Você sabe o que é outstaffing e conhece esse modelo? O mercado de trabalho está em constante mudança e, com ele, os modelos de contratação e tipos de serviços de recursos humanos também passam por uma atualização e evolução contínua.
Por isso, saber o que é outstaffing é fundamental, tanto para os donos de empresa, quanto para os profissionais de RH que atuam no recrutamento e seleção de candidatos.
Em alguns momentos estratégicos, a organização precisa de profissionais específicos em sua equipe para realizar determinadas tarefas para que o projeto saia do papel e não tem tempo hábil para realizar um processo seletivo específico ou headcount em seu quadro funcional. Nesse momento, o outstaffing pode ser a solução do problema.
Neste artigo, vamos conhecer sobre as formas de terceirização existentes, o que é outstaffing e como o serviço de outstaffing está conquistando seu espaço no mercado. Confira!
O conceito de terceirização
A terceirização é uma modalidade permitida no Brasil, regida pelas leis 13.429/17 e 13.467/17, que possibilitam a contratação de serviços ou mão de obra sem firmar vínculo empregatício com a empresa cliente, que possui a demanda.
A nova lei define como uma empresa pode contratar outra empresa para realizar as atividades cotidianas, sem a necessidade de um processo seletivo, pois tudo estará sob a responsabilidade da empresa contratada.
Terceirização de mão de obra
A terceirização de mão de obra é quando uma empresa contrata outra organização para desempenhar atividades específicas, dentro do seu espaço físico.
Com isso, a contratante tem mais tempo para desenvolver as atividades estratégicas e pode contar com uma equipe capacitada para realizar as demais tarefas, sem que isso impacte nos resultados do negócio.
Modelos de contratação
Agora que você já sabe sobre a terceirização, vamos conhecer sobre os modelos de contratação, suas particularidades e suas diferenças.
O que é Offshoring
O offshoring é a contratação interna de profissionais, no próprio quadro funcional da empresa, em outros países. Geralmente, o objetivo do offshoring é fazer o trabalho dentro da propria empresa, mas no exterior, para reduzir drasticamente as despesas considerando condições fiscais e tarifárias entre países.
O que é Nearshoring
Nearshoring é um modelo de contratação interna, onde a própria empresa contrata um profissional ou uma equipe, de forma remota, para atuar em seu quadro funcional, desde que haja pouca ou nenhuma diferença de fuso-horário do país do contratado, a fim de facilitar a comunicação e a produtividade do time e da organização.
O que é outsourcing
No outsourcing, a empresa contrata os serviços de outra organização. Porém, diferentemente da terceirização em que o serviço é prestado no espaço físico do cliente, o serviço de outsourcing é realizado fora do espaço físico da empresa cliente.
O outsourcing é quando um cliente contrata uma outra empresa, que alocará profissionais sob gestão e responsabilidade da empresa contratada, para execução de projetos da empresa cliente como um todo, do início ao fim.
O que é outstaffing
Ao se perguntar o que é outstaffing, saiba que nesse modelo há a contratação de um profissional externo, especializado, para fazer parte da equipe da empresa, sem que ele entre no quadro de funcionários da empresa. Esse profissional atua como uma extensão do time interno da empresa, mas não faz parte do quadro da empresa, e geralmente é para um projeto ou demanda específica.
Para que esse modelo funcione, a cultura da empresa e a comunicação praticada pela liderança, é extremamente relevante. Os gestores precisam estar atentos às necessidades da equipe, estando eles dentro ou fora da organização.
Vantagens e desvantagens do outstaffing
Agora que conhecemos o que é outstaffing, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens do outstaffing antes de contratar esse serviço.
Vantagens do Outstaffing
- Baixo custo: é mais vantajoso contratar um profissional especialista para complementar a equipe em uma demanda pontual, sem as responsabilidades de pagamento de salários e benefícios, do que movimentar todo o RH para um processo de recrutamento e seleção.
- Agilidade: por não precisar de um processo seletivo específico, o profissional enviado poderá iniciar suas atividades imediatamente, poupando tempo e agilizando os processos.
- Profissional qualificado: a empresa responsável envia o profissional de acordo com perfil solicitado, com as hard skills específicas para o trabalho.
- Atualização e inovação: geralmente esses profissionais estão em constante atualização, para se manterem ativos no mercado e isso é ótimo também para quem os contrata.
- Foco no resultado: quando a equipe está completa e à altura do projeto, fica mais fácil focar na excelência na execução e no resultado.
- Novas ideias: pessoas novas, mesmo que indiretamente, acabam injetando novas ideias, formatos, processos e resultados.
Desvantagens do Outstaffing
- Desconhecimento sobre o nicho de mercado: é bem provável que o profissional contratado por outstaffing não tenha domínio sobre a área de atuação da empresa, e isso pode dificultar o entendimento do trabalho e a integração com a equipe.
- Compartilhamento de informações: para que a tarefa seja desenvolvida de forma adequada, o gestor precisará compartilhar informações importantes com o profissional.
- Problemas de comunicação: pode acontecer de, mesmo com todo o empenho em oferecer uma comunicação adequada e eficiente, o fato do contratado não estar fisicamente junto com a equipe, algumas informações podem se perder durante o processo.
- Entrosamento: pode haver falha de trabalho em equipe ou até mesmo de motivação entre time o time interno da empresa, e o time estendido atuando no projeto por meio do outstaffing.
Conclusão
Existem muitos modelos e formas de contratação para a empresa suprir as suas demandas realacionada a gente e gestão.
Saber o que é outstaffing é importante para conhecer melhor essa possibilidade de contratação, que conta com um profissional ou um time estendido, atuando para a empresa para um projeto específico, aumentando assim a agilidade e eficiência nos resultados, sem aumentar o quadro funcional.
Independente se a contratação for interna, feita pela própria empresa ou através da prestação de serviço, por intermédio de outra empresa, ficar sob responsabilidade da empresa contratante ou da empresa contratada, todos os profissionais geralmente buscam desenvolvimento profissional. Para isso, não deixe de promover o “Lifelong Learning: a importância do aprendizado contínuo”.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado