6 Dicas de como se tornar um headhunter

Como se tornar um headhunter

Já ouviu falar em o que é headhunter e agora busca dicas de como se tornar um headhunter? Você sabe quais são os requisitos, as características e o escopo para ser um headhunter de sucesso e requisitado no mercado?

Um dos principais desafios de qualquer empresa é conseguir identificar os melhores talentos no mercado e atrair esses profissionais para o seu quadro e por isso, dentro da empresa existe o subsistema de RH, a área de R&S, que é responsável pelo recrutamento e seleção da empresa.

Esses recrutadores trabalham dentro da organização e são responsáveis por decidir qual é o talento mais compatível com a vaga, pois, a capacidade de encontrar os melhores perfis no mercado é essencial para a empresa alavancar sua performance e sua competitividade. E como fazer quando a empresa não está conseguindo encontrar a pessoa certa ou precisa de apoio para contratar?

Nesses casos, a área de RH e os responsáveis pela vaga e pela empresa, buscam pelos melhores headhunters para auxiliarem neste processo de recrutamento.

Você gosta de trabalhar com pessoas, de se relacionar com diversos assuntos, e da área de negócios?  Busca uma recolocação profissional para a área de RH? Ao entender sobre como se tornar um headhunter, pode acabar identificando que essa transição profissional é uma alternativa atrativa e viável para a sua carreira.

Esse artigo vai esclarecer essas dúvidas e informar dicas de como se tornar um headhunter no mercado de trabalho. Então, não perca a leitura!

 

Diferença entre headhunter, job hunter e recrutador

Apesar das três profissões trabalharem com o mercado de recrutamento e seleção, carreira e empregabilidade, existe uma grande diferença entre o headhunter, o job hunter e o recrutador.

O recrutador trabalha na empresa e recruta as mais variadas posições para sua própria organização.

Quando o recrutador precisa de apoio para contratar, pode contratar os serviços de headhunters para apoiarem na busca do profissional de forma especializada.

Já o job hunter faz a outra ponta do mercado, pois ele representa a pessoa física e apoia o candidato a se recolocar. Um job hunter bem relacionado, irá possuir networking com headhunters e com recrutadores para facilitar a apresentação dos candidatos que representa.

 

O que é um headhunter?

Também conhecido como “caçador de talentos”, o headhunter é um profissional encarregado de encontrar e levar os melhores profissionais para dentro das empresas que contratam seus serviços.

Por desempenhar um papel mais estratégico, o headhunter atua de forma ativa em áreas específicas da organização, geralmente com vagas para pessoas qualificadas, sejam elas de cargos de analista, supervisor, coordenador, especialista, gerente, diretor, ou C-level.

É comum o headhunter ser especializado em determinada área, pois um conhecimento aprofundado em um nicho de mercado permite um maior conhecimento técnico da área e um networking mais robusto dentro daquele segmento específico.

 

Especializações do headhunter

Ao se questionar como se tornar um headhunter, é importante entender como os headhunters estão alocados no mercado de trabalho para você buscar o caminho mais apropriado para você.

Existem headhunters autônomos, headhunters que trabalham em boutiques, em empresas nacionais, internacionais e multinacionais, empresas tradicionais e empresas inovadoras e digitais.

Dependendo do tamanho da estrutura ou do segmento de especialização da empresa, ela pode estar dividida por setor de mercado, como: agronegócio, alimentos e bebidas, bens de consumo, educação, energia, farmacêuticas, financeiro, indústria, varejo, saúde, telecom, entre outros.

O headhunter também pode ser especializado de forma funcional, como por exemplo entre as áreas de Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), Contabilidade e Finanças, Engenharia, Operações e Supply Chain, Vendas e Marketing, Jurídico.

 

Qual é o perfil de um headhunter?

Os headhunters precisam de soft skills e hard skills compatíveis com o que a função exige. Lembrando que essas habilidades podem existir em talentos de qualquer área, portanto, não está restrita aos profissionais de Recursos Humanos.

 

Habilidades técnicas

Conforme dito anteriormente, profissionais especialistas em qualquer área de atuação podem se tornar headhunters, desde que seu foco seja no recrutamento e seleção de talentos do mesmo ramo, aumentando a coerência no momento das entrevistas, pois o headhunter sabe exatamente sobre o que o candidato está falando.

Por exemplo: é muito mais fácil um profissional que atuou como comercial no segmento de TI se tornar um headhunter especializado em sua área de conhecimento, recrutando cargos comerciais ou recrutando dentro do setor de Tecnologia.

Ou seja, se você for um profissional de marketing, considere virar um headhunter de marketing. Se você for um profissional de engenharia, considere ser um headhunter de engenharia. Se você for um profissional de supply chain, considere ser um headhunter de supply chain, e assim por diante.

 

Habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais são essenciais para o bom desempenho de um headhunter, que necessitam de uma inteligência emocional diferenciada. Entre as softskills mais relevantes estão:

  1. networking: o headhunter precisa saber se relacionar e construir uma rede de conexões com o seu mercado de atuação
  2. motivação: o trabalho de um headhunter exige resiliência e disciplina então o indivíduo precisa saber lidar com frustrações para ser bem-sucedido.
  3. comunicação: é necessário que o headhunter seja um bom ouvinte e repare tanto na comunicação verbal quanto não verbal para conseguir identificar os reais objetivos e as verdadeiras dores das empresas e dos candidatos.
  4. negociação: o headhunter irá realizar uma intermediação entre a empresa e o candidato e para tanto, é necessário ter uma boa capacidade de negociação para realizar um trabalho consultivo que atenda ambas as partes.

É importante lembrar, que o headhunter deve atuar de forma humanizada, pois ao abrir portas para uma eventual mudança de carreira, terá um alto impacto na vida do candidato.

 

Como atua um headhunter?

O headhunter é um especialista que trabalha como um intermediário entre a empresa e o candidato, atuando, geralmente, por meio de trabalho remoto ou em escritórios de consultoria.

É feito um contrato de prestação de serviço entre a empresa contratante e a empresa contratada, que na grande maioria das vezes é 100% no sucesso. Este modelo de success fee significa que a empresa apenas remunera o headhunter se contratar o profissional indicado por ele, assegurando assim, uma relação de ganha-ganha.

Existem headhunters que apenas buscam por candidatos, mas na grande maioria dos casos, o headhunter também assume um papel comercial. Sendo assim, o headhunter prospecta o cliente e negocia o contrato.

Em seguida, o headhunter executa o que foi negociado. Entende o detalhamento técnico da posição e o perfil comportamental esperado para iniciar as buscas pelo candidato ideal.

Em resumo, os headhunters têm as seguintes responsabilidades:

  • atividade comercial na prospecção de novas oportunidades;
  • negociação contratual com cliente para assinatura de contrato;
  • auxílio à empresa na definição de perfil;
  • busca pelos candidatos mais compatíveis;
  • avaliação das experiências e referências profissionais;
  • entrevista com o candidato, para obter mais informações sobre a sua trajetória, expectativas, pretensão salarial, benefícios flexíveis etc;
  • filtrar os melhores talentos e apresentar à empresa;
  • acompanhar as decisões da empresa e dos candidatos, para escolher quem deve ir para a etapa final do processo seletivo;
  • controlar o processo seletivo para uma contratação bem-sucedida;
  • auxiliar nas questões finais, como: início do contrato, salário, benefícios, entre outros.
  • Dar retorno e eventuais feedbacks para candidatos e empresas.

Além disso, o headhunter pode atuar com grande eficiência nas seguintes situações que possam existir nos mais variados tipos de vagas:

  • vaga de substituição ou vaga nova
  • vagas confidenciais
  • vagas urgentes
  • vagas complexas e desafiadoras

 

Qual a rotina do headhunter?

A rotina do headhunter se divide em duas grandes esferas, a comercial e a de recrutamento. O headhunter realiza essa atividade de prospecção de oportunidades para apoiar os seus clientes com eventuais demandas de recrutamento e a prospecção por candidatos para preencher essas demandas de talentos nas empresas.

Sendo assim, diariamente o headhunter realiza reuniões comerciais com altos executivos, donos de empresas e gestores de vagas para identificar demandas de recrutamento. Diariamente o headhunter também realiza entrevistas com candidatos buscando os perfis ideais para as vagas de seus clientes.

 

Quanto ganha um headhunter?

A remuneração de um headhunter varia muito de acordo com a sua senioridade, grau de conhecimento e empresa em que atua. Inclusive, uma grande parte da remuneração desse profissional é variável e atrelada a comissões e bônus, e, portanto, depende do êxito do seu próprio trabalho.

Uma forma de verificar as faixas salariais praticadas pelo mercado é através dos melhores guias salariais gratuitos e disponíveis para fácil consulta.

 

6 Dicas de Como se tornar um headhunter na prática

Agora que você entendeu o que é um headhunter e busca saber o caminho de como se tornar um headhunter na prática, confira as 6 dicas de como se tornar um headhunter.

  1. Tenha o objetivo claro de se tornar um headhunter;
  2. Saiba justificar as suas motivações para ser um headhunter;
  3. Explique como suas experiências podem agregar para a função;
  4. Tenha a ciência do aprendizado necessário para se desenvolver e crescer na nova função;
  5. Cadastre seu perfil no trabalhe conosco das consultorias de interesse;
  6. Faça networking com outros headhunters.

 

Dica de ouro de como se tornar um headhunter

Contratar um headhunter é difícil, pois é um profissional bastante holístico e com habilidades técnicas e comportamentais diferenciadas. Sendo assim, existe uma demanda grande por profissionais que desejam se tornar headhunters no mercado de trabalho.

Dica de ouro: Ao realizar networking com outros headhunters, além de entender melhor o escopo, a dinâmica, a rotina deste profissional para assegurar que se tornar um headhunter faz sentido para você, pergunte para o profissional que já atua no cargo sobre oportunidades de como você pode se tornar um headhunter!

Muitas consultorias de recrutamento e seleção bonificam os seus colaboradores por indicações de funcionários, e caso o headhunter saiba do seu interesse, poderá indicar o seu perfil internamente. Além de te ajudar, é provável que ele receba um incentivo financeiro da empresa caso você seja contratado!

 

Conclusão

O headhunter é um profissional muito competente e dedicado no que faz. Principalmente, porque ele é um especialista na sua área de atuação e utiliza seu conhecimento e sua experiência para identificar oportunidades de recrutamento e contratar os melhores perfis para cada vaga.

Agora que você sabe como se tornar um headhunter e que o time da Sim Carreira está entre os melhores headhunters do Brasil, siga-nos nas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube) e conheça mais sobre os nossos conteúdos e nossas áreas de atuação.

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.