, mas nem sempre esse escopo está no mesmo cargo.

O perfil do Opener é de abrir o diálogo e despertar interesse no que tem para oferecer.

O perfil do closer é o fechar a negociação e realizar a venda.

Pré-vendas / Pós Vendas

As empresas geralmente separam o time do pré-vendas com o time do pós-vendas.

Como o nome diz, o time do pré-vendas é responsável por identificar a demanda e concretizar a venda, esclarecendo eventuais dúvidas antes da concretização da venda.

Já o pós-vendas é responsável pelo suporte e atendimento após a compra.

Vendas Internas / Vendas Externas

O profissional de Vendas Internas (Inside Sales) é responsável por realizar vendas de forma interna, ou seja, não visita cliente presencialmente.

Já o vendedor externo, ou de vendas externas, precisará visitar clientes de forma presencial, com bastante frequência.

 

Generalista / Vendas Técnicas

Também existe uma diferença na capacidade e conhecimento técnico do comercial em relação ao que é ofertado. Muitas vezes são dois profissionais que atuam em conjunto.

O profissional comercial generalista atua na prospecção e na negociação, mas solicita apoio do profissional de vendas técnicas, que consegue entrar no detalhamento e escopo técnico do produto ou serviço comercializado

Profissionais Comerciais Bilíngues

Com a dinâmica de mercado, profissionais bilíngues na área de vendas estão cada vez mais cobiçados por headhunters na área comercial e pelo mercado como um todo.

Esses profissionais são valorizados por empresas com negócios no exterior, empresas estrangeiras com negócios no Brasil e empresas multinacionais por seu conhecimento e capacidade de comunicação.

Produtos / Serviços / aaS

O profissional selecionado deve possuir experiência na área de atuação.

Existe uma grande diferença entre vendas de produtos, serviços, ou as a serice (aaS).

Ainda, é importante entender se são elementos de baixo valor agregado ou de alto valor agregado.

O ciclo de vendas, ticket médio e frequência de compra são bem distintos.

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