Resumo de qualificações no currículo: o que colocar

Resumo de qualificações no currículo

O resumo de qualificações no currículo é a primeira parte do documento analisada pelo recrutador. Caso esse trecho não desperte sua atenção, ele nem mesmo avalia o restante do documento.

Mas eles não fazem isso por maldade. O problema é que empregadores e recrutadores normalmente têm centenas de currículos para avaliar durante o processo seletivo e muitas vagas de emprego sendo conduzidas simultaneamente.

Para facilitar a seleção de candidatos, os recrutadores precisam fazer uma leitura dinâmica e focar nas partes do documento que permitem uma triagem rápida do perfil do candidato. Em outras palavras, eles focam no resumo.

Portanto, um bom resumo profissional é decisivo para ser selecionado para a entrevista de emprego. Mas, como criar um resumo que te destaque da concorrência e chame a atenção do recrutador?

Para responder essa pergunta, neste artigo, explicaremos como escrever um resumo de qualificações no currículo e aumentar suas chances de conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho!

 

O que é um resumo de qualificações no currículo?

O resumo de qualificações no currículo apresenta uma breve introdução ao perfil profissional do candidato. Ou seja, ele deve mostrar quem você é profissionalmente.

Para isso, ele deve destacar suas habilidades, experiências e conquistas mais relevantes para a posição que você está se candidatando. Dessa forma, você incentiva o recrutador a ler o restante do documento, especialmente suas experiências profissionais no currículo.

Não confunda resumo com síntese do currículo!

O termo “resumo profissional” leva muita gente a acreditar que ele deve ser uma síntese do currículo. Mas isso é um erro!

Na verdade, o resumo se refere a uma síntese do seu perfil profissional. Isso significa que ele não deve ser utilizado apenas para reproduzir algumas informações do currículo. Lembre-se de que não faz sentido utilizar dois espaços do documento para explicar a mesma coisa.

Por esse motivo, use o resumo de forma estratégica e otimize a distribuição de informações corretamente na construção do seu currículo.

 

O que colocar no resumo das qualificações no currículo?

O resumo profissional do currículo deve ser escrito seguindo uma ordem lógica, ou seja, ele deve ser estruturado e organizado para facilitar o entendimento do recrutador ou empregador.

Seu objetivo é mostrar, de forma sucinta e objetiva, quem você é enquanto profissional.

A forma mais fácil de atingir esse objetivo é escrever o resumo em três etapas distintas.

Etapas de um resumo de qualificações

      • Introdução;
      • Pontos fortes e resultados;
      • Competências técnicas;

Com essa estrutura no resumo de qualificações, fica mais fácil seguir uma linha lógica e criar um conteúdo de valor que realmente destaque o seu perfil profissional frente os concorrentes.

Confira abaixo o que escrever em cada uma dessas etapas para criar um resumo que chame a atenção do recrutador:

 

1. Introdução

Você pode começar se apresentando ao recrutador ou empregador. Se você já tem alguma experiência, é importante adicionar números para destacar sua autoridade na sua área de atuação.

Veja esses exemplos de introdução:

        • Experiência de 3 anos como gerente de projetos na área de marketplace;
        • Publicitária com 5 anos de atuação no mercado digital;
        • Engenheiro Civil com 6 anos de atuação profissional em grandes construtoras.

 

2. Pontos fortes e resultados

Na próxima etapa do resumo de qualificações no currículo, você deve convencer o recrutador que você tem as competências necessárias para o cargo.

Para isso, você pode citar algum resultado expressivo para o qual você contribuiu. Assim, você apresenta seus pontos fortes e comprova que tem habilidades técnicas e comportamentais necessárias para sua área de atuação.

Vale lembrar que essas informações devem ser descritas de forma clara e objetiva. Por isso, não é necessário explicar como resultado foi alcançado, mas é fundamental ser honesto e responsável ao divulgar essa informação.

Veja esses exemplos de resultados que destacam pontos fortes do candidato:

        • Liderei o time de marketing que aumentou 30% das vendas da empresa na Black Friday de 2019;
        • Desenvolvi uma política de benefícios que reduziu 45% do absenteísmo da empresa;
        • Ajudei a implementar medidas que reduziram os custos operacionais da empresa em quase R$ 50 mil.

3. Conhecimentos técnicos

A última parte do seu resumo de qualificações no currículo pode ser utilizada para apresentar alguma hard skill, ou seja, alguma formação ou competência técnica relevante para o cargo e a área de atuação. Nesse momento, você pode adicionar informações como:

        • Conhecimento avançado em Excel;
        • Fluência em inglês e espanhol;
        • Especialista em Phyton e JavaScript.

Vale ressaltar que não é necessário citar o curso que você fez para desenvolver essas habilidades. Porém, é essencial utilizar palavras-chave que facilitam a identificação das competências.

 

Dicas para escrever um bom resumo de qualificações no currículo

Confira a seguir algumas dicas para melhorar seu resumo profissional e torná-lo mais interessante para o recrutador.

    1. Organize as informações em tópicos;
    2. Invista em autoconhecimento;
    3. Mantenha-se atualizado;
    4. Use palavras-chave no currículo.

Organize as informações em tópicos

Não existe uma regra em relação a forma como o resumo deve ser escrito. Isso significa que ele pode ser organizado na forma de texto ou em tópicos.

No entanto, se você quiser facilitar a leitura desse trecho do currículo e estimular o recrutador a ler suas informações, você pode escrevê-lo na forma de tópicos.

O ideal é separar as informações do resumo em no máximo 5 tópicos no resumo. No entanto, se você tem uma ampla experiência profissional, esse número pode ser maior. Mas não se esqueça que é importante sua escrita deve ser assertiva, clara e objetiva.

Invista em autoconhecimento

Para escrever um bom resumo, você deve pensar em como gostaria de se apresentar para o mercado de trabalho.

Se o recrutador ou o empregador te perguntasse quem é você profissionalmente, o que você falaria? A resposta para essa pergunta deve guiar a escrita do seu resumo de qualificações no currículo.

No entanto, para responder esse tipo de pergunta, bem como para destacar seus pontos fortes, você deve se conhecer. Por isso, investir em autoconhecimento é fundamental antes de criar seu currículo.

Dessa forma, fica mais fácil identificar suas habilidades mais relevantes e escrever um resumo personalizado, que venda o seu perfil profissional e destaque seus diferenciais competitivos, criando um fio condutor ao longo de sua trajetória profissional.

Mantenha-se atualizado

Entender o que a sua área de atuação exige de um bom profissional te ajuda a escrever o resumo de forma mais estratégica. Para descobrir essa informação, você precisa se manter atualizado em relação às tendências de mercado da sua área profissional.

Além de te estimular a continuar investindo na sua formação e aprendizado contínuo, isso facilita a criação de um resumo personalizado para a posição à qual você está se candidatando.

Use palavras-chave no currículo

Muitas empresas utilizam softwares de recrutamento e inteligência artificial para agilizar o processo seletivo. Esses softwares utilizam sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) para identificar os candidatos mais adequados para a vaga.

Para isso, o sistema busca as palavras-chave relevantes para o cargo no currículo de cada candidato. Por esse motivo, é fundamental ler o escopo da vaga e identificar as palavras-chaves mais importantes utilizadas no anúncio.

Em seguida, basta inserir esses termos no seu resumo, e ao longo do seu currículo, para aumentar sua visibilidade e mostrar sua afinidade com o cargo.

 

4 exemplos de resumo de qualificações no currículo para se inspirar

Aprender com exemplos é muito mais fácil! Por isso, confira abaixo alguns exemplos de resumo de qualificações no currículo, escritos para diferentes profissionais, no formato de tópicos, e se inspire neles para criar o seu:

Exemplo em formato de texto

Gerente de Marketing

Carreira desenvolvida com 10 anos de experiência em Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente e atuação em empresa multinacional no segmento de tecnologia.

Atuação em estratégia de marketing e plano de implementação, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de novos negócios e gerenciamento de contas.

Amplo conhecimento em CRM e relatórios de desempenho de vendas. Implementação de projetos de lançamento de produtos e otimização de portfólio, liderando reuniões de estratégia com equipes multidisciplinares.

Pensamento analítico e crítico orientado para metas e resultados. Forte comunicação verbal e escrita; fluente em inglês e espanhol. Habilidades de negociação e relacionamento interpessoal em todos os níveis.

Analista de Business Intelligence

Analista de BI com 4 anos de experiência em Business Intelligence e atuação em empresas nacionais e multinacionais renomadas no mercado de alimentos e bebidas, com foco em análise de dados e desenvolvimento de dashboards.Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no desenvolvimento de projetos, estruturação de dados, otimização de fluxo de trabalho, desde a estratégia, planejamento e execução, incluindo apresentações de insights para Diretoria.

Amplo conhecimento em Power BI, SQL e Excel (macros, tabelas dinâmicas e fórmulas avançadas). Implementação de projetos na área de processos e Business Intelligence, liderando um time multidisciplinar de 2 pessoas.

Pensamento analítico, orientado para metas e resultados. Hábil na comunicação verbal e escrita, negociação e capacidade de relacionamentos interpessoais.

Exemplo em formato de tópicos

Gerente de Projetos de TI

        • 8 anos de experiência em gerenciamento de projetos de TI, liderando equipes multifuncionais em projetos complexos;
        • Experiência em implementação bem-sucedida de sistemas ERP em empresas de grande porte.
        • Habilidades avançadas em gerenciamento de riscos, planejamento estratégico e resolução de problemas.
        • Certificação PMP (Project Management Professional).

Designer Gráfico

        • Designer gráfico criativo com 7 anos de experiência na criação de identidades visuais e materiais de marketing;
        • Portfólio de projetos premiados em branding, design de logotipo e ilustração;
        • Habilidades de comunicação eficazes para colaboração com clientes e equipes internas.
        • Especializado em Adobe Creative Suite, incluindo Photoshop, Illustrator e InDesign.

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