Criar uma boa rede de contatos pode ser decisivo na vida profissional de qualquer pessoa. Apesar disso, muita gente ainda desconhece o que é networking e para que serve, negligenciando a sua importância.
Como resultado, essas pessoas não compreendem realmente o impacto de um bom network na sua carreira e como isso pode ajudá-la a alcançar seus objetivos profissionais.
Se você faz parte desse grupo que ainda não sabe muito bem como aproveitar as vantagens proporcionadas dessa rede de contatos, está na hora de mudar sua mentalidade.
Se você faz parte do grupo que sabe o que é networking e para que serve, mas acredita não ter uma ampla rede de contatos ou não sabe como fazer um networking eficaz, esse conteúdo também é para você.
Para te ajudar nesse processo, neste artigo, explicaremos o que é networking e para que serve, como construir sua rede de contatos e dicas para ser bem-sucedido nessa tarefa.
Continue a leitura!
O que é networking?
Networking se refere ao processo de criar e manter uma rede de contatos profissionais. Seu objetivo é estreitar laços com pessoas que podem agregar valor à sua carreira, e que você também pode agregar ao crescimento das outras pessoas em sua rede.
Mas isso não significa que o networking se refere apenas a uma simples troca de contatos entre colegas da mesma área de atuação.
Na verdade, ele exige a criação de vínculos mais profundos com pessoas relevantes nas mais diversas áreas. A partir do fortalecimento dessas relações, surgem oportunidades para ajudar e ser ajudado, de modo que as duas partes envolvidas são beneficiadas.
Com o tempo, é possível criar uma rede de contatos diversificada e relevante, capaz de gerar indicações para trabalhos futuros, oportunidades de negócio, troca de ideias e orientações, entre outros objetivos que fortalecem o aprendizado contínuo e desenvolvimento de cada indivíduo.
Network ou networking: qual a diferença?
Os dois termos têm significados bem parecidos, mas são aplicados em contextos diferentes. “Network” é um substantivo em inglês que significa “rede de contato”. Já “networking” é o verbo utilizado para nomear a ação de criar e cultivar essa rede.
Apesar disso, no Brasil, os dois termos são utilizados praticamente como sinônimos, mesmo que a expressão “fazer networking” seja um pouco redundante.
Para que serve networking?
O mercado de trabalho, principalmente o brasileiro, é movido por conexões. Nesse mundo, ter um bom currículo é fundamental, mas pode não ser o suficiente para conquistar oportunidades valiosas.
Isso porque o mercado é feito por pessoas, e o ser humano é relacional. Ou seja, as pessoas se preocupam e se conectam com outras pessoas, não com números, títulos e currículos.
Quer ver um exemplo prático?
Imagine que você é o gestor do setor administrativo de uma empresa e precisa de um novo assistente para te ajudar a lidar com as demandas adicionais de trabalho no próximo semestre.
Antes de contratar, você pode averiguar se o candidato é confiável, buscar referências pessoais e profissionais e entender se fortalecem ou não a candidatura do profissional para a vaga.
A tendência natural é que você preste mais atenção ao candidato recomendado durante o processo seletivo. Afinal, ele já é “conhecido”, tem o selo de aprovação por uma pessoa de confiança, e recebeu elogios por habilidades que vão além do que está descrito no seu currículo.
Embora a indicação por si só não seja sinônimo de contratação, ela aproxima o candidato e o recrutador. Além disso, ela sinaliza que o candidato em questão pode apresentar características relevantes para a empresa, como um alinhamento com a cultura organizacional.
Esse é só um exemplo de como manter o contato com a pessoa certa e, é claro, cuidar da sua carreira e zelar pela sua reputação, te aproxima das oportunidades.
Ou seja, o networking serve para te ajudar a obter informações relevantes, se manter atualizado, conquistar apoio e indicações, entre outras atividades relevantes para o seu sucesso profissional.
Exemplos de como fazer networking
Fazer networking não é só participar de eventos e trocar contatos. Confira abaixo alguns exemplos de como criar e aumentar sua rede de contatos na prática.
- Compartilhar informações relevantes sobre sua área de atuação e seu dia a dia profissional nas redes sociais, especialmente o LinkedIn;
- Parabenizar as pessoas por suas conquistas, como apresentações, projetos finalizados e resultados;
- Oferecer ajuda quando seu conhecimento e experiência for útil para algum contato;
- Marcar encontros informais, como cafés e almoços, para conversar sobre projetos e trocar ideias sobre tópicos relevantes para as duas partes;
- Pedir um conselho ou orientação para alguém com mais experiência na área sobre algum assunto no qual você sente dificuldade;
- Contar para a pessoa que te ajudou com uma dica, indicação ou sugestão, por exemplo, que ela te ajudou a conquistar um resultado, oportunidade ou colocação;
- Participar de grupos, palestras e conferências, por exemplo, com profissionais da sua área de atuação ou áreas complementares, que discutam temas relevantes para o seu trabalho.
Com quem fazer networking?
Ninguém trabalha sozinho. O mundo do trabalho exige cada vez mais a colaboração de profissionais de diferentes áreas para o desenvolvimento de projetos.
Nesse cenário, não faz mais sentido manter contato apenas com profissionais iguais a você. Em vez disso, é mais interessante estreitar laços com pessoas que demonstrem compromisso, profissionalismo, dedicação e valor em sua área de atuação.
Essas pessoas incluem desde colegas de faculdades, de trabalho, familiares e vizinhos, até profissionais de outros setores e com diferentes formações. Desde que demonstrem valor e relevância em sua área de atuação, todos podem ser incluídos na sua rede.
Ao ter um bom conhecimento em seu segmento de mercado, em sua área de atuação e especialidade, a pessoa poderá servir de benchmarking e oferecer bons insights para eventuais trocas.
Quais são os 3 passos para construir um bom networking?
Agora que você já sabe o que é networking e para que serve, está na hora de aprender a construir uma boa rede de contatos. Esse processo pode envolver várias etapas, que podem ser resumidos nos 3 passos:
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- Defina objetivos;
- Seja proativo;
- Cultive relacionamentos.
A seguir, entramos em maiores detalhes sobre cada um desses três passos para um networking de sucesso:
1- Defina objetivos
O primeiro passo para construir um bom networking é definir seus objetivos. Ou seja, você precisa se perguntar o que você deseja alcançar com sua rede de contatos.
Talvez sua principal meta no momento seja buscar uma recolocação profissional ou iniciar uma transição de carreira, por exemplo. Ou você pode estar simplesmente interessado em encontrar mentores na sua área de atuação.
Ao definir isso, você poderá direcionar melhor seus esforços e se conectar com as pessoas certas para te ajudar a alcançar esses objetivos.
2- Seja proativo
O próximo passo é de fato criar e manter uma boa rede de contatos. E você pode utilizar diferentes estratégias para isso. Você pode participar de grupos que reúnem profissionais de áreas e interesses em comum nas redes sociais, por exemplo.
Outra estratégia interessante é compartilhar conteúdo de valor sobre sua área profissional. Apresente suas habilidades de trabalho nas suas redes sociais profissionais, como o LinkedIn.
Você também pode participar de eventos, workshops, encontros online ou qualquer outra atividade que reúna pessoas da sua área de atuação.
Algo que também é bastante efetivo é buscar mentoria profissional de consultorias de carreira que são especialistas em desenvolver networking e gerar oportunidades.
3- Cultive relacionamentos
Um bom networking exige a construção de relacionamentos genuínos e duradouros. Por esse motivo, não basta se conectar com as pessoas nas redes sociais ou trocar contatos em eventos. Estreitar laços exige que você invista tempo e demonstre interesse genuíno em apoiar as outras pessoas.
Para isso, é importante exercitar uma escuta ativa, ser útil e generos. Tenha disposição para compartilhar ou trocar recursos, informações e ideias.
Lembre-se de que assim como qualquer outro relacionamento, o networking é uma via de mão dupla. Ou seja, ele promove conexão que beneficiam as duas partes.
Assim, você cria relações baseadas na reciprocidade e confiança, o que pode abrir portas inesperadas no futuro.
O networking é uma ação contínua. Não busque ampliar a rede apenas quando você precisa de ajuda. Ajude as pessoas e fortaleça os seus relacionamentos sempre que puder.
7 dicas essenciais para um networking de sucesso
Quer construir um networking de sucesso? Então, além dos passos anteriores, você deve seguir as dicas abaixo:
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- Use as redes sociais para compartilhar conteúdo de valor e se posicionar como referência no seu segmento de atuação;
- Interaja nas redes sociais, sites e blogs de pessoas da sua rede de contato. Isso mostra que você está disposto a colaborar e conversar com outras pessoas;
- Invista na sua marca pessoal dentro e fora da internet. Combine imagem e conteúdo para agregar valor e credibilidade ao seu perfil profissional;
- Se mantenha atualizado sobre as tendências da sua área de atuação e eventos que impactam a sua profissão. Isso pode fazer a diferença para interagir com outras pessoas e manter conversas construtivas;
- Conte com o apoio de um amigo ou colega de sua confiança para participar de atividades que podem render um bom networking. Isso vai te ajudar a vencer a timidez;
- Não se limite a fazer contatos apenas em ambientes relacionados ao trabalho. Conhecer pessoas fora desses espaços também pode render ótimas conexões;
- Foque na qualidade, não na quantidade de contatos.
Conclusão
Aprender o que é networking e para que serve é apenas o primeiro passo.
Agora, você já entende a importância da construção de uma boa rede de contatos. Está na hora colocar nossas dicas em prática e aproveitar os benefícios da network.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado