Em um processo seletivo existem diversas formas de encontrar o perfil ideal para a vaga e, dentre elas, há o recrutamento interno e externo. Afinal, os talentos não existem somente fora da empresa, pois muitos profissionais estão se desenvolvendo internamente para concorrerem a uma chance de alavancarem suas carreiras, razão pela qual o RH e os líderes precisam estar atentos a essas transformações.
Além disso, a exigência em contratar pessoas com competências comportamentais alinhadas aos objetivos da empresa torna a seleção cada vez mais estratégica e qualquer equívoco pode significar perda de tempo e dinheiro.
Pensando nisso, o conteúdo que preparamos vai esclarecer todas as dúvidas e diferenças entre o recrutamento interno e externo, suas vantagens e como descobrir qual o melhor para sua empresa naquele momento. Confira!
A importância de um recrutamento eficiente
Na área de recursos humanos, o Recrutamento e Seleção é uma área de grande responsabilidade, pois conduz etapas para conhecer os candidatos e definir o futuro ocupante do cargo de acordo com parâmetros estabelecidos.
Para isso, é fundamental se reunir com o gestor da vaga e alinhar o perfil necessário, esclarecer as soft skills e as hard skills mais importantes e definir os prazos e etapas do processo seletivo. Somente após toda essa preparação será possível iniciar a busca pelo candidato ideal com eficiência, pois existirá maior clareza quanto aos aspectos comportamentais desejados, capacidade técnica necessária e se há alinhamento entre os objetivos do candidato e os da empresa.
Dentre as principais decisões que devem ser tomadas para encontrar o profissional certo para a posição está a definição se o profissional será buscado por recrutamento interno e externo (recrutamento misto), apenas por um recrutamento interno, ou apenas via recrutamento externo.
A seguir, veremos as distinções entre recrutamento interno e externo.
Recrutamento interno
A modalidade de recrutamento interno é realizada quando os gestores e o RH desejam oferecer aos funcionários ativos na empresa a oportunidade de concorrer a uma vaga e possibilitar a promoção interna e o desenvolvimento de carreira dentre o ambiente intraempresarial.
O processo de recrutamento interno pode acontecer com o crescimento da empresa e a criação de uma nova função, quando a empresa reformula o seu organograma, ou no caso de uma substituição de um profissional que saiu da organização.
Para assumir um novo cargo, algumas qualificações serão exigidas e, caso a empresa tenha talentos internos que demonstraram a capacidade de upskilling e reskilling de suas competências, assim como a habilidade de assumir aquele desafio, esses talentos poderão angariar a promoção interna ou movimentação lateral para a vaga aberta.
Vantagens do recrutamento Interno
- A empresa já conhece os colaboradores e não será necessário criar uma estratégia de engajamento à cultura organizacional;
- O tempo nesse processo é bem menor, pois os talentos já estão na empresa;
- Motivação pessoal e profissional dos colaboradores em geral com a possibilidade de desenvolvimento de carreira através de movimentações estratégicas e promoções;
- Cria uma competitividade saudável que é sempre bem-vinda no mundo corporativo.
Desvantagens do recrutamento Interno
O problema em optar exclusivamente por esse método pode gerar as seguintes dificuldades:
- A empresa fica restrita somente aos profissionais que já atuam nela e isso pode impedir que novas ideias e experiências sejam agregadas;
- Existe o risco de o profissional aprovado não se adaptar à nova função, gerando também insatisfação por parte do líder;
- A vaga que ficou aberta devido à realocação do colaborador pode demandar um novo processo seletivo, exigindo uma nova programação do RH.
Recrutamento externo
O Recrutamento externo se dá quando a empresa sente a necessidade de buscar novas ideias, experiências e competências para compor seu quadro funcional, suprindo as exigências da função e oxigenando as equipes de trabalho através da busca por um profissional que não integra os quadros da empresa.
Vantagens do Recrutamento Externo
Ao optar por buscar um talento externo, a empresa tem os seguintes benefícios:
- fortalece a marca empregadora e a interação com o mercado;
- enriquece o capital intelectual da empresa;
- renova a cultura organizacional;
- possibilita um novo modelo de contratação;
- possibilita a terceirização do processo seletivo através de headhunters.
Desvantagens do Recrutamento Externo
Ao optar por buscar um talento externo, a empresa poderá enfrentar algumas dificuldades, dentre as quais estão:
- a busca exclusiva por talentos externos pode desmotivar os colaboradores, pois elimina as chances de uma promoção interna naquele momento;
- exige um onboarding mais focado, pois a curva de aprendizado e adaptação do novo profissional pode durar mais do que o esperado;
- o processo seletivo pode ser mais demorado, caso seja realizado pela equipe de RH da empresa;
- o posto de trabalho pode ficar vago mais tempo do que o desejado, desfalcando a equipe e interferindo nos resultados do negócio.
Recrutamento misto
O recrutamento misto é uma forma de realizar o recrutamento interno e externo simultaneamente. Essa é uma opção para a empresa que deseja oferecer a oportunidade para que tanto os colaboradores internos, quanto os profissionais externos possam concorrer de forma equitativa a uma vaga na organização.
É importante que o processo seletivo seja realizado com imparcialidade e transparência para oferecer uma experiência positiva aos candidatos. É uma forma da empresa contratar o melhor profissional para posição levando em consideração os potenciais talentos internos e os potenciais talentos no mercado de trabalho.
O recrutamento misto engloba as vantagens e as desvantagens do recrutamento interno e externo, mas pode ser uma vivência enriquecedora para todos os envolvidos desde que o processo seletivo seja conduzido da forma certa.
Recrutamento interno e externo: a escolha é sua
Para escolher entre recrutamento interno e externo, algumas avaliações devem ser feitas. Para tanto, reflita sobre as questões abaixo.
- É hora de investir no desenvolvimento da equipe?
- Será necessário menor custo operacional?
- É o momento de inovar e apostar em novas experiências?
- É importante buscar no mercado e investir em um recrutamento com mais possibilidades?
Dependendo do que a empresa necessita no momento, é importante que o RH tenha uma estratégia definida e opte pela opção que se encaixe com mais eficácia ao seu objetivo.
É aí que está a importância de uma equipe de RH 4.0 focada em estratégias desafiadoras, que invista no desenvolvimento organizacional, no clima e na atração e retenção dos melhores talentos.
Se for necessário uma ajuda especializada para colocar esses objetivos em prática, contar com uma empresa de recrutamento externo faz muita diferença na hora de encontrar os melhores talentos do mercado, estejam eles dentro ou fora da organização. Com esse suporte, fica mais fácil encontrar o perfil mais compatível, assim, o RH terá mais liberdade e tempo para investir nas estratégias de retenção e desenvolvimento do capital intelectual do negócio.
Conhecer as diferenças entre recrutamento interno e externo, optando pelo que mais se encaixa à realidade da empresa naquele momento e para aquela vaga é um passo importante para formar times de alta performance e obter os melhores resultados.
E, se precisar de uma equipe de recrutamento especializado para contratar os melhores talentos no mercado de trabalho, conte com a Sim Carreira. Nossos headhunters estão prontos para oferecer soluções personalizadas e com a agilidade que sua empresa precisa
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado