Você já ouviu falar ou sabe o que é RH 5.0? A pandemia de COVID-19 acelerou algumas mudanças importantes no mercado de trabalho e na administração de pessoas não foi diferente, muito pelo contrário, os subsistemas de RH foram uma das áreas mais impactadas com essa revolução.
A evolução da tecnologia e as novas formas de trabalho ofereceram ao setor de recursos humanos a oportunidade de deixar de ser uma área burocrática e operacional para se tornar estratégico, dinâmico e humanizado. Por isso, saber o que é RH 5.0 é fundamental para conhecer a importância dessa tendência no gerenciamento de pessoas e negócios.
Neste conteúdo, vamos conhecer sobre o que é RH 5.0, as suas mudanças, vantagens e como está se tornando uma realidade no universo corporativo. Confira!
A evolução do RH
A partir da Segunda Revolução Industrial, entre o fim do século XIX e início do século XX, começou a funcionar um setor chamado “Relações Industriais”, onde eram executadas as tarefas administrativas e burocráticas, com foco no desempenho dos trabalhadores.
Nesse período, não havia preocupação com a saúde e o bem-estar do trabalhador, pois eles eram vistos como parte das indústrias. Porém, com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve uma condição social de pleno emprego nos países industrializados e essa fase garantiu que o modelo chamado “Estado de Bem-Estar” surgisse e começasse a ser aprimorado. Esse foi o ponto de partida para a evolução do RH.
Com isso, conforme as mudanças na sociedade, a área de Recursos Humanos passou cada vez mais a focar nos colaboradores e seus avanços começaram. Acompanhe as etapas.
RH Operacional
Também chamado de RH tradicional, esse é o chamado “modelo raiz”, pois ele era um executor de tarefas administrativas do setor, envolvendo o recrutamento, a seleção e o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
Ademais, não existiam estratégias de gestão de pessoas. Por isso, a coleta de dados para acompanhamento de resultados não eram mensurados.
RH Tecnológico
Em 2011, na Alemanha, o conceito de RH 4.0 ou tecnológico foi apresentado pela primeira vez a partir de um projeto de estratégias do governo do país, voltadas à tecnologia.
A tecnologia e as inovações começam a despertar na área de RH a possibilidade de se tornar uma área mais estratégica, alavancando a produtividade dos colaboradores por meio dos indicadores de RH e sistemas de inteligência de dados.
A partir dessas observações, os gestores começam a perceber que o principal ativo da empresa são os seus colaboradores e o foco passa a ser a gestão de talentos.
O RH 4.0 se tornou um marco dentro do setor, pois a partir dele foi possível elaborar estratégias para atrair e reter os melhores talentos.
Além disso, a automação dos processos eliminou as pilhas de papéis e deu lugar a softwares e ferramentas digitais, economizando tempo em tarefas operacionais e liberando tempo para atuações estratégicas dentro das organizações.
RH Ágil
Esse é um modelo que acompanha o RH 4.0, definido como um conjunto de boas práticas que surgiu em 2001, após o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.
Esse documento tem um conjunto de fundamentos que atuam com o objetivo de tornar a criação de sistemas mais ágil, sem comprometer a qualidade do produto final.
RH ágil é aplicado no desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida e um ambiente de trabalho saudável. Dessa forma, os times se tornam mais produtivos, engajados, colaborativos e fica mais fácil identificar os possíveis gargalos durante os processos.
O que é RH 5.0: mudanças e tendências
A partir de tantas evoluções, tanto no mercado de trabalho quanto na sociedade 5.0, surge o conceito de RH 5.0, que indica que agora o setor tem como principal foco priorizar ambientes de trabalho mais agradáveis, valorizando o bem-estar dos funcionários.
Os modelos colaborativos implantados dentro dos setores, oferecem bem-estar físico e saúde mental, principais requisitos valorizados pelos profissionais.
No modelo de RH 5.0 os diversos estilos de liderança dão lugar a uma gestão que aposta nos bons exemplos e no trabalho em equipe. Dessa forma, o nível de satisfação dos funcionários aumenta consideravelmente.
Assim, com a ajuda da inteligência artificial nos processos de recrutamento, a digitalização de atividades e a análise de dados, possibilita um tempo maior para o setor contribuir de forma estratégica para o crescimento organizacional.
Vantagens do RH 5.0
Ao conhecer cada etapa de evolução da área de Recursos Humanos, percebemos que cada uma delas foi fundamental para chegarmos até aqui.
No RH 5.0 o foco é no bem-estar dos colaboradores e, por meio desse foco, surgem diversas vantagens:
Aumento da Produtividade
Quando a empresa investe na satisfação dos funcionários, as pesquisas de clima e engajamento têm resultados ótimos e isso influencia diretamente na produtividade dos talentos.
Esse é um dos motivos que reforçam a necessidade de a empresa estar sempre atenta às necessidades dos colaboradores, seja através de benefícios flexíveis, dress code, trabalho remoto, trabalho híbrido, ou qualquer outra questão que possa influenciar positivamente nos resultados das entregas.
Transparência na comunicação
O RH 5.0 deve estimular a cultura de comunicação honesta, onde o colaborador saiba que tem sua vez de falar, oferecendo sugestões de melhoria, e sabendo que esses apontamentos serão acolhidos e não julgados.
Além disso, as avaliações de desempenho serão vistas com mais naturalidade e o feedback será uma constante, para que as equipes permaneçam alinhadas e motivadas.
Melhor relacionamento com os clientes
O colaborador é um reflexo da empresa. Portanto, com a aplicação do RH 5.0, um talento feliz dificilmente será um agente negativo, detrator para a marca.
Como o relacionamento com o cliente é uma grande vantagem competitiva, nada melhor do que valorizar seus profissionais para que eles valorizem os clientes e transmitam uma imagem promotora da empresa.
Atração e retenção dos melhores talentos
Funcionários reconhecidos, satisfeitos profissionalmente e financeiramente, não deixam a empresa facilmente. Por isso é tão importante investir em planos de carreira, cargos e salários e benefícios.
Incentivar o lifelong learning e investir em treinamento e desenvolvimento são ótimas estratégias para reter os talentos, fortalecendo a marca empregadora e atraindo os melhores profissionais do mercado.
Conclusão
Ao conhecer o que é o RH 5.0, você terá em mente que o RH 5.0 chegou para reforçar a importância de como a satisfação dos colaboradores reflete nos processos da empresa, e isso inclui:
- a utilização de recursos digitais;
- o mapeamento da jornada do colaborador, desde as etapas do processo seletivo até a entrevista de desligamento;
- as pesquisas e a manutenção de um clima interno positivo;
- a flexibilidade com relação às horas e o local de trabalho;
- as oportunidades de desenvolvimento;
- a automação de processos.
Todos esses pontos contribuem para que o modelo de RH 5.0 ofereça as vantagens já destacadas e a empresa tenha uma marca cada vez mais voltada para a humanização e satisfação de todos os envolvidos.
Agora que você conhece tudo sobre o que é RH 5.0, suas mudanças e tendências, não deixe de ler o nosso artigo: “A importância da educação continuada” e aprenda como se destacar no universo corporativo.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado