O que esperar de jovens talentos e o mercado do amanhã? O mercado de trabalho, no mundo VUCA e BANI em qual vivemos, é desafiador e tende a ficar cada vez mais difícil. Não só a geração XYZ enfrenta a competitividade de um mercado cada vez mais acirrado, mas a geração Z possui suas dúvidas e ansiedade quanto ao mercado de trabalho. As altas taxas de desemprego e subemprego dos jovens resultaram em um descompasso de habilidades entre os que procuram emprego e as empresas que contratam.
A lacuna entre a demanda e a oferta de mão-de-obra qualificada criou muito estresse entre a geração mais jovem. Encontrar emprego é um dos marcos mais importantes na vida de um indivíduo. Um emprego não apenas proporciona estabilidade financeira, mas também ajuda o indivíduo a se desenvolver pessoal e profissionalmente. Apesar dos desafios em conquistar um emprego, em especial um emprego que atenda as expectativas do jovem, há um otimismo para os jovens talentos e o mercado de trabalho do amanhã.
A seguir, iremos detalhar a relação dos jovens talentos e o mercado de trabalho do amanhã e trazer algumas dicas úteis sobre como você pode potencializar a sua carreira e estar bem-posicionado no mercado.
Como é o mercado de trabalho para os jovens de hoje?
Os jovens talentos e o mercado de trabalho possuem uma relação muito importante. Os jovens talentos buscam oportunidades e as empresas buscam por profissionais capacitados para desenvolver e assumir os seus postos de trabalho.
Porém, as oportunidades são limitadas e existe muita competição entre os que procuram emprego. A relação candidato-vaga tem aumentado e o alto número de candidatos para cada vaga de emprego torna o processo seletivo e uma eventual proposta de emprego cada vez mais difícil.
Infelizmente muitos jovens acabam desistindo de buscar emprego devido a tamanha competitividade no mercado de trabalho. Entre os jovens que conseguem emprego, muitos acabam se deparando com uma pressão grande no trabalho e chegam a enfrentar crises de ansiedade e depressão, quadros cada vez mais comum entre os trabalhadores.
Desafios que os jovens enfrentam no mercado de trabalho
A seguir, destacamos 3 desafios que os jovens enfrentam no mercado de trabalho.
-
- Falta de experiência
- Desemprego crescente
- Subemprego
Falta de experiência: Como mencionado anteriormente, a concorrência por vagas de emprego aumentou substancialmente durante a última década. Isto fez com que os empregadores se tornassem cada vez mais exigentes, buscando real skills que antigamente não eram requisitados
Desemprego: As taxas de desemprego são elevadas, tanto de profissionais com experiência, quanto de jovens profissionais. Essa questão pode dificultar ainda mais a conquista de emprego por jovens profissionais sem experiência que acabam competindo com profissionais experientes. Ainda, o aumento de mão de obra aumenta a concorrência e pode criar outras diversas condições desfavoráveis para o candidato.
Subemprego: A taxa de subemprego também aumentou durante a última década, especialmente entre os jovens. Enquanto o subemprego é frequentemente discutido no contexto de trabalhadores que permanecem desempregados enquanto procuram emprego em tempo integral, também se refere àqueles que estão empregados em um emprego que não faz pleno uso de suas habilidades e educação. Isto se tornou uma questão importante nos últimos anos, pois muitos jovens têm estado subempregados enquanto procuram emprego no campo desejado, com uma faixa salarial adequada e sob regime celetista.
Como é a relação do mercado de trabalho com a juventude?
Se você está na dúvida de como é a relação do mercado de trabalho com a juventude, ela é caracterizada por otimismo de construir um futuro melhor, mas ao mesmo tempo de instabilidade e incerteza sobre o mercado de trabalho do amanhã.
É muito comum ouvir de um universitário questionamentos relacionados ao mercado de trabalho. Dúvidas frequentes incluem com qual empresa, cargo/função o jovem irá trabalhar, ou se sequer conseguirá um emprego. Caso consigam emprego, as dúvidas são sobre como será o crescimento profissional, se gostarão do trabalho e se conseguirão atingir as metas estabelecidas pela empresa e seus objetivos pessoais.
A recente retração econômica exacerbou estas questões, tornando significativamente mais difícil para os jovens talentos a entrada no mercado de trabalho. O período da pandemia da pandemia reduziu drasticamente a quantidade de contratações e processos seletivos em aberto. Inclusive, muitas empresas cancelaram ou postergáramos seus processos seletivos, incluindo programas de estágio e de Trainee.
Os profissionais que estavam trabalhando reavaliaram as suas carreiras e muitos entraram na onda da grande resignação no brasil, preferindo desligar-se do que seguir com carreiras frustrantes ou em dissonância com os objetivos e motivações pessoais.
O mercado de trabalho do amanhã
Apesar de um cenário desafiador no mercado de trabalho atual, existe um otimismo entre os jovens talentos e o mercado de trabalho do amanhã. O mercado de trabalho do amanhã será melhor do que o mercado de trabalho de hoje.
As empresas estão mudando a forma de trabalhar para conseguir atrair e reter a nova geração. A tecnologia está democratizando o mercado de trabalho e criando muitas oportunidades para segmentos cujas barreiras de entrada anteriormente eram altíssimas. Pautas de responsabilidade social, diversidade e inclusão estão cada vez mais integradas no jargão corporativo. Cada vez mais, o mercado está receptivo a inovação, e isso é visto pelo aumento das startups reconstruído mercados existentes e criando novos mercados.
5 Principais competências que jovens talentos devem desenvolver
O mercado está cada vez mais dinâmico. Os cargos de hoje não serão os mesmos de amanhã, e por isso, jovens talentos precisam desenvolver alguns skills para brilhar nas entrevistas e para trilhar uma carreira de sucesso. 5 principais competências que jovens talentos devem desenvolver são:
O aprendizado contínuo permite que a pessoa esteja constantemente passando por processo de upskilling e reskilling de suas competências, desenvolvendo hábitos questionadores e de constante melhoria. A Inteligência emocional irá ajudar a lidar com as mais variadas situações pessoais e profissionais, incluindo as dinâmicas das relações interpessoais.
O protagonismo da carreira reflete a necessidade por iniciativa e proatividade em que o profissional assume as responsabilidades por suas ações e atitudes. Resiliência é chave, pois é certo que desafios e frustrações ocorrerão, e é importante o profissional saber lidar com isso. Quanto a paciência, estamos cada vez mais acostumados com as coisas acontecendo de forma acelerada, porém tudo precisa do seu tempo. É importante que a pessoa dê tempo ao tempo.
Dicas para a busca de emprego por jovens talentos
Independente se o mercado de trabalho estiver em retração ou expansão, oportunidades sempre existirão. A seguir, trazemos dicas em diversas etapas de processos seletivos.
que poderão ajudar jovens talentos a conseguir emprego no mercado de hoje, e no mercado de trabalho do amanhã.
Estude: capacite-se continuamente. Aprenda a teoria e pratique. Faça benchmark. Mantenha-se atualizado com as últimas notícias em sua área através de publicações do setor e notícias, líderes e influenciadores do segmento.
Currículo: Mantenha o seu currículo atualizado. O currículo deve ser escrito de forma objetiva, atrativa, com palavras-chave, e de tal forma que favoreça a narrativa de sua trajetória.
LinkedIn: Tenha o seu perfil de LinkedIn otimizado. Além de manter um perfil completo e atualizado, saiba usar essa ferramenta de forma ativa.
Busca de emprego: Busque por emprego ativamente e continuamente. Esteja sempre atento e aberto a ouvir sobre oportunidades. Busque por vagas anunciadas e oportunidades não divulgadas através de uma prospecção ativa e conversa com outros profissionais da área. Considere o apoio de empresa de recolocação profissional ou um curso para apoiar você a conseguir emprego sem segredo.
Preparação para Entrevista Certifique-se de se preparar para uma entrevista, pois é uma oportunidade de mostrar suas habilidades e conhecimentos. Uma entrevista não é apenas uma via de mão única. É uma grande oportunidade para você reunir informações sobre a empresa, para mostrar que está interessado no trabalho e na empresa. Converse com o entrevistador e certifique-se de que a oportunidade faz sentido para você.
Faça Networking: Busque conselho, faça benchmark, troque experiências. Muitas oportunidades surgem quando o profissional se cerca de outros bons profissionais. Agregue valor aos outros através de suas experiências pessoais e profissionais.
Conclusão sobre o trabalho do amanhã
O mercado de trabalho de hoje está em constante mudança, cada vez mais competitivo, e a demanda por novas habilidades está crescendo mais rápido do que nunca. Para permanecer relevante no mercado de trabalho, é preciso atualizar-se continuamente.
Jovens talentos e o mercado de trabalho do amanhã estão intrinsicamente ligados. São os jovens que ajudarão a construir o mercado do amanhã. Apesar do cenário atual ser bastante desafiador e competitivo, existe um otimismo quanto as oportunidades do mercado do futuro.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado