Soluções para promover a saúde mental dos colaboradores no trabalho nesses últimos anos têm sido de extrema importância para as empresas.
Com um mundo VUCA e BANI, as pessoas estão sofrendo cada vez mais com as inúmeras variáveis que impactam as suas vidas. Sejam elas as mudanças macroeconômicas ou de demandas pessoais cada vez mais exigentes, existe o medo constante de que para sobreviver no mundo corporativo, é necessário ser melhor e ter mais soft skills e hard skills para não ficar para trás e ser um funcionário demitido.
As necessidades pessoais e profissionais entram em dissonância e muitas vezes a sobrecarga de uma esfera ou de várias áreas da vida acabam comprometendo a saúde mental dos colaboradores no trabalho e na vida pessoal.
O que podemos perceber é que, desde a entrada da geração Z no mercado de trabalho, há uma grande necessidade de equilibrar a vida pessoal com a profissional e ter a liberdade de desempenhar suas atividades em qualquer lugar do mundo.
Por isso, neste conteúdo, a saúde mental dos colaboradores no trabalho será o nosso foco. Vamos saber o significado, a importância e as iniciativas que as empresas podem implementar para promover a saúde mental dos colaboradores no trabalho e obter melhores resultados.
O significado de saúde mental dos funcionários
Para que uma empresa sobreviva e se destaque no mundo dos negócios é preciso que tenha uma cultura organizacional forte e uma capacidade de planejamento e execução que ofereça produtos ou serviços que atendam bem as necessidades do mercado.
As pesquisas de clima e engajamento são as formas de detectar os mais diversos problemas internos, que se investigados, podem trazer à tona, possibilidades de melhorias dentro do ambiente corporativo.
Por isso, é fundamental que o RH acompanhe os profissionais, saiba como receber feedback, e esteja atento às principais necessidades que cada colaborador tem, principalmente, quando falamos em home-office, pois, na maioria das vezes, é muito difícil separar a vida pessoal da profissional, quando a própria casa precisa se transformar em um escritório.
O impacto da saúde mental dos colaboradores no trabalho
Grande parte das pessoas acredita que o trabalho é importante no desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança, no desenvolvimento de habilidades profissionais e interpessoais além de garantir um salário que permita a sobrevivência e/ou conforto no mundo.
Portanto, quando acontece uma pressão externa que pode comprometer a permanência da pessoa no emprego (uma crise financeira ou uma crise sanitária como é o caso da pandemia de Covid-19, por exemplo), as incertezas, as inseguranças e a necessidade de provar que é capaz de produzir mais e melhor se tornam gatilhos para as síndromes que afetam a saúde mental e consequentemente a produtividade e o desempenho profissional.
Não foi por acaso que doenças como o burnout cresceram consideravelmente durante o isolamento social, pois entre vários aspectos, os profissionais em grande parte se sentiram compelidos a trabalhar incansavelmente para compensar as reduções de quadro e para manterem os seus empregos, e a consequência foi o aumento de afastamentos por esgotamento mental.
Importância da saúde mental dos colaboradores
Quando a empresa trata a saúde mental dos colaboradores com a devida importância, as consequências são visíveis no curto prazo, pois auxiliam na criação e manutenção de um clima positivo e no aumento da produtividade, além de ter um impacto vantajoso no médio e longo prazo com a capacidade maior de atrair e reter os melhores profissionais.
Por isso, vamos destacar alguns pontos importantes que o estímulo à saúde mental dos colaboradores pode proporcionar. Vejamos 4 benefícios de investir na saúde mental dos funcionários:
-
- Aumento da produtividade e do engajamento
- Redução de custos e riscos
- Construção de um clima organizacional positivo
- Aumento da atração e retenção os melhores talentos
A seguir, vamos nos aprofundar um pouco mais cada um dessas vantagens em investir na saúde mental dos colaboradores no trabalho.
Aumento da produtividade e do engajamento
Ao investir na saúde mental dos funcionários, os resultados são vistos na produtividade, pois eles se tornam mais focados, criativos e com habilidades para tomar decisões mais eficazes. Além disso, eles desenvolvem a atitude de dono, aumentando o comprometimento e protagonismo do funcionário com a empresa e com a sua carreira.
Redução de custos e riscos
Pessoas mentalmente saudáveis trabalham com mais disposição e ficam afastadas por doenças com menos frequência e isso reduz o índice de absenteísmo, afastamento, e acidentes de trabalho.
Portanto, se a empresa deseja manter os indicadores de RH com resultados positivos, deve investir na saúde mental dos funcionários.
Construção de um clima organizacional positivo
Investimento em saúde mental faz com que os colaboradores tenham mais leveza e empatia para desempenhar suas tarefas e trabalhar em equipe.
Por isso, a comunicação positiva e transparente e uma linguagem não verbal e verbal coerentes, são fundamentais para que os profissionais se sintam seguros e felizes no desempenho de suas funções.
Aumento da atração e retenção de talentos
Empresas saudáveis formam equipes de alta performance e isso se reflete na atração dos talentos, pois cada vez mais pessoas desejam participar nas etapas de um processo seletivo e trabalhar na organização.
Além disso, os profissionais que atuam internamente são menos suscetíveis a pedidos de demissão, pois se sentem seguros e especiais.
Iniciativas para a promoção da saúde mental no trabalho
Agora que você compreendeu a importância as saúde mental dos funcionários, vamos conhecer algumas ações que o RH pode realizar para promover e elevar a saúde mental dos colaboradores no ambiente corporativo e evitar o workaholismo.
Conscientize os colaboradores
Invista na comunicação: campanhas, workshops e palestras são ótimas oportunidades para informar e prevenir as consequências negativas.
Canais de comunicação sigilosos também são interessantes para que o profissional se sinta seguro em expor suas dificuldades sem comprometer sua carreira.
Realize a readequação do trabalho
Um dos principais problemas que prejudicam a saúde mental dos colaboradores no trabalho é o excesso de tarefas. Por isso, é importante que os gestores, junto com o RH, realizem avaliações de desempenho e, através dos resultados, consigam distribuir melhor as atividades dentro da equipe e delegar funções compatíveis com o potencial de cada membro.
Invista em benefícios
Os benefícios flexíveis são uma ótima iniciativa para melhorar o bem-estar dos funcionários.
Para maiores detalhes sobre como implementar na empresa, leia nosso artigo: “Benefícios flexíveis: você conhece?” e saiba todos os detalhes para investir na saúde e autoestima dos colaboradores, dando a eles a oportunidade de escolher o que mais se encaixa em sua personalidade e necessidade.
Incentive a terapia individual e as atividades físicas
A terapia é fundamental para o autoconhecimento e para o aumento da autoconfiança e isso gera profissionais mais seguros.
A integração corpo e mente saudáveis é necessária para o bom desempenho nas tarefas, por isso, vale a pena o incentivar atividades físicas.
Promova eventos de integração social
Realizar eventos fora da empresa é importante para a construção de laços e isso fortalece o trabalho em equipe e o respeito às diferenças e diversidade.
Estimular a interação saudável dos profissionais, longe do ambiente de trabalho, aumenta os vínculos, melhora a qualidade das entregas e a positividade do clima interno.
Conclusão
Quando uma empresa se depara com pessoas sendo afastadas devido à crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão ou estresse deveriam se perguntar: “por que não percebemos isso antes?” e “o que estamos fazendo para ajudar na saúde mental dos colaboradores?”.
Nunca é tarde demais para promover a saúde mental dos funcionários no trabalho. a saúde financeira e o sucesso do negócio precisa incentivar e realizar iniciativas que apoiem a equilibrar a saúde física e mental do colaborador no trabalho.
Gostou do nosso conteúdo? Então, não perca todos os outros seguindo o blog da Sim Carreira. Veja também, como fortalecer a sua inteligência emocional no trabalho para lidar com situações desafiadoras!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado