Você sabe o que é demissão responsável e como implementar na sua empresa? Com o advento do RH 5.0, as empresas estão cada vez mais envolvidas com a gestão humanizada e a responsabilidade social, incluindo estratégias que vão do onboarding ao offboarding e também ao criar políticas que visam a atração e a retenção dos melhores talentos.
Mas, quando algo não sai como o esperado e o profissional não consegue corresponder às expectativas da empresa, mesmo após avaliações e feedbacks, a demissão se torna a melhor alternativa. Existem várias formas de como demitir um funcionário, porém a forma mais indicada é com empatia e de forma consciente.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é demissão responsável e como implementar na empresa de forma eficiente e menos traumática para os envolvidos. Continue a leitura!
O que é demissão responsável
Ao se perguntar o que é demissão responsável, se você está imaginando que é um processo de dispensar o colaborador de forma responsável, você está correto.
A demissão responsável é um processo que visa causar o menor impacto possível na vida do colaborador desligado, portanto, é um processo de desligamento humanizado.
É uma forma responsável da empresa de lidar com tudo o que envolve a saída do funcionário, garantindo apoio em todas as etapas, inclusive apoiando o profissional dispensado em sua recolocação no mercado.
Essa prática consiste em prestar auxílio ao profissional, enquanto ele procura uma nova oportunidade, que podem ser as seguintes:
- estender benefícios como plano de saúde por mais tempo;
- oferecer trabalho de coaching de carreira;
- oferecer o serviço de outplacement;
- providenciar carta de recomendação ou indicar o perfil para outras empresas.
O intuito da demissão responsável é fazer com que o colaborador desligado não se sinta desamparado em meio ao turbilhão de emoções que ocorrem no ato da demissão ou em seu processo de transição de carreira.
2 Vantagens da demissão responsável
Agora que você sabe o que é demissão responsável, é importante saber que existem muitas vantagens por implementar essa prática. A seguir, iremos destacar duas das principais vantagens de implementar demissão responsável na empresa.
- Marca Empregadora
- Responsabilidade Social
A principal vantagem da demissão responsável é o fortalecimento da marca empregadora, tanto para os profissionais desligados, quanto para os colaboradores que ficam. Apesar de ser um momento delicado, o profissional desligado percebe que a empresa está fazendo o possível para apoiá-lo e isso gera um senso de gratidão.
Quando a organização oferece esse suporte, a pessoa se sente valorizada e grata pelo tempo que permaneceu na empresa, e isso gera um marketing positivo, impactando no fortalecimento de sua marca empregadora.
As pessoas que permaneceram na empresa também percebem o ato de cuidado e se sentem mais seguras. Melhora o clima organizacional e demonstra aos demais funcionários que permaneceram na equipe que a empresa se importa com todos e que se fosse com eles, não ficariam desamparados. Essa atitude gera a sensação de pertencimento e os motiva a serem melhores a cada dia.
A demissão responsável é uma prática de responsabilidade social. Além de lucro, organizações que buscam se tornar um excelente lugar para trabalhar também se preocupam com o seu impacto positivo na sociedade.
As principais etapas para implementar a demissão responsável
Demissões malconduzidas causam impactos negativos para a empresa e para o profissional. As pessoas que são desligadas com processos mal estruturados se sentem confusas e desvalorizadas, e isso pode causar um trauma psicológico e uma barreira capaz de impedi-la de seguir em frente e de se sentir segura novamente para buscar novas oportunidades. A saúde mental deve ser prioridade em todas as organizações.
As empresas que negligenciam as etapas do desligamento responsável estão colocando em risco sua imagem como marca empregadora, pois o colaborador desligado contará sua experiência negativa para outras pessoas, poderá avaliar negativamente a empresa nas redes sociais, além de deixar uma má impressão nos funcionários que permaneceram na organização.
Tudo isso poderá impactar no clima e no engajamento do time, na atração e na retenção dos talentos. Portanto, uma forma de reduzir esses impactos é tratar a demissão como um processo e não como algo repentino ou um evento isolado.
Quando a empresa se preocupa em estruturar um ciclo de offboarding, além de estar cuidando da saúde mental dos seus colaboradores, está preservando a reputação do negócio. Por isso, as etapas são fundamentais para a implementação de uma demissão responsável bem estruturada.
6 etapas para implementar a demissão responsável
As etapas para implementar a demissão responsável na empresa podem ser subdivididas de formas distintas e ter maior ênfase em momentos diferentes do processo, mas de forma geral, existem 6 etapas para implementar a demissão responsável na empresa.
- Planejamento
- Comunicação assertiva
- Explicação sobre o motivo
- Escuta ativa
- Informações sobre próximos passos
- Acompanhamento do processo
A seguir traremos as principais etapas e dicas para implementação da demissão responsável na empresa.
Planejamento
A primeira etapa deve começar antes do dia da demissão, planejando e preparando a reunião.
O gestor deverá reunir todas as informações e os dados sobre a demissão, que devem ser transmitidas ao colaborador durante o encontro de forma clara e transparente.
Planejar esse compromisso exige método, dedicação e tempo, para oferece o respeito e o tempo necessário para o momento do desligamento e para a condução do processo de demissão responsável.
Comunicação assertiva
A comunicação da demissão deve ser realizada de forma clara, objetiva e respeitosa logo no início da reunião. Falar sobre outros assuntos, ou seja, “enrolar” vai deixar o colaborador ansioso e isso poderá prejudicar as demais etapas do processo.
Lembrando que, o momento do desligamento não é para ser uma reunião de feedback. O colaborador não deveria ficar surpreso ao ser comunicado um desligamento, pois já deveria estar ciente de sua situação através de avaliações de desempenho anteriores e tratado em um eventual plano de desenvolvimento individual.
Priorização do gestor
O gestor não deve fugir à responsabilidade da demissão terceirizando o desligamento para o RH ou outro indivíduo. Até porque geralmente é o principal responsável pela decisão. Caso o gestor precise de ajuda, pode buscar apoio do time de recursos humanos, mas não deve se ausentar do processo.
O desligamento deve ser conduzido com todo cuidado e respeito, em um ambiente sem distrações e sem exposição para demais funcionários. O tempo necessário também deve ser alocado a este momento para esclarecer todas as dúvidas e explicar próximos passos ao funcionário desligado.
Escuta ativa
Para toda ação há uma reação. O papel do líder após anunciar a demissão e o motivo é ouvir o que o colaborador tem a dizer. A escuta ativa implica em ouvir sem confrontar, deixar o espaço aberto para que ele possa se expressar, com respeito e profissionalismo. A empatia deve ser colocada em prática.
Caso o funcionário discorde da decisão, o líder pode dizer que entende, mas que a decisão já foi tomada e é hora de seguir para as próximas etapas.
Ainda, o líder não deve deixar de ter uma comunicação clara e efetiva com o time, assim como uma escuta ativa com os colaboradores que ficaram para evitar fofocas ou desentendimentos.
Informações sobre os próximos passos
Após a realização dos tópicos anteriores, a pessoa desligada deve saber quais são os próximos passos. Isso deve ser feito de forma clara, reduzindo as dúvidas, a ansiedade e o desconforto causados pelo desligamento.
Todas essas informações precisam estar alinhadas previamente com o RH na etapa de planejamento.
Nessa fase, o gestor também informará ao demitido sobre todos os benefícios que ele vai receber no processo de demissão responsável.
Acompanhamento do processo
A principal fase de uma demissão responsável é a condução e acompanhamento do processo. O gestor precisa se certificar de que toda a sequência estruturada está sendo seguida da melhor forma possível, respeitando o momento delicado que é um desligamento.
Monitorar e esclarecer as dúvidas quanto à entrega dos documentos, se os benefícios oferecidos estão ativos e se o profissional desligado está recebendo todos os devidos cuidados.
Essa atitude mostra que o gestor tem respeito tanto pelo profissional desligado quanto pelos demais membros da equipe que permaneceram, pois, a demissão afeta a todos.
Conclusão
Saber o que é demissão responsável e como implementar é uma estratégia tão importante quanto as etapas de admissão e onboarding.
Demitir de forma responsável é humanizar um processo que, por si, já é doloroso. Então, quando a empresa entende a importância da demissão responsável, o processo de rescisão se torna mais cuidadoso.
E para auxiliar as empresas nessa demissão responsável, a Sim Carreira oferece o projeto de outplacement para apoiar o profissional desligado em seu processo de recolocação profissional e transição de carreira.
Leia o nosso artigo: “Contratar empresa para Outplacement em Grupo ou Individual “ e entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado de acordo com a necessidade do seu negócio.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado