Sua empresa busca contratar com um foco específico em diversidade e inclusão e conduz vagas afirmativas no recrutamento?
Sabemos que o mercado de trabalho é extremamente competitivo, e existem muitas pessoas e empresas contra e a favor de vagas afirmativas. Também existem empresas que se dizem a favor, mas não praticam ações, ou apenas atuam de forma esporádica.
Vagas afirmativas está entre os temas que podem ser polêmicos por sua polarização de opiniões, mas que precisam sair de pauta e virar ação para um movimento cada vez maior voltado para diversidade, inclusão e equidade no mundo corporativo.
Empresas estão cada vez mais tomando uma postura humana a favor da justiça social e reparando danos históricos causadas pelos mais variados tipos de discriminação e crimes contra a humanidade.
Além de ser o correto a ser feito, empresas com ações sistêmicas em prol da diversidade e inclusão estão cada vez mais na frente de suas concorrentes ao promover a divulgação, contratação, desenvolvimento e promoção de perfis diversos,.
Sendo assim, está cada vez mais frequente a divulgação de vagas afirmativas nos processos seletivos das empresas, que visam ampliar o seu quadro de colaboradores com recortes específicos de grupos minoritários ou sub-representados.
Neste artigo, vamos conhecer o que é uma vaga afirmativa, sua importância e como o mercado de trabalho e os profissionais devem fomentar essas ações. Confira!
O que é uma vaga afirmativa?
Quando uma empresa decide criar uma vaga afirmativa está considerando a possibilidade de inclusão de novos talentos que são discriminados de alguma forma na sociedade.
Sendo assim, considera-se uma vaga afirmativa quando ela é reservada para um recorte específico da população por serem os membros desse recorte parte de minorias ou pessoas de grupos sub-representados em nosso país.
O intuito da vaga afirmativa é equiparar as oportunidades e transformar a seleção de candidatos em uma etapa mais justa dentro do mercado de trabalho.
Quando o RH foca em um determinado público para realizar a contratação, está ampliando e adaptando a sua cultura interna para a chegada de novos integrantes, que vão agregar com suas histórias, realidades, experiências e motivações, oferecendo aos demais profissionais uma nova forma de enxergar a vida, os processos e os resultados.
Lembrando que as vagas afirmativas são consideradas legais, como forma de reparar as desigualdades históricas e gerar benefícios e impactos positivos para a sociedade.
Para qual público é voltado uma vaga afirmativa?
Quando uma vaga é disponibilizada pela empresa, todos os principais requisitos técnicos e comportamentais devem estar descritos, para que os profissionais mais aderentes ao perfil possam se candidatar.
Contudo, quando a vaga é uma vaga afirmativa, também deve-se descreve para qual recorte da população a vaga está sendo direcionada. Por exemplo, a vaga afirmativa pode ser voltada para mulheres, pessoas negras, indígenas, transsexuais, pessoas com deficiência, ou qualquer outro perfil menos favorecido pelo mercado.
Vagas afirmativas podem utilizar-se de inteligência artificial no processo de recrutamento e seleção para facilitar o filtro das informações na busca pelo candidato ideal.
Como o processo seletivo é conduzido?
A etapa de recrutamento e seleção dos candidatos para vagas afirmativas é realizada de forma padrão. O que muda é a divulgação e o foco da vaga, pois os currículos selecionados serão apenas os que se encaixarem nos pré-requisitos, especialmente no quesito afirmativo.
Assim como existe a Lei de Cotas nas universidades e as vagas exclusivas e obrigatórias para pessoas com deficiência, as vagas afirmativas devem ser respeitadas por todos os envolvidos ou não envolvidos.
Durante o processo, a maior certeza é de que, ao final, será escolhido o perfil mais adequado, dentro das exigências. Isso é bom para o RH, para os candidatos e para a empresa, que fortalece ainda mais sua marca empregadora.
Qual é a importância das ações afirmativas?
As ações afirmativas visam minimizar problemas que o preconceito e o engessamento de culturas internas nas empresas trazem, fazendo com que excelentes profissionais não sejam selecionados ou reconhecidos por seus méritos e competências.
Ao promover oportunidades para minorias e grupos sub-representados, e fomentar oportunidade de crescimento para essa população, combate-se a desigualdade social e outros problemas diretos e indiretos causados.
Inclusive, faz parte de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, combater a desigualdade social. Um dos objetivos trata de redução de desigualdades: “reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”.
A diversidade e a inclusão são tendências do mercado?
Na verdade, diversidade e inclusão não são apenas tendências, mas devem ser consideradas estratégias de mercado. Afinal, onde a diversidade existe, tem-se pluralidade de opiniões e ideias para serem desenvolvidas e este é o grande diferencial das organizações que conseguem tomar ações sistêmicas que levam a uma performance e resultados acima da média.
É fundamental que esses conceitos sejam levados a sério pelas empresas, pois eles são muito mais do que moda ou tendência. São requisitos importantes e necessários que devem ser considerados nas contratações, na criação ou reestruturação da cultura organizacional, no clima e no engajamento e na forma como o negócio é visto pela sociedade 5.0.
Valorizar, compreender e aceitar os seres humanos independentemente de sua etnia, gênero, idade, religião, deficiências, orientação sexual, entre outros fatores, vai de encontro a uma empresa humanizada, onde as habilidades técnicas e comportamentais são complementos a individualidade e autenticidade de cada pessoa e o seu ser.
Por isso, prezar pela diversidade e inclusão no mercado de trabalho significa manter um ambiente focado no respeito, na colaboração mútua, onde todos possuem a oportunidade de ouvir, falar, contribuir e crescer.
Conclusão
Este conteúdo foi criado para que o preconceito com relação às vagas afirmativas seja quebrado o quanto antes, pois existem milhares de talentos que estão sendo discriminados. Vagas afirmativas são importantes e necessárias para que consigamos proporcionais oportunidades para todos e o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
Nós da Sim Carreira estamos fazendo a nossa parte. Faça você a sua também e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para transformarmos o mercado de trabalho em ambiente com diversidade e inclusão!
E se deseja saber se a sua empresa está investindo na diversidade, leia o nosso artigo: “Censo de diversidade: o que é e como fazer”.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado