Como reter os melhores profissionais: estratégias para retenção

Como reter os melhores profissionais

Aprender a reter os melhores profissionais na empresa pode ser decisivo para o crescimento e o sucesso do negócio. Afinal, uma organização bem-sucedida precisa de pessoas talentosas, motivadas e dispostas a crescer com a organização.

Caso contrário, a empresa pode sofrer prejuízos financeiros e operacionais que dificultam o alcance de bons resultados. Para evitar esses problemas e obter os benefícios de contar com talentos no seu quadro de funcionários, líderes e gestores precisam entender como contratar os melhores profissionais e como reter esse tipo de colaborador.

Neste artigo, explicaremos as melhores estratégias para alcançar esse objetivo e ajudar as empresas a potencializar sua força de trabalho.

 

O que é reter um profissional?

Antes de falar sobre estratégias de retenção, é importante lembrar o significado desse conceito. Reter um profissional significa manter o funcionário na empresa.

Isso envolve a adoção de práticas e estratégias específicas para atrair talentos e convencer os trabalhadores a permanecer na organização.

Dessa forma, a empresa consegue formar e manter equipes de trabalho mais eficientes e engajadas, que realmente contribuem para o sucesso do negócio.

 

Por que o salário não pode ser a única estratégia para reter os melhores profissionais na empresa?

O salário sempre foi um fator importante na decisão dos profissionais em permanecerem ou não em uma empresa. Há alguns anos, ele ainda era um critério crucial nessa decisão. No entanto, o mundo mudou.

Nessa era pós-pandemia, os profissionais não querem apenas uma remuneração justa. Eles também esperam um ambiente de trabalho saudável, possibilidades de crescimento e condições favoráveis ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para comprovar isso, basta avaliar os resultados de análises de mercado realizadas por empresas como a McKinsey & Company.

Segundo as pesquisas dessa consultoria de gestão, atualmente a remuneração e os benefícios trabalhistas são considerados requisitos básicos para os funcionários. Ou seja, eles são vistos quase como uma obrigação das empresas.

Por isso, além desses fatores, os melhores profissionais também buscam outras vantagens na hora de decidir se vale a pena se candidatar a uma vaga de emprego ou permanecer em uma empresa.

Essas vantagens incluem uma cultura organizacional mais positiva, iniciativas que promovam acolhimento e desenvolvimento, flexibilidade no trabalho, entre outras iniciativas.

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas que não cumprem esses requisitos tendem a perder talentos e produtividade.

Em outras palavras, o tempo em que oferecer uma boa remuneração era o suficiente para reter talentos já passou. Hoje, é preciso pensar em toda a experiência do funcionário, não apenas na questão salarial.

 

7 estratégias para reter os melhores profissionais na empresa

As empresas que conseguem atrair e reter talentos costumam adotar diferentes estratégias para alcançar esses objetivos.

Confira abaixo algumas das estratégias mais utilizadas por essas organizações.

    1. Melhore o processo de recrutamento e seleção;
    2. Invista na integração dos novos funcionários;
    3. Ofereça remunerações competitivas;
    4. Invista no desenvolvimento dos colaboradores;
    5. Reconheça e valorize o trabalho dos bons funcionários;
    6. Aposte em melhorias que promovam o bem-estar dos trabalhadores;
    7. Considere o apoio de uma consultoria de RH.

 

1. Melhore o processo de recrutamento e seleção

A retenção dos melhores profissionais começa ainda na fase de recrutamento e seleção. Isso porque é mais fácil reter talentos que se identificam com a empresa.

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Por esse motivo, todo processo seletivo deve ser estruturado de forma que consiga atrair candidatos alinhados com a cultura e os valores da empresa. Ou seja, o processo seletivo deve ser pensado para atrair candidatos que tenham fit cultural com o negócio.

Para isso, é fundamental ter clareza quanto às necessidades da empresa, as responsabilidades das vagas e as vantagens de trabalhar na empresa. Assim, fica mais fácil fazer uma descrição de cargo eficaz e definir as melhores estratégias para anunciar a vaga e selecionar os candidatos.

2. Invista na integração dos novos funcionários

O processo de admissão dos novos funcionários na empresa também influencia na retenção de talentos do negócio. Uma das últimas etapas desse processo deve ser integrar os colaboradores no ambiente de trabalho.

Ou seja, a empresa precisa fazer o famoso “onboarding” para acolher esses trabalhadores e ajudá-los a se integrar com a equipe.

Isso é fundamental para garantir que o profissional tenha uma primeira impressão positiva do ambiente de trabalho. Como a primeira impressão é a que fica, essa apresentação e acolhimento inicial também contribui para a permanência do profissional na organização.

3. Ofereça remunerações competitivas

A política salarial da empresa pode ser utilizada como uma estratégia que ajuda a reter os melhores profissionais na organização, desde que seja associada com outras práticas.

Para isso, é fundamental estruturar um bom plano de cargos e salários, que ofereça remunerações competitivas com o mercado e benefícios interessantes para os colaboradores.

Esse plano deve ser revisto e ajustado quando necessário para se manter alinhado às tendências, o que ajuda a atrair e reter talentos.

4. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

As pessoas tendem a valorizar empresas que oferecem oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. Afinal, isso faz a diferença na sua carreira e impacta sua vida pessoal.

Por esse motivo, empresas que querem reter talentos também devem investir em iniciativas que promovam e estimulam esse crescimento.

Por exemplo, elaborar uma trilha de carreira para os funcionários, oferecer treinamentos, organizar mentorias, incentivar a aprendizagem contínua e adotar a prática do job rotation ou rotação de trabalho.

5. Reconheça e valorize o trabalho dos bons funcionários

Os profissionais também valorizam empregadores que reconhecem seus esforços e seus resultados. Essa valorização pode ser demonstrada de várias formas.

Uma delas é premiar os funcionários ou as equipes por desempenho ou resultado alcançado. Isso pode ser feito por meio da concessão de bônus salarial, day-off, ingresso para eventos, gift cards, viagens, entre outras vantagens.

Além de demonstrar que a empresa reconhece os esforços dos funcionários, essas estratégias motivam os colaboradores e contribuem para o aumento da produtividade.

6. Aposte em melhorias que promovam o bem-estar dos trabalhadores

Investir em medidas que promovam o bem-estar e a satisfação dos funcionários também estimula a retenção de talentos. Afinal, a saúde e a possibilidade de cuidar melhor da sua vida pessoal são aspectos valorizados pelos profissionais modernos.

Uma das formas para garantir esses benefícios é criar um ambiente de trabalho agradável e ergonômico. Isso porque as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, então elas precisam de um ambiente confortável para realizar suas tarefas.

Oferecer benefícios como vale-academia e vale-cultura e adotar uma jornada de trabalho flexível também pode contribuir para esses resultados.

7. Considere o apoio de uma consultoria de RH

Investir em uma consultoria de Recursos Humanos (RH) pode ser a solução ideal para empresas que registram uma alta rotatividade de funcionários ou que enfrentam dificuldades para definir e aplicar estratégias de retenção de talentos, especialmente em um mundo pós-pandemia.

Isso porque esse tipo de consultoria conta com um time de especialistas em recrutamento e gestão de pessoas. Esse time faz o diagnóstico das causas da alta rotatividade e qualquer outro problema que afete a retenção de profissionais no negócio.

Assim, o time pode sugerir estratégias e até auxiliar na aplicação de práticas eficientes para solucionar os problemas identificados previamente.

Dessa forma, fica muito mais fácil reter os melhores profissionais, reduzir gastos com contratação e treinamento, e melhorar seus resultados da empresa.

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