Passo a passo para uma recolocação profissional

Passo a passo para uma recolocação profissional no mercado de trabalho

Você já deve ter ouvido falar em várias estratégias para conseguir uma nova oportunidade de trabalho. Atualizar o currículo, fazer networking e desenvolver novas habilidades são apenas algumas delas.

O problema é que o processo de recolocação profissional não depende da aplicação de uma estratégia isolada, que ainda pode ser aplicada da forma errada.

Por esse motivo, mais do que conhecer ações que podem te ajudar a encontrar um novo emprego, é fundamental aprender a combinar e aplicar diferentes estratégias para conquistar a tão sonhada vaga de trabalho.

Para isso, é recomendado seguir o passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho e aplicar suas orientações de forma disciplinada e consistentemente.

Quer saber mais sobre esse passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho? Continue a leitura!

 

Quais são os principais meios para buscar uma recolocação profissional?

Antes de conhecer o passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho, é importante entender quais ferramentas são essenciais nesse processo.

O ideal é combinar o uso desses recursos, escolhendo aquelas que se adequam ao seu perfil profissional e às suas escolhas pessoais.

Conheça a seguir as principais ferramentas que podem te ajudar durante essa jornada:

Redes sociais

As redes sociais deixaram de ser uma simples plataforma de entretenimento faz tempo. Hoje, elas podem ser utilizadas como portfólio, para contactar profissionais e clientes, bem como para encontrar vagas de emprego.

Nesse sentido, o exemplo mais conhecido é o LinkedIn, uma rede social desenvolvida especialmente para profissionais.

Nela, você encontra desde a divulgação de vagas até contatos com empresas e recrutadores. Sem dúvidas, quem busca uma nova oportunidade precisa aprender a usar o LinkedIn a seu favor. Inclusive, vale avaliar se o LinkedIn Premium faz sentido para você.

No entanto, é importante não se restringir apenas a essa rede social. Isso porque você pode encontrar oportunidades sendo divulgadas nos perfis corporativos no Instagram e em grupos ou comunidades do Facebook, WhatsApp ou Telegram.

Ou seja, opções não faltam para interagir com outros profissionais, ampliar sua rede de contatos e acompanhar a divulgação de novas vagas.

Sites de vaga de emprego

Os sites de vagas de emprego praticamente substituíram aquela sessão de anúncios de vagas de emprego divulgadas nos jornais.

E isso tem um motivo: divulgar e encontrar oportunidades de trabalho em sites e plataformas de emprego especializadas é muito mais fácil tanto para as empresas, quanto para os trabalhadores.

Sites como Catho, InfoJobs, Vagas.com, Glassdoor, entre outros, são excelentes plataformas de busca para emprego, enviar currículos e receber alertas de novas oportunidades de trabalho.

Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn também entra nessa categoria, já que os contratantes também podem abrir vagas e receber currículos através da própria plataforma.

Por isso, o ideal é que aqueles que desejam voltar ao mercado de trabalho acompanhem as oportunidades divulgadas através desse site e já deixem seu currículo pronto para enviar ao recrutador e headhunter quando necessário.

Agências de recrutamento e seleção

As agências de recrutamento e seleção são empresas especializadas em atrair e auxiliar na seleção de candidatos ideais para as vagas em aberto. Esse tipo de empresa pode atuar em duas frentes.

A primeira delas, e a mais conhecida, são as empresas de headhunters, que auxiliam outras empresas a encontrarem candidatos com o perfil adequado para determinadas vagas, tornando o processo mais ágil, inteligente e eficiente.

A outra frente está relacionada a auxiliar os profissionais nesse processo de contratação, conhecida como empresas de recolocação profissional ou de outplacement. Para isso, geralmente, elas oferecem uma consultoria personalizada que ajuda o profissional a melhorar seu currículo, desenvolver novas habilidades e se preparar para as entrevistas de emprego.

Por isso, normalmente, a contratação dessas agências é o caminho mais fácil de se preparar e aprender como competir por uma boa vaga no mercado de trabalho.

 

Quanto tempo leva para se recolocar no mercado de trabalho?

O tempo necessário para conseguir uma nova oportunidade de emprego varia de acordo a área de atuação, a experiência e o currículo de cada profissional.

Apesar disso, é possível encontrar estudos que revelam estimativas sobre o tempo necessário para a recolocação profissional.

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o trabalhador brasileiro demora, em média, um ano e meio para se recolocar no mercado de trabalho.

Esse dado pode parecer assustador. Porém, é importante lembrar que se trata de uma média. Por isso, é possível acelerar esse processo e voltar ao mercado em menos tempo.

Se você busca uma colocação numa área com alta demanda ou falta de profissionais qualificados, por exemplo, conseguir uma vaga será mais fácil.

Apesar disso, seja qual for a situação, não se desespere!

Você ainda pode adotar e combinar estratégias diferentes para buscar a recolocação no mercado e encontrar uma boa oportunidade no menor tempo possível.

Para isso, seguir o passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho.

Conheça o passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho

A recolocação no mercado de trabalho pode ser um processo desafiador, mas não é algo impossível. Conforme explicado, você pode combinar algumas estratégias para facilitar esse processo e encontrar uma boa vaga de emprego.

Para isso, um passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho inclui:

    • Tenha em mente os seus objetivos
    • Otimize o seu currículo e perfil de LinkedIn
    • Invista nas redes sociais e sites de busca de emprego
    • Construa um bom networking
    • Invista no desenvolvimento de novas habilidades
    • Se prepare para entrevistas
    • Busque ajuda

1- Tenha em mente os seus objetivos

Um dos principais desafios iniciais na busca de uma recolocação profissional e transição de carreira é saber o que você quer, e o que você não quer. Saber o que você gosta e o que você não gosta. Saber o que você abre mão, e o que você não está disposto a flexibilizar.

Por isso, exercitar o autoconhecimento e ter em mente os objetivos pessoais e profissionais ao longo do processo de busca é essencial para que você consiga direcionar os seus esforços corretamente.

2- Otimize o seu currículo e perfil de LinkedIn

Um bom currículo faz a diferença em qualquer processo seletivo. Afinal, ele é essencial para te levar para as próximas fases desse processo.

Apesar da sua importância, muitos profissionais esquecem de manter seu currículo atualizado, especialmente enquanto estão ocupando alguma vaga de emprego.

É fundamental separar um tempo para atualizá-lo, destacando suas habilidades e experiências relevantes para o trabalho que você deseja.

Também é importante incluir informações sobre suas conquistas, habilidades técnicas e experiências que possam ajudá-lo a conquistar uma nova vaga.

Vale lembrar que além do conteúdo, é fundamental tomar cuidado com a forma como essas informações são apresentadas.

Afinal, design, tamanho do texto, inclusão de palavras-chave, entre outros detalhes do documento, também podem te ajudar a chamar a atenção do recrutador e passar por filtros de inteligência artificial no recrutamento e seleção.

3- Invista nas redes sociais e sites de busca de emprego

Conforme explicado, os sites de busca de emprego e as redes sociais são excelentes ferramentas para encontrar boas oportunidades de trabalho em qualquer área.

Por isso, quem quer voltar ao mercado precisa estar presente nas redes, especialmente no LinkedIn, criar alertas para acompanhar as novas vagas publicadas em sites de busca de emprego e saber utilizá-las de forma eficaz para identificar, aplicar e conseguir um emprego.

4- Construa um bom networking

Manter uma boa rede de relacionamentos ativa é fundamental não só para a recolocação no mercado de trabalho, mas também durante toda a sua vida profissional.

Afinal, o chamado networking pode te ajudar a conseguir indicações para novas vagas de trabalho, bem como parcerias e até oportunidades de capacitação.

Tudo isso são informações que nem sempre são encontradas em sites e redes sociais, mas que podem fazer a diferença em qualquer fase da sua vida profissional. Por esse motivo, não hesite em entrar em contato com amigos, familiares, colegas e ex-colegas para informá-los sobre sua busca por emprego.

Participe de eventos de networking para conhecer pessoas e utilize as redes sociais como o LinkedIn, para expandir seus contatos e se conectar com outros profissionais.

Existem técnicas e métodos que podem ser implementados para construção de um networking para identificar e converter oportunidades.

5- Invista no desenvolvimento de novas habilidades

Fazer cursos, workshops e treinamentos relacionados a sua área de atuação ou interesse é fundamental para manter aprimorar suas habilidades.

Por isso, pesquise quais cursos ou treinamentos podem agregar ao seu conhecimento teórico e prático, e use isso para se tornar mais competitivo no mercado de trabalho, focando no seu aprendizado contínuo.

6- Se prepare para as entrevistas

Seja por conta do nervosismo ou falta de preparo, mesmo cumprindo todos os passos anteriores, muita gente perde a oportunidade de trabalho por não ter um bom desempenho durante a entrevista de emprego.

Por essa razão, os candidatos também precisam se preparar para essa fase e conquistar segurança para conversar com o recrutador ou o empregador.

Para isso, você pode pesquisar a empresa e a posição para a qual está se candidatando e preparar respostas para perguntas comuns feitas durante as entrevistas, por exemplo.

7- Busque ajuda

O caminho mais rápido e eficiente rumo a recolocação no mercado de trabalho é buscar ajuda de especialistas na área de recrutamento e seleção.

Esteja ciente de que elas não conseguem assegurar que você terá uma recolocação, porém possuem conhecimento e metodologias para facilitar o processo de transição.

Você também pode obter essa ajuda investindo em cursos específicos na área de empregabilidade, como o Emprego Sem Segredo, desenvolvido para ensinar um passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho.

 

Conheça o Emprego Sem Segredo!

O Emprego Sem Segredo é um curso online criado especialmente para te ajudar a conseguir a emprego, ensinando uma metodologia através de um passo a passo para uma recolocação no mercado de trabalho.

Desenvolvido pela equipe de headhunters e job hunters da Sim Carreira, ele é composto por 9 módulos e conteúdos exclusivos com o passo a passo completo para te ajudar no seu processo de recolocação.

Para isso, ele inclui orientações relevantes que te ajudam a construir desde um bom planejamento da carreira e um currículo atraente, até buscar novas vagas e se preparar para as temidas entrevistas.

Com esse suporte, sua jornada rumo a uma nova vaga de trabalho será muito mais eficiente!

Quer saber mais sobre o Emprego Sem Segredo? Conheça mais detalhes do passo a passu para uma recolocação no mercado de trabalho ao buscar maiores informações sobre esse curso aqui!

passo a passo para uma recolocação

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.