Pesquisa Salarial: o que é e como se faz?

Pesquisa Salarial: o que é e como fazer

Se o objetivo da empresa for se manter competitiva, produtiva e relevante no mercado? Então, ela deve investir em pesquisa salarial.

Afinal, essa ferramenta é essencial para obter dados importantes para estratégias de gestão de pessoas atualizadas e alinhadas com uma política de salários justa e atraente.

Na prática, a realização desse tipo de pesquisa ajuda a empresa a cuidar do seu ativo mais importante: seus funcionários.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é uma pesquisa salarial, quais as suas vantagens e como deve ser feita a pesquisa salarial nas organizações.

Continue a leitura!

 

O que é uma pesquisa salarial?

A pesquisa salarial é uma ferramenta utilizada pelas empresas para obter informações sobre os salários e benefícios praticados pelo mercado.

Com base nesses dados, as empresas podem planejar e definir uma política de remuneração e benefícios tendo em vista à média salarial de mercado ou de seus concorrentes diretos ou indiretos, e compatível com sua estratégia de crescimento.

Assim, fica mais fácil superar a dificuldade de contratar bons colaboradores, reter os talentos na empresa, reduzir o turnover e formar uma equipe mais empenhada para contribuir com o crescimento do negócio.

 

Quais as vantagens de investir na pesquisa salarial?

Perder funcionários em posições estratégicas, contratar bons funcionários, reduzir o processo de turnover e diminuir os gastos com novas admissões são alguns dos principais desafios enfrentados pelas empresas.

Para evitar esses problemas, as organizações podem utilizar diferentes estratégias. Uma delas é a pesquisa salarial, uma ferramenta importante para obter dados sobre as remunerações e benefícios praticados pela concorrência.

Ao associar as informações obtidas através da pesquisa de salário com outros indicadores internos e externos, a empresa pode:

  • Revisar e atualizar sua política de cargos e salários;
  • Definir planos de carreira mais atraentes;
  • Identificar oportunidades de enxugar a folha de pagamento;
  • Entender quais os requisitos atuais exigidos para cargos de nível júnior, pleno e sênior.

Em outras palavras, a pesquisa salarial ajuda a empresa a definir uma política salarial mais justa.

Ao mesmo tempo, ela contribui para a criação de estratégias mais eficientes para melhorar a gestão de pessoas e fortalecer o employer branding (marca empregadora) da empresa.

Como resultado, fica mais fácil atrair e reter talentos, reduzir as taxas de absenteísmo e turnover, melhorar o clima organizacional e manter os funcionários mais satisfeitos e engajados com o trabalho.

Tudo isso aumenta as chances da empresa tornar suas contratações mais assertivas e reduzir os gastos com a contratação de novos funcionários.

 

E as desvantagens da pesquisa salarial?

Quando o assunto é pesquisa salarial, não se fala em desvantagens, mas em problemas que precisam ser superados para que a empresa aproveite seus benefícios.

Um desses problemas é fazer a pesquisa salarial da forma incorreta. Afinal, para que seus resultados sejam confiáveis, esse tipo de estudo também exige a definição e execução de uma metodologia específica, incluindo amostragem e fontes seguras e precisas.

Além disso, é fundamental ter capacidade analítica para reunir e interpretar os dados coletados.

Caso a empresa não tenha esses cuidados, os resultados podem ser enviesados, ou seja, tendenciosos, ou imprecisos, prejudicando a avaliação das práticas de remuneração atuais seguidas pelo mercado.

Além disso, mesmo que o estudo seja feito da forma correta, os gestores precisam saber como utilizar esses dados para orientar decisões estratégicas ligadas à gestão de pessoas.

Caso contrário, o investimento de tempo e recurso utilizado nesse tipo de estudo não vai gerar o retorno esperado, limitando os benefícios que podem ser obtidos a partir da pesquisa salarial.

 

Quais são os tipos de pesquisa salarial?

Conhecer os tipos de pesquisa salarial é fundamental para entender e definir como esse processo será feito. Geralmente, as empresas investem em um dos três tipos de pesquisa salarial:

    1. Benchmarking;
    2. Baseada nos dados fornecidos pelos funcionários;
    3. Baseada nos dados fornecidos pelas empresas;

A seguir, entramos em maiores detalhes sobre esses 3 tipos de pesquisa salarial:

 

pesquisa salarial

Benchmarking

A pesquisa interna ou benchmarking é uma forma simples e prática de coletar dados sobre o salário praticado no mercado. Este tipo de estudo consiste na troca de informações entre os setores de Recursos Humanos (RH) das empresas e pode servir como um guia salarial.

Essa troca entre profissionais de RH permite o compartilhamento de dados como remuneração, modelos de políticas, entre outras informações, desde que não sejam confidenciais e estratégicas e sigam as diretrizes legais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na prática, esses benchs funcionam como um tipo de pesquisa salarial mais informal e econômica. Por outro lado, a pesquisa interna é mais limitada, já que envolve a coleta de poucos dados e depende da interação entre os RHs.

Por isso, vale a pena investir neste tipo de pesquisa pela praticidade e para ter acesso a informações básicas do mercado. Porém, ela não é indicada como fonte de dados para orientar projetos mais complexos, como um plano de cargos e salários.

Uma forma gratuita de ter referências de faixas salariais praticadas no mercado por setores, regiões, tamanho de empresa, entre outros recortes macroeconômicos, é conferir os melhores guias salariais no Brasil.

Baseada nos dados fornecidos pelos funcionários

Este tipo de pesquisa consiste no uso de informações salariais compartilhadas pelos próprios funcionários.

Geralmente, as empresas encontram esse tipo de informação gratuitamente em sites especializados como o Glassdoor, Catho e Vagas.com.br.

Ao consultar esses sites de pesquisa salarial, é possível encontrar informações como remuneração, faixa salarial e benefícios praticados pela concorrência.

Apesar de ser muito prática, o problema desse tipo de pesquisa está na abrangência e confiabilidade dos dados. Afinal, como não há como comprovar a veracidade das informações coletadas, a pesquisa pode apresentar resultados tendenciosos, incorretos ou desatualizados.

Se você está se perguntando, qual melhor site para pesquisa salarial, tenha em mente que vale a pena conferir diversas fontes para assim, ter uma base de comparação entre elas e entender se elas convergem ou divergem em seus resultados.

Em todo caso, este tipo de pesquisa também não é indicado para orientar projetos e decisões mais complexas das empresas.

Baseada nos dados fornecidos pelas empresas

Este é o tipo de pesquisa salarial mais completo e confiável utilizado atualmente. Afinal, ele conta com uma metodologia específica e envolve o levantamento e validação dos dados por profissionais especializados.

Para realizar este tipo de pesquisa, é necessário entrar em contato com consultores ou headhunters para obterem dados confiáveis, atualizados, e consistentes, realizando a pesquisa salarial de acordo com o recorte estabelecido pela empresa.

Assim, a pesquisa salarial conseguirá orientar decisões com reflexo a curto, médio e longo prazo, como o plano de carreira e políticas de atração de talentos de forma assertiva.

Por conta da sua complexidade, este tipo de estudo deve ser realizado por consultorias especializadas, que contam com profissionais capacitados e experientes no processo e metodologia de uma pesquisa salarial.

 

Como se faz uma pesquisa salarial?

O primeiro passo para fazer uma pesquisa salarial é definir como a empresa pretende utilizar seus dados, ou seja, por que ela precisa investir nesse tipo de estudo.

Talvez seu objetivo seja obter dados para complementar um estudo de remuneração e criar uma política interna mais justa, por exemplo, obter insights para atrair ou reter talentos, criar uma trilha de carreira, entre outros objetivos.

Com base nessa informação, a empresa pode definir o tipo de estudo que será realizado. Conforme explicado, ele pode ser feito pelo próprio RH da empresa, por meio de consulta a sites específicos ou através da contratação de uma consultoria.

No caso da pesquisa interna e na consulta em sites, a própria equipe de RH deve definir parâmetros para levantar os dados salariais de acordo com os recortes macroeconômicos que desejam.

No caso da pesquisa por consultoria especializada, a empresa deve tomar cuidado para contratar uma consultoria experiente, que consiga conduzir o processo buscando as informações específicas desejada, incluindo a lista de empresas e informações relevantes desejadas nas quais a consultoria deveria focar.

A metodologia utilizada e a forma como os resultados serão apresentados variam de acordo com a consultoria.

O importante é entender que, com base nos objetivos e características da empresa, a consultoria vai fazer um mapeamento da concorrência e um levantamento de dados confiáveis e atualizados em sua pesquisa salarial.

 

Quanto cobrar por uma pesquisa salarial?

O valor de uma pesquisa salarial precisa ser avaliado caso a caso. Existem sites com informações salariais gerais de mercado disponíveis para consulta gratuitamente. Também existem empresas especializadas que irão orçar cada projeto de acordo com o seu grau de demanda, nível de complexidade e abrangência de escopo.

 

Conclusão

A pesquisa salarial é uma ferramenta importante para orientar decisões estratégicas da empresa. Com base nos seus resultados, os gestores podem definir remunerações e benefícios mais competitivos, criar uma política de cargos e salários mais justa, entre outras atividades.

Assim, é possível melhorar a retenção de talentos, fazer contratações mais assertivas e tomar outras decisões estratégicas baseadas em dados.

Por isso, se a sua empresa ainda não faz este tipo de estudo, está na hora de começar. Precisa de ajuda para fazer uma pesquisa salarial? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e conheça nossos serviços!

pesquisa salarial

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.