EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O que é ikigai e como planejar sua carreira profissional?

O que é ikigai

Você já pensou em fazer um planejamento de carreira? Já pensou, mas não colocou em prática porque não sabe por onde começar? Sem problemas! Neste artigo sobre o que é ikigai, você vai conhecer o método japonês para encontrar propósitos em sua vida pessoal e profissional, permitindo que, assim, você consiga focar no que gosta, naquilo que é bom em fazer, e alinhar esses aspectos ao que o mercado precisa!

Ikigai: o que significa

Formado pela combinação de “iki”, que significa “vida”, e “gai”, que significa “valer a pena”, o termo é um modo sucinto de descrever o que faz você acordar de manhã – seja trabalho, família, um ente querido ou qualquer outra motivação.

O que significa ikigai: é tudo aquilo que te motiva e te traz alegria, te preenche ao ser concretizado, desde pequenas ações no cotidiano até seu estilo de vida completo.

O que é ikigai

À medida que procuramos nos aprofundar no domínio da compreensão de nós mesmos e de nossas paixões, tentando encontrar nosso propósito na vida, não podemos deixar de fazer uma pausa para refletir sobre o que quer dizer ikigai ou “razão de ser”.

conceito de Ikigai permite que as pessoas possam abordar aspectos profissionais e pessoais através da seguinte estrutura:

 

Segundo o Ikigai, o encontro de todos esses pontos (paixão, missão, vocação e profissão) forma a base do que pode ser definido como uma vida longa e feliz, em todos os âmbitos.

Como fazer o ikigai

Uma vez esclarecida o que é filosofia ikigai, provavelmente você deve estar se perguntando: qual o meu ikigai?

Bom, isso você poderá descobrir não apenas refletindo, mas com a ajuda da literatura, pois existem algumas obras como, por exemplo, os livros ikigai o segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz” ikigai viva bem até os cem.

No livro “Ikigai, os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, de Ken Mogi, o autor explica o que é ikigai e como descobri-lo em sua vida. De maneira sucinta, vamos resumir esses cinco passos abaixo, mas recomendamos a leitura completa do livro também!

Passo 1

O primeiro passo é começar pequeno, isto é, estabelecer uma pequena meta, um ato simples, e não um objetivo muito complexo e difícil de ser alcançado. Seria como um pequeno escape do seu cotidiano turbulento, ou rotineiro e monótono, para que você se sinta melhor. Por exemplo, encaixar no dia uma caminhada, ou mesmo desenhar.

Passo 2

O segundo passo para concretizar o que é Ikigai, é se libertar da comparação com os outros, voltando-se para si mesmo, refletindo sobre suas conquistas, aprendendo com seus erros e apenas se comparando a si próprio(a). O que você tem a aprender consigo mesmo?

Lembre-se de anotar tudo!

Passo 3 

O terceiro passo é a harmonia e sustentabilidade. Quanto mais coisas você tem e acumula, maior é a sua preocupação, por isso, vale pensar nos seus hábitos de consumo e naquilo que você realmente precisa.

Será que tudo o que você possui, atualmente, é realmente necessário?

Passo 4

O quarto passo do Ikigai é encontrar a alegria nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e atos como dar um “bom dia”, ou um sorriso para alguém, algo que fará bem a você e aos que receberem o ato gentil. Muito do que você considera banal pode ser algo de extrema importância e necessidade na vida de outra pessoa, portanto, experimente!

Passo 5

O quinto passo do Ikigai é estar “no aqui e agora”, algo que temos muita dificuldade em fazer, pois, ou estamos pensando no que já passou, ou estamos nos preocupando demasiadamente com o que virá (ou não virá). Em suma, procure viver um dia de cada vez!

O Ikigai e seu planejamento de carreira

Agora é hora de aplicar essa filosofia em sua vida como um todo, incluindo em sua vida profissional, fazendo o seu planejamento de carreira.

Este método serve para todos, esteja você iniciando ou terminando a faculdade, ou se já é graduado e está repensando sua carreira, ou em busca de uma transição profissional e recolocação no mercado de trabalho!

Para finalizar, reflita sobre as perguntas abaixo, baseadas na metodologia Ikigai e que te ajudarão no planejamento de sua carreira:

  • O que eu gostaria ou o que eu gosto de fazer?
  • Pelo que eu realmente me interesso?
  • O que eu desejo alcançar profissionalmente?

Aqui, você pode pensar, inclusive, nos horários que deseja trabalhar, se você quer mais reconhecimento, se deseja ter mais iniciativa, por exemplo.

É importante também que você tenha consciência de seus talentos e competências, portanto, pergunte a si mesmo(a):

  • O que eu sei fazer muito bem?
  • O que me destaca?
  • Quais os meus principais talentos?

E, se você está em transição de carreira, uma vez ciente de o que é Ikigai, pergunte-se:

  • O que me destaca dos demais profissionais?
  • Qual o meu diferencial?

Você pode pensar em conhecimentos operacionais, intelectuais, analíticos, artísticos, entre outros, lembrando que a Sim Carreira está aqui para te ajudar a conseguir uma vaga de emprego alinhada com os seus objetivos e com o seu propósito.

Estamos à disposição, com conhecimento e experiência para auxiliá-lo(a) profissionalmente seja na montagem de um currículo sem experiência, em seu planejamento de carreira, e demais necessidades de sua vida profissional!

Precisa de ajuda?