Entrevista de desligamento: importância e cuidados

Entrevista de Desligamento

A entrevista de desligamento pode ser um momento de desconforto, porém é uma etapa do offboarding que não deve ser ignorada quando o colaborador informa que não deseja mais fazer parte do quadro de funcionários.

A entrevista de desligamento é tão importante para o empregador quanto para o ex-funcionário, e por isso, fizemos um artigo especialmente sobre o assunto, a fim de apresentar as respostas para os principais questionamentos e facilitar a conversa para todos envolvidos nessa etapa.

Quer saber mais sobre a entrevista de desligamento, sua importância e cuidados? Então, não perca a leitura!

 

O que é a entrevista de desligamento?

Ao se questionar o que é uma entrevista de desligamento, você perceberá que a entrevista de desligamento é uma conversa da empresa com o funcionário no processo do trâmite de desligamento da empresa.

Essa etapa de entrevista de desligamento nem sempre é realizada pelas empresas, mas quando acontece, geralmente são com profissionais que comunicaram sua própria demissão.

A entrevista de desligamento tem como principal função obter um feedback sincero do ex-funcionário, que pode oferecer dados importantes para a melhoria da organização.

 

Qual é o papel da entrevista de desligamento em uma organização?

A entrevista de desligamento tem como papel principal entender o ponto de vista do colaborador sobre a situação atual da empresa. Lembrando que esse não é o momento para buscar culpados para a saída do funcionário, mas sim elaborar estratégias para a melhoria dos apontamentos que foram feitos.

Como a entrevista é baseada na ideia de que o colaborador não tem mais vínculo contratual, ele se sentirá mais livre para expor seus pontos de vista sobre a sua experiência na organização, tanto as positivas quanto as negativas.

Ademais, o entrevistador poderá coletar dados sobre como era o relacionamento do ex-funcionário com seus pares, líderes e como ele enxergava o clima e a cultura organizacional e assim trabalhar para sustentar os pontos positivos e melhorar os pontos negativos ressaltados pelo ex-funcionário.

 

O ex-colaborador é obrigado a participar da entrevista de desligamento?

Pode acontecer do ex-colaborador ser chamado para uma entrevista de desligamento e não querer participar. Quando isso acontece, vem a dúvida: sou obrigado a participar da entrevista de desligamento?

Não existe uma lei que obrigue o profissional a participar da entrevista de desligamento, porém, é importante que essa seja uma prática que faça parte da cultura interna da empresa e que para o profissional, facilite sair com as portas abertas.

Caso o profissional tenha receio em participar, explique a importância da entrevista de desligamento para ouvir o profissional e melhorar as ações da empresa para futuros colaboradores.

 

Quais são as principais perguntas em uma entrevista de desligamento?

Quando o colaborador realiza um  pedido de demissão muitas dúvidas podem surgir por parte da empresa, e o colaborador pode querer relatar os motivos que o levaram a essa decisão.

Por isso, é fundamental que o entrevistador seja estratégico e faça perguntas relevantes, seja para coletar dados para o crescimento da instituição, ou para investir em sua marca empregadora e retenção de talentos.

Seguem algumas perguntas em uma entrevista de desligamento que podem surgir:

  • Qual o motivo da sua saída?
  • Quais os pontos positivos da empresa?
  • Quais os pontos que precisam de desenvolvimento?
  • O que o faria mudar de ideia e permanecer conosco?
  • Como você descreve a sua trajetória profissional conosco?
  • Quais foram as 3 coisas que você mais gostou durante o tempo que esteve aqui?
  • Você teve ideias que gostaria de ter implementado?
  • Você gostaria de ter sido informado de alguma coisa antes de ser admitido aqui?
  • Quais foram as 3 pessoas que o impactaram positivamente durante o tempo que esteve conosco?
  • O que você diria para quem for ocupar sua função?
  • Você se sentiu reconhecido durante o tempo que atuou conosco?
  • Você recebeu treinamento e desenvolvimento suficiente para desempenhar sua função?
  • As tarefas que desempenhou estavam alinhadas à sua função?
  • Você tinha uma compreensão clara do que era esperado de você?
  • Gostaria de comentar algo na entrevista de desligamento que não perguntamos?
  • Você teve suporte quando precisou de ajuda?
  • Você teve oportunidade de crescimento profissional?
  • Em algum momento você sofreu discriminação ou assédio nessa empresa?
  • Como foi seu relacionamento com a equipe?
  • Como foi o seu relacionamento com o seu gestor?
  • As avaliações de desempenho funcionaram para você?
  • Você recebeu feedbacks que o ajudaram a melhorar?
  • Qual é a sua opinião sobre o salário e o pacote de benefícios praticados na empresa?
  • Qual é a sua opinião sobre a cultura de trabalho da organização?
  • Você recebeu metas e objetivos claros para realizar suas tarefas?
  • Qual é a sua opinião sobre a política da empresa?
  • De 0 a 10 o quanto você se sentiu: acolhido; feliz; motivado; engajado; parte importante da empresa.
  • Você voltaria a trabalhar aqui na empresa?
  • Recomendaria nossa empresa a seus amigos e familiares?
  • O que você sugere para nos ajudar a engajar e reter os profissionais?
  • Tem alguma coisa que você gostaria que a empresa fizesse diferente?
  • Qual foi o seu maior aprendizado conosco?
  • Tem algo que você gostaria de nos sinalizar que o preocupa aqui na empresa?
  • Por que escolheu seu novo empregador?
  • Poderia nos dizer para onde vai?
  • Podemos ajudá-lo de alguma forma nessa transição?
  • Gostaria de deixar mais alguma coisa registrada?

 

Qual é a importância do planejamento?

Além das perguntas certas, para que a entrevista de desligamento ofereça o resultado esperado e contribua para o desenvolvimento da empresa, é preciso planejar e estruturar as ações relevantes após o entendimento sobre as áreas de oportunidade.

Por esse motivo, algumas estratégias se tornam importantes na hora de conduzir uma entrevista de desligamento eficaz e em seguida, implementar ações práticas para uma melhoria contínua.

 

Escolher o momento e o local adequados

Ansiedade, nervosismo e pressão não são os melhores aliados em uma entrevista de saída da empresa. Portanto, disponha de uma sala privada e um ambiente acolhedor, para que o profissional se sinta confortável em dizer o que pensa.

Além disso, verifique se a pessoa está pronta, psicologicamente, para oferecer as informações.

 

Exercitar a escuta ativa 

O entrevistador deve falar menos e ouvir mais, por isso, ter uma relação de perguntas abertas é tão importante. Assim é possível coletar todas as informações de forma assertiva, sem se preocupar em elaborar as questões, dispondo desse tempo para ouvir com atenção e respeito tudo o que o ex-colaborador tem a dizer.

 

Envolver somente profissionais habilitados para realizar o processo

É de extrema importância que um profissional de RH conduza a entrevista na demissão do profissional. Nesse momento, a imparcialidade é importante para o sucesso do processo. Não é indicada a participação de gestores, líderes ou qualquer outro colaborador que tenha relação direta com o funcionário na entrevista de desligamento. Quanto mais acolhedor e informal for o clima, melhor será o resultado.

 

Como mensurar a entrevista de desligamento?

Com os dados coletados, é possível observar e corrigir falhas, criando estratégias para solucionar problemas existentes, ou evitar que outros apareçam.

 

Acompanhamento dos índices de turnover

Com as respostas das perguntas da entrevista de desligamento, a empresa pode tomar ações concretas para melhorar a retenção e reduzir o turnover.

Perguntas sobre o motivo da saída, os pontos de melhoria da empresa e em relação à equipe e gestores pode oferecer diagnósticos apurados para ações de melhoria.

 

Identificação de pontos de melhoria para o RH

Todos os questionamentos devem ser elencados e pesados para conseguir priorizar as prioridades de maior impacto.

Por exemplo, questionamentos sobre salário, benefícios, e plano de carreira podem oferecer uma base importante para analisar se as práticas estão sendo satisfatórias ou podem ser melhoradas.

Muitas vezes a empresa se equivoca acreditando que pacote de remuneração é o único quesito que faz a pessoa ingressar ou sair da empresa. Apesar de fazer parte, a entrevista de desligamento pode trazer uma perspectiva distinta e outros pontos ainda mais relevantes que contribuíram para o profissional ficar ou sair da empresa.

 

Percepção sobre as práticas da concorrência

Quando o profissional sai de uma empresa para integrar o quadro funcional de outra, a entrevista de desligamento é uma estratégia necessária para ajudar a saber informações de mercado. Quais empresas estão prospectando seus funcionários, qual a faixa salarial está sendo aplicada, o pacote de benefícios, o plano de carreira e, com isso, reformular políticas internas para não perder os melhores talentos para a concorrência.

 

Conclusão

A entrevista de desligamento é tão importante quanto as etapas de um processo seletivo, pois ela oferece dados necessários para que a empresa se mantenha atualizada e estrategicamente preparada para competir com a concorrência, atraindo e retendo os melhores talentos.

Para os profissionais que respondem a pesquisa é fundamental entender que esse não é um momento de desabafo e sim, de mostrar que a ética e o profissionalismo devem ser praticados, para que mesmo saindo, saia com as portas abertas. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã. Pode ser que você queira ou precise voltar, peça referências para apresentar a futuros empregadores, ou até mesmo busque fazer benchmark no futuro.

Apesar de fechar esse ciclo para iniciar um novo, mantenha o seu networking, deixe as portas abertas e saia de bem, e com profissionalismo.

Se você gostou do nosso conteúdo e deseja aprimorar sua entrevista de desligamento, leia nosso artigo: “Cuidado com a mensagem subliminar” e entenda os sinais que as pessoas emitem sem perceberem.

entrevista de desligamento

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.