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Linguagem não verbal: você repara?

Saber se comunicar com uma linguagem verbal e uma linguagem não verbal em qualquer ambiente é primordial para a construção de uma imagem pessoal confiante e confiável na vida pessoal, e no ambiente de trabalho não é diferente. A forma que uma pessoa se comunica pode ter um impacto direto na compreensão da mensagem que ela está transmitindo, podendo fortalecer a sua reputação ou prejudicar o seu crescimento profissional.
Linguagem não verbal

Saber se comunicar com uma linguagem verbal e uma linguagem não verbal em qualquer ambiente é primordial para a construção de uma imagem pessoal confiante e confiável na vida pessoal, e no ambiente de trabalho não é diferente. A forma que uma pessoa se comunica pode ter um impacto direto na compreensão da mensagem que ela está transmitindo, podendo fortalecer a sua reputação ou prejudicar o seu crescimento profissional.

As empresas buscam cada vez mais profissionais que tenham coerência em sua linguagem verbal e em sua linguagem não verbal. Muitas vezes, nos encontramos na presença de pessoas que falam uma coisa, mas apresentam expressões corporais completamente diferentes, implicando diretamente na credibilidade do posicionamento abordado, e até mesmo no caráter do locutor.

Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre a linguagem verbal e a linguagem não verbal, e a relevância do uso adequado dentro e fora do ambiente corporativo. Confira!

 

Linguagem verbal

 A linguagem verbal é o tipo de comunicação mais utilizado desde os tempos antigos, pois se refere à fala oral e à escrita, onde a pessoa que transmite a mensagem deseja ser entendida por uma dessas formas, como é o caso do presente texto, por exemplo.

Considerando essas duas principais formas, a comunicação verbal é geralmente encontrada em cartas; jornais; revistas; sites; mensagens em redes sociais; telefonemas; e-mails; músicas; livros; filmes; e bilhetes.

Nas organizações empresariais, a linguagem verbal está presente nas entrevistas; nos diálogos entre a equipe; nas reuniões; nos processos de treinamento e desenvolvimento; nos comunicados internos; dentre outros.

Por isso, mesmo com os avanços da tecnologia, é importante que o indivíduo invista no desenvolvimento de sua comunicação, um importante soft skill que facilitará sua habilidade de expressar ideias, liderar de forma eficiente, negociar e influenciar positivamente, assim como aumentar sua capacidade produtiva.

 

Linguagem não verbal

Nem sempre as pessoas estão atentas aos sinais que o corpo emite quando se expressam, e essa falta de atenção pode custar uma oportunidade de emprego ou uma promoção, por exemplo.

A postura do profissional diante das situações no dia a dia mostra sua satisfação ou insatisfação mediante os acontecimentos, de modo que o gestor deve estar atento para perceber esses sinais e não deixar que as frustrações da equipe se acumulem, mas encorajar e comemorar conquistas e realizações.

Alguns exemplos de linguagem não verbal no cotidiano são: imagens; figuras; símbolos; fotos; vídeos; danças; tom de voz; mímica; postura corporal; gestos; expressão facial e corporal; dentre outros.

A linguagem não verbal é essencial em qualquer relacionamento interpessoal, pois ela é a base da sinergia entre os membros de uma equipe e entre esse time e seu líder. Uma comunicação não verbal pode ser até mais eficiente do que a linguagem verbal.

Para a melhor compreensão quanto à mencionada sinergia, reflita: você consegue distinguir entre alguns tipos diferentes de olhares como, por exemplo, de amor, felicidade, tristeza, medo, repreensão, ou curiosidade?

 

Funções da linguagem não verbal

 Enquanto a forma verbal de comunicação é mais objetiva e direta, a linguagem não verbal pode, através de gestos, confirmar ou refutar o que a pessoa está falando, tirando toda a credibilidade do que está sendo dito, tendo em vista que a linguagem não verbal tem como funções:

  • uma expressão é capaz de substituir uma frase;
  • complementar uma mensagem;
  • dar maior compreensão ao que está sendo dito;
  • contradizer o que é falado.

Ao conhecermos as funcionalidades dessa linguagem, passamos a reparar mais em nossos gestos e a interpretar o que as pessoas estão tentando dizer por meio de suas ações e reações, as quais podem ser muito mais autênticas do que a forma verbal de se comunicar.

 

Tipos de linguagem não verbal

 Agora que conhecemos as diferenças e funções de cada linguagem, vamos aprender sobre os tipos de linguagem não verbal para entender como potencializar a nossa comunicação de forma positiva.

 

Paralinguagem

São os sons emitidos durante a fala, mas que não fazem parte do vocabulário, isto é, a maneira de falar e a entonação da voz.

Fazer-se entender de forma calma, clara e objetiva, buscando o tom de voz mais adequado para o conteúdo que se busca transmitir é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e promissores.

 

Proxêmica

Diz respeito à proximidade, considerando o ambiente que a pessoa responsável por transmitir a mensagem utiliza para se comunicar. Essa linguagem varia de acordo com o espaço físico.

Esteja atento a como o local se encontra antes de iniciar um diálogo, uma apresentação, ou uma palestra. Ainda, estude sobre o ambiente antes de realizar a comunicação para identificar o que será necessário para que a mensagem seja compreendida com sucesso.

 

Cinésica

Trata-se da nossa linguagem corporal. Todos os movimentos que o nosso corpo faz em conjunto com a mensagem que queremos transmitir.

Esteja atento às suas expressões faciais e corporais quando estiver participando de reuniões, aplicando treinamentos, realizando processos seletivos ou até mesmo dando e/ou recebendo feedbacks. Assim como um recrutador repara o gestual do candidato, o contrário também acontece.

 

Características físicas

É a primeira impressão que causamos no outro, ou seja, aquilo que o outro vê: vestimenta, adereços e aspectos físicos.

Por isso é tão importante pesquisarmos sobre a cultura da empresa antes de escolhermos a vestimenta para a entrevista.

 

Linguagem não verbal em um ambiente corporativo

Conhecendo um pouco mais sobre essa forma tão subjetiva de comunicação, independentemente da função que exercemos, devemos levar em consideração que a expressão “o corpo fala” está mais presente em nossas vidas do que imaginávamos.

Então, para que possamos melhorar o entendimento da mensagem que queremos passar para os nossos pares e demais pessoas do nosso convívio, vamos conhecer abaixo algumas formas positivas de comunicação não verbal intrínsecas às atividades cotidianas:

  • olhar nos olhos da pessoa com quem está conversando;
  • cumprimentar todos os colegas de trabalho, não importa a função que exerçam;
  • sentar-se de forma correta (isso faz bem tanto para sua imagem quanto para seu corpo):
  • ser simpático e empático;
  • apertar a mão das pessoas com firmeza;
  • vestir-se de maneira adequada (de acordo com a cultura da empresa);
  • não exagerar no perfume e na maquiagem;
  • prestar atenção ao receber orientações;
  • evitar distrações (usar do celular, abrir e fechar a caneta, rabiscar em folhas de papel) em reuniões, palestras, treinamentos e afins;
  • cumprir metas e prazos;
  • evitar faltas e atrasos.

 

Autoconhecimento e comunicação

O autoconhecimento é essencial para saber como se comunicar de forma pertinente e eficaz de acordo com o contexto e do público-alvo. Afinal, o objetivo da comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é que a mensagem seja captada e compreendida pelo receptor em qualquer ambiente e com qualquer indivíduo.

Inclusive, a responsabilidade por assegurar que a mensagem seja compreendida pelo receptor é de responsabilidade de quem está transmitindo a mensagem. Com isso, fique atento para garantir que sua linguagem verbal e linguagem não verbal estejam coerentes e sejam entendidas.

 

Esperamos que nosso artigo seja relevante para seu crescimento pessoal e profissional! Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a compreenderem a linguagem não verbal que elas emitem!

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