EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O que é executive search? Entenda como funciona!

Você sabe o que é executive search? Encontrar um profissional com as hard skills e soft skills necessárias para ocupar uma função de nível estratégico não é uma tarefa fácil, pois qualquer contratação equivocada gera custos e, quanto mais alto o cargo, maior o prejuízo. É por isso que o executive search tem sido um dos serviços mais contratados para assumir essa responsabilidade.
O que é Executive Search - Sim Carreira

Você sabe o que é executive search? Encontrar um profissional com as hard skills e soft skills necessárias para ocupar uma função de nível estratégico não é uma tarefa fácil, pois qualquer contratação equivocada gera custos e, quanto mais alto o cargo, maior o prejuízo. É por isso que o executive search tem sido um dos serviços mais contratados para assumir essa responsabilidade.

Na era do RH 4.0, na qual os talentos, para além dos quesitos técnicos, também estão sendo valorizados por suas competências comportamentais, se torna cada vez mais importante investir em uma empresa especializada para encontrar o profissional com o conhecimento técnico específico necessário e compatível com a cultura e objetivos da empresa.

Neste conteúdo, vamos mostrar o que é executive search, como atuam e quais as vantagens desse serviço especializado. Confira!

 

O que é executive search?

A tradução literal do que é executive search em português é a busca de executivos. Uma empresa que oferece o serviço de executive search geralmente é uma empresa de consultoria de recursos humanos especializada em encontrar o profissional certo para posições estratégicas ou de alta complexidade, de acordo com os objetivos e cultura organizacional da contratante. Geralmente, são cargos de executivos, como C-level e Diretores, alta gestão, como Gerentes, e média gestão, incluindo Coordenadores e Especialistas.

Por serem vagas de níveis mais elevados, nem sempre há ampla divulgação dessas posições e, muitas vezes, o sigilo requer um trabalho minucioso de um time de headhunters e recrutadores especializados para mapear os talentos no mercado mais compatíveis com o perfil desejado, sem interferir na rotina do RH da empresa ou alertar o mercado de trabalho da mudança estratégica da empresa.

Para entender melhor sobre o assunto, vamos conhecer um pouco mais sobre a atuação do headhunter no executive search.

 

Qual o papel do headhunter no executive search?

O headhunter é um profissional altamente capacitado para realizar a busca do perfil mais adequado às necessidades da organização. Ele será responsável por todo o processo seletivo, desde o desenho do perfil junto à empresa, até a escolha dos candidatos com maior alinhamento técnico e fit cultural.

Por esse motivo, é importante que o headhunter conheça muito bem a empresa, assim como as competências técnicas e comportamentais necessárias para a vaga. A partir desse estudo, será possível acionar suas redes de contato e mediar todo o processo.

 

Quais as vantagens em contratar um executive search?

Devido à alta complexidade, responsabilidade e tempo necessário para a contratação de um talento estratégico e com mínimas chances de erro, o executive search é um investimento necessário para a organização que compreende a importância de um cargo-chave compatível com os objetivos da empresa.

Contratar uma consultoria pode trazer benefícios fundamentais para o sucesso do negócio, dentre os quais estão:

 

1. Encontrar os talentos certos

 Uma empresa que é responsável por esse perfil de busca por cargos executivos sabe exatamente a importância que esse profissional tem para o negócio.

O mapeamento realizado antes da busca fornece base suficiente para que o filtro seja mais eficaz. Portanto, os headhunters se dedicam em utilizar o networking e as ferramentas mais eficientes para que os perfis mais aderentes sejam encontrados, estejam estes perfis trabalhando, ou não, em outras organizações.

Com isso, a probabilidade de conciliar o perfil à descrição mais compatível com a vaga aumenta e a tranquilidade da empresa contratante também, tendo em vista que o profissional foi encontrado através de mapeamento específico e pormenorizado do mercado, importando em maiores chances dele trazer o retorno esperado pela empresa.

2. Contratar com eficiência

Com tantas tarefas atribuídas à equipe de RH, contratar um profissional com cargo de tamanha responsabilidade pode demandar um tempo maior de dedicação ao processo, o que também pode ser sinônimo de custo.

Portanto, contar com uma consultoria especializada em executive search para terceirizar essa etapa pode ser necessário, pois, sendo uma empresa com dedicação total a esse tipo de atividade, o tempo que levará para encontrar os candidatos mais adequados será menor e, portanto, a escolha final mais eficiente.

Sem contar que, por ser uma empresa que trabalha com uma busca ativa e em confidencialidade, os candidatos apresentados para eventualmente assumir a vaga serão muito mais assertivos.

3. Fortalecer a marca empregadora

Os headhunters geralmente conhecem as motivações de um profissional de nível executivo e utilizam essa percepção na hora de sondar para um processo seletivo, a fim de atraí-lo para a empresa que está em busca desse perfil. Inclusive, os headhunters possuem o grau de senioridade, maturidade, experiência e conhecimento para negociar com os mais altos executivos.

A própria capacidade e importância de realizar uma proposta com um pacote de remuneração total no modelo de contratação mais adequado para os candidatos, alinhado com o que a empresa pode oferecer, é uma habilidade que não pode ser negligenciada para um hunting eficaz, assim como para o fortalecimento da marca empregadora e a contratação efetiva de um profissional de alta-performance.

4. Agir com imparcialidade

Por ser uma empresa que zela pelos resultados, os estudos realizados antes da busca pelo profissional junto à contratante, fornece base suficiente para que o headhunter consiga traçar o perfil mais adequado para ocupar a vaga.

Nesse estudo aprofundado realizado pela empresa de executive search, também é possível fazer um levantamento interno dos possíveis talentos que têm as competências necessárias para participar do processo seletivo. Por esses motivos, o headhunter precisa analisar cuidadosamente cada candidato e sua neutralidade em encontrar o melhor profissional para posição, independentemente de quem seja, pois esta imparcialidade é fundamental para que se alcance o melhor resultado possível.

Além disso, quando existe a oportunidade de funcionários participarem de etapas desse nível estratégico dentro da organização, quando é a equipe interna de RH conduzindo o processo, pode haver maiores pressões, trocas políticas, e disputas internas, além da dificuldade em manter a mudança organizacional em sigilo, favorecendo uma perda de foco da estrutura com suas atividades primárias e possíveis “conversas de corredores” entre os funcionários.

Ademais, o fato de o executive searching realizar um mapeamento de mercado para auxiliar na tomada da decisão da empresa possibilita o levantamento de dados talvez nunca antes feitos pela própria empresa. Tal dossiê elaborado e oferecido à diretoria pode facilitar no entendimento do candidato mais apropriado para assumir a posição e identificar possíveis gaps que precisariam de um upskilling ou reskilling de competências para o desempenho com maior assertividade. Esse trabalho consultivo realizado pela consultoria de executive search poderá dar maior embasamento e apoiar na decisão final e contratação desse profissional tão estratégico para a empresa.

 

Com tantas vantagens que o executive search oferece e, ao conhecer como é o trabalho dessa empresa que tem a responsabilidade de encontrar o executivo certo para a vaga, é importante pesquisar se a consultoria é qualificada, zela pelos seus clientes e se cumpre com o combinado, pois a credibilidade é fundamental para que os resultados sejam positivos. Para conhecer um pouco mais dessas organizações, confira a lista das 10 Melhores Empresas de Executive Search no Brasil.

E, caso tenha mais alguma dúvida quanto ao que é executive search ou à qual empresa de consultoria confiar suas contratações, entre em contato com a Sim Carreira. Temos todas as qualificações necessárias para criar uma parceria estratégica nessa tarefa tão importante para o sucesso do seu negócio.

Precisa de ajuda?