EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

A importância da educação continuada

Educação Continuada

Você se sabe da importância da educação continuada e se preocupa com isso? Durante o período de graduação, o indivíduo deseja colocar em prática todo o conteúdo teórico que está adquirindo e os programas de estágio são fundamentais para esse início de carreira.

Porém, quando o estudante é graduado, a importância da educação continuada é ainda maior, pois é preciso aprimorar as competências técnicas e comportamentais para se manter qualificado e ativo no mercado.

Neste conteúdo, vamos conhecer sobre o que é educação continuada e sua importância para os profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e também para aqueles profissionais que estão em busca de uma nova oportunidade de emprego ou em processo de transição de carreira. Confira!

 

O conceito de educação continuada

Atualmente, com à competitividade do mercado, apenas terminar o curso de graduação pode não ser mais suficiente e o profissional precisa buscar um aprendizado contínuo.

O indivíduo precisa evoluir em suas soft skills e hard skills e ampliar sua visão estratégica, tanto na sua profissão, quanto no mercado de trabalho. Como a tecnologia está em constante mudança, quem não se aperfeiçoa pode acabar ficando para trás e perdendo oportunidades de crescimento.

Além disso, as empresas que entendem a importância da educação continuada, investem e facilitam esse processo para os seus colaboradores, acabam possuindo um corpo funcional muito mais qualificado, em que as pessoas se sentem valorizadas e motivadas a entregarem sempre os melhores resultados.

Com o passar do tempo as empresas começaram a se preocupar cada vez mais com a capacitação de seus profissionais e as equipes de treinamento e desenvolvimento começaram a fazer parte do RH das instituições. Com isso, os gestores perceberam que o investimento de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores trazia e continua trazendo muitos outros benefícios, conforme veremos a seguir.

 

Benefícios da educação continuada para os profissionais

Profissionais que investem na educação continuada independentemente do apoio da empresa são beneficiados em muitos aspectos. Entre os principais podemos destacar os mais relevantes.

 

Direcionamento da carreira

A cada curso concluído você estará mais perto do seu objetivo. Portanto, fazer um plano de carreira e definir as metas a serem alcançadas são atitudes que irão auxiliar muito no direcionamento da sua carreira.

 

Recolocação no mercado

Conforme o profissional vai se especializando e adquirindo novos conhecimentos, a possibilidade de receber uma proposta de salário atrativa aumenta consideravelmente.

Portanto, se você deseja uma recolocação no mercado, esteja ciente da importância da educação continuada e invista nela para o seu crescimento.

 

Networking

Quando estamos empenhados em aprender, encontramos pessoas que estão com o mesmo objetivo e isso é fundamental para ampliar o networking, o que proporciona troca de experiências e a atualização constante sobre a área de atuação.

 

Remuneração acima da média

Quando nos aperfeiçoamos e incluímos novas habilidades no currículo, elevamos a qualificação e isso faz com que possamos negociar salários mais altos e valorizar nossas competências.

 

Referência no mercado

As especializações nos fazem compreender melhor as demandas do mercado e ter uma visão mais estratégica da função exercida, além de apresentar melhores alternativas e soluções e, com isso, se tornar uma referência na empresa.

 

Destaque em processos seletivos

Com novos conhecimentos, o profissional tem maior possibilidade de se destacar nas etapas de processos seletivos, pois poderá oferecer diferenciais que irão destacá-los da concorrência.

 

Oportunidade em ações estratégicas

A educação continuada nos coloca em destaque e, ao invés de realizar somente tarefas operacionais, o colaborador especializado poderá realizar ações estratégicas para melhorar os resultados da empresa.

 

Valorização profissional

Ao atuar em ações estratégicas, conforme mencionado acima, o profissional passa a se destacar na empresa e passa a ter um papel cada vez mais relevante na organização.

 

A importância da educação continuada dentro das empresas

Percebemos que para os colaboradores a importância da educação continuada é de extrema relevância, e para as empresas, essa questão não é diferente.

Por isso, destacamos também os principais benefícios que o investimento em educação continuada oferece às organizações.

 

Melhoria de Resultados

Ao possuir colaboradores que possuem uma educação continuada e que estão atualizados com as novas demandas, a empresa terá um aumento de competitividade e melhores resultados. Afinal, profissionais preparados e atualizados tendem a conseguir trazer melhores alternativas e soluções.

 

Melhora o clima organizacional e a retenção de talentos

Empresas que investem na educação continuada e ações de endomarketing fortalecem a cultura organizacional e isso faz com que o clima fique mais positivo e, com isso, os profissionais pensem muito bem antes de sair da instituição, reduzindo processos de demissão e turnover.

Toda essa atmosfera favorável faz com que as pessoas trabalhem mais felizes e realizem suas tarefas com mais eficiência e agilidade.

 

Diminui o custo com contratações de funcionários mais qualificados

A educação continuada interna é uma excelente estratégia para as empresas que desejam elevar a qualificação interna da empresa. É uma boa oportunidade de desenvolver os profissionais e o planejamento de carreira interno, fomentar sucessão interna, promover a marca empregadora que investe nas pessoas, e ainda reduzir custos ligados a offboarding ou por contratação externa.

 

Aumento da produção

Produtividade com eficiência e agilidade geram lucratividade e esse é o foco das empresas.

Porém só é possível conseguir isso investindo nos profissionais, pois o aumento do conhecimento impacta diretamente na produção e no bem-estar do corpo funcional, fazendo com que a organização colha os frutos desse investimento.

Afinal, um time mais capacitado e qualificado tende a resultar em uma empresa com resultados mais saudáveis.

 

Conclusão

Após finalizar os seus estudos, lembre da importância da educação continuada. Seja ela formal, através de novas certificações, ou informal, através de sua curiosidade e aprendizado autodidata, busque sempre um aprendizado contínuo.

A medida que o profissional investe em seu próprio conhecimento, aumenta suas chances de ter crescimento pessoal e profissional de sucesso, ao longo prazo, tornando-se protagonistas da carreira e cada vez mais indispensável no mercado.

Gostou do conteúdo e precisa investir em educação continuada? Então não deixe de ler o nosso artigo: “lifelong learning” e de um upgrade em sua carreira.

Precisa de ajuda?