EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

O que é outplacement: entenda como funciona!

O que é outplacement

Ser dispensado(a) do trabalho pode ser uma experiência traumática, e deixar o funcionário simplesmente sem saber o que fazer. Além das obrigações legais que as empresas precisam seguir no ato do desligamento, algumas organizações optam por incluir no processo de offboarding (saída da empresa) o serviço de outplacement. Neste conteúdo, vamos falar sobre o que é outplacement e como a empresa pode dar suporte ao colaborador que será demitido, ou que foi já demitido, ajudando-o na busca por uma vaga e na sua reinserção no mercado de trabalho!

O que é outplacement?

Toda empresa pode tomar medidas para reduzir o impacto negativo de uma demissão, o que é bom para as duas partes envolvidas no processo: contratante e contratado. Muito se diz sobre um processo de desligamento humanizado. Dentre todas as possíveis práticas, uma delas é a contratação de serviços de recolocação, que são fundamentais para ajudar o colaborador a não ficar desempregado e a conseguir uma vaga de emprego o quanto antes.

Outplacement, vem do termo em inglês de out, fora, e placement, colocação. Isto é, a terminologia se refere à sua nova colocação no mercado, fora da sua empresa atual.

Se você não sabe o que é outplacement, trata-se de um serviço de recolocação contratado pela empresa e direcionado aos seus colaboradores desligados, para aumentar a sua empregabilidade no mercado. Em síntese, é um processo pelo qual a empresa que deligou o colaborador contrata um serviço para que este colaborador desligado seja auxiliado a conseguir um novo emprego em outra organização. A empresa contratada para apoiar no serviço de outplacement pode ajudar com o planejamento de carreira, revisão de currículo, treinamento para entrevistas, avaliações de perfil, coaching, entre outras formas de suporte.

Importante: o serviço de outplacement é bom não apenas para o funcionário que está sendo demitido, mas também ajuda na construção da reputação da empresa. Afinal, o ex-colaborador pode ser um promotor da marca. O mercado ficará ciente das boas práticas, ações humanizadas e da real preocupação da organização com as pessoas, o que pode ter uma repercussão positiva na marca empregadora, atraindo novos clientes e novos talentos. Além disso, o employer branding é fortalecido, pois os colaboradores internos que mantiveram o emprego valorizarão a conduta da empresa para a qual trabalham. Falaremos mais sobre isso a seguir!

Conheça as vantagens

Uma vez esclarecido o que é outplacement, você já deve imaginar que é uma atitude muito correta a fazer com o funcionário que está enfrentando a demissão. O serviço de recolocação oferecido pela empresa proporciona uma certa estrutura aos funcionários, que, com o apoio de profissionais qualificados e especialistas no assunto, se sentirão mais seguros para desenhar um novo planejamento de carreira, determinar os próximos passos, superar esse momento tão difícil, e alcançar os seus objetivos.

O comunicado de desligamento de qualquer colega sempre gera desconforto. A preocupação de redução ou ondas de cortes na empresa gera uma ansiedade e preocupação ainda maior, afinal, ninguém tem emprego garantido de forma vitalícia. Ao contratar o serviço de outplacement e ter esse serviço de recolocação prestado aos seus funcionários, é como se a empresa estivesse dando um bote e colete salva-vidas num oceano de incerteza, insegurança e medo, isto é, a pessoa se sentirá um pouco mais apoiada e segura de que sobreviverá às circunstancias e se recolocará no mercado.

A respeito de o que é outplacement, é válido ressaltar que não se trata apenas dos funcionários que a empresa está demitindo, mas também dos que permanecem. As demissões causam muita ansiedade entre todos funcionários, que acabam se perguntando se serão os próximos e imaginando o que fariam caso fossem eles os desligados. Por isso, saber que um colega recebeu todo o apoio possível para facilitar a transição profissional e conseguir ser recolocado, ajuda a prevenir a insegurança e aumenta o apreço pela empresa.

Considerações sobre outplacement

Ao falarmos sobre o que é outplacement, podemos ver que esse serviço de recolocação no mercado de trabalho capacita o funcionário demitido a avançar mais rapidamente para o próximo estágio de sua vida profissional. Assim, a pessoa também se sente incentivada, e não meramente descartada, como infelizmente acontece em tantos casos por aí.

A recolocação visa acelerar o processo de busca de emprego e oferece suporte àqueles que encontram dificuldade no processo de transição. Contudo, perder o emprego pode ser o impulso para a mudança de carreira, e, se você quer mudar o seu foco, como, por exemplo, área ou segmento de atuação, estando ciente de o que é outplacement, você pode utilizar desse recurso para aumentar as suas chances de se recolocar.

Importante: apesar de todo apoio e suporte da empresa contratada que irá prestar o serviço de outplacement, é essencial que você também continue buscando uma oportunidade de trabalho por conta própria e não fique apenas esperando receber um telefonema com uma nova vaga de emprego. A final de contas, o outplacement poderá ajudar na sua preparação para recolocação profissional e você deve aproveitar esse serviço para ficar bem preparado para conseguir e surpreender nas eventuais oportunidades, pois é você quem se sentará com o entrevistador e fará a entrevista para ser ou não admitido em seu novo emprego. Mantenha isso sempre em mente: o maior interessado em se preparar e conseguir uma recolocação, é você!

A Sim Carreira nasceu com o propósito de ser socialmente responsável e faremos tudo o que estiver dentro do nosso alcance para apoiar todos os profissionais no processo de transição, de acordo com o momento de carreira e objetivo de cada um.

Caso sua empresa deseje contratar um serviço de outplacement profissional, entre em contato com a Sim Carreira.

Caso sua empresa não ofereça o serviço de outplacement, mas você está interessado e deseja fazer uma transição de carreira, nós oferecemos todo o apoio profissional de especialistas para você se recolocar!

Precisa de ajuda?