A contratação remota surgiu graças ao surgimento de tecnologias associadas à comunicação, gestão e recrutamento disponíveis na internet.
Esse modelo de contratação se popularizou durante a pandemia de COVID-19, período em que as empresas precisaram adaptar seu funcionamento e realizar várias atividades à distância.
Embora esse período já tenha ficado para trás, algumas soluções e procedimentos utilizados durante a pandemia se mostraram tão eficientes que continuam sendo utilizados.
É o caso do processo de contratação online ou contratação remota, que ainda oferece várias vantagens para as empresas que adotam esse modelo.
Porém, para aproveitar essas vantagens e contratar um bom profissional em um processo digital, é fundamental entender como a contratação remota funciona e como pode ser colocado em prática.
Para te ajudar a obter essas informações, neste artigo, explicaremos o que você precisa saber antes de adotar o processo de contratação remota na sua empresa.
O que é contratação remota?
A contratação remota se refere ao processo de recrutamento e seleção realizado de forma totalmente online. Isso significa que todas as etapas ligadas a admissão de um novo funcionário podem ser feitas à distância.
Por esse motivo, esse modelo de admissão também é conhecido como contratação online ou admissão digital. Afinal, todas as etapas de recrutamento e seleção são digitalizadas e dependem do uso de soluções online e tecnologias específicas para serem realizadas.
Como resultado, é possível eliminar a necessidade do profissional se deslocar até a empresa para participar de entrevistas, entregar documentação ou assinar contrato de trabalho físico.
Quais as vantagens da contratação remota?
O modelo de contratação remota oferece várias vantagens. Conheça alguns dos seus benefícios da contratação remota a seguir:
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- Permite a contratação de talentos de diferentes localidades, diversificando e enriquecendo o quadro de funcionários da empresa;
- Torna o processo de seleção de candidatos mais rápido e inteligente, incluindo a etapa de seleção de currículos;
- Possibilita a aplicação de testes e provas que permitem uma avaliação mais precisa dos candidatos, facilitando a análise dos profissionais;
- Facilita a gestão do processo de recrutamento e seleção. Afinal, as soluções digitais utilizadas para isso garantem uma visão ampla do processo, que pode ser monitorado em tempo real;
- Melhora a experiência do candidato, já que ele não precisa se deslocar ou ter custos relacionados em sua participação processo seletivo realizados pela empresa;
- Aumenta a segurança da informação da empresa, uma vez que os dados sigilosos coletados são armazenados na nuvem ou em locais externos, evitando a perda ou o vazamento de informações;
- Garante um diferencial competitivo à empresa, uma vez que esse modelo de contratação atrai mais candidatos talentosos, agiliza o processo de recrutamento e é mais seguro.
Como funciona a contratação remota?
O funcionamento da contratação remota segue a mesma lógica utilizada no modelo de admissão presencial.
Ou seja, ela também prevê a divulgação das vagas, a seleção de candidatos, a realização de entrevistas, o envio de documentos, entre outras etapas necessárias para o recrutamento e admissão de um novo funcionário.
A principal diferença é que suas etapas são realizadas online. Por isso, o funcionamento da contratação remota depende do uso de plataformas digitais, como redes sociais, sites e empresas de recrutamento especializadas.
Assim, a empresa contratante consegue gerenciar e personalizar todo o processo de seleção de acordo com suas necessidades, e ainda mantém contato próximo com os candidatos do início até o fim do processo seletivo.
Após definir o candidato ideal para a vaga, a empresa inicia os procedimentos necessários para admitir o novo funcionário na empresa.
A empresa comunica a aprovação do profissional no processo seletivo, pede o seu aceite na proposta de trabalho, e solicita a documentação necessária para seguir com sua contratação, até mesmo com a possibilidade de uma assinatura digital do contrato de trabalho e da carteira de trabalho digital.
Após finalizar esse processo de contratação online, basta integrar o novo colaborador ao time e começar o trabalho.
Quais ferramentas e tecnologias podem ser utilizadas na contratação remota?
O sucesso da contratação online do uso de dispositivos, como smartphones e notebooks, uma boa conexão com a internet, além de alguns recursos e plataformas digitais.
Dentre esses recursos, os mais utilizados são os sites ou softwares de videoconferência, como Zoom, Google Meeting e Microsoft Teams. Afinal, eles são utilizados para a realização de entrevistas de emprego online e troca de informações entre empresas e candidatos.
Além desses recursos, a empresa também podem utilizar plataformas de recrutamento e seleção online e empresas de headhunter.
Assim, é possível organizar o fluxo do processo de contratação, desde a avaliação dos currículos até a admissão do funcionário.
Vale lembrar que a empresa também pode utilizar ferramentas de gestão de projetos, como Trello, Asana, Monday, Pipefy e Slack, para organizar e monitorar o planejamento interno das diferentes etapas de contratação remota.
Como fazer uma contratação remota eficiente?
Para fazer uma contratação remota bem-sucedida, a empresa precisa seguir pelo menos os 6 passos abaixo. Confira!
1- Faça um planejamento eficiente
O primeiro passo para ter sucesso na contratação remota é planejar todo o processo. Para isso, é necessário definir quais vagas serão ofertadas, qual plataforma ou empresa de recrutamento deve ser utilizada e quais outros recursos podem facilitar o processo de contratação online.
Tudo isso deve ser pensado visando a adaptação das etapas do processo seletivo ao formato digital. Por esse motivo, pensar nas ferramentas online que facilitam o recrutamento e seleção dos candidatos também é fundamental.
Vale lembrar que, nesta etapa, também é importante definir quais testes e avaliações online serão utilizadas para avaliar as competências e habilidades dos candidatos.
Além disso, lembre-se de definir os canais de comunicação que serão utilizados pela empresa, o tempo de duração de cada etapa do processo, entre outras questões úteis para direcionar o processo seletivo e economizar tempo e esforços.
2- Defina o perfil que a empresa está buscando
Ainda durante o planejamento, é fundamental entender quais profissionais a empresa precisa para atingir seus objetivos.
Para isso, além de considerar as demandas da organização e as funções do cargo vago, é fundamental buscar candidatos alinhados à cultura organizacional.
Com base nessas informações, é possível definir quais requisitos devem ser cumpridos pelos candidatos, incluindo as chamadas hard skills e soft skills.
Esses dados devem orientar não só os profissionais interessados nas vagas, mas também a equipe responsável por conduzir o processo de contratação.
3- Crie uma descrição precisa do cargo
Após definir o perfil de profissional que a empresa precisa e as características da vaga em aberto, está na hora de criar uma descrição precisa do cargo.
Essa descrição deve incluir itens como informações sobre a cultura e os objetivos da empresa, funções que serão exercidas pelos profissionais, requisitos para o cargo, entre outros dados.
Lembre-se de que uma descrição bem feita é essencial para atrair os melhores talentos e encontrar o profissional certo para a vaga.
4- Divulgue a vaga nas plataformas corretas
O próximo passo é divulgar a vaga e a sua descrição nas plataformas corretas, ou seja, nos sites adequados para atrair os candidatos que a empresa precisa.
A depender do perfil que a organização busca, essa vaga pode ser divulgada no próprio site da empresa, nas redes sociais, grupos locais, e-mails, entre outros canais.
Uma ótima opção é buscar o candidato por meio de uma empresa de headhunter.
Vale lembrar que o LinkedIn é uma das plataformas mais utilizadas para atrair candidatos a processos de contratação online.
5- Aproveite a entrevista online para saber mais sobre o candidato
Assim como as entrevistas presenciais, a entrevista online deve ser conduzida de modo a facilitar a coleta de dados sobre a experiência e as habilidades do candidato.
Nesta etapa, também é importante verificar se o profissional tem fit cultural com a empresa e se ele tem perfil para ocupar o cargo.
Caso a vaga seja para um trabalho remoto, vale a pena aproveitar esse momento para perguntar ao candidato sobre sua experiência e habilidades com ferramentas de gestão online, autogerenciamento e comunicação virtual.
6- Use os recursos digitais para formalizar a contratação online
Após finalizar o processo seletivo, o próximo passo é comunicar o resultado aos candidatos e iniciar o processo burocrático para formalizar sua contratação.
Esse processo envolve o envio e a autenticação de documentos, bem como a assinatura do contrato e da carteira de trabalho do profissional.
Todas essas etapas podem ser realizadas de forma online, com o auxílio do e-mail, da plataforma de recrutamento utilizada no processo de contratação, de documentos digitais e ferramentas de assinatura e autenticação online.
Conclusão
A contratação remota pode ser a solução ideal para empresas que querem agilizar seu processo de recrutamento e admissão, atrair talentos e diversificar seu quadro de funcionários. Inclusive, pode ser a única opção para contratação de profissionais para vagas de trabalho remoto.
Como a contratação remota funciona de forma online, a adoção desse modelo de contratação exige o uso de tecnologias e recursos digitais que facilitam a comunicação e a avaliação dos candidatos.
Apesar disso, vale lembrar que as etapas da contratação online ainda são as mesmas que o recrutamento tradicional, apenas conduzidas por um meio distinto.
Por esse motivo, planejar e humanizar o processo ainda é fundamental para ter sucesso na contratação remota.
Precisa de ajuda para contratar de forma remota? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e tenha acesso aos melhores profissionais para te ajudar nessa jornada!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado