Negociando uma promoção no trabalho

Negociando uma promoção no trabalho

Está negociando uma promoção no trabalho ou pensando em como fazer isso? Então, você precisa entender como tomar essa iniciativa de forma eficiente e aumentar suas chances de conquistar uma nova posição e remuneração na empresa.

Para te ajudar nesse processo, neste artigo, você vai conhecer 6 dicas para negociar uma promoção no trabalho de forma assertiva e o que fazer para torná-la bem-sucedida.

 

Por que negociar a promoção no trabalho?

Esperar que o gestor te ofereça uma promoção pode não ser uma boa ideia, já que nem sempre ele enxergará a necessidade de fazer isso.

O excesso de atividades e o número de funcionários sob a sua responsabilidade, entre outros motivos, são algumas situações que impedem a empresa de reconhecer o seu potencial para ocupar uma vaga mais avançada, em uma melhor faixa salarial.

Nesse cenário, você só tem três opções: ou você continua fazendo o seu trabalho enquanto espera uma oportunidade, ou aborda o responsável para negociar promoção de forma direta, ou busca uma recolocação profissional.

No primeiro caso, a espera pode afetar sua produtividade, aumentar sua insatisfação com a empresa e até reduzir seu engajamento.

Já no segundo, você tem a oportunidade de apresentar seus resultados, reforçar seu interesse de assumir novas responsabilidades e crescer na carreira.

No terceiro, é uma questão de buscar uma nova oportunidade no mercado que enxergue o seu valor e atenda às suas expectativas.

Caso você já apresente os requisitos necessários para assumir novos desafios, é claro que negociar uma promoção é uma atitude mais efetiva do que apenas aguardar uma posição da liderança ou até mesmo iniciar uma movimentação sem sequer conversar com seu gestor.

Uma comunicação eficaz e alinhamento de expectativas é crucial para trilhar a sua carreira com protagonismo.

Mesmo que o resultado e resposta seja negativa, você tem a oportunidade de tornar sua relação mais transparente com o empregador e pode obter um feedback construtivo para a sua carreira.

Além disso, essa negociação permite que você confira se terá mais oportunidades de se desenvolver profissionalmente na empresa ou se está na hora de buscar uma vaga de emprego em outra organização.

Como negociar uma promoção?

Quer negociar uma promoção de trabalho, mas não sabe como conduzir essa conversa? O assunto é delicado e exige cuidado e atenção, e por isso, trazemos algumas dicas para te ajudar a lidar com esse desafio.

    1. Agende uma reunião para negociar a promoção;
    2. Negocie no momento certo;
    3. Destaque seus resultados;
    4. Seja claro e transparente durante a negociação;
    5. Escute o outro lado;
    6. Formalize o acordo.

Abaixo trazemos em maiores detalhes as 6 dicas para negociar uma promoção no trabalho.

1- Agende uma reunião para negociar a promoção

A negociação de uma promoção de emprego não deve ser feita de forma informal e sem planejamento. Na verdade, isso até pode causar uma má impressão no seu gestor.

Por isso, agende uma reunião com antecedência com o profissional responsável por avaliar essas promoções, como o seu empregador.

E deixe claro que o objetivo do encontro é discutir e negociar uma promoção de trabalho. Assim, o representante da empresa também pode se preparar para essa conversa.

2- Negocie no momento certo

O sucesso dessa negociação também depende do momento que você pretende realizá-la. E para escolher o momento certo, você deve avaliar diferentes fatores.

Por exemplo, o desempenho do negócio, suas próprias habilidades e competências, os resultados que você traz para a organização, entre outras situações. As suas últimas avaliações de performance foram positivas?

O importante é que esse momento te forneça números ou informações relevantes, que te ajude a justificar por qual motivo você merece uma promoção.

3- Destaque seus resultados

Não basta ressaltar suas competências e habilidades. Uma boa negociação exige que você apresente os resultados concretos que o seu trabalho proporcionou à empresa.

Para isso, você pode destacar o número e o valor dos negócios fechados com clientes ou o desempenho do seu setor, por exemplo, entre outras situações que reforçam a relevância do seu trabalho para a organização.

De preferência, foque nos resultados e nas atividades que sejam relevantes para o cargo que você deseja ocupar. Assim, você demonstra o seu valor e a sua capacidade de assumir novos desafios na empresa.

4- Seja claro e transparente durante a negociação

A negociação é o momento certo para expressar seus objetivos e expectativas em relação à promoção de trabalho.

Por isso, aproveite a oportunidade para explicar o que você deseja de forma clara e negociar o salário, os benefícios e as responsabilidades que você espera assumir no novo cargo.

Pode ser interessante ter em mãos referências de mercado, que podem ser encontrados entre os melhores guias salariais.

Ser transparente em relação a suas expectativas é fundamental para obter uma resposta alinhada ao que você realmente espera da empresa.

5- Escute o outro lado

Além de expor suas expectativas e objetivos, você também deve escutar as preocupações e necessidades do empregador, respondendo suas dúvidas e mantendo a conversa construtiva.

Isso te ajuda a construir um relacionamento positivo com a empresa. Assim, também facilita encontrar uma solução que atenda às necessidades de ambas as partes.

Preste atenção na comunicação verbal e na linguagem não verbal do seu interlocutor.

6- Formalize o acordo

Caso a negociação seja bem-sucedida, é importante finalizar o acordo por escrito, detalhando as condições discutidas e aprovadas em reunião. Assim, você evita possíveis mal-entendidos no futuro.

 

Como aumentar suas chances de sucesso de conseguir uma promoção no trabalho?

Antes mesmo de negociar uma promoção no trabalho, você já pode começar a se preparar para solicitar uma nova oportunidade na empresa. Assim, é possível aumentar suas chances de sucesso nessa iniciativa.

Para isso, você deve seguir as dicas abaixo:

    • Converse previamente com o empregador para entender as limitações da empresa e verificar a possibilidade da organização promover algum funcionário;
    • Descubra com quem você deve negociar uma promoção para agendar uma reunião com a pessoa certa em um momento oportuno. Lembre-se de que nem sempre o assunto deve ser tratado diretamente com o empregador;
    • Invista no desenvolvimento das competências e habilidades exigidas para o cargo que você deseja ocupar;
    • Faça uma pesquisa de mercado. Entnda a faixa salarial, benefícios e responsabilidades que estão sendo exigidos para a posição que você está buscando;
    • Se prepare para responder perguntas difíceis durante a negociação, melhorando seus argumentos e aumentando sua segurança ao longo da reunião;
    • Busque orientação profissional ou mentoria especializada para obter instruções assertivas e personalizadas sobre esse processo.

 

Como lidar com a rejeição da promoção e manter o relacionamento profissional

E se a negociação não resultar na promoção que você esperava? Ter seu pedido de promoção rejeitado pode ser desanimador.

Mesmo assim, o ideal é manter um relacionamento profissional com a empresa e continuar fazendo o seu trabalho.

Mas, como tornar esse processo mais fácil?

Para isso, o primeiro passo é acolher e processar suas emoções. Fingir que está tudo bem e que a rejeição não te afeta pode mais atrapalhar do que ajudar.

É importante passar um tempo com pessoas e se dedicar às atividades que o ajudem a processar esse momento. Você precisa tentar entender o motivo da rejeição e identificar o que você precisa melhorar para tentar uma nova promoção. Um mindset de crescimento focado em um aprendizado contínuo ajudará a preparar você para uma nova oportunidade.

Vale lembrar que o feedback recebido do gestor e da pessoa com a qual você negociou, são fundamentais nesse ponto. Com base nessas informações, você pode trabalhar no seu plano de carreira e se preparar para novas oportunidades dentro ou fora da empresa.

Em outras palavras, perder uma promoção no trabalho não significa que você não terá outras oportunidades no futuro. Por isso, não desanime e continue investindo no seu desenvolvimento profissional.

 

E se você receber uma contra-proposta ao pedir demissão?

A empresa pode recusar o seu pedido de promoção no trabalho, ou ficar negociando uma promoção no trabalho e postergando a sua implementação.

Caso você perceba que não receberá a desejada promoção e opte por buscar outras oportunidades de trabalho, esteja atento. Ao pedir demissão, a empresa pode finalmente aparecer com uma contra-proposta para te segurar.

Pense bem se você deve considerar a contra-proposta.

 

Conclusão

Aquele profissional que está negociando uma promoção no trabalho ou está se preparando para tomar a iniciativa precisa se preparar adequadamente para esse momento.

Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis e aumentar suas chances de ascender na carreira e conquistar o sucesso profissional que almeja.

Quer ajuda para conquistar uma promoção no trabalho? Entre em contato com a Sim Carreira e receba a melhor orientação profissional para atingir esse objetivo!

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