Você é daqueles que passa a semana esperando a sexta e aos domingos fica depressivo e precisa descobrir maneiras de combater a manhã de segunda-feira?
Saiba que você não está sozinho. Porém, isso não pode ser normalizado, pois se está acontecendo é porque algo não vai bem e precisa ser tratado.
Crises de ansiedade, estresse e demais transtornos mentais são consequências de sentimentos que guardamos dentro de nós e um dia transbordam, causando feridas internas e em pessoas que nem sabem ao certo o que está acontecendo.
Neste conteúdo, vamos compreender a importância do autoconhecimento e como reduzir o incômodo que é achar que as manhãs de segunda-feira nunca são favoráveis e aprender a lidar com elas. Não perca a leitura!
A transição do fim de semana para a segunda
Quando chega a sexta-feira, muitas pessoas se preparam psicologicamente para bater o ponto, pensando no famoso “descanso merecido”.
Nos fins de semana a tendência acaba sendo fugir da dieta, se desligar do mundo, realizar as atividades e hobbies que possui, sair com os amigos, fazendo tudo o que não foi possível durante a semana.
O corpo e a mente, inevitavelmente sentem essa mudança, afinal, você envia para o seu cérebro vários estímulos que considera positivos. E se você é do time dos que têm implicância com a segunda-feira, automaticamente seu cérebro vai começar a enviar pensamentos negativos sobre o assunto e, é claro, você vai tratá-la como a vilã da história.
Mas, na verdade, o maior vilão é você, que durante toda a vida deposita expectativas e responsabilidades em um só dia da semana, que é o início da semana de trabalho para somente ao fim, volta a ter a sua vida pessoal.
Maneiras de combater a manhã de segunda-feira
A forma de se preparar e encarar os seus dias, o seu mindset, vai refletir no resultado final, ou seja, se você acordar e começar a agradecer pelo simples fato de estar vivo, ter um emprego para ir, e que por meio dele você tem dinheiro para pagar as contas, e ainda sobra para se divertir, já muda todo o conceito.
Sabemos que todo trabalho tem coisas boas e coisas ruins, pessoas que gostamos mais e pessoas que gostamos menos, atividades envolventes e atividades desgastantes, sentimento de realização e sentimento de frustração. Então, comece a perceber os aspectos positivos dos dias úteis da semana e do seu ambiente de trabalho.
Portanto, antes de listar as dicas e maneiras de combater a manhã de segunda-feira, o principal alerta que oferecemos é: Pare de reclamar! Quando trocamos a reclamação pela gratidão, tudo passa a fazer mais sentido.
A seguir, trazemos 7 maneiras de combater a manhã de segunda-feira.
-
- Descanse
- Faça uma autoanálise
- Organize-se
- Defina um plano de carreira
- Avalie fatores externos
- Busque ajuda.
A seguir, traremos maiores detalhes das 7 dicas de como combater a manhã de segunda-feira.
Descanse
Parece uma tarefa fácil, mas muitas pessoas querem fazer em 2 dias o que não fazem em 5 e acabam tornando a segunda-feira o dia da ressaca.
Por isso, é importante manter padrões regulares de sono e descansar o suficiente.
Escolha atividades que promovam equilíbrio entre a socialização e a recarga de suas forças.
E que tal praticar o mindfulness e dormir cedo no domingo para começar a semana renovado?
Faça uma autoanálise
É importante avaliar quais são as razões pelas quais você realiza o seu trabalho. O que faz esse trabalho ter relevância para você? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais?
Lembre-se que a realização profissional não deve estar vinculada somente ao salário e aos benefícios. Para ter motivação interna e externa, sua função precisa ter um propósito, pois ele é a mola propulsora de seus resultados.
E não pense que nascemos e vivemos com o mesmo propósito. Ele muda conforme a maturidade, com o aprendizado contínuo e, talvez, seja a hora de analisar o que agora faz sentido para você em sua carreira.
Organize-se
Crie hábitos saudáveis para começar a semana com mais ânimo. Alimentação adequada e exercícios físicos ajudam na disposição e no humor, mas ter foco é fundamental para que o primeiro passo seja dado e vire uma rotina.
Outra forma de deixar a semana e, principalmente, a segunda-feira menos pesada é elaborar uma lista de tarefas. A lista tem a função de fazer com que você visualize exatamente tudo o que precisa ser feito e quando, organizando melhor seu tempo no trabalho.
É importante revisar essa lista semanalmente e analisar o que funciona ou não. Com uma visão panorâmica de suas tarefas, fica mais fácil direcioná-las de acordo com a sua forma de trabalho, otimizando seu tempo e seus resultados.
Defina um plano de carreira
Ter um sentido, seja na vida pessoal quanto na profissional, é o que motiva a maioria das pessoas. Você já definiu seu objetivo na carreira? O que precisa fazer diariamente para alcançar esses objetivos?
Se você já definiu seu plano de carreira, é importante saber se na empresa que atua existem oportunidades de crescimento que coincidam com a sua trilha de carreira desejada.
Além disso, é fundamental investir em educação continuada e estar atento às oportunidades de promoção. Com metas traçadas fica mais fácil transformar cada segunda-feira, e cada semana de trabalho como parte de um projeto de vida muito maior.
Avalie fatores externos
Se você ama o que faz, mas, mesmo assim, os sentimentos negativos continuam rondando seu dia a dia na empresa é válido analisar se existem fatores externos o impedindo de ser feliz e identificar quais são para retificá-los.
Busque entender quais fatores externos causam essa ansiedade e ao identificar o problema do desgosto pelo início da semana, será mais fácil encontrar maneiras de combater a manhã de segunda-feira.
Busque ajuda
Se algo o incomoda, pode ser importante falar sobre o assunto. Considere trocar uma ideia com colegas de trabalho de confiança e com o seu gestor. Hoje em dia as empresas prezam pela felicidade e pela saúde mental dos colaboradores e constantemente conduzem pesquisa de clima e de engajamento.
Considere também buscar ajuda de profissionais especializados. Pode ser relevante conversar com um terapeuta, um psicólogo ou um coach de carreira.
Também pode ser interessante conversar com headhunters e job hunters para explorar possibilidades de recolocação profissional, mudança de emprego, e transição de carreira.
Conclusão
A vida passa muito rápido, por isso, é fundamental ser grato por cada dia que temos a oportunidade de fazer a diferença na nossa vida e na vida de alguém.
Não existe uma fórmula mágica, mas ao entender o que incomoda do inicio da semana de trabalho, será possível encontrar maneiras de combater a manhã de segunda-feira.
Afinal de contas, passamos grande parte de nossas vidas adultas no trabalho, então é importante que o término do final de semana seja um momento de tortura e ansiedade pelo trabalho que está por vir durante a semana.
Se você está buscando maneiras de combater a manhã de segunda-feira e gostaria de conversar com consultores de carreiras especialistas em mercado de trabalho e empregabilidade, entre em contato com a Sim Carreira.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado