EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Avaliação de desempenho: entenda sua importância

A avaliação de desempenho é uma metodologia que todo profissional deve participar pelo menos uma vez durante sua carreira. Afinal, essa ferramenta é essencial para um feedback mais embasado e para auxiliar na trajetória do colaborador dentro da empresa.

Além disso, quando o RH ou gestor utiliza a ferramenta de forma eficaz, consegue observar com maior clareza o melhor desenvolvimento do talento e resultados mais expressivos e compatíveis com os objetivos do negócio.

Existem várias formas de realizar a avaliação de desempenho e cada uma tem seu grau de importância. Neste conteúdo você vai conhecer algumas das mais utilizadas e poderá tirar suas conclusões. Não perca a leitura!

 

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pela área de gestão de pessoas, dentro do RH, capaz de medir o potencial e a performance dos profissionais ou setores de uma empresa.

Por meio da análise de hard skills e soft skills (competências técnicas e comportamentais), essa técnica ajuda a entender se o funcionário está atendendo, se está abaixo ou se está acima das expectativas esperadas na descrição de sua função, permitindo que seja avaliado o potencial do profissional, juntamente com aquilo que ele já entregou e está entregando no momento.

Ademais, a avaliação de desempenho é capaz de evidenciar os pontos fortes e de melhoria de cada talento e suas equipes e, com isso, desenhar estratégias para aprimorar o seu treinamento e desenvolvimento, e elevar os resultados da organização. Sua periodicidade varia de acordo com a cultura e a necessidade da empresa, pois essa ferramenta demanda tempo e dedicação da equipe de RH e dos líderes de cada setor.

Muitas empresas realizam a avaliação de desempenho de forma anual com pontos de verificação semestrais, trimestrais ou mensais, mas é importante lembrar que o processo de dar e receber feedback, assim como o desenvolvimento e aprendizado devem ser elementos contínuos.

 

Quais são os métodos de avaliação mais utilizados?

Tão importante quanto realizar a avaliação de desempenho é entender a sua aplicabilidade e a que vai atender com mais eficácia aos objetivos da empresa. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma a seguir:

 

Autoavaliação

Apesar de ser subestimada por algumas empresas, a autoavaliação é muito importante para o sucesso do profissional, pois ela resgata em cada um a necessidade de autoconhecimento e de protagonismo na carreira.

A autoavaliação deve ser realizada em conjunto com outro método de avaliação, a fim de confrontar os resultados e verificar se a visão do colaborador com relação à sua performance é parecida com a percepção de seus avaliadores.

 

Avaliação 180 graus

É a forma utilizada por empresas mais tradicionais, em que apenas o liderado é analisado por seus líderes, com base nas metas da organização.

É uma ótima ferramenta para os gestores diretos direcionarem os seus empregados, porém pode comprometer o desenvolvimento do funcionário caso a liderança não seja imparcial ou tenha outra agenda, pois a empresa será balizada apenas pela visão do gestor imediato.

 

Avaliação da equipe

A avaliação de desempenho realizada pela equipe tem como objetivo entender como o profissional trabalha junto ao time e interage com seus pares. Além de validar o seu potencial e resultados na empresa, geralmente a forma na qual a pessoa entrega é tão importante quanto o resultado em si.

Esse método de avaliação permite ter uma visão um pouco mais ampla sobre se o profissional tem o respeito e reconhecimento de seus pares, assim como se os apoia nos trabalhos diários.

 

Avaliação 360 graus

Nesse método, o talento é analisado por diferentes pessoas que lidam direta ou indiretamente com ele. Por exemplo: colegas de equipe, clientes, gestores de outros setores, liderados (se tiver) e superiores imediatos.

Essa é uma das formas mais holísticas de avaliação, pois oferece maior quantidade de informações em vários ângulos da rotina do profissional. O seu resultado é uma média entre suas diversas avaliações, que podem ter pesos distintos de acordo com o grau de importância e objetivo do cargo.

 

Avaliação por competência

Trata-se de uma análise que mostra se o profissional está alinhado com a cultura, missão, visão e valores da empresa, e se os seus resultados estão compatíveis com o esperado por sua gestão.

O RH deve ter a descrição exata dos atributos comportamentais e técnicos (soft skills e hard skills) que o talento deve ter para exercer a sua função com excelência, para que o líder possa focar no que realmente importa para a avaliação.

É fundamental que cada colaborador tenha sua meta pré-estabelecida, de acordo com as competências esperadas. Assim, a avaliação se torna fundamentada e o diagnóstico, mais preciso.

 

9-Box

A metodologia de avaliação de desempenho 9-Box é uma das mais utilizadas. É uma forma de balizar as pessoas na organização de acordo com o seu potencial e seu desempenho/performance, baseando-se nos resultados e entregas do indivíduo.

Para a avaliação segundo o método 9-box, podemos utilizar o esquema com as caixas abaixo:

9-Box

Quando utilizada, todo profissional na empresa é avaliado dentro de uma dessas caixas (alto, médio, baixo) e, de acordo com sua alocação, existem as ações concretas que vão desde um desligamento até uma promoção e bonificação.

 

Qual a importância da avaliação de desempenho?

Ao implementar a análise de performance em seu cronograma, a empresa consegue dar uma melhor orientação para cada profissional de acordo com sua necessidade. As ações podem envolver um desligamento, ou qualquer tipo de plano de ação individual, incluindo o treinamento e o desenvolvimento do profissional, visando um processo de aprendizado e de melhoria contínua.

Quando a avaliação de desempenho é levada à sério pela equipe de RH e pela empresa, o processo de avaliação se torna muito mais produtivo e aumenta a credibilidade da empresa quanto ao planejamento de carreira dos profissionais.

Para que o processo de avaliação de desempenho ocorra de maneira eficaz, confira alguns pontos essenciais abaixo:

 

Equipe qualificada

Como dito anteriormente, é fundamental que a equipe de Recursos Humanos tenha a capacitação necessária para conduzir todo o processo. Afinal, a realização do processo e a concretização do passo a passo depende da orientação do RH.

 

Feedback eficiente

A comunicação clara, objetiva, justa, imparcial e empática é necessária para que exista um diálogo aberto entre o gestor e o profissional. Todas as questões devem ser esclarecidas e o colaborador precisa estar à vontade para transmitir suas opiniões.

Além disso, o plano de desenvolvimento individual que foi traçado deve estar compatível com os resultados identificados na avaliação.

 

Cronogramas eficazes

Tão necessário quanto a avaliação de desempenho é a periodicidade da sua aplicação. Afinal, é importante que o colaborador saiba o período em que foi feita toda a análise, para que nada caia no esquecimento e a ferramenta perca a confiabilidade.

Portanto, quanto menor o período entre as avaliações, mais fidedignos tendem a ser os resultados.

 

Imparcialidade e justiça

Cabe ao profissional que está executando a avaliação realizá-la com transparência e sabedoria. Todos os pontos devem ser abordados conforme o documento e a pontuação deve ser dada de acordo com exemplos específicos.

Dessa forma, será possível traçar estratégias de desenvolvimento mais eficientes e tangíveis para que o colaborador possa obter os resultados dentro do estipulado.

 

Foco no plano de carreira

Quando a empresa defende a avaliação de desempenho, deve estar atenta ao plano de carreira traçado. Afinal, os colaboradores querem saber em que degrau estão, aonde podem chegar, e como podem chegar lá.

Por isso, ao realizar o processo de avaliação, é fundamental apresentar esses pontos e orientar o talento quanto à sua trajetória.

A consequência tende a ser um maior engajamento, motivação, produtividade e autogestão, características fundamentais em empresas de sucesso.

 

Conclusão

Compreender que a avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para o crescimento de pessoas e organizações faz com que todo o time esteja alinhado aos objetivos do negócio e focado em seu crescimento individual e em equipe.

Portanto, conhecer as ferramentas de avaliação de desempenho e colocá-las em prática pode ser uma estratégia fundamental para que a empresa consiga atingir os seus resultados, e os profissionais consigam entender como se preparar para o próximo passo em suas carreiras. Ao final, todos tendem a ganhar com esse alinhamento de expectativas e com o plano de desenvolvimento.

 

Gostou do conteúdo da Sim Carreira? Então não deixe de ler o nosso artigo sobre seleção por competências e se aprofundar nessa nova forma de avaliar e contratar talentos?

 

Precisa de ajuda?