Vale a pena fazer uma mentoria profissional?

Vale a pena fazer uma mentoria profissional

Nem sempre a própria experiência individual é capaz de deixar a pessoa confortável para alcançar os seus objetivos e por isso, vale a pena fazer uma mentoria profissional.

Se você já questionou sobre a sua preparação, sua capacidade, confiança ou teve dúvidas de como agir para atingir determinados objetivos, é possível que uma mentoria profissional facilitasse essa sua jornada.

Por isso, questionar se vale a pena fazer uma mentoria profissional é extremamente válido, pois é uma forma de tentar encontrar soluções e alternativas para essas indecisões e desafios enfrentados pelo profissional, e ajuda o indivíduo a tomar as rédeas e se tornar protagonista da própria carreira de maneira mais ágil e efetiva.

Seja para aumentar a produtividade, a motivação ou precisa impulsionar a carreira, a mentoria é uma excelente experiência de autoconhecimento e direcionamento profissional. Nada mais interessante do que ser acompanhado por alguém que tem uma longa estrada no mercado, experiência comprovada por já ter lidado com situações semelhantes, e está disposto a acompanhá-lo nessa jornada.

Portanto, se você deseja saber mais se vale a pena fazer uma mentoria profissional, confira as vantagens desse apoio para o seu sucesso.

 

O que é mentoria profissional?

Ao se perguntar se vale a pena fazer uma mentoria, é necessário primeiramente entender o que é mentoria profissional. A mentoria profissional é um processo que tem a finalidade de sanar as dúvidas e ajudar o profissional no direcionamento de sua carreira através de apoio especializado.

Esse acompanhamento e aconselhamento é realizado por um profissional mais experiente, chamado de mentor, que auxiliará o seu mentorado (pessoa que será acompanhada) e dará dicas sobre as decisões mais compatíveis com o perfil do colaborador, caminhos mais adequados para o seu desenvolvimento e muito mais.

A mentoria profissional serve tanto para profissionais que estão iniciando a trajetória, quanto para quem está em processo de transição de carreira ou mesmo para quem deseja uma recolocação profissional.

A mentoria profissional é muito válida para quem deseja aperfeiçoar sua carreira e aumentar sua empregabilidade.

 

O que esperar de uma mentoria profissional?

Agora que você sabe o que é uma mentoria profissional, é importante entender o que esperar de uma mentoria profissional, assim você conseguirá tirar as suas próprias conclusões se vale a pena fazer uma mentoria.

Quem deseja ser um mentorado precisa praticar a escuta ativa, afinal, esse é o foco principal: ouvir e entender as dicas, os conselhos e começar a colocar em prática, evoluindo em sua vida profissional.

O mentor vai auxiliar o profissional a alcançar seus objetivos através de questionamentos e considerações que poderão trazer novas alternativas e estimular ações para que o profissional supere a sua situação e melhore a sua realidade.

Além disso, o mentor é considerado um modelo a ser seguido, sua experiência de vida e sua carreira servem de exemplo, para que o indivíduo saia de sua zona de conforto, e consiga expandir os seus horizontes de forma mais preparada e consciente.

Lembrando que a relação entre o mentor e o mentorado deve ser imparcial e sem julgamentos, afinal são trocas profissionais que têm como objetivo, indagar o mentorado para que este consiga avaliar todas as alternativas e tomar a melhor decisão possível, tendo em vista a evolução de sua carreira como principal objetivo.

 

Vale a pena fazer uma mentoria profissional?

Ter alguém que possa nos auxiliar durante a trajetória profissional e apoiar a traçar a melhor trilha de carreira, considerando aspectos que sequer teríamos pensado é um argumentos forte para esclarecer a dúvida se vale a pena fazer uma mentoria profissional aparecer.

Em todo caso, separamos algumas considerações sobre o escopo do mentor para apoiar o indivíduo em seu processo de desenvolvimento profissional.

 

Diagnóstico de carreira

O mentor será responsável por analisar a carreira do mentorado, a fim de auxiliar os pontos fortes e os que precisam de desenvolvimento, indicando as melhores formas de melhorá-los.

 

Evolução

A experiência do mentor é fundamental para que as dicas sobre a carreira do profissional sejam eficientes, principalmente com relação à educação continuada, treinamento e desenvolvimento etc., ajudando na compreensão do papel do profissional no mercado e suas perspectivas.

 

Competências comportamentais apuradas

A análise do mentor e os encontros farão com que o colaborador perceba suas habilidades comportamentais e desenvolva na prática como ter mais inteligência emocional, planejamento e capacidade de liderança. Funções fundamentais em um profissional completo.

 

Quais as vantagens de uma mentoria?

A mentoria oferece vantagens para todos os envolvidos: mentor, mentorado e empresa. Vamos destacar os mais importantes para cada uma das partes. Confira!

 

Benefícios para os mentores

Pode não parecer, mas apesar de ser um mentor e ter experiência, o mentor também é beneficiado com o projeto.

 

Realização pessoal

Mesmo sendo realizado profissionalmente, a mentoria oferece para o mentor o sentimento de legado, compartilhamento de experiências e isso faz com que a pessoa se sinta feliz por ajudar outra pessoa. Essa também pode ser uma ótima oportunidade de dar continuidade à carreira.

 

Satisfação profissional

A mentoria oferece muitos desafios e apoiar o profissional a resolver os seus conflitos, sejam eles táticos ou estratégicos, internos ou externos, técnico ou comportamentais, intrageração ou entre as gerações X, Y, Z, cria uma enorme satisfação pessoal ao ajudar o próximo a se aperfeiçoar e evoluir.

 

Avanço nas habilidades

O mentor precisa estar em constante evolução seja na área técnica quanto na interpessoal, pois a mentoria vai ajudar no fortalecimento das próprias habilidades. Atuar como mentor exigirá que o profissional continue a se atualizar de forma constante.

 

Liderança aprimorada

A mentoria vai auxiliar o mentor com relação aos estilos de liderança e qual se encaixa em seu perfil, inspirando outras pessoas e oferecendo feedbacks construtivos de acordo o perfil de seu mentorado.

 

Aumento de potencial

Ao se tornar um mentor, o profissional mostra para o mercado de trabalho a sua capacidade no desenvolvimento de pessoas, negociação, busca de alternativas e de soluções otimizadas, que certamente são valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Benefícios para o mentorado

O mentorado é provavelmente o maior beneficiário de um programa de mentoria. Conforme veremos a seguir, as vantagens de um programa de mentoria profissional estruturado e com profissionais competentes demonstra que vale a pena fazer uma mentoria profissional.

 

Orientação especializada

Com a experiência já vivida pelo mentor ao longo de sua carreira, o aconselhamento é personalizado, com foco em gestão do tempo, habilidades interpessoais e relacionamento comerciais, a fim de direcionar melhor cada passo do profissional.

 

Desenvolvimento profissional e networking

Um mentor poderá apresentá-lo a outros profissionais com cargos de liderança, o que expandirá sua rede profissional, com recomendações para executar novas funções, programas de treinamento e desenvolvimento ou, até mesmo, promoções.

 

Objetivos mais focados 

Com a experiência já adquirida, o mentor pode saber o que o setor e a empresa estão precisando e vai ajudá-lo a definir metas de curto, médio e longo prazo, e combiná-las com a necessidade do mercado de trabalho.

 

Maior motivação pessoal e profissional

Um profissional bem sucedido é inspiração para os mentorados e ser acompanhado por alguém bem sucedido que pode apresentar e avaliar com você as alternativas em sua jornada é motivação suficiente para a pessoa se sentir mais confiante, engajada e feliz com suas escolhas.

 

Avaliação personalizada

O mentor poderá trabalhar com você de forma personalizada, seja através de avaliação de desempenho ou até mesmo testes de perfil comportamental. Devido à sua experiência, ele poderá fornecer um feedback personalizado, identificando seus pontos fortes e em desenvolvimento. Com isso, juntos vocês poderão criar um plano de carreira para direcionar o seu sucesso.

 

Benefícios para as empresas

Existem muitas vantagens que o programa de mentoria oferece à organização.

Por isso, é importante considerar inserir um programa corporativo de mentoria profissional com os membros de sua organização. Essa iniciativa interna de counseling pode trazer inúmeros benefícios para as empresas.

 

Aumento do engajamento

Os mentores, nesse caso geralmente são profissionais mais maduros na organização, de áreas distintas, que poderão trazer o seu conhecimento e trajetória para ajudar o novo colaborador a se desenvolver na empresa. Essa atenção especial de conselhos e direcionamentos fazem com que os colaboradores evoluam e sintam parte importante da empresa, aumentando o engajamento e, com isso, os colaboradores se tornam mais criativos, produtivos e eficientes.

 

Fortalecimento da cultura da empresa

A mentoria profissional interna na empresa pode auxiliar na criação e no fortalecimento de uma cultura organizacional positiva, fazendo os colaboradores se comprometerem a repassar essa cultura aos novos integrantes.

 

Equipes mais rentáveis e desenvolvidas

Com o desenvolvimento gradativo das equipes, devido à ação da mentoria, as equipes se desenvolvem em muitos aspectos. Esse desenvolvimento é responsável por fazer com que as equipes estejam mais unidas e preparadas para novos desafios e metas.

 

Retenção de talentos

Quando os colaboradores se sentem apoiados e direcionados, passam a valorizar ainda mais a empresa onde trabalham e os níveis de satisfação aumentam consideravelmente e os talentos decidem ficar mais tempo na organização.

 

Fortalecimento da liderança

Independentemente do estilo de liderança, o programa de mentoria auxilia no desenvolvimento e fortalecimento dos líderes ou, até mesmo, na promoção de membros da equipe. Além disso, os próprios mentores desenvolvem suas habilidades de liderança e se capacitam ainda mais, mantendo-se sempre atualizados.

 

Quando contratar uma mentoria?

É importante tomar cuidado ao selecionar um mentor ou uma empresa para apoiar você em seu programa de mentoria profissional. Existe muito trabalho mal feito que pode inclusive, prejudicar a evolução e desenvolvimento do profissional.

Independentemente do ramo em que a empresa atua, contar com uma mentoria profissional, com metodologias comprovadas e mentores experientes é fundamental para um crescimento sustentável e longevo. É certo que vale a pena fazer uma mentoria profissional, desde que se tome todos os cuidados para selecionar o profissional ou empresa adequada para apoiar você neste processo.

Não importa se a mentoria é um programa interno de sua organização, ou uma contratação externa, quando os mentores são profissionais experientes e capacitados para contribuir com a sua evolução e ao seu sucesso, buscar uma mentoria profissional pode agregar muito a sua carreira.

A Sim Carreira é uma consultoria que também oferece o serviço de mentoria profissional especializada. Entre em contato com nossa equipe, siga-nos nas redes sociais e potencialize o seu crescimento.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.