Headhunter vendas

A área de vendas nas empresas é a responsável por gerar receita para organização e, portanto, é um dos principais pilares do negócio diretamente responsável pelo seu crescimento. Entenda sobre as tendências do mercado de vendas e contrate os melhores profissionais para vagas de vendas com o apoio de headhunters especializados em vendas.

 A importância do setor de Vendas para uma empresa

O departamento de vendas empresarial tem um papel crucial para o sucesso de sua organização. É através deste setor que se estabelece uma comunicação direta com o mercado consumidor e com o público-alvo para suprir a demanda do cliente, seja Business-to-business (B2B) ou Business-to-Consumer (B2C).

Ao entender a necessidade do cliente e conseguir ofertar algo que venha agregar valor, a empresa consegue realizar uma venda e gerar uma receita. Uma vez que todas as áreas de suporte geram custos, a área de vendas precisa gerar negócios para que a receita cubra as despesas e gere lucro para o crescimento sustentável da organização.

Estratégias em Vendas

headhunter vendas

Estratégias em Vendas

Para aumentar a receita da empresa, o time de vendas deve buscar estratégias diferenciadas no mercado. A melhor forma de criar estratégias e executá-las de forma eficaz é de construir uma força de vendas altamente qualificada. Afinal, quanto

melhor a equipe de vendas, melhor tende a ser os resultados e lucro da empresa.

Há uma grande demanda de profissionais para cargos de vendas, desde altos executivos de vendas até analistas. Já que o profissional de vendas é um ponto de contato da empresa com o mercado, é um representante da empresa e da marca, que realiza a prospecção de novos clientes e amplia o relacionamento de clientes em carteira já existente.

Confira alguns dos quesitos essenciais para um departamento de vendas diferenciado:

Para aumentar a receita da empresa, o time de vendas deve buscar estratégias diferenciadas no mercado. A melhor forma de criar estratégias e executá-las de forma eficaz é de construir uma força de vendas altamente qualificada. Afinal, quanto

melhor a equipe de vendas, melhor tende a ser os resultados e lucro da empresa.

Há uma grande demanda de profissionais para cargos de vendas, desde altos executivos de vendas até analistas. Já que o profissional de vendas é um ponto de contato da empresa com o mercado, é um representante da empresa e da marca, que realiza a prospecção de novos clientes e amplia o relacionamento de clientes em carteira já existente.

Confira alguns dos quesitos essenciais para um departamento de vendas diferenciado:

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Comercial
  • Inteligência Comercial
  • Desenvolvimento de negócios
  • Relacionamento com Cliente
  • Desenvolvimento de Carreira
  • Prospecção de novos negócios
  • Foco em resultados
  • Negociação
  • Comunicação
  • Determinação
  • Resiliência
  • Disciplina
  • Adaptabilidade
  • Trabalho em equipe

curiosidade

entenda como funciona o

Funil de vendas

Um conceito que ajuda as empresas a conduzirem ações de vendas de forma mais eficiente é o conceito do funil de vendas. Através dessa ferramenta, as empresas conseguem melhorar a jornada de compras e as ações para influenciar o processo decisório do consumidor. As ações geralmente são segmentas em:

headhunter vendas

Topo de funil

Se trata de ações de aprendizado e descoberta, de conscientização e reconhecimento do problema.

headhunter vendas

Meio de funil

Se trata da avaliação de possíveis alternativas e soluções.

headhunter vendas

Fundo de funil

Se trata da conversão de vendas, ou seja, a eventual decisão de compras do cliente.

Cargos mais cobiçados pelos profissionais de vendas

A estrutura hierárquica da diretoria de vendas pode variar de empresa para empresa, especialmente de acordo com o seu porte, mas geralmente podem incluir os eguintes cargos:

Gerente Geral de Vendas

O gerente de vendas comanda a área de vendas em todos os seus aspectos, desde o planejamento de vendas até gestão dos vendedores.

Ele consegue alinhar os objetivos da área com os objetivos estratégicos da organização e definir planos de ação para a equipe comercial.

Gerente de Comunicação

O gerente de comunicação planeja e supervisiona a elaboração e execução de campanhas de comunicação, define a elaboração de catálogos de produtos e promove a sua divulgação interna e externa. Ele também tem a função de supervisionar atividades sociais e promocionais, e organiza eventos internos. Ele incorpora os planos de relações-públicas com os planos de marketing para alinhamento de cada marca.

Diretor Comercial

diretor comercial é um cargo de liderança na gestão que faz a organização do departamento de vendas, alinhando as estratégias aos objetivos gerais do negócio e acompanhando os resultados obtidos pela equipe. Por ser um cargo de liderança, é uma posição que exige bastante preparo e conhecimento.

Diretor de Marketing

O diretor de marketing desenvolve estratégias de marketing e identidade visual das marcas. Define canais de comunicação específicos, exclusivos e adequados para cada público (interno e externo). Planeja e define campanhas voltadas para promoção de produtos e serviços. Estabelece objetivos, políticas e ações de acordo com as tendências do mercado.

Supervisor de Vendas

O supervisor de vendas tem como tarefa ligada a controle do que a orientação e delegação. Por isso, em muitos casos, esse cargo de vendas auxilia o gerente em tarefas como monitorar resultados, dar feedback, verificar o montante das comissões de vendas e auxiliar em treinamentos.

Coordenador de Vendas

O coordenador de vendas no trabalho em equipe, de forma que todos trabalhem na mesma direção e com os mesmos objetivos. Por isso o trabalho de coordenador de vendas pode estar mais ligado ao coaching, ao acompanhamento diário de ações ao lado dos vendedores, à busca de metas coletivas, ao uso de ferramentas de comunicação e gestão e a outras ações de integração da equipe.

Analista de Vendas

As atribuições são as mesmas de um consultor de vendas, para ambos os cargos.

Quanto à senioridade, é bastante comum que, no caso de um analista de vendas, ele seja menos qualificado ou experiente que um consultor de vendas. Mas essa não é uma regra, apenas uma situação bastante comum.

Todos esses três cargos de vendas podem contar com a ajuda de auxiliares e de uma equipe de suporte. Vamos entender isso melhor a seguir.

Consultor de Vendas

O consultor de vendas são vendedores consultivos. Sua função é seguir os planos definidos pelos cargos acima descritos e realizar as tarefas de vendas do dia a dia, tais como: prospecção de clientes; qualificação de leads; apresentação da empresa e de produtos ou serviços; follow-up de vendas; uso correto de ferramentas como o CRM; envio de e-mails, fazer ligações e vídeo-conferências com elads e clientes; redigir e enviar propostas comerciais; negociar e fidelizar clientes; fechar negócios.

Dicas para contratar para vagas de vendas

É importante ressaltar que construir um time de vendas desde o Head Comercial ou do Diretor Comercial até o Analista Comercial é uma tarefa difícil. Afinal, o time de vendas é um representante direto de sua marca e ponto de contato com o cliente. Por isso, é necessário que para ter um time de vendas de sucesso, você precisa de pessoas que compactuem com os mesmos valores, objetivos e linguagem da sua empresa.

Confira a seguir algumas dicas para apoiar você a contratar o melhor comercial para o seu time:

Como se faz para contratar um bom vendedor

É importante que você saiba determinar o melhor momento para contratar novos talentos. Não contrate um vendedor se sua empresa ainda não puder fornecer todo o treinamento e suporte necessários.

Além disso, observe a jornada de compra do cliente. Houve um ponto-chave em sua experiência que o impediu de passar de uma prospecção a um cliente? Existe realmente a necessidade de investir em uma equipe para melhorar isso?

Por exemplo, se você está lançando novos produtos e serviços, isso pode ser um sinal de que sua empresa precisa expandir sua equipe. Então, analise todos esses detalhes antes de começar a contratar!

headhunter vendas
headhunter vendas

Defina o perfil ideal de vendedor

Como mencionamos anteriormente, é necessário identificar o perfil de candidato ideal para sua empresa. Descrever um perfil de funcionário é diferente de descrever um trabalho. Quando você decide procurar alguém do seu perfil, automaticamente foca na cultura da empresa, não apenas nas habilidades exigidas para a função.

É assim que você poderá identificar se essa pessoa se encaixa no seu modelo de negócios e prever como esse vendedor contribuirá para a empresa no futuro.

Mapeie as competências do candidato

 Depois de identificar seu perfil de vendedor ideal, é hora de mapear as capacidades do candidato. Você será capaz de avaliar isso durante a fase de entrevista.

Aqui está uma lista de aspectos importantes que você não pode perder:

  • Habilidades;
  • Experiências;
  • Atitude e mindset;
  • Resultados provenientes do passado;
  • Habilidades cognitivas;
  • Hábitos.

De acordo com David Hofffeld, autor de The Science of Sales, existem mais 5 características essenciais que todo vendedor de alto desempenho precisa:

  1. Motivação: além da questão financeira, o que motiva o candidato? Por que ele é vendedor? Qual seu objetivo com o cargo?
  2. Compreensão de diferentes perspectivas: ele tem habilidades empáticas? Consegue entender as diferentes motivações de compra de cada cliente?
  3. Mindset de desenvolvimento: ele procura se desenvolver e crescer continuamente?
  4. Integridade: ele trabalha sempre com integridade? Quais são seus valores internos?
  5. Alta habilidade de comunicação: como o candidato se comunica durante o processo seletivo? Ele tem habilidades comunicativas e persuasivas? Como ele constrói relacionamentos?
headhunter vendas

Contorno de objeções

Durante o processo de seleção, você pode desafiar seus candidatos discordando de alguns elementos. Ao discordar, você prestará atenção se o candidato ouviu a sua preocupação ou identificou a motivação para sua colocação, e como argumenta para ampliar a sua perspectiva no assunto e conquistar a sua concordância.

A técnica de “contorno de objeções” é projetada para entender como que o profissional faz com que um “não” vire um “sim”.

Envolva a equipe de vendas no processo

Se você já tem um time de vendas, pode envolver os membros da sua equipe de vendas no processo de seleção. Sua equipe pode ter um estilo próprio e os profissionais podem trazer boas percepções em relação ao candidato sendo entrevistado para auxiliar na tomada de decisão quanto a contratação.


Além disso, é uma boa oportunidade para observar a interação da equipe com o eventual novo membro e observar se existe uma sintonia entre os profissionais para um bom trabalho em equipe e assim contratar o talento certo para o seu negócio.

headhunter vendas

Processo do Headhunter Vendas

Como contratar para vagas comerciais não é fácil, para contratar os melhores profissionais para cargos de vendas em sua estrutura corporativa, conte com o time da Sim Carreira de Headhunter Vendas. O processo é ágil, assertivo, de alto valor agregado e com um excelente custo-benefício.

Após uma conversa com um de nossos headhunters para entendermos se conseguimos agregar valor à sua necessidade de contratação, realizamos a elaboração e assinatura do contrato com os termos de negócio.

Principais motivos para nos contatar, incluem:

  • Dificuldade em contratar para vagas complexas e confidenciais;
  • Poucos candidatos qualificados e que não atendem o perfil buscado pela empresa;
  • Altos custos e perda de tempo com processos seletivos ineficientes;
  • Alto índice turnover de profissionais na área comercial;
  • Testes, atividades e entrevistas inadequadas na avaliação do candidato.

Através de um processo estruturado e profissional através de um time de headhunter vendas, a Sim Carreira consegue apoiar a sua empresa a contratar para a área de vendas de forma ágil e assertiva.

A área de headhunter comercial, focado no recrutamento especializado de cargos de vendas, consegue entender a demanda do negócio e buscar a solução mais adequada para a necessidade da empresa.

Principais motivos para contratar um headhunter de vendas:

  • Entendimento do negócio;
  • Capacidade de alinhamento da empresa e vaga com o perfil técnico, comportamental e objetivos dos candidatos;
  • Conhecimento de mercado e networking;
  • Ferramentas de inteligência artificial de ponta;
  • Alto valor agregado e rápido retorno pelo investimento;
  • Metodologias para recrutamento e seleção dos melhores profissionais

A Sim Carreira trabalha com tecnologias avançadas e uma equipe experiente de headhunters especializados em vendas para apoiar a empresa na estruturação do seu time de vendas.

Contratar para vagas em vendas é complexo, pois o bom profissional na área de vendas, sabem vender e se vender. Ao contratar um time de headhunter em vendas, focado em conduzir processos seletivos para a área de vendas, a empresa conhecerá um seleto grupo de profissionais que já estão validados pela consultoria de recrutamento em vendas.

Para chegar no seleto grupo, o time de headhunter vendas já terá realizado algumas etapas:

  • Mapeamento de mercado
  • Triagem
  • Entrevistas

Assim, os profissionais apresentados para entrevista com o cliente já estarão dentro do perfil técnico, comportamental e com objetivos alinhados ao que a empresa tem a oferecer.

Geralmente, profissionais nas áreas de venda são bons em negociação, consequentemente tornando o processo de proposta mais desafiador.

Além disso, como são cargos que geralmente possuem remuneração variável, o pacote total de remuneração se torna mais complexo.

Com isso, conte com a experiência de headhunters comerciais para conduzir o processo seletivo até o momento do aceite da proposta de emprego.

Contratar Headhunter de Vendas

Contratar profissionais de vendas é uma tarefa bastante complexa. Profissionais na área de vendas geralmente são indivíduos com uma excelente capacidade de compreensão, negociação e articulação. Dessa forma, os bons profissionais conseguem entender o que o recrutador está buscando e dizer exatamente o que a empresa contratante gostaria de ouvir.

Essa capacidade de criar uma narrativa interessante para a empresa por suas habilidades em vendas, torna a contratação para vagas em vendas mais difícil, afinal, um bom profissional de vendas vai saber se vender muito bem.
Por isso, conte com a Sim Carreira e seu time de headhunters especializados na área de vendas para apoiar você a contratar para sua força de vendas.

100% no Sucesso

O investimento pela contratação do candidato apenas acontece após o seu início na empresa.

Sem Exigir Exclusividade

Faz parte do nosso trabalho encontrar o candidato ideal, mas a empresa está livre para buscar por outros meios se achar pertinente.

Garantia

Temos um compromisso em encontrar o melhor candidato para o longo prazo, então caso o profissional contratado no modelo CLT venha a sair no período de experiência, refazemos a posição

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.