Você já se interessou muito por uma vaga de emprego, mas quando leu os pré-requisitos teve que desistir, pois pedia inglês fluente? Pois é, a proficiência no inglês tem sido um grande obstáculo em processos seletivos, tanto para os candidatos quanto para quem almeja atuar como headhunter bilíngue.
Afinal, para preencher uma vaga onde o inglês é imprescindível, o recrutador também precisa dessa proficiência para conseguir entrevistar os candidatos e se comunicar internamente com a empresa. Assim, o headhunter bilíngue se torna uma pessoa essencial nas organizações que buscam talentos para nearshoring, offshoring, trabalho remoto ou via outsourcing.
Neste conteúdo, vamos mostrar a importância do inglês para os profissionais de RH que buscam atuar como headhunters bilingues, e as vantagens que a língua inglesa oferece para quem decide investir nessa competência que abre muitas alternativas e oportunidades de emprego no Brasil e no exterior. Confira!
Headhunter bilíngue: o que é
O headhunter, também conhecido como caça talentos, é responsável por encontrar o perfil ideal para ocupar uma determinada função dentro das organizações, geralmente posições estratégicas ou específicas.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e os candidatos aumentando sua empregabilidade, investindo no autodesenvolvimento, no upskilling e reskilling de suas competências, e no conhecimento, a concorrência se torna mais acirrada, fazendo com que o headhunter tenha um papel fundamental na escolha do profissional ideal para as empresas.
Ademais, quando falamos sobre o headhunter bilíngue, essa responsabilidade é ainda maior, pois ele precisa recrutar e selecionar talentos que, além do escopo funcional para a vaga, devem ser testados sobre o nível de inglês e para fazer isso é preciso que o entrevistador também tenha um conhecimento avançado ou fluente no idioma.
E acredite, existe uma falta de headhunters bilíngues no mercado para entrevistar candidatos em inglês, assim como existe uma falta de mão de obra de uma forma geral com domínio do idioma.
Por esses e outros motivos, o headhunter bilíngue faz total diferença em processos seletivos de qualidade e com vagas específicas para empresas nos mais diversos portes e segmentos.
A importância do Inglês para os recrutadores
Levando em consideração que a língua inglesa é a mais falada no mundo business, é fácil perceber a importância de um headhunter bilíngue na realização de processos seletivos mais eficientes.
Empresas internacionais, multinacionais ou com interesse no mercado exterior precisam de profissionais capacitados e com poder de negociação apurados entre profissionais de diversas culturas, e pelo domínio necessário do idioma, o headhunter bilíngue possui uma vantagem competitiva.
Muitas empresas estrangeiras também visam crescimento no Brasil, um mercado com grande potencial para expansão para startups e grandes empresas. Mas, para crescer, a empresa na maioria das vezes precisa de profissionais qualificados que consigam se comunicar quebrando a barreira do idioma e por isso, valorizam headhunters bilíngues com a capacidade de ajudar na construção desse time com domínio do inglês.
Com a sociedade 5.0, a globalização e a tecnologia encurtando distâncias para pessoas de diversos países trabalharem juntas, o inglês se torna o idioma oficial corporativo da grande maioria das empresas que possuem profissionais de diversas culturas em seu quadro funcional.
Ao se tornar uma necessidade cada vez maior, os recrutadores precisam reconhecer que ser proficiente em um segundo idioma vai além de ser um diferencial, se tornando um pré-requisito classificatório para até mesmo serem considerados para o cargo de consultor de RH, talent acquisition, recruiter, recrutador na empresa ou um headhunter bilingue.
Ainda que inteligência artificial auxilie no processo de recrutamento e seleção o headhunter bilíngue é o profissional capacitado para validar a fluência do candidato, conforme o perfil da vaga e conduzir as etapas do processo seletivo de acordo com todas as suas particularidades.
Vantagens de ser um headhunter bilíngue
Quem busca uma posição mais elevada no mercado de trabalho e contratos com empresas reconhecidas, sabe que é muito importante ter o domínio da língua inglesa.
O número de empresas que buscam profissionais brasileiros para ajudá-las a expandir o seu negócio recrutando talentos compatíveis com sua cultura, missão, visão e valores, fazem com que os headhunters bilíngues sejam cada vez mais reconhecidos como os principais responsáveis durante todo esse processo.
Pensando nisso, vamos citar algumas vantagens de ser um headhunter bilíngue no mundo corporativo.
Melhores capacitações
Praticar o lifelong learning é uma competência fundamental para ingressar e se manter competitivo no mercado de trabalho. O inglês é o idioma internacional e muitas oportunidades e até mesmo conteúdo de aprendizado estarão em inglês.
Por isso, para se tornar um profissional altamente capacitado e um headhunter de alto nível, ser um recrutador bilíngue é uma ótima estratégia para ter acesso a conteúdos de todo o mundo, sejam eles através de instrumentos e instituições formais no exterior, ou através de um aprendizado autodidata com materiais estrangeiros.
Salários maiores
Ser um headhunter bilíngue não é um diferencial, mas sim um pré-requisito fundamental para que o headhunter consiga alavancar o seu potencial e expandir os seus horizontes, ampliando as alternativas de trilha de carreira e crescendo seu escopo para condução de vagas estratégicas e internacionais.
Para se destacar no mercado e pleitear uma faixa salarial de acordo com suas soft skills e hard skills, ter a proficiência conversacional em um segundo idioma, especialmente o inglês, pode ser um excelente investimento na sua carreira.
Oportunidades no exterior
Se o headhunter é um caça talentos e talento existe em qualquer lugar do mundo, por que não se tornar um headhunter bilíngue e atuar em qualquer lugar que estejam precisando desse profissional?
Existem mais oportunidades de plano de carreira para o headhunter bilíngue. Como o headhunter pode trabalhar em home office, trabalho remoto ou de forma híbrida, aperfeiçoar o recrutamento em inglês para alcançar novos rumos é uma oportunidade incrível para quem gosta ou quer ser um nômade digital e viver nessa nova era do nomadismo digital.
Networking internacional
Se as oportunidades no exterior não fazem muito o seu estilo, que tal ser contratado por uma empresa internacional para buscar talentos aqui no Brasil?
Com a fluência em inglês fica mais fácil ser alcançado no LinkedIn e ser a principal ponte entre uma contratação de qualidade no Brasil e a empresa estrangeira.
Por isso, o idioma vai auxiliar no aumento do networking e na abertura de novas oportunidades de trabalho para os headhunters bilíngues.
Conclusão
Os headhunters são profissionais altamente qualificados em sua área de atuação que apoiam as empresas a identificar e contratar os melhores profissionais.
Como, geralmente, as empresas que optam por contratar um headhunter querem um processo seletivo de alto nível, muitas vezes para cargos com maior responsabilidade e de Executive Search, ser um headhunter bilíngue faz uma grande diferença quando é necessária uma entrevista em inglês com os candidatos.
Porém, ser fluente no idioma não deve ser só um requisito para os melhores headhunters e job hunters, todas as pessoas que desejam investir em suas carreiras, deveriam se aprofundar no aprendizado da língua inglesa e, com isso, se tornarem protagonistas da própria carreira.
Esteja você querendo trabalhar como um headhunter bilíngue ou se tornar um recrutador diferenciado na empresa onde trabalha, jamais desista de adquirir conhecimento e aprender um novo idioma, pois são essas iniciaitvas podem transformar a sua carreira.
Para não perder nenhum artigo e continuar aprimorando o seu planejamento de carreira com conteúdo relevante sobre carreira, mercado de trabalho e empregabilidade, siga a Sim Carreira em nossas redes sociais e compartilhe as nossas publicações!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado