8 dicas de como fazer uma transição de carreira

Dicas de como fazer uma transição de carreira

Mudar os rumos da vida profissional e começar a trabalhar em uma nova área pode gerar muita angústia e ansiedade. Para amenizar esses problemas, o primeiro passo é entender como fazer uma transição de carreira com sucesso.

Isso porque, para ser bem-sucedido, esse processo de transição exige um planejamento de carreira cuidadoso e a aplicação de algumas estratégias.

Caso essas etapas sejam planejadas e executadas com eficiência, você aumenta suas chances de mudar sua vida profissional de forma mais suave e melhorar sua satisfação com o trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa, neste artigo, você vai encontrar as principais dicas de como fazer uma transição de carreira e quando começar esse processo.

Continue a leitura!

 

O que é transição de carreira?

A transição de carreira se refere ao processo de mudança de profissão ou um reposicionamento da sua área de atuação. Esse processo se inicia, geralmente, quando o profissional decide fazer esse movimento.

Frequentemente, as pessoas investem nessa mudança de carreira quando estão insatisfeitas com o seu trabalho atual ou descobrem sua aptidão para trabalhar em outra área.

As dificuldades de crescimento no trabalho, a falta de oportunidades e a baixa remuneração também são fatores que contribuem para essa decisão.

Seja qual for o motivo da transição, lembre-se de que o tempo necessário para concluir esse processo varia de acordo com as suas experiências, objetivos pessoais e profissionais, o seu perfil comportamental,  momento de vida, e momento de mercado.

Pelos desafios e surpresas envolvidas em fazer uma transição de carreira, é fundamental ter em mente que a mudança de carreira não acontece do dia para a noite. Por esse motivo, é fundamental ter um planejamento e utilizar estratégias para percorrer essa jornada e concluir a transição com eficiência.

 

Quando fazer a transição de carreira?

Não existe um momento ideal para iniciar uma transição de carreira. Isso porque os motivos que geralmente levam as pessoas a tomar essa decisão podem aparecer em diferentes momentos da carreira.

Pode ser que você até goste da sua profissão, mas decida mudar no futuro por falta de vagas no mercado de trabalho, por exemplo. Ou talvez você esteja apenas insatisfeito com sua remuneração atual. Nesse caso, para ganhar mais, mudar de carreira pode ser uma solução.

Em outras palavras, a escolha pela transição de carreira é influenciada por diversos fatores, que nem sempre estão ligados com a identificação do profissional com sua área de atuação. Por isso, o momento ideal para iniciar esse processo varia de pessoa para pessoa.

O importante é que ela esteja disposta a fazer esse movimento, entendendo que o trajeto até a sua conclusão pode ser um pouco conturbado e instável, especialmente do ponto de vista financeiro.

Apesar disso, caso esse processo seja feito de forma planejada e estratégica, é possível se tornar um profissional mais realizado e satisfeito com o trabalho.

 

Como fazer uma transição de carreira?

Está da hora de aprender como fazer uma transição de carreira com sucesso? Separamos algumas dicas de como fazer uma transição de carreira, que podem te ajudar a passar por esse processo.

    1. Entenda seu momento profissional;
    2. Faça uma pesquisa de mercado para definir em qual área atuar;
    3. Pesquise sobre as habilidades e competências exigidas para a sua nova profissão;
    4. Invista em cursos e no desenvolvimento de novas habilidades;
    5. Faça um planejamento financeiro para o período de transição;
    6. Busque experiências fora do ambiente de trabalho;
    7. Planeje sua transição de carreira;
    8. Invista em uma orientação profissional.

Veja a seguir as dicas de como fazer uma transição de carreira em maiores detalhes.

 

8 Dicas de como fazer uma transição de carreira

1- Entenda seu momento profissional

O primeiro passo para começar uma transição de carreira é entender seu momento profissional. Assim, você pode se certificar se realmente tem motivos para iniciar uma mudança.

Além disso, é importante considerar seu plano de carreira e suas perspectivas para o futuro. Talvez uma orientação profissional ou coaching de carreira seja o suficiente para te ajudar a crescer e alcançar seus objetivos, dispensando a necessidade de uma transição.

Por outro lado, caso você avalie que tem bons motivos para fazer uma mudança profissional, continue a leitura.

como fazer uma transição de carreira

2- Faça uma pesquisa de mercado para definir em qual área atuar

Percebeu que realmente está na hora de mudar de carreira? Então, o próximo passo é decidir qual será sua próxima profissão. Nesta etapa, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para verificar quais são as demandas, as tendências e as possibilidades do mundo do trabalho.

Isso é essencial para te ajudar a entender quais oportunidades e quais áreas atendem seus interesses, bem como as vantagens e desvantagens de cada opção. O ideal é organizar todas essas informações e comparar suas áreas de interesse para facilitar sua decisão.

3- Pesquise sobre as habilidades e competências exigidas para a sua nova profissão

Além da pesquisa de mercado, é importante buscar informações sobre as habilidades e competências exigidas para o exercício de cada profissão.

Você precisa entender quais os pré-requisitos necessários para exercer os cargos que te interessam. Afinal, quais são as habilidades você já apresenta e em quais pontos precisa melhorar?

Se possível, participe de cursos, eventos e treinamentos; converse com profissionais que atuam no cargo que você pretende exercer, e busque orientação. Assim, você terá mais segurança e facilidade para fazer a escolha certa.

4- Invista em cursos e no desenvolvimento de novas habilidades

Conforme explicado, muitas profissões exigem o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para o trabalho. Por isso, pode ser necessário investir em cursos, treinamentos e workshops relacionados a área de atuação do seu interesse.

A boa notícia é que você pode aproveitar suas soft skills e algum conhecimento prévio na sua nova profissão. Mesmo assim, é importante investir na sua formação profissional para se preparar da forma correta para o novo cargo.

5- Faça um planejamento financeiro para o período de transição

O processo de transição de carreira é um grande desafio. A transição pode exigir que você inicie um novo cargo com uma remuneração menor em comparação ao seu salário atual, por exemplo.

Em vez disso, você provavelmente terá um pagamento compatível com um profissional iniciante na área. É provável que isso prejudique a sua qualidade de vida.

Por esse motivo, é fundamental planejar seu orçamento e ter uma reserva financeira para fazer uma transição mais tranquila e garantir a manutenção dos seus gastos nesse período.

O recomendado é que essa reserva seja equivalente a pelo menos dois ou três anos do seu salário atual acumulado. Foque em reduzir as suas despesas e cortar custos ao se preparar para fazer uma transição de carreira.

6- Busque experiências fora do ambiente de trabalho

Fazer trabalhos voluntários, organizar projetos, participar de capacitações, entre outras experiências fora do ambiente de trabalho, podem te ajudar a conseguir uma oportunidade na sua nova profissão.

Por isso, vale a pena pesquisar atividades, projetos e iniciativas com as quais você pode colaborar sem experiência prévia.

Além da oportunidade de colocar seu conhecimento em prática, você adquire experiência, enriquece seu currículo e ainda melhora seu networking. Assim, você aumenta suas chances de encontrar vagas de emprego e passar em processos seletivos.

7- Planeje sua transição de carreira

Faça um planejamento da transição de carreira, detalhando a sua rotina, objetivos e alternativas, assim como o que está disposto a abrir mão e o que não está.

Embora não seja possível seguir esse plano à risca, já que algumas etapas não dependem de você, esse planejamento funciona como um guia para te orientar no curto, médio e longo prazo.

Para criá-lo, você deve seguir todas as dicas anteriores e associá-las a trilha de carreira desejada. Dessa forma, é possível ter mais clareza quanto aos seus objetivos e ao que você precisa fazer para mudar de profissão com sucesso.

8- Invista em uma orientação profissional

Buscar uma orientação profissional especializada é fundamental para ter sucesso na transição de carreira.

Com o trabalho de uma mentoria profissional ou a ajuda de um job hunter, tudo fica mais fácil. Afinal, esse tipo de profissional tem a experiência necessária para te ensinar as metodologias certas e te ajudar nesse processo.

Planeje o processo de transição de carreira e execute o planejamento de forma eficiente e assertiva.

 

Conclusão

Realizar uma mudança em sua vida profissional pode ser algo desafiador. No entanto, se você aplicar nossas dicas de como fazer uma transição de carreira, esse processo será mais bem conduzido.

Os insights que compartilhamos são importantes para te ajudar a fazer essa mudança de forma mais estratégica. Aumente suas chances de sucesso e reduza a ansiedade resultante desse processo.

Nunca é tarde para mudar e ser feliz na sua vida profissional. Lembre-se de que você é o principal responsável e deve ser o protagonista de sua carreira.

Precisa de ajuda nesse processo de transição? Entre em contato com a Sim Carreira e converse com o nosso time de especialistas.

como fazer uma transição de carreira

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.