EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Candidaturas de emprego online: tenho chances?

Candidaturas de emprego online

Toda empresa precisa de colaboradores, pessoas contratadas que ajudam de forma direta ou indireta no desenvolvimento de suas atividades corporativas, sejam estas com produtos ou serviços e, por isso, há as candidaturas de emprego online. O empregador pode contratar essas pessoas por meio de diversas formas de contratação como, por exemplo, regime CLT, PJ, trabalho temporário, parcial, terceirizado, freelance, mas, independente da forma, o indivíduo é contratado para agregar valor à organização e é remunerado por isso.

Quando uma empresa percebe a necessidade de contratar um novo colaborador e abre uma vaga, ela descreve o conhecimento técnico e aspecto comportamental necessários para o cumprimento satisfatório da função. Essas expectativas, descritas em exigências como pré requisitos e quesitos desejáveis, devem ser atendidas pelo candidato e, uma vez correspondidas, ele se qualifica para ser chamado para entrevistas.

Essa é uma relação, como você pode ver, de benefício mútuo, pois tanto a empresa precisa do colaborador interessado nas candidaturas de emprego online quanto o colaborador necessita da empresa, e ambos se complementam, se ajudam, movimentando a economia e beneficiando a sociedade.

Candidaturas de emprego online: tenho chance de ser chamado após me candidatar?

No caso de se candidatar a vagas de emprego online, as empresas usam ferramentas de triagem que destacam currículos nos quais estão sendo utilizadas as mesmas palavras-chave da descrição do cargo. Por isso, não adianta você gastar o seu tempo e energia se candidatando para todas as vagas que vê em aberto se não tiver as competências buscadas pelo recrutador.

Ao se interessar por candidaturas de emprego online que não tem o seu perfil, você gasta o seu tempo e energia. Portanto, ao invés de sair atirando para todos os lados e se candidatando em tudo, é melhor que você invista o seu tempo de forma estratégica nas vagas que tem uma aderência real ao seu perfil.

Você está procurando emprego e se candidatou àquele cargo que você julga ter aptidão para desenvolver. Está aí, ansioso(a) à espera de uma resposta, pensando se realmente tem chance de ser chamado(a)… e agora?!

A empresa deve estar analisando o seu currículo e de outros candidatos, verificando se você atende aos pré-requisitos. Em suma, se a empresa precisa de um colaborador que faça X, Y e Z, e você sabe como fazer X, Y, e Z, então sim, você tem chance de ser chamado para a vaga das candidaturas de emprego online, mas se lembre de que, além dos pré-requisitos técnicos, você também será avaliado por quesitos comportamentais.

O fit cultural com a empresa

Se você se candidatou a uma vaga simplesmente porque precisa de serviço, foi selecionado e contratado, mas no fundo, não era o que você queria, saiba que isso não é bom para você. A seguir, vamos explicar como as candidaturas de emprego online devem ser feitas.

Suponhamos que você tenha o conhecimento técnico para desempenhar a função com facilidade, sabe que a empresa tem uma cultura “sangue-nos-olhos”, de trabalhar até altas horas da noite e ainda em eventuais finais de semana, mas você busca flexibilidade na jornada de trabalho e uma rotina regrada. Você acha mesmo que vai ser feliz ou conseguir sustentar um bom desempenho de acordo com as expectativas da empresa? Se você não estiver em sintonia com a cultura da empresa, as chances de sucesso no longo prazo são bem menores.

Por outro lado, se ao buscar por candidaturas de emprego online, você se identificou com a vaga, possui os pré-requisitos técnicos e comportamentais, você tem todas as chances de ser chamado(a).  Assim, continue correndo atrás e invista mais algumas fichas nessa vaga! Destaque-se dos outros candidatos, utilizando técnicas de networking para ser percebido.

Caso você precise de ajuda sobre como proceder a partir desse momento, conte conosco, pois estamos aqui para lhe auxiliar, de modo que você consiga seu primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho o quanto antes!

Precisa de ajuda?