Conheça as etapas de um processo seletivo

Antes de enviar o currículo é importante que o profissional informe-se sobre as etapas do processo seletivo de determinada empresa para que esteja preparado, e com mais chances de ser aprovado. Com a atual pandemia, muitas fases do recrutamento e seleção precisaram ser reestruturadas, a fim de impactar o mínimo possível no tempo e na efetividade das escolhas, demandando da equipe de R&S (Recrutamento e Seleção) uma dedicação ainda maior.
etapas de um processo seletivo

Antes de enviar o currículo é importante que o profissional informe-se sobre as etapas de um processo seletivo de determinada empresa para que esteja preparado, e com mais chances de ser aprovado. Com a atual pandemia, muitas fases do recrutamento e seleção precisaram ser reestruturadas, a fim de impactar o mínimo possível no tempo e na efetividade das escolhas, demandando da equipe de R&S (Recrutamento e Seleção) uma dedicação ainda maior.

Neste texto, mostraremos a importância do RH na empresa, as etapas de um processo seletivo em empresas e como você pode se preparar para cada uma delas. Aproveite a leitura!

O que é a área de Recursos Humanos?

Fundamental nos dias de hoje, o RH nem sempre teve seu lugar de destaque e, em algumas empresas, ainda existe essa resistência, mas felizmente trata-se da minoria. Esse é o setor responsável por todas as pessoas que trabalham na empresa, cuidando da contratação; inclusão; capacitação; desenvolvimento; engajamento; retenção; e saúde, até o momento da eventual saída do colaborador.

O RH é a espinha dorsal de uma organização que preza pelo ser humano e, por isso, conta com suas ramificações para que cada processo e profissional esteja alinhado com as metas da empresa. Quando tudo está em sintonia, o sucesso é consequência.

Contudo, essas tarefas não são tão simples quanto parecem. Por exemplo, a área de Recrutamento e Seleção (R&S) é responsável por encontrar o perfil mais aderente à vaga e assegurar que o contratado tenha um bom alinhamento com a cultura da empresa, um bom entrosamento com o time e a capacidade de realizar a função com qualidade, de modo a aumentar a produtividade e evitar o tão temido turnover.

Dependendo da empresa, as etapas para encontrar esse profissional são muitas, enquanto em outras, nem tanto, o que faz parte da estratégia de cada organização. Abaixo, vamos apresentar algumas das etapas mais utilizadas.

Quais são as etapas de um processo seletivo?

Conhecer sobre as possíveis etapas de um processo seletivo fornece ao candidato informações importantes sobre como se preparar para cada uma delas, e não ser pego de surpresa. O conhecimento sobre as etapas não garante a aprovação do candidato, mas aumenta as suas chances e traz mais autoconfiança durante o processo seletivo, o que acaba transparecendo para a equipe de RH.

Definição da vaga

Geralmente a definição da vaga acontece durante uma reunião com a liderança do setor que necessita contratar, a fim de decidir sobre as atribuições da função, assim como se a vaga corresponde a um aumento de quadro, a uma nova função no organograma do setor ou a uma substituição.

Após a definição da vaga, será desenhado o perfil profissional mais aderente para o preenchimento do quadro.

Divulgação da vaga

Com todas as definições esclarecidas, o RH realiza a divulgação da vaga. O objetivo dessa publicação é atingir o maior número possível de candidatos com as características solicitadas pela empresa e obter mais opções de escolhas.

Geralmente, as vagas são divulgadas nas redes sociais mais acessadas pelo público-alvo e, quanto mais informações importantes sobre as tarefas da vaga, sobre os pré-requisitos, competências técnicas e aspectos comportamentais desejados estiverem expostos nesse anúncio, mais assertivo será o seu alcance. A empresa pode divulgar a vaga internamente entre os seus colaboradores, em seu próprio site, redes sociais como o Linkedin, ou plataformas parceiras, como Connekt, Gupy, 99jobs, Infojobs, Jooble, entre outros.

Triagem de currículo

É nessa etapa que a equipe de recrutamento precisa estar mais atenta, pois analisar cada currículo recebido não é uma tarefa fácil. Com as inovações nessa área, existem programas que realizam essa triagem inicial e facilitam muito a rotina do RH, mas isso não diminui a responsabilidade da equipe na hora de escolher os possíveis aprovados. Veja algumas dicas em relação a candidatura de empregos online e aumente as suas chances de ser contactado.

Testes de perfil e conhecimentos

Após a seleção dos currículos, é iniciada uma nova fase eliminatória. As avaliações são aplicadas de acordo com a vaga, mas algumas delas são consideradas fundamentais para que o RH conheça um pouco mais sobre os candidatos, como, por exemplo, a habilidade do profissional em:

  • português, matemática e raciocínio lógico;
  • dinâmicas individuais ou em grupo;
  • testes psicológicos (aderência à cultura da empresa, atenção concentrada, palográfico, etc);
  • teste de idioma; e
  • conhecimentos específicos.

Essas avaliações auxiliam o RH na definição do candidato mais favorável a seguir para as próximas etapas, seja pelo seu conhecimento técnico ou aderência comportamental com as demandas do cargo e da empresa.

Triagem por Telefone

Em muitos casos, ao achar o perfil do candidato aderente à vaga, o RH irá ligar para o candidato para tirar algumas dúvidas e verificar alguns pontos que vão além do CV. Não se engane, pois essa ligação faz parte da triagem para escolher os candidatos que serão entrevistados.

Entrevista com o RH

Com os aprovados na triagem, é hora de conhecê-los, esclarecer as dúvidas pendentes e extrair mais informações pertinentes à personalidade e aderência à cultura organizacional, além de avaliar o conhecimento técnico do profissional de acordo com a descrição da vaga. O RH entrará em contato e realizará o agendamento para essa etapa do processo seletivo de acordo com a disponibilidade de ambos e essa entrevista pode ser feita de forma presencial ou via videoconferência.

Entrevista com o Gestor

A entrevista com os gestores tende a ser presencial, o que permite ao finalista conhecer a empresa de uma forma mais próxima da sua realidade cotidiana. Porém, com a atual pandemia, muitas empresas estão conduzindo essa etapa também de forma virtual, evitando a circulação de pessoas. O gestor geralmente avalia a empatia e o potencial de entrosamento que o candidato finalista terá com o restante da equipe, podendo se aprofundar um pouco mais na capacidade técnica do indivíduo em cumprir as tarefas que serão de sua responsabilidade.

Entrevista com o Diretor

Mesmo que o Diretor não seja o seu gestor direto, muitas vezes ainda existirá essa última etapa, pois muitos gostam de conhecer todo o time que estará em sua estrutura de liderança. Muitos dizem que essa etapa é uma mera formalidade e que, no final das contas, quem terá a palavra final é o gestor direto, mas não é bem assim.

O Diretor tem o poder de apoiar a decisão do Gestor, desencorajar ou até mesmo vetar a escolha por determinado candidato. Por isso, também é importante estar preparado caso essa etapa seja parte do seu processo seletivo. Geralmente, a conversa tende a ser um pouco mais genérica e, ao mesmo tempo, mais objetiva, considerando que, geralmente, quanto mais alto na estrutura hierárquica da organização, mais responsabilidades tem o profissional e mais concorrida se torna a sua agenda.

Proposta e documentação

Depois de escolhido o profissional, é hora do RH entrar em contato e fazer a proposta. Nessa fase, o RH informa o candidato aprovado sobre a aprovação, reforça dados sobre remuneração, benefícios, e carga horária, agendando uma data para a entrega da documentação e início de suas atividades na empresa.

Não pense que a tarefa do RH termina aqui, pois, apesar do time de R&S ter feito a sua parte ao encontrar o melhor candidato para aquele papel, existem as outros subsistemas dentro do RH que deverão apoiar o novo colaborador a permanecer engajado com a empresa e a se desenvolver cada vez mais para trilhar uma carreira profissional de sucesso na organização.

Como aumentar suas chances de contratação nas diversas etapas de um processo seletivo?

Agora que você conheceu as etapas de um processo seletivo, vamos dar algumas dicas sobre como se preparar para essas etapas.

  1. Siga as empresas nas redes sociais

Se você gostaria de trabalhar em determinada empresa, estude sobre ela. Ao seguir a empresa nas redes sociais, as suas chances de ter conhecimento das vagas antes dos demais candidatos aumentam, o que te permite um maior tempo de preparação.

Não é só a empresa que estuda um perfil de profissional: o candidato também pode pesquisar se a cultura organizacional é compatível com o que ele deseja para seu futuro.

2. Mantenha o currículo atualizado

O seu currículo precisa descrever suas experiências e, ao se candidatar nas vagas, também deve estar alinhado com a descrição oferecida pela empresa, contendo as palavras-chave mais aderentes.

Atualize sempre suas habilidades e conhecimentos conforme forem se desenvolvendo, mas, em nenhuma hipótese, coloque informações falsas. Lembre-se que seu currículo é um documento pessoal que serve como um cartão de visitas, colocando você em contato com outros profissionais e novas oportunidades!

3. Alavanque os seus pontos fortes

Esteja ciente das suas fortalezas. Os seus pontos fortes podem te diferenciar no mercado de trabalho. Esse autoconhecimento trará mais confiança na sua capacidade e potencial, assim como poderá te destacar entre os demais candidatos.

4. Aprimore os pontos fracos

Você acha que possui alguma dificuldade e acredita que ela prejudica seu desempenho profissional? Entende que tem dificuldades de organização; em falar em público; trabalhar em equipe; ou outros pontos a melhorar?

Realize cursos na área e aprenda a superar essas dificuldades. Assim, você se sentirá mais confiante durante as entrevistas e eventuais dinâmicas.

5. Aumente o conhecimento

Esteja aberto ao aprendizado constante e, sempre que puder, se atualize. O mercado de trabalho está em transformação, então não fique para trás e busque se manter em sintonia com essas mudanças.

Conhecer as etapas de um processo seletivo de uma empresa é importante para que o profissional melhore suas chances no mercado de trabalho e entenda que essas práticas são necessárias para uma contratação eficaz tanto para o profissional, quanto para a organização. Portanto, se preparar para cada uma delas é fundamental.

Caso precise de uma ajuda especializada, entre em contato conosco. Identificaremos juntos a solução ideal para o sucesso de sua transição de carreira!

Precisa de ajuda?