Onboarding de uma empresa: como implementar

O que é Onboarding de uma empresa

Você sabia que uma das grandes responsabilidades do RH está em desenvolver as etapas do processo seletivo e o processo de onboarding de uma empresa, de tal forma que os candidatos tenham a melhor experiência possível?

Por meio do processo de onboarding de uma empresa é possível transformar positivamente a integração do colaborador, desde a seleção até a sua adaptação à equipe.

Neste conteúdo, vamos conhecer o que é o onboarding de uma empresa, quais são os passos para uma estratégia de onboarding de sucesso, e apresentar a importância de um processo de onboarding estruturado. Não perca a leitura!

 

O que é onboarding

Você possui dúvidas sobre o que é onboarding? Onboarding, termo em inglês, é o processo criado para integrar o novo colaborador à empresa e ao time. Sendo assim, o processo de onboarding em uma empresa tem início a partir do momento que o candidato é contratado.

O objetivo principal do onboarding de uma empresa é assegurar a adaptação do indivíduo à cultura corporativa e aos processos organizacionais, a fim de manter esse profissional o maior tempo possível na empresa e reduzir os custos com o turnover.

Durante a integração, os novos colaboradores passam por etapas de treinamento e desenvolvimento, para que fiquem alinhados com a equipe e consigam fazer parte dela efetivamente.

 

Quanto tempo dura o onboarding

Não existe um tempo determinado para o processo de onboarding de uma empresa, pois tudo vai depender do tamanho da organização, da quantidade de informações que precisam ser transmitidas ao colaborador e, é claro, o tempo de absorção que esse colaborador levará para se sentir pertencente ao time. Isso pode levar dias, semanas ou até meses.

 

O que são os 4 C´s do onboarding de uma empresa

Caso você saiba o que é onboarding é possível que também conheça o que são os  4C’s do onboarding de uma empresa. Caso não conheça, vamos entrar em maiores detalhes a seguir:

A estruturação do processo de onboarding de uma empresa geralmente é baseado nos 4 C’s para que a experiência do novo colaborador seja a mais positiva possível.

 

  1. Compliance (conformidade)
  2. Clarification (esclarecimento)
  3. Culture (cultura)
  4. Connections (conexão)

 

Quando bem implementados, ss 4 C’s são fatores que tornam o processo de onboarding de uma empresa bem sucedido. A seguir, vamos entrar em maiores detalhes sobre o que são os 4 C’s do onboarding de uma empresa.

 

Conformidade (Compliance)

A conformidade é o ato de apresentar aos novos colaboradores as regras, os regulamentos legais e a política interna da empresa, de modo que o novo colaborador esteja ciente e inicie suas atividades alinhado com os demais membros da equipe e regras corporativas.

 

Esclarecimento (Clarification)

Essa é a etapa que garante aos novos profissionais o entendimento sobre suas atividades e as expectativas quanto aos resultados.

A pessoa deve ter certeza de qual é o seu papel na equipe e no negócio e quais são as ferramentas disponíveis para executar a função de forma eficaz.

Quanto mais eficiente for a fase de esclarecimento, mais preparado e seguro o profissional se sentirá e a empresa contará o quanto antes com os seus resultados.

 

Cultura (Culture)

Durante o processo de onboarding de uma empresa, o colaborador deve receber as informações e as explicações sobre a missão, a visão e os valores organizacionais.

As normas formais e informais, que fazem parte da cultura da empresa também devem ser repassadas. Conhecer como a organização funciona e está interligada é uma etapa importante no processo, pois essa integração fortalece a cultura organizacional e gera a sensação de pertencimento no colaborador.

 

Conexão (Connections)

Essa é a etapa fundamental que influencia na saúde mental do colaborador, pois se refere às relações interpessoais, às redes de informações e a socialização no ambiente de trabalho.

Esses fatores promovem um sentimento de aceitação de ambas as partes e fazem com que o indivíduo se sinta parte do time e esse é um dos principais pontos de retenção dos talentos atualmente.

A criação de laços positivos no ambiente de trabalho é importante pois incentiva o engajamento, a motivação e a produção dos profissionais.

 

Quais são os passos para um onboarding de sucesso

Para que o onboarding de uma empresa dê certo, é importante ser bem estruturado. Abaixo, destacamos os passos importantes para o sucesso do projeto.

1. Informações precisas e claras

Salário, benefícios, período de experiência, data de início, entre outras informações importantes, devem ser esclarecidas no momento da contratação.

Para facilitar o entendimento do contratado, envie tudo o que for relevante por e-mail, antes do primeiro dia na empresa.

2. Planejamento

Planeje tudo para a chegada do novo colaborador, informe a ele e à equipe onde irá atuar, para que a integração social seja ainda melhor para todos.

Dias antes da data de seu início, envie um e-mail demonstrando o quanto sua chegada é aguardada e o quanto a empresa está feliz por tê-lo como membro da equipe.

Dê atenção especial para o setor em que o novo funcionário atuará, informando sobre o perfil, a função e oferecendo todo o suporte necessário nesse início, para que esse começo seja favorável para todos.

É necessário também planejar todos os treinamentos que serão aplicados nesse processo, com a definição das datas e em comum acordo com o gestor. Assim como, é importante revisar todo o material que será apresentado e atualizar o que for necessário.

3. Realize um evento 

Criar um evento de boas-vindas é uma forma de fazer com que o profissional se sinta pertencente à empresa e é um jeito de “quebrar o gelo” causado pelo primeiro dia em uma nova instituição.

Combine com os setores para que seus membros se apresentem ao recém-chegado.

Esse é o momento também de mostrar com maiores detalhes a história da empresa, seus valores, os fundadores e as suas metas.

Na integração também deve haver a orientação sobre o dress-code, o cronograma, a estrutura geral da empresa, ajudando o colaborador a se orientar e saber a quem recorrer na hora de buscar informações.

Muitas empresas combinam um almoço de equipe junto ao novo colaborador para agilizar a integração.

4. Programe uma visita completa pela empresa

Realize um tour pela empresa com o novo colaborador e mostre como e onde tudo funciona. Tente fazer isso juntamente com o líder da equipe onde ele atuará.

Apresente-o a todos os gestores e aos CEOs, pois esse é um ótimo gatilho motivador.

Mostre também onde ficam as áreas comuns da empresa: banheiro, cozinha, impressora, para que ele se acostume mais rápido com o ambiente.

5. Destaque o setor de atuação do recém-contratado

Na integração, apresentar o setor de trabalho com detalhes é fundamental, assim como, a apresentação a cada membro da equipe. É importante que isso seja realizado em parceria com o gestor da área. Afinal, essa parceria entre o RH e os gestores é fundamental para uma integração eficiente. Inclusive, é muito pertinente apresentar as pessoas e áreas com o qual o profissional terá interface.

6. Mantenha e promova a organização nos ambientes

Nem os funcionários mais antigos da empresa conseguem ser eficientes em um local bagunçado. Por isso, a organização é a melhor estratégia para o sucesso do onboarding.

Entregue a lista de ramais, assim como o e-mail e a senha, o organograma e o fluxograma do setor.

Caso a área trabalhe com metas, não esqueça de mostrar o cronograma e a importância do trabalho em equipe e como a organização é facilitadora para resultados eficientes.

7. Escolha um talento para auxiliar o novo membro

O primeiro dia de trabalho é uma mistura de emoções. Ter alguém da mesma equipe auxiliando nos primeiros momentos, servindo como uma espécie de mentor, é importante para esclarecer as dúvidas e orientar no que for necessário. Assim, o profissional saberá a quem sempre pode recorrer.

Além disso, fornecer um guia sobre qual assunto tratar com qual colaborador, também poderá trazer maior agilidade e autonomia ao individuo ao decorrer dos dias.

8. Invista em treinamentos personalizados

Conforme a necessidade do setor e as habilidades técnicas do novo colaborador, o RH precisa identificar quais são os treinamentos mais adequados para que a função seja exercida de forma plena.

Por isso, a educação continuada é fundamental para sanar as dificuldades e alinhar a equipe.

 

Qual é a importância do onboarding de uma empresa

Agora que você sabe o que é onboarding de uma empresa, quais são os 4 C’s de um processo de onboarding, assim como passos relevantes a serem incluídos neste processo, você já deve imaginar a importância do onboarding de uma empresa.

Caso você ainda esteja se perguntando, qual é a importância do onboarding de uma empresa, ressaltamos que muitos profissionais avaliam se querem ou não permanecer dentro da organização dentro dos primeiros 6 meses de contrato, e o onboarding pode ter um impacto direto nessa decisão.

A importância do onboarding inclui, mas não está limitada a:

  • retenção de talentos e redução do turnover;
  • aumento do engajamento;
  • fortalecimento da cultura interna;
  • consolidação da marca empregadora;
  • crescimento do negócio.

Com essas vantagens do onboarding, as empresas que possuem programas bem estruturados acabam levando uma vantagem frente a concorrentes que não possuem um processo de onboarding estruturado.

 

Conclusão

O onboarding de uma empresa é um processo que pode ser estruturado para trazer inúmeras vantagens competitivas para a empresa. Os empregadores que desejam atrair e reter os melhores talentos precisam estar atentos e investir na personalização dessa estratégia, para que o resultado seja positivo tanto para a empresa, quanto para os recém-chegados.

Para ter acesso a mais conteúdos tão importantes quanto esse, siga-nos nas redes sociais e conheça o Blog da Sim Carreira.

onboarding de uma empresa

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.