EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Testes de perfil comportamental e sua importância

Sabe-se que o autoconhecimento se torna cada vez mais importante dentro e fora do ambiente corporativo, mas nem sempre sabemos como alcançá-lo. Como adquirir essa visão de si mesmo?
testes de perfil comportamental

Sabe-se que o autoconhecimento se torna cada vez mais importante dentro e fora do ambiente corporativo, mas nem sempre sabemos como alcançá-lo e por isso testes de perfil comportamental podem ser bastante úteis. Como adquirir essa visão de si mesmo? Os testes de perfil comportamental são aliados importantes na descoberta de como a pessoa é dentro e fora da empresa, o que é fundamental para atingir a inteligência emocional.

Entender como somos e como reagimos às diversas situações do dia a dia nos prepara para tomar as decisões mais coerentes com nossa individualidade. E é por meio de ferramentas adequadas que os especialistas podem nos ajudar a sermos pessoas e profissionais melhores.

Neste artigo, vamos mostrar alguns dos principais testes de perfil comportamental utilizados pelas empresas e consultorias, além de sua importância para o seu autoconhecimento e direcionamento de carreira. Confira!

Testes de perfil comportamental: o que são e para que servem?

São ferramentas utilizadas por especialistas capazes de detectar traços predominantes da personalidade de cada indivíduo. Esses testes servem como base na tomada de decisões quanto à escolha dos candidatos mais aderentes à vaga, assim como para o direcionamento da carreira dos profissionais que atuam na organização.

Ainda, as ferramentas também são utilizadas por psicólogos, fora do ambiente corporativo, com o intuito de auxiliar os pacientes no autoconhecimento e orientá-los de forma mais precisa em suas adversidades.

Qual a importância dos testes de perfil comportamental para as empresas e para os candidatos?

Os testes de perfil comportamental são importantes na definição da aderência dos candidatos em processos seletivos, uma vez que são capazes de identificar a relação de suas características comportamentais com as necessidades da vaga.

Lembre-se que não existe certo ou errado, mas somente pessoas que se adaptarão com maior facilidade àquelas atividades do que outras, de acordo com sua personalidade.

Por exemplo, no ramo jurídico, é comum ouvir que alguns advogados “têm perfil de escritório” e que outros “têm perfil de empresa”, o que ocorre em função do cotidiano de cada local, considerando que, em geral, os advogados de escritórios podem ter a oportunidade de se especializar mais em determinado ramo. Ao contrário, é dito que, geralmente, os advogados que possuem “perfil de empresa” assumem cargos mais generalistas, com um perfil mais gerencial e administrativo.

O autoconhecimento é fundamental para que o indivíduo saiba para qual direção seguir em sua trajetória profissional, e, para isso, os testes de perfil são capazes de mostrar as aptidões que mais se destacam em sua personalidade.

Quais são os principais testes de perfil comportamental?

Devido à importância dos testes de perfil comportamental na evolução pessoal e profissional, destacamos algumas ferramentas importantes para o autoconhecimento e para a construção de equipes de sucesso.

Teste de Aptidão Vocacional

Quando a pessoa está ingressando no mercado de trabalho ou deseja mudar de profissão, muitas vezes fica sem saber por onde começar e o que fazer, transformando esse processo em uma etapa desmotivadora. Neste ritmo, muitos acabam desistindo no meio do caminho.

O teste de aptidão profissional (como também é conhecido) é uma avaliação que identifica quais são as áreas de conhecimento e formação que o indivíduo tem mais afinidade, considerando o perfil psicológico, os pontos fortes e a desenvolver, assim como as habilidades naturais e os objetivos pessoais.

A partir desse resultado, o psicólogo oferece as opções de carreiras mais compatíveis com o perfil apresentado, lembrando que a decisão final sempre será da pessoa avaliada.

DISC

É uma ferramenta capaz de detectar o perfil dominante do indivíduo de acordo com o ambiente externo. Conforme pesquisas realizadas pelo psicólogo americano Dr. William Moulton Marston, os principais fatores comportamentais são:

  • dominância: pessoas ousadas e com aptidão para lidar com os desafios do dia a dia. São corajosas, egocêntricas, determinadas, exigentes e enérgicas;
  • influência: indivíduos capazes de se expressar de forma efetiva, gerando influência espontânea sobre as demais. São otimistas, empáticas, persuasivas, autoconfiantes, emocionais, impulsivas e gostam de trabalhar em equipe;
  • estabilidade: pessoas com comportamento estável, pacientes e não gostam de mudanças. São previsíveis, com facilidade para seguir rotinas, mas falta iniciativa;
  • conformidade: indivíduos capazes de seguir regras, normas e respeitar ordens. Adaptam-se facilmente a processos bem definidos. São precisos, lógicos, disciplinados, rigorosos e perfeccionistas, além de lidarem muito bem com prazos.

Os principais benefícios que o método DISC proporciona, tanto para as empresas quanto para os funcionários e/ou candidatos, são (i) o autoconhecimento, (ii) a facilidade com trabalho em equipe, (iii) o desenvolvimento pessoal e (iv) o direcionamento de carreira para quem está ou não trabalhando.

O método DISC é utilizado pelo RH das empresas desde a etapa de seleção até o desenvolvimento do profissional durante sua permanência na organização.

Âncoras de Carreira

O que faz uma pessoa levantar da cama todos os dias e ir para o trabalho ou buscar uma oportunidade de emprego?

Talvez muitas respostas sejam iguais, mas, quando se analisa com cuidado e maior profundidade, é possível encontrar respostas incompatíveis com o que a pessoa sente de verdade.

Quando descobrimos o sentimento que nos mantém em determinada empresa ou em uma função específica, encontramos a nossa âncora de carreira, ou seja, aquilo nos prende de forma positiva em uma atividade, capaz de nos fazer felizes e motivados durante muito tempo.

As âncoras de carreira são baseadas nos seguintes princípios:

  • desafio puro;
  • estilo de vida;
  • dedicação a uma causa;
  • segurança e estabilidade;
  • criatividade empresarial;
  • autonomia e independência;
  • competência técnica e funcional;
  • competência administrativa geral.

Quando o profissional conhece a sua âncora de carreira, deve buscar uma oportunidade que ofereça o que ele deseja. Quando acontece o alinhamento entre a motivação do colaborador com aquilo que a empresa oferece, as pessoas são mais produtivas, felizes e comprometidas.

MBTI

Este teste, que é definido como “a avaliação de personalidade mais utilizada no mundo”, é capaz de identificar de forma precisa 16 tipos psicológicos possíveis no ser humano, sendo muito utilizado por psicólogos e coachings para a descoberta do autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal de seus clientes.

No meio corporativo, ele é importante para auxiliar líderes a comporem suas equipes de trabalho, pois, com esse teste, será possível mesclar personalidades distintas e construir times mais produtivos e com ótimo relacionamento interpessoal.

Os eixos do teste MBTI são:

  • Introversão (I) e Extroversão (E): são orientações da energia, a função auxiliar do sujeito – sua fonte de energia é interna ou externa;
  • Sensação (S) e Intuição (N): é o modo pelo qual a pessoa prioriza a seleção da informação;
  • Racionalidade (T) e Emoção (F): diz respeito à tomada de decisões. Isto é, o modo como lidamos com as informações que recebemos.
  • Juízo (J) e Percepção (P): é relacionado ao nosso modo de ação. Essa é a nossa função principal.

Após essa análise, é possível detectar uma das 16 personalidades desenvolvidas por Myers e Briggs, baseadas na teoria de Carl Gustav Jung Tais personalidades são: arquiteto, lógico, comandante, inovador, advogado, mediador, protagonista, ativista, logístico, defensor, executivo, cônsul, virtuoso, aventureiro, empreendedor ou animador.

O método MBTI é uma excelente ferramenta de autoconhecimento, que ajuda as pessoas a administrarem suas relações interpessoais com mais facilidade, e a buscarem conquistas compatíveis com sua personalidade.

 

Testes de perfil comportamental e autoconhecimento

Nesse conteúdo, abordamos alguns dos testes mais utilizados na busca do autoconhecimento, tanto para quem está ingressando no mercado de trabalho quanto para quem deseja uma mudança ou recolocação profissional.

Essas ferramentas não são as únicas responsáveis pela decisão do RH ou do líder, mas funcionam como complemento de muitas outras que podem ser utilizadas, como, por exemplo, dinâmicas, entrevistas, testes específicos etc.

Por isso, compreender a própria personalidade e as suas afinidades profissionais é fundamental na construção de uma carreira propensa ao sucesso e à satisfação pessoal, encontrando, assim, o seu ikigai. Quando os testes de perfil comportamental são utilizados nessa descoberta, os resultados podem ser surpreendentes e oferecem a segurança necessária na busca pelo autoconhecimento e evolução profissional.

Gostaria de receber um direcionamento de carreira efetivo de acordo com sua personalidade e suas aptidões?

Nossa equipe está pronta para ajudá-lo em sua recolocação!

Precisa de ajuda?