Utilizar estratégias de recrutamento de forma inteligente e assertiva é fundamental para vencer um dos principais desafios enfrentados pelas empresas: o turnover.
Para se ter uma ideia da realidade das empresas brasileiras, uma pesquisa mostrou que o Brasil é o país com a maior taxa de rotatividade do mundo.
Um dos motivos que explicam essa posição é a falta de alinhamento de expectativas, problema que pode ser superado se as empresas conduzirem processos de recrutamento e seleção mais eficientes.
Dessa forma, elas conseguem contratar profissionais realmente interessados e alinhados ao cargo e a organização. Para ser eficiente, esses processos devem ser estruturados com as estratégias de recrutamento corretas.
Neste artigo, explicaremos quais as melhores estratégias de recrutamento para contratar as pessoas certas para o seu negócio.
O que são estratégias de recrutamento?
Estratégias de recrutamento são ações e atividades que a empresa desenvolve para atrair, identificar e selecionar candidatos capacitados.
Elas são essenciais para garantir que a organização consiga contratar os melhores profissionais do mercado, pessoas qualificadas para cumprir as responsabilidades da sua posição e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
Essas estratégias também são importantes para contratar pessoas alinhadas à cultura organizacional do negócio. Afinal, não basta ter as hard skills certas para o cargo.
Além da qualificação adequada, é fundamental ser compatível com os valores da empresa e estar disposto a crescer junto com o negócio.
Como recrutar de forma estratégica?
Recrutar de forma estratégica significa desenvolver um plano de ação eficiente para atrair, identificar e contratar candidatos que atendam as necessidades da empresa e que sejam alinhados à sua cultura.
O primeiro passo para criar esse plano é entender quais as reais demandas da empresa. Para isso, não basta identificar apenas qual vaga precisa ser preenchida.
É preciso compreender qual perfil profissional a organização busca, quais as suas expectativas e como o novo funcionário pode contribuir para o bom funcionamento e sucesso do negócio.
Essas informações devem orientar a elaboração da descrição da vaga, bem como a definição de quais técnicas de seleção a empresa deve usar para encontrar esse profissional.
Normalmente, tudo isso é definido por meio de um trabalho em equipe, que envolve o setor de Recursos Humanos (RH) e os gestores e líderes da empresa.
Dependendo do cargo, do objetivo e da dificuldade em preencher a vaga, o ideal é que esse trabalho também envolva um headhunter. Afinal, esse profissional é especializado em fazer uma busca ativa por candidatos especializados, de acordo com as especificidades de cada vaga e empresa.
Vale lembrar que o processo de recrutamento estratégico começa muito antes da abertura de uma vaga na organização.
Investir na construção de um bom plano de cargos e salários, oferecer um pacote de benefícios atraente e adotar uma gestão humanizada também influencia na captação de talentos para o negócio.
Ou seja, a adoção de estratégias adequadas de recrutamento não garante, de forma isolada, o sucesso do processo seletivo. O ideal é que essa adoção deve ser amparada por um conjunto de decisões que tornam a empresa um bom local para se trabalhar.
Quais as melhores estratégias de recrutamento para adotar na sua empresa?
Existem várias estratégias de recrutamento que podem ser adotadas pela empresa. Confira abaixo algumas das melhores técnicas para contratar as pessoas certas para o seu negócio.
1. Inbound recruiting
O Inbound Recruiting é uma estratégia que envolve a atração de talentos a partir da produção de conteúdos relacionados à empresa. Por exemplo, cultura organizacional, conquistas do negócio, assuntos relacionados ao setor, entre outros temas.
Esses conteúdos podem ser publicados no formato de artigos, posts em redes sociais e vídeos, por exemplo. O objetivo é fortalecer a marca empregadora usando os princípios do marketing, melhorando a percepção dos candidatos em relação à empresa.
Dessa forma, a empresa consegue manter um funil constante de candidatos interessados em trabalhar na organização.
2. Construção de uma página de carreira
A página de carreira é outra estratégia eficiente para atrair candidatos qualificados. Ela complementa as práticas de inbound recruiting, auxiliando a empresa a atrair pessoas interessadas em fazer parte do seu quadro de funcionários.
Essa página deve fazer parte do site institucional da empresa. O ideal é que seu design e conteúdo sejam atraentes para o candidato e que essa página seja atualizada constantemente.
Para isso, ela pode conter informações sobre a cultura da empresa, as vantagens de trabalhar na organização, depoimentos de funcionários e um local para que os profissionais interessados possam anexar seu currículo e portfólio, por exemplo.
Dessa forma, a empresa consegue criar um banco de talentos que pode ser consultado quando houver alguma vaga disponível. Isso pode até mesmo acelerar o processo seletivo, facilitando a identificação de pessoas interessadas em trabalhar na organização.
3. Programa de indicação
Outra estratégia de recrutamento eficiente para encontrar candidatos qualificados é criar um programa de indicação. Esse programa consiste em incentivar os funcionários da empresa a indicar profissionais conhecidos e talentosos para trabalhar no local.
O incentivo pode ser feito na forma de concessão de bônus, por exemplo, entre outras vantagens que despertem o interesse dos colaboradores em indicar alguém.
A principal vantagem de investir nesse tipo de programa é que ele facilita a contratação de uma pessoa confiável, cujo trabalho e perfil profissional podem ser validados por alguém da própria organização.
Embora essa indicação não seja determinante para a contratação, ela pode acelerar o processo de recrutamento, já que a etapa de identificação de candidatos pode ser feita com mais agilidade.
4. Aplicação de testes técnicos
Até o momento, falamos de estratégias de recrutamento eficientes para atrair candidatos. A partir de agora, apresentaremos técnicas essenciais para avaliar essas pessoas durante o processo de seleção.
Uma das estratégias mais eficientes para essa finalidade é a aplicação de testes técnicos.
Como o nome indica, os testes técnicos consistem na aplicação de algum método de avaliação para analisar a capacidade técnica dos candidatos. Não se trata de uma prova, como aquelas aplicadas na escola ou faculdade.
Essa avaliação pode ser feita por meio da aplicação de questionários de múltipla escolha, apresentação de um problema que deve ser resolvido, entre outros métodos simples, mas eficientes.
Esses testes podem ser especialmente úteis para avaliar candidatos que devem ocupar cargos relacionados a tecnologia, análise de dados, entre outros. Portanto, não é uma regra inserir esses testes no processo seletivo, a não ser que sua aplicação faça sentido para o cargo.
5. Aplicação de testes de perfil comportamental
Ao contrário dos testes técnicos, cuja aplicação nem sempre faz sentido para a seleção, aplicar testes de perfil comportamental pode ser uma boa ideia. Isso porque esses testes ajudam a avaliar as soft skills do candidato, ou seja, suas habilidades comportamentais.
Dessa forma, é possível identificar quais candidatos estão alinhados com a cultura da empresa e apresentam as competências necessárias para a função.
Metodologias como Big Five, STAR, e DISC podem ser aplicadas com essa finalidade.
Conte com o apoio de uma empresa de recrutamento!
Fazer uma contratação assertiva é fundamental para reduzir a rotatividade de funcionários, diminuir os gastos com a admissão e desligamento de colaboradores, aumentar a produtividade da equipe, entre outras vantagens.
A combinação de diferentes estratégias de recrutamento é essencial para que a empresa consiga fazer esse tipo de contratação.
O problema é que nem todas as organizações contam com um setor estruturado para isso ou tem tempo o suficiente ou as competências necessárias para se dedicar a criação e condução de todos os processos seletivos.
Nesses casos, buscar o apoio de uma empresa de recrutamento é uma solução rápida e eficiente para acertar na escolha de candidatos.
Afinal, esse tipo de empresa conta com um time de especialistas dedicado a ajudar organizações a definirem e aplicarem as melhores estratégias de recrutamento de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Como resultado, é mais fácil e efetivo encontrar as pessoas certas para o cargo.
Procurando uma empresa de recrutamento confiável e relevante no mercado? Entre em contato com a equipe da Sim Carreira e conheça melhor as nossas soluções!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado