EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Como descobrir sua motivação pessoal e profissional?

O que faz você acordar e levantar da cama todos os dias? Já parou para pensar nisso ou é tudo tão automático que as horas passam e você nem se dá conta? Às vezes, a rotina é tão pesada que dar uma pausa e refletir sobre sua motivação pessoal e profissional parece ser um desperdício, mas isso não é verdade. Ao contrário, despertar para o seu interior e perceber as motivações que lhe trarão realização pessoal e profissional pode eliminar anos de frustrações e tentativas mal sucedidas. A chave da motivação é o autoconhecimento.
motivação pessoal e profissional

O que faz você acordar e levantar da cama todos os dias? Já parou para pensar nisso ou é tudo tão automático que as horas passam e você nem se dá conta? Às vezes, a rotina é tão pesada que dar uma pausa e refletir sobre sua motivação pessoal e profissional parece ser um desperdício, mas isso não é verdade.

Ao contrário, despertar para o seu interior e perceber as motivações que lhe trarão realização pessoal e profissional pode eliminar anos de frustrações e tentativas mal sucedidas. A chave da motivação é o autoconhecimento.

Neste texto, vamos apresentar o que é a tão desejada motivação e como desenvolvê-la para auxiliar você no sucesso pessoal e profissional. Não perca a leitura!

Conceito de motivação pessoal e profissional

Motivação é um conjunto de razões que movem as pessoas em direção aos seus objetivos: motivo + ação = motivação. Portanto, as pessoas que fazem as escolhas pensando no seu objetivo final mantêm-se motivadas por mais tempo.

A motivação é um esforço exercido para alcançar algo, seja no meio pessoal e/ou profissional. O motivo é o estímulo, seja ele externo (ambiente) ou interno (interesses) que impulsiona a pessoa a buscar seus sonhos e influenciam diretamente no comportamento do indivíduo.

Não são todos os dias que as pessoas estão motivadas e felizes, e está tudo bem quando isso acontece. Tem momentos em que dar uma pausa se faz necessário. O problema é quando isso acontece com frequência, pois é um sinal de que as coisas não estão bem e uma ajuda especializada pode ser muito eficiente na redução desses sintomas.

Formas de descobrir sua motivação pessoal e profissional?

Por ser um conjunto de fatores que nos impulsionam a cumprir diariamente nossas metas, pode não ser tão simples perceber os reais fatores que nos movem às ações. O autoconhecimento é um fator importante nessa busca pela motivação.

A pirâmide de Maslow

Após estudos sobre as necessidades humanas, o psicólogo americano Abraham Maslow criou uma hierarquia que ficou conhecida como a pirâmide das necessidades. Ele as classificou da seguinte forma:

  • necessidades básicas: comer, dormir, e respirar são fundamentais para o ser humano manter-se ativo. A segurança também compõe a base da pirâmide, que é a parte fundamental para estar estimulado a alcançar o próximo nível;
  • necessidades psicológicas e sociais: amizade, família, amor, respeito aos outros e a si próprio são elementos do meio da pirâmide. Estar seguro e estabilizado emocionalmente é um combustível eficaz para se manter motivado e buscar mais conquistas;
  • necessidade de autorrealização: a satisfação pessoal e profissional, o incentivo à resolução de problemas e à criatividade são parte do topo da pirâmide. Quando se chega ao topo é porque todos os outros níveis já foram atendidos e os próximos passos serão em direção à evolução constante.

A pirâmide de Maslow nos mostra que existem necessidades fundamentais que precisam ser supridas para que o indivíduo esteja motivado e tenha mais estímulo para conquistar seus objetivos.

Motivação interna

Como o próprio nome diz, motivação interna é aquela que surge de dentro do ser humano. São os sonhos, os desejos capazes de impulsionar a pessoa todos os dias em busca da realização. A motivação interna tem uma grande força que age de forma positiva, sendo capaz de superar adversidades sem abater quem a cultiva.

A motivação pessoal (interna) tem muito mais força do que a motivação externa, que abordaremos a seguir.

Motivação externa

São estímulos causados por situações, pessoas, e acontecimentos, que podem influenciar de forma positiva ou negativa na motivação do ser humano. As empresas utilizam bastante essa tática para manter seus funcionários mais felizes e produtivos.

Alguns exemplos de motivação externa são: o medo de perder algo significativo para você; a inspiração e o incentivo, que podem ser originados por diversos fatores, como brindes e festas corporativas. Contudo, esses estímulos possuem prazo de validade e, se não forem cultivados da forma correta, se perderão com o tempo.

Método Ikigai

Após estudar a longevidade e a felicidade constante dos moradores de uma ilha japonesa chamada Okinawa, descobriu-se uma ferramenta muito eficiente utilizada pelos habitantes: a filosofia Ikigai.

Ikigai significa “razão para viver” e, no ocidente, esse método é utilizado no auxílio ao desenvolvimento humano, pois seu diagrama personalizado baseado nas respostas dos entrevistados mostra os 4 elementos fundamentais para uma vida com sentido e propósito.

Empresas de consultoria e recolocação profissional costumam utilizar a mandala abaixo para que a pessoa se conheça e descubra qual é a sua verdadeira razão para viver e, a partir disso, buscar as oportunidades mais compatíveis com seu perfil.

 

A filosofia Ikigai é fundamentada no seguinte questionamento: o que o faz feliz de verdade? Descobrir isso pode não ser tão fácil, mas os resultados são surpreendentemente positivos para aqueles que conseguem.

Como desenvolver a motivação pessoal e profissional

A ciência estuda o estado de motivação há muito tempo e, mesmo com o investimento das empresas nos fatores externos (prêmios, bônus,  e outros incentivos), os fatores internos são os que realmente geram efeito no ser humano, pois, se o colaborador não estiver motivado internamente, seu desempenho estará comprometido. A seguir mostraremos formas de desenvolver a motivação interna.

  • Defina metas

Descubra o que você realmente deseja para sua vida pessoal e profissional, e escreva em um lugar onde você possa ver todos os dias. Trace os caminhos e o tempo que você precisará percorrer para alcançar.

  • Pense menos e faça mais

A partir do momento que você determinou sua meta, não fique esperando o momento certo ou os melhores recursos: a hora certa é agora e o que tem é o suficiente. Não coloque obstáculos antes mesmo de começar, pois isso só atrapalha o processo motivacional.

  • Estabeleça um objetivo por vez

Não se sobrecarregue com várias metas de uma única vez. Se estiver começando agora, pense em algo mais simples, mas que nunca teve coragem de pôr em prática. Um curso fora da sua área, por exemplo, pode levar apenas 30 minutos por dia, que serão suficientes para construir uma rotina.

  • Acompanhe sua evolução

Pense na importância de concluir algo que sempre desejou, mas nunca começou. O curso mencionado no item anterior, por exemplo: ao terminá-lo, você se sentirá realizado e feliz por ter dado o primeiro passo e não ter desistido. Lembre-se da pirâmide de Maslow: cada necessidade suprida nos motiva a alcançar o próximo nível.

  • Busque histórias inspiradoras

Se nada que leu até agora nesse conteúdo foi suficiente para que você decida começar, que tal ler histórias sobre pessoas que superaram as adversidades e alcançaram o que desejavam?  Isto é motivação!

  • Seja sua própria inspiração

A partir das suas primeiras conquistas, olhe para dentro de si e para o seu passado, enxergando o quanto evoluiu para chegar onde está. Seja o protagonista da sua história e continue motivado.

  • Não desista no primeiro obstáculo 

Caso algo esteja atrapalhando sua evolução no meio do processo de crescimento, não desista! Trace novos caminhos, pense em todas as alternativas que o farão chegar ao seu objetivo, mesmo que precise estabelecer novos prazos. Tenha calma e se mantenha firme rumo à sua conquista: isso é determinação.

  • Ajude outras pessoas

Quando esquecemos um pouco de nós para ajudar os outros, o resultado é imediato e vem na  forma de gratidão. Quando somos e nos sentimos úteis, nosso corpo libera substâncias capazes de nos motivar a sermos pessoas melhores.

Motivação pessoal e profissional é algo que está dentro de cada um de nós. É o motor que nos faz sair da zona de conforto e correr atrás dos nossos sonhos. Mesmo que as adversidades insistam em acontecer, desistir vai dar o mesmo trabalho que continuar, então continue! Por você, por seus sonhos, e por quem mais queira fazer feliz, motive-se!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude a fazer a diferença na vida de muitas outras pessoas!

Precisa de ajuda?