No mercado de trabalho, tão importante quanto ser um bom gestor é saber como liderar uma equipe. E isso faz muita diferença tanto nos resultados, quanto na motivação interna e externa dos membros do time.
Porém, nem sempre os profissionais que exercem essa função sabem a importância de conhecer e colocar em prática alguns pontos fundamentais, que podem parecer irrelevantes, mas contribuem na construção de equipes coesas e no clima organizacional.
Se você ainda tem dúvidas de como liderar uma equipe e transformá-la em um time de alta-performance, continue a leitura e acompanhe nossas dicas.
Líder x Gestor
A forma de gerenciar as empresas mudou consideravelmente nos últimos anos. Se antes a gestão tinha uma abordagem centralizada e de via única, atualmente, observamos uma gestão feita a várias mãos.
É por isso que ainda ocorre dos profissionais acharem que líder e gestor são cargos que desempenham as mesmas funções. Mas na prática eles são bem diferentes e suas contribuições são essenciais para o sucesso do negócio.
Líder
O líder é o profissional que na realidade, pode ser qualquer membro do time. Inclusive, o líder pode ou não ter gestão de pessoas, mas sempre será uma pessoa que inspira, orienta, e faz com que todos sejam melhores.
Gestor
O gestor é um profissional que possui um grau de poder e autoridade devido ao seu nível hierárquico para empenhar suas funções de gestão, seja de forma direta ou indireta.
A importância do líder e do gestor
Apesar do líder e do gestor serem conceitos distintos, muitas vezes acabam sendo confundidos por serem encontrados no mesmo indivíduo.
É importante que alguém em cargo de gestão, saiba gerir o seu time, e se esse profissional for um líder e souber inspirar e motivar sua equipe, provavelmente será um profissional de maior sucesso e com um time vencedor.
Ao mesmo tempo, uma pessoa que apresenta traços de liderança, pode vir a ganhar o respeito e confiança de demais pessoas e vir a assumir cargos de maior responsabilidade e de gestão.
Dicas práticas de como liderar uma equipe
Abaixo traremos 10 dias práticas de como liderar uma equipe. Essas dicas incluem:
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- Recrute com qualidade;
- Desenvolva a comunicação assertiva;
- Defina um planejamento;
- Delegue funções;
- Pratique a empatia e a escuta ativa;
- Pratique uma liderança situacional;
- Invista no desenvolvimento dos profissionais;
- Seja exemplo;
- Tenha uma postura positiva;
- Pratique o feedback.
A seguir, entraremos em maiores detalhes de cada dica.
1 – Recrute com qualidade
Equipes de sucesso são formadas por profissionais compatíveis com a cultura organizacional e que tenham as soft skills e hard skills de acordo com a função que irão exercer.
Por isso, recrutar com qualidade e ter o cuidado de elaborar a descrição do cargo e se basear nele durante o processo seletivo são necessários para montar times engajados e produtivos.
Consultorias de headhunter e empresas de recrutamento podem ajudar em uma contratação assertiva.
2 – Desenvolva a comunicação assertiva
No dia a dia, se comunicar com a equipe de maneira clara, objetiva, respeitosa e consistente é fundamental para um bom entendimento e alinhamento. Inclusive, tenha uma comunicação verbal e não verbal coerente.
Esteja sempre disposto a tirar dúvidas, assim, os profissionais vão trabalhar de efetiva e entrosada.
3 – Defina um planejamento
É importante investir tempo com a equipe no planejamento para que todos possam estar alinhados com os objetivos, com as alternativas e com um bom diagnóstico da situação.
Um planejamento permite que todos estejam alinhados quanto as prioridades, cronograma, e responsabilidades de cada um, de forma que será mais fácil fazer com que todos trabalhem em prol do mesmo objetivo.
4 – Delegue funções
Liderar equipes também é delegar tarefas. Porém, isso não pode ser feito de qualquer jeito. É por isso que o planejamento é fundamental, assim é possível analisar quais responsabilidades cada colaborador pode assumir, com menos risco de falhas.
Para isso, conversar com cada integrante da equipe, conhecê-los profundamente e estar atento às suas características de trabalho, seus pontos fortes e a desenvolver ajudam muito nas decisões para definir quem serão os mais adequados para cada atividade.
5 – Pratique a empatia e a escuta ativa
Além da comunicação assertiva, a empatia e a escuta ativa são essenciais.
Cumprimente, separe um tempo para ouvi-los e demonstre, genuinamente, que você se importa com o que eles têm a dizer. Afinal, eles são parte fundamental da sua equipe de sucesso.
Pode parecer pouco, porém, atitudes como essas são uma injeção de ânimo e satisfação para que cada um prossiga trabalhando melhor.
6 – Pratique uma liderança situacional
Cada indivíduo na equipe pode estar em um momento diferente de aprendizado, maturidade e conhecimento, e a forma de liderar uma pessoa pode não ser a mais adequada para a outra. Dessa forma, adapte o estilo de liderança através de uma liderança situacional.
7 – Invista no desenvolvimento dos profissionais
Uma das formas de retenção de talentos e satisfação no ambiente de trabalho é o investimento no desenvolvimento de cada um.
Quando o líder percebe que esse é o caminho para equipes de alta-performance, as demais ações se tornam ainda mais fáceis, com o bônus da redução considerável de turnover na área.
8 – Seja exemplo
O líder conquista esse posto por meio do seu exemplo. Portanto, seja coerente, cumpra o combinado e dê o exemplo em suas ações..
9 – Tenha uma postura positiva
Não dá para liderar e ver somente o lado bom de tudo, mas manter uma postura positiva e confiante estimula as pessoas a fazerem o seu melhor.
Inclusive, a pesquisa de clima e engajamento oferece um panorama detalhado da equipe, identificando as deficiências e o que deixa os colaboradores insatisfeitos.
Considere essa ferramenta para avaliar possíveis ações para tornar o ambiente agradável e mais positivo.
10 – Pratique o feedback
Quando o colaborador não sabe se está desempenhando de forma correta a sua atividade, passa a se sentir dispensável e desmotivado, reduzindo seu rendimento.
Por isso, mantenha um cronograma de feedback e sempre que uma tarefa for bem executada, parabenize!
Reconheça e comemore as conquistas do grupo!
Conclusão
Lidar com pessoas nem sempre é fácil, mas um gestor possui a autoridade do cargo que lhe foi atribuída para gerir um time, e um líder consegue inspirar e motivar as pessoas ao seu redor.
Ao perceber a importância do gestor e do líder em um ambiente corporativo, você poderá ter em mente que ambos podem inclusive coexistir no mesmo indivíduo.
Se você é um gestor ou líder ou ambos, não deixe de colocar em prática as 10 dicas de como liderar uma equipe para melhorar a integração e resultados do seu time.
Para complementar sua leitura, leia nosso artigo sobre: “6 maneiras de valorizar seu funcionário na era digital” e mantenha-se atualizado!
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