Entender como contratar os melhores profissionais do mercado é o primeiro passo para ajudar a empresa a atingir seus objetivos.
Afinal, encontrar as pessoas certas para trabalhar no negócio é fundamental os resultados. Ajuda a empresa a produzir mais e melhor, reduzir a rotatividade de funcionários e diminuir os custos de contratação.
Essas vantagens são alcançadas apenas por empresas que conhecem e sabem executar as estratégias corretas para atrair e reter talentos.
Neste artigo, explicaremos o passo a passo para encontrar e contratar esses profissionais talentosos. Isso inclui práticas e estratégias para aumentar suas chances de contratar com sucesso.
Como contratar um bom profissional?
Existem várias etapas que precisam ser executadas para atrair e contratar os melhores profissionais no mercado.
Confira abaixo o passo a passo básico para acertar nessa contratação.
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- Entenda as necessidades da empresa;
- Elabore uma descrição de cargo inteligente;
- Planeje o processo de recrutamento;
- Invista na divulgação da vaga nos canais certos;
- Saiba analisar o currículo dos candidatos;
- Conduza a entrevista com cuidado;
- Tome uma decisão baseada em dados.
Etapas para contratar os melhores profissionais
1. Entenda as necessidades da empresa
O primeiro passo para contratar os melhores profissionais é entender as necessidades da empresa. Afinal, o processo de contratação envolve muito mais do que simplesmente preencher uma vaga em aberto.
É necessário encontrar um profissional capaz de atender às exigências imediatas e futuras do negócio, sempre trabalhando de forma harmoniosa com o restante da equipe.
A definição dessas exigências deve ser feita com base na avaliação do panorama atual da empresa e nas suas perspectivas a longo prazo.
Para isso, é preciso avaliar o volume de trabalho do cargo em questão. Considere as projeções de trabalho para o futuro, o papel da posição no setor, as competências técnicas necessárias para a função, entre outras características.
Conversar com gestores, líderes e outros setores pode ser necessário para entender esse cenário.
Assim, fica mais fácil definir quais posições devem ser preenchidas e os perfis profissionais que os candidatos devem apresentar para serem admitidos na empresa.
2. Elabore uma descrição de cargo inteligente
O próximo passo é elaborar uma descrição de cargo eficiente, baseado nas necessidades da empresa. Essa descrição funciona como o anúncio da vaga e será utilizada para atrair talentos para o processo seletivo.
Por esse motivo, é importante escrever uma descrição envolvente e transparente. Destaque não apenas os pré-requisitos e responsabilidades do cargo, mas também as oportunidades de crescimento e os valores da empresa.
Ou seja, é importante fornecer aos candidatos uma visão clara sobre a cultura organizacional e o perfil profissional que eles procuram para a posição. Isso ajuda a atrair e selecionar candidatos alinhados com as perspectivas da empresa.
3. Planeje o processo de recrutamento
Após entender as necessidades da empresa e o perfil dos profissionais adequados para a vaga, o próximo passo é estruturar o processo de recrutamento e seleção.
Assim como nas etapas anteriores, esse planejamento deve ser realizado pelo setor de Recursos Humanos (RH). Mais especificamente, pelo subsistema de RH conhecido como R&S ou Talent Acquisition.
Afinal, esse setor é responsável pelo processo de recrutamento e seleção de novos funcionários.
Por isso, eles devem definir quais as melhores estratégias para encontrar o profissional que a empresa precisa.
Essas estratégias incluem desde um alinhamento interno, até o controle do processo seletivo e o aceite da proposta de emprego.
4. Invista na divulgação da vaga com nos canais certos
O próximo passo é divulgar a vaga nos canais de comunicação. Considere os canais mais utilizados pelos profissionais que a empresa deseja contratar para aquela função.
Isso pode envolver a divulgação em canais de comunicação interna, redes sociais, plataformas de recrutamento, entre outras estratégias.
5. Saiba analisar o currículo dos candidatos
Se a descrição do cargo for bem elaborada e a vaga for divulgada nos canais certos, o setor de RH poderá receber muitos currículos.
Esses documentos devem ser analisados para que os candidatos aparentemente mais compatíveis com o cargo sejam convidados para a entrevista.
Ou seja, é preciso fazer a triagem dos currículos. Para tornar essa triagem mais eficiente, o ideal é avaliar o currículo com atenção, incluindo leitura do resumo das qualificações, as experiências e informações adicionais.
6. Conduza a entrevista com cuidado
A entrevista é o momento ideal para confirmar as informações do currículo, tirar dúvidas e avaliar se o candidato é realmente compatível com a vaga. Ou seja, essa é uma etapa estratégica para definir quem será contratado.
Por esse motivo, o entrevistador deve se preparar com antecedência e compreender as exigências do cargo.
Assim, ele poderá definir quais perguntas deve fazer aos candidatos para analisar suas competências técnicas e comportamentais.
Vale lembrar que dependendo do porte da empresa e das responsabilidades do cargo, o candidato pode ser submetido a mais de uma entrevista. Assim, ele poderá ser avaliado por diferentes gestores e com estratégias distintas.
No entanto, é importante não exagerar ao definir o número de entrevistas, já que isso pode desestimular a participação de talentos.
7. Tome uma decisão baseada em dados
Ouvir sua intuição e prestar atenção nas impressões gerais dos candidatos é importante. No entanto, esses não devem ser os únicos fatores considerados na hora de decidir qual o melhor candidato para a vaga.
Uma avaliação mais imparcial, baseada em dados, é mais eficiente para contratar os melhores profissionais para a empresa.
Para fazer esse tipo de avaliação, é importante dar preferência a candidatos que atendam os critérios de contratação e que apresentem as habilidades e competências mais importantes para o cargo.
Também é necessário verificar as referências dos candidatos e evitar favorecer algum profissional por se identificar com características como hobbies, interesses, entre outras.
Se possível, organize essas informações em um documento. Essa sistematização facilita a avaliação dos pontos fortes e pontos fracos em contratar cada candidato, e ajuda a definir qual deles pode ser a escolha certa.
3 dicas extras para contratar os melhores profissionais para a sua empresa
Algumas práticas podem potencializar as chances de a empresa encontrar e contratar os melhores profissionais para seu time. Confira abaixo três dicas de práticas que podem facilitar esse processo de contratação.
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- Construa uma marca empregadora forte;
- Crie um bom plano de cargos e salários;
- Utilize uma empresa de recrutamento especializada.
Construa uma marca empregadora forte
A marca empregadora se refere a reputação da empresa entre os trabalhadores. Ou seja, ela reflete a percepção das pessoas em relação à imagem do negócio.
Empresas com uma boa marca empregadora tendem a atrair mais talentos. Afinal, todos querem atuar em uma organização que seja um excelente lugar para trabalhar.
Por isso, é importante divulgar de forma estratégica. Comunique a cultura da empres e os benefícios de trabalhar na organização nas redes sociais e outros canais de comunicação.
Vale lembrar que é importante ser transparente nessa divulgação. Por exemplo, uma empresa com uma cultura tóxica dificilmente conseguirá criar uma boa marca empregadora e provavelmente terá dificuldades na retenção de talentos.
Afinal, os próprios funcionários e ex-colaboradores podem contestar as informações divulgadas, prejudicando a imagem do negócio.
Por esse motivo, antes de investir na melhora da reputação da empresa, é essencial pensar em estratégias para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, que realmente valorize e acolha seus colaboradores.
Crie um bom plano de cargos e salários
O plano de cargos e salários é a ferramenta que orienta a empresa em relação a abertura e preenchimento de postos de trabalho, bem como o pacote de remuneração dos funcionários.
Esse plano envolve a política salarial da empresa, o pacote de benefícios oferecidos aos funcionários e as práticas de promoção e progressão de carreira.
O ideal é que esse plano seja elaborado de modo que acompanhe as tendências do mercado, já que isso ajuda a tornar a empresa mais competitiva e atrair talentos para o negócio.
Utilize uma empresa de recrutamento especializada
Contratar os melhores profissionais é um processo complexo, que exige tempo, estratégia, investimento e ainda envolve a análise de diversos fatores.
Por isso, encontrar as pessoas certas para as vagas disponíveis na empresa pode ser um desafio, especialmente para vagas estratégicas ou confidenciais.
A solução mais eficiente para acertar na contratação e atrair talentos para o negócio é contar com o apoio de uma empresa especializada em recrutamento.
Esse tipo de empresa conta com um time de especialistas, como recrutadores e headhunters, com a expertise e o networking necessários para encontrar as pessoas certas para a organização.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado