EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Protagonismo na carreira: a responsabilidade é sua

Neste artigo, vamos esclarecer dúvidas sobre protagonismo na carreira, dicas de como tomar as rédeas da sua trajetória profissional e se tornar responsável pelo seu próprio sucesso. Quer dar um upgrade nos seus conhecimentos? Não perca a leitura!
Protagonismo na carreira

Não é fácil acordar e pensar se aquilo que você faz todos os dias tem propósito ou se está de acordo com o que sonhou e deseja para a sua vida, não é verdade? O protagonismo na carreira é uma forma de despertar esses pensamentos e rever muitos conceitos em todos os âmbitos da sua vida, tanto na esfera pessoal quanto na profissional.

Neste artigo, vamos esclarecer dúvidas sobre protagonismo na carreira, dicas de como tomar as rédeas da sua trajetória profissional e se tornar responsável pelo seu próprio sucesso. Quer dar um upgrade nos seus conhecimentos? Não perca a leitura!

 

O que significa protagonismo?

 A palavra “protagonista” deriva do grego protagonistes, de protos, “primeiro ou principal”, em conjunto com agonistes, “lutador, competidor”. Portanto, ser protagonista significa que você deve ser o principal lutador em busca dos seus objetivos.

Quem nunca ouviu aquela frase “o nosso maior adversário somos nós mesmos”?

Colocar a culpa nos acontecimentos externos não justifica os resultados bons ou ruins na vida profissional e pessoal. É necessário muito autoconhecimento e motivação interna para buscar a realização das metas. Ao contrário de alguém que se vitimiza ou fica criando desculpas, o protagonista pode até passar por momentos difíceis ao longo do enredo, mas supera os obstáculos para atingir seus objetivos.

E é justamente isso que significa ser protagonista: ultrapassar as barreiras com resiliência para chegar na próxima etapa mais preparado e seguir no caminho das metas estabelecidas. Isto é, trata-se de gerir a própria carreira e passar por aprendizados contínuo.

 

Como buscar o protagonismo na carreira?

 Agora que você já sabe o que significa protagonismo na carreira, mas ainda não sabe por onde começar nesse processo, vamos conhecer alguns caminhos que podem facilitar essa jornada para que você seja o principal responsável pela sua evolução. Confira as 7 dicas para ser o protagonista da sua história!

 

  1. Pratique o autoconhecimento

Para saber o que deseja e aonde quer chegar na profissão é muito importante exercitar o autoconhecimento, pois só assim você será capaz de identificar seus pontos fortes, habilidades a desenvolver, bem como as oportunidades e os obstáculos. Do ponto de vista da Administração, essa identificação se chama: análise SWOT.

Mesmo sendo uma estratégia reconhecida no âmbito empresarial, ela também é muito utilizada como técnica de autoconhecimento, pois, a partir desses apontamentos, é possível traçar as estratégias mais adequadas ao perfil de cada profissional através de perguntas que podem auxiliar na autoanálise, como as apontadas abaixo:

  • Quais são minhas características pessoais positivas reconhecidas no ambiente corporativo?
  • Na minha personalidade, o que pode atrapalhar minha carreira?
  • De acordo com minhas características, preferências e condições, quais oportunidades encontro para progredir?
  • Dentro desse mesmo cenário, o que poderia atrapalhar meu crescimento profissional?

 

  1. Desenvolva-se continuamente

 Mais importante do que ser graduado e atuar na profissão, é como a pessoa utiliza essa experiência no dia a dia. Permanecer atento e atualizado quanto às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e na área de ocupação são fundamentais para se tornar referência e, com isso, conquistar o que você quiser.

Protagonismo na carreira não é ficar esperando que a empresa invista em você, mesmo que ela tenha interesse nisso. Mas sim, correr atrás e buscar o conhecimento, experiência, novas habilidades, e aperfeiçoar as técnicas que já possui de forma proativa.

Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que tenham autonomia e saibam como fazer para elevar seu nível de conhecimento e crescer na profissão escolhida, e que, mesmo que não saibam a resposta, conseguem se adaptar e descobrir meios para fazer o negócio acontecer.

Portanto, realize cursos, coloque a teoria em prática e não espere que alguém faça o que precisa ser feito por você. Lembre- se que não existe ninguém mais interessado no seu crescimento e na sua carreira do que você mesmo!

 

  1. Peça feedback

 Saber como as pessoas que você confia estão pensando sobre a sua evolução e sobre a sua reputação pode ser tão importante quanto a evolução em si, razão pela qual você não deve ter medo de perguntar aos gestores, líderes, pares ou até mesmo ao seu mentor profissional e algum familiar qual é a percepção deles em relação a você.

Cada pessoa mostrará sua percepção em relação a você, seu potencial, suas atitudes e seu desenvolvimento. Entenda como receber feedback como bom ouvinte, com mente e coração abertos, e depois realize sua autoanálise e possível plano de ação individual.

 

  1. Invista em networking

 Mantenha sua rede de contatos ativa e compartilhe conhecimento. Assim, você será visto como referência em sua área e terá a oportunidade de conhecer e auxiliar novos profissionais, aprender com outros mais experientes e, quem sabe, receber propostas de trabalho e subir mais alguns degraus rumo ao seus objetivos.

Um bom networking pode ser muito eficiente para auxiliar no processo de protagonismo na carreira.

 

  1. Saiba administrar o seu tempo

 Mesmo que a carreira tenha um grande percentual de importância em sua vida, não viva somente para ela, pois provavelmente você será surpreendido por crises de ansiedade e isso pode prejudicar todo o processo.

Separe um tempo para o trabalho, os estudos e a vida pessoal, pois corpo e mente devem ter seus momentos de esforço, mas também de leveza e prazer. A capacidade de saber priorizar suas demandas entre o que é importante, urgente ou circunstancial, incorporando momentos de descanso para poder recarregar as energias, são cruciais para o aumento de produtividade e felicidade.

 

  1. Tenha algumas pessoas como inspiração

 Quando a pessoa planeja o protagonismo na carreira, precisa buscar ser referência na profissão que escolher. Independente do que faz, deve fazer bem feito e ajudar os outros a serem melhores.

Ter um profissional, familiar, ou ícone de sucesso como exemplos em aspectos profissionais é importante para se inspirar. Cada uma dessas pessoas poderá te inspirar em um âmbito específico, pois, ninguém é perfeito, mas cada um é excelente em algo.

Nem sempre é fácil sair da zona de conforto, mas histórias semelhantes ao tipo de sucesso que você busca demonstram que é possível. Como protagonista da sua carreira e em constante anseio pelo aprendizado, não se surpreenda se você mesmo acabar se tornando a inspiração de alguém!

 

  1. Conte com ajuda

 Se seguir com as etapas descritas acima se mostrar muito difícil, não tenha receio de buscar auxílio. Inclusive, mesmo não precisando, peça ajuda. Ninguém faz nada sozinho, pois o sucesso demanda a contribuição de uma série de fatores e pessoas. Um exemplo simples é a premiação dos Orcars: na cerimônia, são premiados para melhor ator o protagonista e o ator coadjuvante, com quem contracena para carregar o enredo.

Não pense que pedir auxílio em algumas ocasiões configura algum demérito, mas apenas o reconhecimento de que outra pessoa pode ter um conhecimento mais profundo do que você em determinada matéria ou aspecto de vida. Trata-se também de reconhecer o mérito desta outra pessoa.

 

Seja o protagonista da sua carreira

Autoconhecimento, disciplina e resiliência são pontos fundamentais para o protagonismo na carreira, mas, para que tudo dê certo, é importante estar pronto para as oportunidades e não desistir caso algo não saia conforme o planejado. Nesses casos, vale dar uma pausa, repensar o trajeto e seguir em frente, mesmo que com um plano um pouco distinto do original.

Sorte, todos têm. Por definição, a sorte é aleatória e randômica, mas é apenas quem está preparado e correndo atrás que consegue agarrar a oportunidade e alcançar o que almeja.

Se esse conteúdo o fez refletir sobre sua carreira e você quiser saber mais, entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada pronta para atuarem como coadjuvantes e ajudar a impulsionar o seu papel de protagonista na sua própria carreira!

 

Precisa de ajuda?