EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Recebi uma resposta negativa de entrevista de emprego: e agora?

Você está empenhado(a) na busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou de uma possível recolocação e ficou sabendo de uma nova vaga que parece ser exatamente o que você estava procurando. Você já foi à entrevista, tudo parece estar dando certo e a expectativa é a de que não levará muito tempo para a empresa retornar. Porém, dias depois, você recebe uma resposta negativa de entrevista de emprego, sendo informado(a) de que outro candidato foi escolhido. E agora?

Recebi uma resposta negativa de entrevista de emprego: o que fazer?

Ao invés de focar na sua decepção quando você receber uma resposta negativa de entrevista de emprego, você pode transformar a rejeição em uma oportunidade, bem como em uma experiência de aprendizado.

Com as ações corretas, você pode se apresentar como um candidato maduro e sério ao recrutador que enviou o retorno de entrevista negativa para futuras vagas de emprego e, além disso, você também pode refletir sobre como melhorar a sua qualificação ou apresentação para conseguir a vaga da próxima vez!

Faça uma reflexão

Após ter recebido a resposta negativa de entrevista de emprego, você deve avaliar a situação e tentar compreender o porquê do “não”. Será que a empresa estava procurando outro perfil, uma qualificação específica, ou um conjunto de habilidades que você (ainda) não possui?

Pense também quanto ao seu desempenho no dia da entrevista de emprego:

  • Quais pontos você considera que se saiu muito bem e em quais aspectos você percebe que pode melhorar?
  • Houve perguntas que você teve dificuldades de responder ou experiências que você deveria ter destacado, mas não destacou?

Não é fácil refazer a experiência, mas, diante de uma resposta negativa de entrevista de emprego, dedicar um tempo para refletir sobre o que você ainda pode aprender só te beneficiará, pois, assim, você estará mais ciente de como pode melhorar como candidato e poderá aplicar esse conhecimento para entrevistas futuras.

Dica: se você acha que pode ter deixado de convencer o entrevistador de que você era a melhor pessoa para a vaga de emprego porque teve dificuldade em responder certa pergunta, falhou nas palavras, linguagem corporal ou autoconfiança, você pode aprimorar tudo isso com a ajuda da Sim Carreira!

Agradeça a oportunidade por e-mail

Mesmo que você não queira mais pensar a respeito dessa vaga que não deu certo, envie um e-mail aos entrevistadores alguns dias após a entrevista e agradeça pela oportunidade da candidatura, colocando-se à disposição para vagas de emprego quando surgirem. Inclusive, é bom lembrar que o candidato escolhido possa ter desistido da vaga e a mesma oportunidade esteja aberta novamente. Isso mostrará ao empregador que não há ressentimentos e que você definitivamente ainda está interessado(a) em ser considerado(a), mesmo que no futuro, para a vaga na qual se candidatou originalmente ou para outras possibilidades dentro da empresa.

Peça um possível feedback

Não é comum que um entrevistador lhe diga diretamente o motivo da resposta negativa de entrevista de emprego e, geralmente, as respostas são bem genéricas, mas ainda assim vale a pena tentar. Peça feedback sobre a entrevista, sobre as percepções que o recrutador teve de você e suas qualificações profissionais, assim as demais oportunidades de aprimoramento que ele possa ter enxergado em você.

Talvez você precise expandir suas competências técnicas, possa melhorar suas habilidades comportamentais durante a entrevista, ou, talvez, você tenha feito tudo certo e tenham gostado de você, mas a vaga de emprego tinha uma aderência ainda maior com outro candidato. De qualquer forma, buscar um feedback  é sempre válido para que você possa refinar e aprimorar possíveis pontos fracos, lacunas ou erros que estiver cometendo durante as entrevistas, não é mesmo?!

Importante: alguns recrutadores não fornecerão aos candidatos informações específicas sobre o motivo pelo qual eles foram rejeitados e, em alguns casos, infelizmente, o candidato nem mesmo recebe um retorno se foi aprovado ou não. Isso geralmente acontece porque o recrutador tem uma rotina puxada com outras metas a cumprir. Inclusive, uma boa prática no final da entrevista é estabelecer próximos passos e prazos de retorno: não deixe de perguntar sobre esses pontos ao final da conversa!

Caso você não tenha nenhum tipo de resposta ou tenha uma resposta negativa de entrevista de emprego, não desista! Siga as recomendações compartilhadas aqui e continue tentando, pois é assim que você conseguirá atingir seu objetivo!

Mantenha contato

Se você está realmente interessado na empresa e acha que pode estar apto para futuras contratações, não tenha medo de manter contato periodicamente. Algum tempo após a resposta negativa de entrevista de emprego, envie um e-mail para o RH ou à pessoa que te entrevistou e verifique se há vagas abertas ou que abrirão em breve, lembrando-se de incluir novas experiências ou habilidades adquiridas nesse período.

Se você foi ou não escolhido para o cargo, a coisa mais importante que você pode fazer como entrevistado é se destacar e ser lembrado positivamente. Mostrar interesse em trabalhar na empresa e que você continua a investir em suas qualificações, mesmo com a resposta negativa de entrevista de emprego obtida anteriormente, te levará a obter êxito na vaga que você tanto almeja. Pode acreditar, vai dar certo!

Precisa de ajuda?