EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Mindset Fixo e Mindset de Crescimento

Mindset fixo e mindset de crescimento: qual é o seu? Neste artigo, vamos esclarecer o que é mindset, entender a diferença entre o midset fixo e mindset de crescimento, além da importância de reconhecer o seu tipo de pensamento e como buscar a mudança necessária para a sua evolução. Boa leitura!
Mindset Fixo e Mindset de Crescimento - sim carreira

Mindset fixo e mindset de crescimento: qual é o seu?

Se você ainda não reparou qual é o seu tipo de mindset, comece a se atentar! No mundo corporativo, a mentalidade de cada profissional em relação ao ambiente interno e externo é o que determina suas atitudes e escolhas, e essa maneira de pensar está sendo cada vez mais observada pelos gestores e pelos profissionais do RH 4.0.

Por isso, entender o que significa mindset é fundamental para o autoconhecimento e desenvolvimento de novos pensamentos e atitudes capazes de fazer o indivíduo evoluir pessoal e profissionalmente.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é mindset, entender a diferença entre o midset fixo e mindset de crescimento, além da importância de reconhecer o seu tipo de pensamento e como buscar a mudança necessária para a sua evolução. Boa leitura!

 

Definindo o Mindset

Mais uma expressão estrangeira importada para o ambiente corporativo, “mindset” significa “configuração da mente”, a forma como enxergamos o mundo através das experiências acumuladas e o que influencia nas decisões que tomamos ao longo da vida.

A forma como a pessoa organiza os pensamentos e decide os problemas diz muito sobre seu tipo de mentalidade: positiva, neutra ou negativa. O mindset é conhecido como o espelho da alma, pois retrata a forma como enxergamos o mundo e a resposta que damos por meio dos nossos pensamentos.

Mesmo parecendo algo imutável, afinal, estamos falando de experiências já adquiridas que interferem no modo de pensar, a configuração da mente pode ser alterada e desenvolvida, a fim de auxiliar na quebra de bloqueios internos que impedem a evolução do ser humano.

Carol S. Dweck, psicóloga e uma das principais estudiosas da área, concluiu que o mindset pode ser separado em 2 grupos, mindset fixo e mindset de crescimento, os quais veremos a seguir.

 

Mindset Fixo

O mindset fixo é visto em pessoas com perfil inseguro e com a tendência de superdimensionar os problemas, estão sempre conformadas com as situações que a vida lhes apresenta.

Geralmente, essas pessoas não se sentem prontas para sair da zona de conforto e acreditam que as coisas que estão indo bem não precisam melhorar e, quanto às coisas que poderiam melhorar, não seria possível fazê-lo em função de outras limitações e barreiras.

Assim como acreditam que, se não possuem determinada competência ou habilidade, é porque simplesmente não foram qualidades com as quais nasceu, ou porque não seria merecedor de tais dons, sendo imposição da vida. Portanto, limitam-se apenas ao que tem, sem buscar o autodesenvolvimento.

Veja que se trata de uma configuração fixa da mente, que deixa a pessoa estagnada em uma zona de conforto extremamente prejudicial à sua evolução individual e profissional.

 

Mindset de Crescimento

Um mindset de crescimento, também conhecido como mentalidade progressiva, é constituído por pessoas otimistas e confiantes, que acreditam que nada é tão bom que não possa melhorar.

Investem na evolução constante e sabem que seus pontos de melhoria são apenas degraus para o desenvolvimento.

O mindset de crescimento está presente em pessoas persistentes e resilientes, com capacidades indispensáveis para uma inteligência emocional eficiente, que as deixam seguras diante das adversidades. Afinal, não existe obstáculo que não possa ser superado com esforço, disciplina e aprendizado.

As lições aprendidas com os erros fazem parte da tática utilizada para sua transformação, que é uma constante evolução.

Mindset Fixo Vs. Mindset de Crescimento

Existem muitas diferenças entre um indivíduo que tem um mindset fixo e outro que possui um mindset de crescimento, porém, a principal é que a pessoa com o mindset fixo tende a ser fatalista e possuir crenças limitantes. Já a pessoa com o mindset de crescimento tem a atitude positiva e, caso ainda não tenha conseguido o que buscava, considera ser uma questão de tempo, empenho e aprendizado para que se desenvolva e supere o obstáculo em sua frente.

Um exemplo simples da diferença na configuração do pensamento entre um indivíduo com um mindset fixo e outro com mindset de crescimento pode ser visto nos seguintes pensamentos:

Mindset fixo: “nunca vou conseguir isso”;

Mindset de crescimento: “o que eu preciso fazer e aprender para conseguir isso”.

 

A Influência do Mindset

O autoconhecimento é indispensável para saber como manter a mente em equilíbrio e tomar as melhores decisões.

Ser ou não protagonista da carreira  dependerá do seu mindset frente aos obstáculos que a vida pessoal e a vida profissional apresentam. Por isso, é tão importante identificar a sua forma de encarar problemas e mudar a forma de pensamento de acordo com o que for apoiar no seu crescimento. Afinal, demonstrar a capacidade de aprendizado e evolução para superar os mais diversos desafios pode ser a diferença entre ser o profissional aprovado em um processo seletivo, ou ser escolhido para um projeto maior ou uma eventual promoção no trabalho.

Só consegue evoluir quem entende que o aprendizado é constante e que sempre podemos nos desenvolver através de upskilling ou reskilling de suas competências, seja de forma teórica ou prática, para angariar novos desafios e maiores responsabilidades.

Suas decisões estão condicionadas à configuração da sua mente, então, mesmo que entre o mindset fixo e o mindset de crescimento você tenha percebido que está mais propenso a pensar com um mindset fixo, saiba que você pode mudar isso aos poucos. Comece a reparar em como lida com desafios e mude a forma de pensar do mindset fixo para uma mentalidade de crescimento. Veremos no tópico a seguir como transformar um mindset fixo para um mindset de crescimento.

 

Passos para configurar uma mentalidade de crescimento

Saiba que o mindset fixo é mais comum do que se imagina e, devido ao pensamento pessimista, as pessoas acreditam que certos “problemas” não têm solução. No entanto, com determinação é possível adquirir uma mente positiva que lhe ajudará nas tomadas de decisões e, consequentemente, na evolução da vida pessoal e profissional.

 

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para adquirir um mindset de crescimento é ter a ciência quanto à configuração atual da sua mente. Conforme as definições dos tópicos anteriores, qual configuração de pensamento é predominante para você?

Seja sincero para que os próximos passos sigam na direção correta e você tenha menos risco de desistir no meio do caminho.

 

2. Objetivos

Entre o mindset fixo e de crescimento, depois de descobrir qual é o seu mindset, chegou a hora de traçar as rotas necessárias para alcançar os seus objetivos.

Para ajudar nessa etapa, busque histórias reais e inspiradoras, pois, quando enxergamos nossas dificuldades em pessoas que já superaram desafios, percebemos que é possível e temos mais forças para seguir em frente.

3. Motivação

Não espere o incentivo dos outros para tomar decisões que impactam na sua vida. Todos têm seus próprios pensamentos e, por mais que estes possam ser influenciados, positiva ou negativamente, só quem conhece os obstáculos e todo o contexto daquela realidade específica é o indivíduo que está passando por ela.

Portanto, sua maior motivação pessoal e profissional , assim como os seus pensamentos, são internos e pertencem a você, assim como quem irá viver com os resultados das decisões que por você forem tomadas, será você mesmo.

Com isso, você é seu maior incentivador e o principal responsável entre o mindset fixo e de crescimento, por exercitar a forma de pensamento que quer ter diante dos seus desafios diários.

 

4. Dedicação

Não adianta realizar os passos anteriores e não se dedicar durante o processo para exercitar o mindset desejado. Avalie seu processo decisório e a forma de pensamento em cada passo e não desista quando os obstáculos aparecerem. Exercite o mindset de crescimento e se lembre que tudo é uma oportunidade de aprendizado e de evolução. Inclusive, as maiores lições são aprendidas quando nos levantamos dos tombos.

 

5. Resultados

Vibre com cada pequeno resultado alcançado. Configurar a mente para adquirir novos pensamentos que foram cultivados durante anos não é uma tarefa fácil. Então, aprenda a enxergar as pequenas vitórias como grandes resultados e não perca o foco do objetivo final.

Esses são alguns passos importantes para a construção do mindset de crescimento. Mas, caso perceba que os seus bloqueios são mais profundos, pense na possibilidade de buscar auxílio profissional para ajudar nesse processo e superar as crenças limitantes presentes em um mindset fixo.

 

Mindset Fixo e Mindset de Crescimento

Nesse conteúdo foi possível conhecer um pouco mais sobre mindset fixo e mindset de crescimento, identificá-los e entender de que forma é possível transformar uma mente negativa e estagnada em uma mentalidade positiva e em desenvolvimento constante.

Por isso, agora é a hora de fazer as perguntas certas para si mesmo. Mindset fixo e mindset de crescimento: qual é o seu? O que você vai fazer ao descobrir um pouco sobre sua mente? Quais atitudes vai tomar para se tornar efetivamente o protagonista da sua carreira e do seu sucesso? O que você pensará e o que fará diante de um próximo desafio?

Se estiver com dificuldades de responder a essas perguntas sozinho, entre em contato com nosso time de consultores, pois podemos apoiá-lo de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais!

Precisa de ajuda?