Consultoria de Carreira: o que é e o que faz

Consultoria de Carreira

Você sabia que uma boa consultoria de carreira pode ajudar qualquer pessoa a se desenvolver profissionalmente? É isso mesmo.

Embora muita gente ainda associe o serviço da consultoria apenas a profissionais em transição de carreira ou em busca de recolocação profissional, a verdade é que qualquer pessoa pode ser beneficiada pelo apoio desse tipo de consultoria.

E não importa a idade, a profissão ou o objetivo. Todos que investem nesse serviço de consultoria de carreira têm a oportunidade de superar aquela sensação de estar perdido ou estagnado na carreira.

Quer saber como isso é possível?

Para responder essa pergunta, neste artigo, vamos te explicar o que é e o que faz a consultoria de carreira. Você ainda vai conferir dicas para encontrar uma boa consultoria e aproveitar ao máximo seus serviços.

Acompanhe a leitura!

 

O que é consultoria de carreira?

A consultoria de carreira é um serviço realizado por profissionais especializados, conhecidos como consultores de carreira, que ajudam pessoas interessadas em ter clareza sobre os caminhos que desejam seguir e apoiam o individuo com os seus objetivos.

Em outras palavras, ajudam essas pessoas a entenderem como alinhar os seus objetivos e experiências com a realidade de mercado para conseguir alcançar o sucesso profissional.

 

O que faz uma consultoria de carreira?

O principal objetivo da consultoria de carreira é ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos profissionais.

Para isso, a empresa que presta esse serviço desenvolve várias atividades, que podem variar desde coaching de carreira, planejamento de carreira, construção de currículo, otimização de perfil de LinkedIn, treinamento para entrevistas e orientação para melhorar o networking até job hunting.

Tudo isso permite que o profissional explore e desenvolva suas potencialidades, amplie seu autoconhecimento e utilize essas habilidades a seu favor.

Com base nos objetivos do indivíduo, suas experiências e na realidade do mercado de trabalho, o consultor propõe atividades e traça estratégias para construir um plano de carreira eficiente e ajudar o profissional a alcançar seus objetivos.

Assim, a consultoria de carreira atua como coadjuvante para tornar o profissional o protagonista de sua carreira e conseguir trilhar o seu caminho da melhor forma possível.

Como resultado, o profissional tem mais chances de melhorar o seu posicionamento e conseguir aproveitar as melhores oportunidades.

 

Quais são os principais objetivos de um consultor de carreira?

No último tópico, apresentamos um panorama geral sobre as responsabilidades de uma consultoria de carreira. Para te ajudar a entender melhor esse trabalho, veja abaixo quais são os principais objetivos desse tipo de consultoria:

  • Facilitar o processo de recolocação profissional;
  • Ajudar o cliente a desenvolver um novo olhar sobre sua trajetória profissional e tipo de carreira;
  • Analisar o perfil profissional do cliente e entender quais são seus objetivos;
  • Alinhar as expectativas profissionais desse cliente com seus valores e projeto de vida;
  • Contribuir para a elaboração e um currículo mais competitivo;
  • Definir estratégias que ajudam o cliente a construir e seguir seu plano de carreira;
  • Estimular o networking;
  • Preparar o profissional para os processos seletivos;
  • Indicar o cliente para as melhores oportunidades de trabalho;
  • Ajudar o profissional a se adaptar ao seu novo cargo.

 

8 habilidades que bons consultores de carreira precisam ter

Consultores de carreira autônomos ou que trabalham em empresas de consultoria de carreira precisam desenvolver várias competências para atender com eficiência as pessoas que buscam sua ajuda.

Confira abaixo as 8 principais características que um bom consultor de carreira deve ter para realizar seu trabalho:

    1. Comunicação eficaz
    2. Empatia
    3. Escuta Ativa
    4. Visão holística do mercado de trabalho
    5. Facilidade para identificar oportunidades
    6. Conhecimento técnico
    7. Criatividade
    8. Organização

A seguir, apresentaremos essas 8 principais características de um consultor de carreira em maiores detalhes.

1- Comunicação eficaz

O consultor de carreira deve ter a capacidade de se comunicar de forma clara e eficiente com as pessoas. Isso melhora sua habilidade de interagir e se relacionar com diferentes perfis profissionais.

Assim, ele pode transmitir segurança ao seu cliente, entender o que ele diz e ajudá-lo a alcançar os melhores resultados.

2- Empatia

Uma das soft skills mais importantes do consultor é a empatia, habilidade que facilita a compreensão sobre as preocupações e desafios enfrentados pelos clientes. Assim, o consultor pode oferecer o suporte e orientação personalizado e eficiente para cada pessoa.

3- Escuta ativa

A escuta ativa se refere à capacidade de ouvir e entender os desafios, expectativas e problemas dos clientes que buscam o serviço da consultoria.

Em outras palavras, um bom consultor de carreira deve estar disposto a ouvir o que o cliente quer e precisa dizer, sem dificultar sua fala ou a forma como ele expressa seus pensamentos.

Dessa forma, o consultor de carreira obtém as informações necessárias para orientar esse profissional da melhor forma possível.

4- Visão holística do mercado de trabalho

Essa visão holística se refere à capacidade de analisar e compreender o funcionamento de diferentes setores, as tendências e as oportunidades do mercado de trabalho.

Graças a essa visão macro e sistêmica, o consultor de carreira consegue orientar seus clientes assessorados de forma mais eficiente e realista. Afinal, ele sabe exatamente quais caminhos os profissionais devem seguir para alcançar seus objetivos.

5- Facilidade para identificar oportunidades

O consultor de carreira possui uma capacidade de reorganização de informações para melhor entendimento e apresentação. Ao conhecer um pouco de tudo, consegue rapidamente enxergar oportunidades e sinergias devido ao seu bom entendimento de mercado, networking e constante atualização. Assim, tem maior facilidade para identificar oportunidades que passam despercebidas pela maioria das pessoas.

6- Conhecimento técnico

É claro que um bom consultor também deve apresentar habilidades específicas para ajudar os profissionais a se desenvolverem na carreira.

Por exemplo, capacidade de conduzir análises, fazer treinamentos, preparar os profissionais para entrevistas, entre outras atividades que exigem mais conhecimento técnico em avaliação comportamental e recrutamento e seleção.

7- Criatividade

Quem trabalha com consultoria de carreira também precisa saber usar a criatividade para propor soluções, resolver problemas e criar planos estratégicos mais eficazes.

Assim, o consultor realmente consegue ajudar seus clientes a enfrentar os desafios da carreira e do mercado de trabalho.

8- Organização

Por fim, um bom consultor de carreira deve ser capaz de gerenciar vários projetos e ajudar diferentes profissionais simultaneamente.

Afinal, dificilmente ele poderá atender um cliente por vez. Sendo assim, ele deve ser organizado para proporcionar o melhor serviço possível para as pessoas que buscam sua ajuda.

 

Como escolher uma boa consultoria de carreira?

Nem sempre as habilidades de um bom consultor de carreira ficam evidentes e são fáceis de identificar. Por essa razão, é importante entender como escolher uma boa consultoria de carreira para atender suas necessidades e expectativas.

Mas como escolher? Para isso, basta seguir as 6 dicas de como escolher uma boa consultoria de carreira:

    • Pesquise a reputação da consultoria: buscar indicações, consultar as redes sociais e o site da consultoria e ler as avaliações de outros clientes te ajuda a evitar problemas e a encontrar uma empresa de consultoria confiável;
    • Busque informações sobre o trabalho da consultoria: é fundamental entender como a empresa conduz suas avaliações e orientações de carreira. Assim, você evita surpresas desagradáveis e verifica se concorda em passar por esse processo;
    • Verifique os serviços oferecidos: ao buscar informações sobre a consultoria, lembre-se de verificar se ela oferece serviços que atendam suas necessidades específicas.
    • Confira a experiência dos consultores: para evitar problemas e decepções, certifique-se de que os profissionais da consultoria realmente têm formação adequada e experiência em orientação de carreira;
    • Peça um orçamento: solicite um orçamento detalhado para contratar os serviços da consultoria, veja as formas de pagamento e confira se essas possibilidades cabem no seu bolso;
    • Avalie o custo-benefício: não se esqueça que nem sempre a empresa que oferece o orçamento mais barato é a melhor opção. Lembre-se de avaliar todas as características anteriores e analisar as vantagens e o custo-benefício de contratar determinada consultoria.

 

Conclusão

O apoio de uma boa consultoria de carreira pode ser o que falta para que muitos profissionais consigam atingir seus objetivos e alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Afinal, o consultor de carreira facilita o processo de recolocação e ajuda a criar um plano de carreira mais eficiente alinhado aos objetivos do indivíduo.

Porém, para aproveitar os benefícios que a contratação desse tipo de serviço pode te proporcionar, você precisa escolher uma boa consultoria de carreira.

Precisa do apoio de uma consultoria de carreira referência no mercado? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e converse com os melhores consultores de carreira para ajudar você em sua jornada!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.