O que é uma referência pessoal?

O que é uma referência pessoal

Entender o que é uma referência pessoal e aprender a usar esse recurso a seu favor pode transformar sua vida profissional. Afinal, ter uma boa referência pode ser fundamental para conseguir um novo emprego e até para mudar de carreira.

Isso porque ela contém informações que melhoram sua credibilidade e melhoram a percepção do recrutador e do gestor em relação ao seu trabalho. Assim, você aumenta suas chances de avançar nas etapas do processo seletivo e ser contratado.

Apesar de proporcionar tantos benefícios, muita gente ainda não entende a importância dessas referências, nem como obtê-las.

Por isso, neste artigo, explicaremos o que é uma referência pessoal e ainda vamos compartilhar dicas para obter esse tipo de recomendação.

Continue a leitura!

 

Entenda o que é uma referência pessoal

No contexto profissional, a referência pessoal é aquela boa e velha recomendação que um profissional recebe em função do seu trabalho, que fortalece a sua candidatura para uma promoção ou serve de indicação para um novo emprego.

Geralmente, ela é acompanhada de informações sobre as habilidades, qualificações e comportamento do funcionário no ambiente de trabalho.

Como essa referência fornece uma perspectiva externa e imparcial sobre as habilidades e o histórico profissional de um colaborador, ela ajuda o candidato a se destacar durante processos seletivos e podem ser decisivas para o empregador no momento de decidir o candidato a ser contratado.

 

Quando é importante ter uma referência pessoal?

Ter uma referência pessoal é considerado um diferencial tanto em processos seletivos de emprego quanto para se candidatar a programas acadêmicos, como mestrado e doutorado.

Por conta da sua importância, muitas vezes essa recomendação é solicitada pelo próprio empregador ou instituição de ensino.

Porém, mesmo quando sua apresentação não é obrigatória, apresentar uma referência pessoal te ajuda a se destacar da concorrência e ajuda a validar as informações fornecidas em currículo.

Além disso, é importante lembrar que ter referências pessoais também pode te ajudar ao longo do processo de transição de carreira. Afinal, essas recomendações são úteis para destacar suas soft skills e outras habilidades relevantes na sua nova profissão.

Por fim, ter boas referências pessoais também te ajuda a construir relacionamentos com outros profissionais, especialmente durante eventos e reuniões. Em outras palavras, elas te ajudam a construir um  networking de sucesso e obter novas oportunidades.

 

Por que é importante ter referências pessoais no LinkedIn?

A principal função das referências pessoais é dar credibilidade às informações fornecidas. Afinal, ao obter recomendações referências, você valida esses dados e indica que outras pessoas podem atestar suas habilidades, competências e caráter.

Isso porque, além do comentário positivo, a empresa também pode entrar em contato diretamente com a pessoa que forneceu a referência para comprovar as informações concedidas na referência.

Como resultado, os empregadores tendem a ter mais confiança nas suas qualificações e passam a ter uma visão positiva sobre seu trabalho e desempenho. Assim, é possível criar uma imagem favorável como profissional e destacar dos demais candidatos.

Quer fazer uma referência pessoal ou pedir para um colega ou ex-gestor? Confira como recomendar alguém no LinkedIn.

 

Devo colocar referências pessoais no currículo?

Muitas pessoas colocam equivocadamente o nome e informações contato de referências pessoais no currículo. Tome cuidado para não expor dados pessoais de terceiros e infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você não deve colocar referências pessoais no currículo. Quando os recrutadores precisarem de referências pessoais ou referências profissionais, irão pedir para você, e isso acontece nas últimas etapas do processo seletivo.

Então, quando for solicitado, entre em contato com a sua referência, explique o motivo de querer a referência pessoal daquele profissional, e relembre as suas conquistas e os seus pontos fortes para deixar fresco na mente da pessoa.

Assim, aumentam as chances dela fazer uma boa recomendação!

 

Quem pode fornecer a referência pessoal?

O ideal é que a referência pessoal seja fornecida por pessoas que já trabalharam com você e que conhecem suas habilidades, desempenho e caráter profissional.

Afinal, embora seja mais fácil e cômodo, as referências de amigos e familiares podem ser interpretadas como tendenciosas e serão desconsideradas.

Para evitar problemas e aumentar o impacto positivo associado à referência, o ideal é pedir uma recomendação de superiores, chefes ou gestores que já trabalharam com você no passado.

Você também pode pedir referências de colegas de trabalho, clientes, parceiros de negócio e até mentores profissionais.

Caso seja estudante ou recém-formado e busca um primeiro emprego e se destacar no começo da carreira, você também pode pedir referências de professores ou orientadores acadêmicos

o que é uma referência pessoal?

Afinal, eles podem atestar sua capacidade de aprendizado, dedicação, habilidades de pesquisa e seu potencial para o sucesso profissional.

Vale reforçar que é fundamental obter permissão dessas pessoas antes repassar o contato delas como sua referência pessoal. Assim, elas podem autorizar o compartilhamento de seus dados, se preparar e fornecer informações precisas e relevantes quando solicitadas.

 

O que deve ter uma referência pessoal?

Uma referência pessoal deve conter informações sobre as habilidades, desempenho e caráter profissional do profissional. O ideal é que ela destaque  duas ou três das suas melhores qualidades e que também forneçam exemplos de trabalhos, resultados e projetos para comprová-las.

Se o objetivo for adicionar essa recomendação no LinkedIn, é importante que ela seja curta e objetiva.

Mas, se o objetivo é criar um documento específico para isso, como uma carta de recomendação, é importante fornecer informações mais detalhadas.

Por exemplo, o referente (pessoa que irá fornecer a carta de recomendação) pode contextualizar sua relação com o candidato, mencionar qual período teve contato com ele, avaliar seu trabalho, destacar suas características, entre outras informações.

Vale lembrar que a recomendação do referente deve ser honesta, imparcial e baseada em experiências reais.

Além disso, é fundamental obter a permissão do candidato e do referente antes de compartilhar a referência também é fundamental.

 

5 dicas para obter referências pessoais para o trabalho

Agora que você já sabe o que é uma referência pessoal, qual a sua importância e quais informações ela deve conter, está na hora de aprender como conseguir esse tipo de recomendação.

Aqui estão algumas dicas para conseguir boas referências pessoais e aumentar suas chances de conseguir um novo emprego.

    1. Invista nos seus relacionamentos profissionais;
    2. Escolha bem o referente;
    3. Explique a situação e peça permissão ao referente;
    4. Forneça orientações claras;
    5. Não se esqueça de agradecer e manter contato com o referente

A seguir, entraremos em maiores detalhes de como conseguir boas referências pessoais.

 

Como conseguir boas referências pessoais

1- Invista nos seus relacionamentos profissionais

O primeiro passo para conseguir boas referências é construir e manter relacionamentos sólidos com outros profissionais ao longo de sua carreira. Em outras palavras, para conseguir boas recomendações, você precisa investir nas suas relações profissionais primeiro.

Para isso, é importante ser confiável, aprender a trabalhar bem em equipe, entregar resultados de qualidade e se comunicar de forma empática e assertiva.

Lembre-se de que manter bons relacionamentos te ajuda a criar uma boa reputação e imagem. Então, aumenta suas chances de obter referências positivas no futuro.

2- Escolha bem o referente

O próximo passo é identificar quais são as pessoas certas para fornecer informações relevantes e positivas sobre suas habilidades e desempenho profissional.

O ideal é que essas pessoas conheçam bem seu trabalho e possam fornecer informações sólidas sobre suas realizações e competências, como gestores, supervisores e parceiros de negócio.

Geralmente a referência pessoal é solicitada para profissionais que trabalharam com você no passado. Pois, ao pedir uma referência pessoal para um gestor atual que trabalha com você, pode acabar prejudicando o seu emprego atual, gerar um desconforto, um constrangimento e até uma retaliação.

3- Explique a situação e peça permissão ao referente

Ao entrar em contato com a pessoa que pode fornecer uma referência pessoal, é essencial explicar o motivo pelo qual você gostaria de ter sua recomendação.

Além disso, é fundamental se certificar que ela está confortável em fornecer informações sobre você e está disposta a conversar com o recrutador ou gestor de outra empresa, caso seja necessário.

Vale lembrar que você deve respeitar a decisão dessa pessoa e, caso ela negue seu pedido, buscar outros profissionais para fornecer sua recomendação.

4- Forneça orientações claras

Além de pedir permissão para usar seus comentários como referência, é importante fornecer orientações precisas sobre a posição ou oportunidade para a qual você está se candidatando.

Isso ajuda a direcionar a referência de acordo com suas necessidades e interesses. Assim, o referente vai entender quais habilidades, experiências e características podem ser destacadas.

5- Não se esqueça de agradecer e manter contato com o referente

Por fim, lembre-se de agradecer à pessoa por seu tempo e disposição em fornecer a referência pessoal. Além disso, seja qual for o resultado do processo seletivo, continue investindo em um bom relacionamento com essa pessoa.

Afinal, não é fácil encontrar pessoas dispostas a ajudar e que ainda podem te apoiar em outras oportunidades.

 

Conclusão

As referências pessoais são recomendações que atestam suas habilidades, competências e características profissionais.

Na prática, elas ajudam a validar as informações do seu currículo e aumentam sua credibilidade no trabalho. Por isso, ter boas referências pode fazer a diferença na hora de encontrar um novo emprego.

Quer aumentar suas chances de ser contratado? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e veja como podemos te ajudar!

o que é uma referência pessoal?

CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.