Desligamento Humanizado

O que é desligamento humanizado ?

O desligamento humanizado consiste em ações para tornar a demissão um momento menos traumático e mais digno para o profissional. Entre as estratégias está a ajuda com a recolocação no mercado.

Como fazer esse processo de desligamento?

1. Prepare a reunião onde será anunciado o desligamento

Assim que a decisão de desligar o colaborador for tomada, o gestor e os profissionais do RH deverão reunir os documentos necessários para esse processo. Além de ter em mãos os valores que devem ser pagos ao profissional para já deixá-lo ciente.

É preciso decidir em qual local o anúncio será feito e como ele será abordado. Nesse momento, somente o gestor, o profissional do RH e o colaborador que será desligado devem ter acesso às informações.

2. O anúncio do desligamento deve ser feito pessoalmente

Muitas empresas optam por dar essa notícia por meio de um e-mail ou telefonema, o que é totalmente ruim, pois não trata o profissional com o devido respeito que ele merece. Assim, é de extrema importância que esse anúncio seja feito presencialmente e com a presença do gestor direto.

3. Trate o seu colaborador como você gostaria de ser tratado

Trate o profissional que está sendo demitido como você gostaria de ser tratado. Esse é um processo delicado e que mexe com o emocional dele, assim como o de todos.

Tenha paciência e explique todos os pontos para o profissional e tire todas assuas dúvidas. Ainda, tenha cuidado comas palavras utilizadas e fale do desligamento com suavidade, deixando claro todos os seus direitos.

4. Prepare uma carta de demissão

Por mais cuidado que você tenha tomado para comunicar o desligamento da pessoa colaboradora, ela ainda pode ficar confusa com alguns detalhes. Então, prepare uma carta de demissão, enumerando o procedimento de forma bastante clara e humana.

5. Reconheça o profissional

Seja qual for o motivo da demissão, mostre ao colaborador que ele foi importante para a empresa até aquele momento, eleve sua autoestima mostrando seus pontos positivos e deixe claro o porquê dele não fazer mais parte do quadro de colaboradores da instituição a partir dali.

6. Ofereça ajuda

É muito importante o desligamento humanizado. Assim, o colaborador sente que tem o apoio da empresa em todos os momentos. Uma das formas de ajudar é facilitando sua recolocação profissional. Por isso, ofereça uma carta de recomendação ou, até mesmo, indique-o para outra organização. Também é possível a contratação de uma consultoria de outplacement e recolocação profissional para ajudar o profissional em seu momento de transição de carreira.

Benefícios do desligamento humanizado

O desligamento humanizado oferece uma série de benefícios muito interessantes. O primeiro deles é a melhora no clima organizacional, fortalecendo o sentimento de solidariedade, de cooperação entre a equipe e aumentando o engajamento.

Também reforça os valores da empresa, fortalece a marca empregadora e demonstra o cuidado da empresa com o bem-estar de cada um dos seus profissionais, inclusive dos que estão de saída.

Marca empregadora

Oferecer apoio a colaboradores desligados é uma maneira de melhorar a reputação da organização no mercado. Melhora a exposição da marca, aumenta a atratividade da empresa para profissionais no mercado e ainda contribui para uma maior retenção dos colaboradores internos.

Clima organizacional

Quando uma empresa pratica desligamento humanizado ela dá um exemplo positivo para a sua equipe, gera mais segurança e promove o convívio mais saudável entre os colaboradores remanescentes. Métricas de clima e de engajamento tendem a subir e indicadores de rotatividade e turnover, tendem a cair.

Redução de riscos

Processos bem elaborados e executados deste modelo de desligamento são muito transparentes, precisos e amigáveis. Essas características acabam reduzindo muito os riscos de processos trabalhistas, outros danos à reputação da empresa, e os custos da empresa.

Empresa sustentável

A prática da demissão humanizada aumenta a percepção de sustentabilidade por parte dos públicos de interesse da empresa.
Favorece suas iniciativas de responsabilidade social e aumenta o seu reconhecimento como uma empresa em que se vale a pena trabalhar.

A melhor forma para realizar um desligamento Humanizado

A consultoria da Sim Carreira foi muito importante para que conseguisse retomar a minha carreira profissional após meu desligamento. Estava com algumas dificuldades e muitas dúvidas sobre como iria conseguir uma recolocação profissional, desde como elaborar um bom currículo até como me apresentar em entrevistas. O apoio que recebi foi essencial, pois passei a ser chamado para entrevistas e eventualmente fui contratado por uma empresa muito renomada! Muito obrigado! Ficam registrados meus sinceros agradecimentos e a minha recomendação para que outros profissionais em processo de transição, independente do ramo de atuação, também consigam conquistar seus objetivos.
Reginaldo de Lima
Cliente

Formulário para Contato

Na procura de ajuda por uma Consultoria Especializada em Outplacement e Recolocação Profissional, entre em contato com a Sim Carreira!

Precisa de ajuda?