O que é uma contratação remota: saiba como fazer!

Contratação remota

A contratação remota surgiu graças ao surgimento de tecnologias associadas à comunicação, gestão e recrutamento disponíveis na internet.

Esse modelo de contratação se popularizou durante a pandemia de COVID-19, período em que as empresas precisaram adaptar seu funcionamento e realizar várias atividades à distância.

Embora esse período já tenha ficado para trás, algumas soluções e procedimentos utilizados durante a pandemia se mostraram tão eficientes que continuam sendo utilizados.

É o caso do processo de contratação online ou contratação remota, que ainda oferece várias vantagens para as empresas que adotam esse modelo.

Porém, para aproveitar essas vantagens e contratar um bom profissional em um processo digital, é fundamental entender como a contratação remota funciona e como pode ser colocado em prática.

Para te ajudar a obter essas informações, neste artigo, explicaremos o que você precisa saber antes de adotar o processo de contratação remota na sua empresa.

 

O que é contratação remota?

A contratação remota se refere ao processo de recrutamento e seleção realizado de forma totalmente online. Isso significa que todas as etapas ligadas a admissão de um novo funcionário podem ser feitas à distância.

Por esse motivo, esse modelo de admissão também é conhecido como contratação online ou admissão digital. Afinal, todas as etapas de recrutamento e seleção são digitalizadas e dependem do uso de soluções online e tecnologias específicas para serem realizadas.

Como resultado, é possível eliminar a necessidade do profissional se deslocar até a empresa para participar de entrevistas, entregar documentação ou assinar contrato de trabalho físico.

 

Quais as vantagens da contratação remota?

O modelo de contratação remota oferece várias vantagens. Conheça alguns dos seus benefícios da contratação remota a seguir:

    • Permite a contratação de talentos de diferentes localidades, diversificando e enriquecendo o quadro de funcionários da empresa;
    • Torna o processo de seleção de candidatos mais rápido e inteligente, incluindo a etapa de seleção de currículos;
    • Possibilita a aplicação de testes e provas que permitem uma avaliação mais precisa dos candidatos, facilitando a análise dos profissionais;
    • Facilita a gestão do processo de recrutamento e seleção. Afinal, as soluções digitais utilizadas para isso garantem uma visão ampla do processo, que pode ser monitorado em tempo real;
    • Melhora a experiência do candidato, já que ele não precisa se deslocar ou ter custos relacionados em sua participação processo seletivo realizados pela empresa;
    • Aumenta a segurança da informação da empresa, uma vez que os dados sigilosos coletados são armazenados na nuvem ou em locais externos, evitando a perda ou o vazamento de informações;
    • Garante um diferencial competitivo à empresa, uma vez que esse modelo de contratação atrai mais candidatos talentosos, agiliza o processo de recrutamento e é mais seguro.

 

Como funciona a contratação remota?

O funcionamento da contratação remota segue a mesma lógica utilizada no modelo de admissão presencial.

Ou seja, ela também prevê a divulgação das vagas, a seleção de candidatos, a realização de entrevistas, o envio de documentos, entre outras etapas necessárias para o recrutamento e admissão de um novo funcionário.

A principal diferença é que suas etapas são realizadas online. Por isso, o funcionamento da contratação remota depende do uso de plataformas digitais, como redes sociais, sites e empresas de recrutamento especializadas.

Assim, a empresa contratante consegue gerenciar e personalizar todo o processo de seleção de acordo com suas necessidades, e ainda mantém contato próximo com os candidatos do início até o fim do processo seletivo.

Após definir o candidato ideal para a vaga, a empresa inicia os procedimentos necessários para admitir o novo funcionário na empresa.

A empresa comunica a aprovação do profissional no processo seletivo, pede o seu aceite na proposta de trabalho, e solicita a documentação necessária para seguir com sua contratação, até mesmo com a possibilidade de uma assinatura digital do contrato de trabalho e da carteira de trabalho digital.

Após finalizar esse processo de contratação online, basta integrar o novo colaborador ao time e começar o trabalho.

 

Quais ferramentas e tecnologias podem ser utilizadas na contratação remota?

O sucesso da contratação online do uso de dispositivos, como smartphones e notebooks, uma boa conexão com a internet, além de alguns recursos e plataformas digitais.

Dentre esses recursos, os mais utilizados são os sites ou softwares de videoconferência, como Zoom, Google Meeting e Microsoft Teams. Afinal, eles são utilizados para a realização de entrevistas de emprego online e troca de informações entre empresas e candidatos.

Além desses recursos, a empresa também podem utilizar plataformas de recrutamento e seleção online e empresas de headhunter.

Assim, é possível organizar o fluxo do processo de contratação, desde a avaliação dos currículos até a admissão do funcionário.

Vale lembrar que a empresa também pode utilizar ferramentas de gestão de projetos, como Trello, Asana, Monday, Pipefy e Slack, para organizar e monitorar o planejamento interno das diferentes etapas de contratação remota.

 

Como fazer uma contratação remota eficiente?

Para fazer uma contratação remota bem-sucedida, a empresa precisa seguir pelo menos os 6 passos abaixo. Confira!

1- Faça um planejamento eficiente

O primeiro passo para ter sucesso na contratação remota é planejar todo o processo. Para isso, é necessário definir quais vagas serão ofertadas, qual plataforma ou empresa de recrutamento deve ser utilizada e quais outros recursos podem facilitar o processo de contratação online.

Tudo isso deve ser pensado visando a adaptação das etapas do processo seletivo ao formato digital. Por esse motivo, pensar nas ferramentas online que facilitam o recrutamento e seleção dos candidatos também é fundamental.

Vale lembrar que, nesta etapa, também é importante definir quais testes e avaliações online serão utilizadas para avaliar as competências e habilidades dos candidatos.

Além disso, lembre-se de definir os canais de comunicação que serão utilizados pela empresa, o tempo de duração de cada etapa do processo, entre outras questões úteis para direcionar o processo seletivo e economizar tempo e esforços.

2- Defina o perfil que a empresa está buscando

Ainda durante o planejamento, é fundamental entender quais profissionais a empresa precisa para atingir seus objetivos.

Para isso, além de considerar as demandas da organização e as funções do cargo vago, é fundamental buscar candidatos alinhados à cultura organizacional.

Com base nessas informações, é possível definir quais requisitos devem ser cumpridos pelos candidatos, incluindo as chamadas hard skills e soft skills.

Esses dados devem orientar não só os profissionais interessados nas vagas, mas também a equipe responsável por conduzir o processo de contratação.

3- Crie uma descrição precisa do cargo

Após definir o perfil de profissional que a empresa precisa e as características da vaga em aberto, está na hora de criar uma descrição precisa do cargo.

Essa descrição deve incluir itens como informações sobre a cultura e os objetivos da empresa, funções que serão exercidas pelos profissionais, requisitos para o cargo, entre outros dados.

Lembre-se de que uma descrição bem feita é essencial para atrair os melhores talentos e encontrar o profissional certo para a vaga.

4- Divulgue a vaga nas plataformas corretas

O próximo passo é divulgar a vaga e a sua descrição nas plataformas corretas, ou seja, nos sites adequados para atrair os candidatos que a empresa precisa.

A depender do perfil que a organização busca, essa vaga pode ser divulgada no próprio site da empresa, nas redes sociais, grupos locais, e-mails, entre outros canais.

Uma ótima opção é buscar o candidato por meio de uma empresa de headhunter.

Vale lembrar que o LinkedIn é uma das plataformas mais utilizadas para atrair candidatos a processos de contratação online.

5- Aproveite a entrevista online para saber mais sobre o candidato

Assim como as entrevistas presenciais, a entrevista online deve ser conduzida de modo a facilitar a coleta de dados sobre a experiência e as habilidades do candidato.

Nesta etapa, também é importante verificar se o profissional tem fit cultural com a empresa e se ele tem perfil para ocupar o cargo.

Caso a vaga seja para um trabalho remoto, vale a pena aproveitar esse momento para perguntar ao candidato sobre sua experiência e habilidades com ferramentas de gestão online, autogerenciamento e comunicação virtual.

6- Use os recursos digitais para formalizar a contratação online

Após finalizar o processo seletivo, o próximo passo é comunicar o resultado aos candidatos e iniciar o processo burocrático para formalizar sua contratação.

Esse processo envolve o envio e a autenticação de documentos, bem como a assinatura do contrato e da carteira de trabalho do profissional.

Todas essas etapas podem ser realizadas de forma online, com o auxílio do e-mail, da plataforma de recrutamento utilizada no processo de contratação, de documentos digitais e ferramentas de assinatura e autenticação online.

 

Conclusão

A contratação remota pode ser a solução ideal para empresas que querem agilizar seu processo de recrutamento e admissão, atrair talentos e diversificar seu quadro de funcionários. Inclusive, pode ser a única opção para contratação de profissionais para vagas de trabalho remoto.

Como a contratação remota funciona de forma online, a adoção desse modelo de contratação exige o uso de tecnologias e recursos digitais que facilitam a comunicação e a avaliação dos candidatos.

Apesar disso, vale lembrar que as etapas da contratação online ainda são as mesmas que o recrutamento tradicional, apenas conduzidas por um meio distinto.

Por esse motivo, planejar e humanizar o processo ainda é fundamental para ter sucesso na contratação remota.

Precisa de ajuda para contratar de forma remota? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e tenha acesso aos melhores profissionais para te ajudar nessa jornada!

contratação remota

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Política de Cookies
Utilizamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas e ajudando a economizar dados. Ao clicar em “Aceitar Cookies”, você concorda com o uso de cookies. Mais informações podem ser encontradas na Política de Privacidade do Site.