Você sabia que uma das grandes responsabilidades do RH está em desenvolver as etapas do processo seletivo e o processo de onboarding de uma empresa, de tal forma que os candidatos tenham a melhor experiência possível?
Por meio do processo de onboarding de uma empresa é possível transformar positivamente a integração do colaborador, desde a seleção até a sua adaptação à equipe.
Neste conteúdo, vamos conhecer o que é o onboarding de uma empresa, quais são os passos para uma estratégia de onboarding de sucesso, e apresentar a importância de um processo de onboarding estruturado. Não perca a leitura!
O que é onboarding
Você possui dúvidas sobre o que é onboarding? Onboarding, termo em inglês, é o processo criado para integrar o novo colaborador à empresa e ao time. Sendo assim, o processo de onboarding em uma empresa tem início a partir do momento que o candidato é contratado.
O objetivo principal do onboarding de uma empresa é assegurar a adaptação do indivíduo à cultura corporativa e aos processos organizacionais, a fim de manter esse profissional o maior tempo possível na empresa e reduzir os custos com o turnover.
Durante a integração, os novos colaboradores passam por etapas de treinamento e desenvolvimento, para que fiquem alinhados com a equipe e consigam fazer parte dela efetivamente.
Quanto tempo dura o onboarding
Não existe um tempo determinado para o processo de onboarding de uma empresa, pois tudo vai depender do tamanho da organização, da quantidade de informações que precisam ser transmitidas ao colaborador e, é claro, o tempo de absorção que esse colaborador levará para se sentir pertencente ao time. Isso pode levar dias, semanas ou até meses.
O que são os 4 C´s do onboarding de uma empresa
Caso você saiba o que é onboarding é possível que também conheça o que são os 4C’s do onboarding de uma empresa. Caso não conheça, vamos entrar em maiores detalhes a seguir:
A estruturação do processo de onboarding de uma empresa geralmente é baseado nos 4 C’s para que a experiência do novo colaborador seja a mais positiva possível.
- Compliance (conformidade)
- Clarification (esclarecimento)
- Culture (cultura)
- Connections (conexão)
Quando bem implementados, ss 4 C’s são fatores que tornam o processo de onboarding de uma empresa bem sucedido. A seguir, vamos entrar em maiores detalhes sobre o que são os 4 C’s do onboarding de uma empresa.
Conformidade (Compliance)
A conformidade é o ato de apresentar aos novos colaboradores as regras, os regulamentos legais e a política interna da empresa, de modo que o novo colaborador esteja ciente e inicie suas atividades alinhado com os demais membros da equipe e regras corporativas.
Esclarecimento (Clarification)
Essa é a etapa que garante aos novos profissionais o entendimento sobre suas atividades e as expectativas quanto aos resultados.
A pessoa deve ter certeza de qual é o seu papel na equipe e no negócio e quais são as ferramentas disponíveis para executar a função de forma eficaz.
Quanto mais eficiente for a fase de esclarecimento, mais preparado e seguro o profissional se sentirá e a empresa contará o quanto antes com os seus resultados.
Cultura (Culture)
Durante o processo de onboarding de uma empresa, o colaborador deve receber as informações e as explicações sobre a missão, a visão e os valores organizacionais.
As normas formais e informais, que fazem parte da cultura da empresa também devem ser repassadas. Conhecer como a organização funciona e está interligada é uma etapa importante no processo, pois essa integração fortalece a cultura organizacional e gera a sensação de pertencimento no colaborador.
Conexão (Connections)
Essa é a etapa fundamental que influencia na saúde mental do colaborador, pois se refere às relações interpessoais, às redes de informações e a socialização no ambiente de trabalho.
Esses fatores promovem um sentimento de aceitação de ambas as partes e fazem com que o indivíduo se sinta parte do time e esse é um dos principais pontos de retenção dos talentos atualmente.
A criação de laços positivos no ambiente de trabalho é importante pois incentiva o engajamento, a motivação e a produção dos profissionais.
Quais são os passos para um onboarding de sucesso
Para que o onboarding de uma empresa dê certo, é importante ser bem estruturado. Abaixo, destacamos os passos importantes para o sucesso do projeto.
1. Informações precisas e claras
Salário, benefícios, período de experiência, data de início, entre outras informações importantes, devem ser esclarecidas no momento da contratação.
Para facilitar o entendimento do contratado, envie tudo o que for relevante por e-mail, antes do primeiro dia na empresa.
2. Planejamento
Planeje tudo para a chegada do novo colaborador, informe a ele e à equipe onde irá atuar, para que a integração social seja ainda melhor para todos.
Dias antes da data de seu início, envie um e-mail demonstrando o quanto sua chegada é aguardada e o quanto a empresa está feliz por tê-lo como membro da equipe.
Dê atenção especial para o setor em que o novo funcionário atuará, informando sobre o perfil, a função e oferecendo todo o suporte necessário nesse início, para que esse começo seja favorável para todos.
É necessário também planejar todos os treinamentos que serão aplicados nesse processo, com a definição das datas e em comum acordo com o gestor. Assim como, é importante revisar todo o material que será apresentado e atualizar o que for necessário.
3. Realize um evento
Criar um evento de boas-vindas é uma forma de fazer com que o profissional se sinta pertencente à empresa e é um jeito de “quebrar o gelo” causado pelo primeiro dia em uma nova instituição.
Combine com os setores para que seus membros se apresentem ao recém-chegado.
Esse é o momento também de mostrar com maiores detalhes a história da empresa, seus valores, os fundadores e as suas metas.
Na integração também deve haver a orientação sobre o dress-code, o cronograma, a estrutura geral da empresa, ajudando o colaborador a se orientar e saber a quem recorrer na hora de buscar informações.
Muitas empresas combinam um almoço de equipe junto ao novo colaborador para agilizar a integração.
4. Programe uma visita completa pela empresa
Realize um tour pela empresa com o novo colaborador e mostre como e onde tudo funciona. Tente fazer isso juntamente com o líder da equipe onde ele atuará.
Apresente-o a todos os gestores e aos CEOs, pois esse é um ótimo gatilho motivador.
Mostre também onde ficam as áreas comuns da empresa: banheiro, cozinha, impressora, para que ele se acostume mais rápido com o ambiente.
5. Destaque o setor de atuação do recém-contratado
Na integração, apresentar o setor de trabalho com detalhes é fundamental, assim como, a apresentação a cada membro da equipe. É importante que isso seja realizado em parceria com o gestor da área. Afinal, essa parceria entre o RH e os gestores é fundamental para uma integração eficiente. Inclusive, é muito pertinente apresentar as pessoas e áreas com o qual o profissional terá interface.
6. Mantenha e promova a organização nos ambientes
Nem os funcionários mais antigos da empresa conseguem ser eficientes em um local bagunçado. Por isso, a organização é a melhor estratégia para o sucesso do onboarding.
Entregue a lista de ramais, assim como o e-mail e a senha, o organograma e o fluxograma do setor.
Caso a área trabalhe com metas, não esqueça de mostrar o cronograma e a importância do trabalho em equipe e como a organização é facilitadora para resultados eficientes.
7. Escolha um talento para auxiliar o novo membro
O primeiro dia de trabalho é uma mistura de emoções. Ter alguém da mesma equipe auxiliando nos primeiros momentos, servindo como uma espécie de mentor, é importante para esclarecer as dúvidas e orientar no que for necessário. Assim, o profissional saberá a quem sempre pode recorrer.
Além disso, fornecer um guia sobre qual assunto tratar com qual colaborador, também poderá trazer maior agilidade e autonomia ao individuo ao decorrer dos dias.
8. Invista em treinamentos personalizados
Conforme a necessidade do setor e as habilidades técnicas do novo colaborador, o RH precisa identificar quais são os treinamentos mais adequados para que a função seja exercida de forma plena.
Por isso, a educação continuada é fundamental para sanar as dificuldades e alinhar a equipe.
Qual é a importância do onboarding de uma empresa
Agora que você sabe o que é onboarding de uma empresa, quais são os 4 C’s de um processo de onboarding, assim como passos relevantes a serem incluídos neste processo, você já deve imaginar a importância do onboarding de uma empresa.
Caso você ainda esteja se perguntando, qual é a importância do onboarding de uma empresa, ressaltamos que muitos profissionais avaliam se querem ou não permanecer dentro da organização dentro dos primeiros 6 meses de contrato, e o onboarding pode ter um impacto direto nessa decisão.
A importância do onboarding inclui, mas não está limitada a:
- retenção de talentos e redução do turnover;
- aumento do engajamento;
- fortalecimento da cultura interna;
- consolidação da marca empregadora;
- crescimento do negócio.
Com essas vantagens do onboarding, as empresas que possuem programas bem estruturados acabam levando uma vantagem frente a concorrentes que não possuem um processo de onboarding estruturado.
Conclusão
O onboarding de uma empresa é um processo que pode ser estruturado para trazer inúmeras vantagens competitivas para a empresa. Os empregadores que desejam atrair e reter os melhores talentos precisam estar atentos e investir na personalização dessa estratégia, para que o resultado seja positivo tanto para a empresa, quanto para os recém-chegados.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado