Tipos de Currículo para emprego: CV para você

Tipos de Currículo

Geralmente, a primeira etapa de um processo seletivo é a análise do currículo enviado pelos candidatos. E você sabia que existem vários tipos de currículo que você pode utilizar e que pode ser mais adequado, dependendo das suas experiências e momento profissional?

No mercado de trabalho, a análise curricular é a primeira impressão que o recrutador tem sobre o candidato e interfere diretamente na escolha para participar das próximas fases do processo.

Por isso, é muito importante que o profissional compreenda que esse é um documento relevante, que deve ser elaborado com informações verídicas, estar sempre atualizado e ser construído de acordo com os objetivos do profissional.

Neste conteúdo, vamos conhecer mais sobre os diversos tipos de currículo, para você entender o melhor modelo de CV de acordo com as suas experiências, o seu momento e os seus objetivos.

Entenda quais são os diversos tipos de currículo e escolha o CV mais apropriado para você.

 

O que é um Currículo?

O currículo é um documento que resume a trajetória profissional de uma pessoa, incluindo suas soft skills e hard skills, além das suas experiências e dados pessoais.

É por meio desse documento atualizado com informações relevantes do seu histórico profissional que os recrutadores conseguem filtrar pontos importantes e definir se as suas experiências profissionais atendem ou não aos requisitos solicitados pelos recrutadores para determinada vaga de emprego.

O currículo vitae (CV) é utilizado por pessoas que buscam seguir com carreiras no mercado de trabalho privado.

 

Para que serve o Currículo?

O currículo (CV), também conhecido como resume, é uma ferramenta de comunicação com o mercado que de forma resumida, ressalta as principais experiências e conquistas de uma pessoa.

O CV é um documento pessoal que pode ser apresentado como forma de estratégia de marketing pessoal ou profissional, a fim de conquistar a atenção dos recrutadores ou eventuais clientes para obter uma oportunidade de emprego.

Além disso, o currículo pode ser direcionado para as seguintes finalidades:

  • concorrer a uma vaga de emprego;
  • processos seletivos internos;
  • marketing pessoal na plataforma LinkedIn;
  • divulgação de trabalhos como autônomo ou freelancer;
  • publicação em sites institucionais de prestadores de serviços.

O currículo será utilizado pelo empregador para entender se o profissional apresenta o conhecimento, as habilidades e atitudes ao longo de sua trajetória profissional que poderão vir a agregar na oportunidade em questão.

 

Quais são os modelos de Currículo?

Dependendo da forma ou do conteúdo, existem alguns tipos de currículo que são os mais utilizados no mercado de trabalho.

Agora, vamos conhecer os quatro principais tipos de currículo para que você consiga definir o modelo de currículo mais apropriado para você.

 

Quais são os principais 4 tipos de currículo?

Existem quatro principais tipos de currículos que são utilizados dependendo do planejamento de carreira que o profissional optar por seguir. Abaixo listamos os principais dois tipos de currículos:

  1. Currículo Lattes: o currículo lattes é utilizado exclusivamente por pessoas que buscam seguir carreira no setor acadêmico;
  2. Currículo Criativo: o currículo criativo é muitas vezes utilizado por profissionais com um viés de criação por incluírem dispositivos visuais e gráficos que contam as experiências do profissional de forma diferenciada.
  3. Currículo Funcional: o currículo funcional é muito utilizado por profissionais em início de carreira, muitas vezes com pouca experiência, pois consolidam experiências por áreas de conhecimento e expertise.
  4. Currículo Cronológico: o currículo cronológico é o tipo de currículo mais tradicional, pois prioriza a trajetória profissional de acordo com as experiências e conquistas seguindo a linha do tempo.

 

Quais são alguns outros tipos de currículo?

Confira a segure alguns outros tipos de currículos que também são encontrados no mercado:

 

Currículo misto ou híbrido

O currículo misto, ou currículo híbrido, é um equilíbrio CV que mistura dois formatos. Geralmente é uma mescla o currículo cronológico e o currículo funcional de tal forma que explicita a trajetória cronológica do profissional, mas ainda ressalta as competências de forma estratégica por área funcional.

 

Currículo em vídeo

O currículo em vídeo é um tipo de currículo que vem ganhando espaço nos processos com maior automação e inteligência artificial no recrutamento e seleção. Simplificando, ele é a sua apresentação pessoal e profissional só que em formato de vídeo.

 

Currículo com carta de apresentação

Devido à objetividade do currículo, quando a empresa solicita uma carta de apresentação é porque ela deseja saber, por meio de um texto narrativo, as experiências do profissional e como o candidato pode contribuir para o sucesso da organização. A carta de apresentação tem caído em desuso e são cada vez menos empresas que solicitam esse material.

 

Currículo com foto

Esse modelo de currículo com foto também tem caído em desuso e pode até mesmo ser considerado discriminatório. A tendência é o aumento do recrutamento às cegas, onde os profissionais são contratados puramente por suas competências profissionais.

 

Currículo de Plataformas

Se você tem o seu perfil completo em plataformas como o LinkedIn ou o Vagas.com, é possível extrair um currículo diretamente da plataforma. Apesar de serem utilizados com frequência, esses modelos são padronizados e podem não potencializar as suas experiências e narrativa de sua trajetória. Esses currículos extraídos das plataformas tendem a seguir o tipo de currículo cronológico.

 

Como fazer um bom CV?

Como mencionado, um recrutador irá avaliar o CV de um profissional para definir se seguirá com a pessoa para uma próxima etapa de um processo seletivo, que tende a ser uma entrevista e eventualmente uma contratação.

Independentemente do tipo de currículo utilizado, existem 3 características principais para qualificar o CV como um bom currículo.

 

  1. Objetivos alinhados:

É importante ter os seus objetivos bem definidos para demonstrar que através das suas experiências você consegue oferecer para a empresa o que a empresa busca e o que é exigido pelo cargo.

É necessário ter em mente quais são os seus objetivos antes de iniciar a construção de um currículo, pois dependendo do que estiver buscando, existem melhores formas de apresentar as suas experiências.

Um recrutador ou empregador avaliará o seu CV buscando identificar se você possui as experiências necessárias para cumprir as atividades da vaga que está em aberto.

Sendo assim, os seus objetivos precisam estar alinhados com o que os recrutadores estão buscando para determinada vaga.

 

  1. Atrativo:

O currículo deve ser construído de tal forma que facilite a leitura e o entendimento do recrutador. Modelos que são muito sofisticado, complexo, denso ou poluído, acabam atrapalhando o entendimento do recrutador e consequentemente a sua chance de evoluir no processo seletivo.

O objetivo do currículo é abrir portas para uma entrevista, então não é necessário destacar toda a sua experiência nos mínimos detalhes.

Currículos que são objetivos, utilizam palavras-chave e são de fácil leitura tendem a chamar uma maior atenção do recrutador e transmitir os principais pontos dentro de uma leitura dinâmica, de alguns segundos, realizada pelo recrutador.

 

  1. Facilitar a sua narrativa:

Muitas pessoas esquecem, mas de forma geral, o currículo será utilizado como um roteiro do seu entrevistador no processo de entrevistas. Sendo assim, construir o CV de tal forma que facilite a sua narrativa, facilitará as etapas de entrevista e aumentarão as suas chances de uma eventual contratação.

Ao seguir esses três pilares na elaboração do seu currículo, independentemente do tipo de currículo utilizado, o profissional melhora as suas chances de evoluir no processo seletivo e de ser contratado para o emprego desejado.

 

Como saber qual é o tipo de currículo ideal?

Não existe um currículo perfeito ou que atenda tudo e todos. O melhor currículo é aquele que melhor atende os seus objetivos e conta a sua trajetória profissional, através de suas experiências e conquistas.

Ao entender o que você quer e as suas próprias experiências, assim como o que o recrutador busca e como ele utilizará o seu CV, você conseguirá construir uma melhor apresentação do currículo para avançar no processo seletivo.

 

Apoio na construção do currículo e além

Existem algumas soluções no mercado que podem apoiar você na construção do seu CV entre outras atividades que são necessárias para a conquista de emprego com êxito.

Além do material gratuito disponível em blogs e redes sociais, existem guias de recolocação profissional e cursos de E-learning para apoiar você em seu processo para conseguir emprego sem segredo de forma individual.

Também existem empresas especializadas em outplacement, cujo objetivo é assessorar profissionais no processo de transição de carreira e recolocação no mercado de trabalho através da experiência de job hunters.

 

Conclusão

Nesse artigo compreendemos que existem diversos tipos de currículos e que o CV é uma importante ferramenta para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Não é à toa que os profissionais que prestam consultoria para candidatos têm entre suas primeiras tarefas, reestruturar o currículo do profissional.

Conhecer os tipos de currículo é fundamental para decidir qual é o modelo que atenderá melhor às suas necessidades naquele momento de sua carreira, para que o seu objetivo seja alcançado e você consiga a tão sonhada vaga de emprego.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de ler nosso artigo: “8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade” e aumente ainda mais suas chances de ser visto pelas melhores empresas do país.

Precisa de ajuda?