A entrevista de desligamento pode ser um momento de desconforto, porém é uma etapa do offboarding que não deve ser ignorada quando o colaborador informa que não deseja mais fazer parte do quadro de funcionários.
A entrevista de desligamento é tão importante para o empregador quanto para o ex-funcionário, e por isso, fizemos um artigo especialmente sobre o assunto, a fim de apresentar as respostas para os principais questionamentos e facilitar a conversa para todos envolvidos nessa etapa.
Quer saber mais sobre a entrevista de desligamento, sua importância e cuidados? Então, não perca a leitura!
O que é a entrevista de desligamento?
Ao se questionar o que é uma entrevista de desligamento, você perceberá que a entrevista de desligamento é uma conversa da empresa com o funcionário no processo do trâmite de desligamento da empresa.
Essa etapa de entrevista de desligamento nem sempre é realizada pelas empresas, mas quando acontece, geralmente são com profissionais que comunicaram sua própria demissão.
A entrevista de desligamento tem como principal função obter um feedback sincero do ex-funcionário, que pode oferecer dados importantes para a melhoria da organização.
Qual é o papel da entrevista de desligamento em uma organização?
A entrevista de desligamento tem como papel principal entender o ponto de vista do colaborador sobre a situação atual da empresa. Lembrando que esse não é o momento para buscar culpados para a saída do funcionário, mas sim elaborar estratégias para a melhoria dos apontamentos que foram feitos.
Como a entrevista é baseada na ideia de que o colaborador não tem mais vínculo contratual, ele se sentirá mais livre para expor seus pontos de vista sobre a sua experiência na organização, tanto as positivas quanto as negativas.
Ademais, o entrevistador poderá coletar dados sobre como era o relacionamento do ex-funcionário com seus pares, líderes e como ele enxergava o clima e a cultura organizacional e assim trabalhar para sustentar os pontos positivos e melhorar os pontos negativos ressaltados pelo ex-funcionário.
O ex-colaborador é obrigado a participar da entrevista de desligamento?
Pode acontecer do ex-colaborador ser chamado para uma entrevista de desligamento e não querer participar. Quando isso acontece, vem a dúvida: sou obrigado a participar da entrevista de desligamento?
Não existe uma lei que obrigue o profissional a participar da entrevista de desligamento, porém, é importante que essa seja uma prática que faça parte da cultura interna da empresa e que para o profissional, facilite sair com as portas abertas.
Caso o profissional tenha receio em participar, explique a importância da entrevista de desligamento para ouvir o profissional e melhorar as ações da empresa para futuros colaboradores.
Quais são as principais perguntas em uma entrevista de desligamento?
Quando o colaborador realiza um pedido de demissão muitas dúvidas podem surgir por parte da empresa, e o colaborador pode querer relatar os motivos que o levaram a essa decisão.
Por isso, é fundamental que o entrevistador seja estratégico e faça perguntas relevantes, seja para coletar dados para o crescimento da instituição, ou para investir em sua marca empregadora e retenção de talentos.
Seguem algumas perguntas em uma entrevista de desligamento que podem surgir:
- Qual o motivo da sua saída?
- Quais os pontos positivos da empresa?
- Quais os pontos que precisam de desenvolvimento?
- O que o faria mudar de ideia e permanecer conosco?
- Como você descreve a sua trajetória profissional conosco?
- Quais foram as 3 coisas que você mais gostou durante o tempo que esteve aqui?
- Você teve ideias que gostaria de ter implementado?
- Você gostaria de ter sido informado de alguma coisa antes de ser admitido aqui?
- Quais foram as 3 pessoas que o impactaram positivamente durante o tempo que esteve conosco?
- O que você diria para quem for ocupar sua função?
- Você se sentiu reconhecido durante o tempo que atuou conosco?
- Você recebeu treinamento e desenvolvimento suficiente para desempenhar sua função?
- As tarefas que desempenhou estavam alinhadas à sua função?
- Você tinha uma compreensão clara do que era esperado de você?
- Gostaria de comentar algo na entrevista de desligamento que não perguntamos?
- Você teve suporte quando precisou de ajuda?
- Você teve oportunidade de crescimento profissional?
- Em algum momento você sofreu discriminação ou assédio nessa empresa?
- Como foi seu relacionamento com a equipe?
- Como foi o seu relacionamento com o seu gestor?
- As avaliações de desempenho funcionaram para você?
- Você recebeu feedbacks que o ajudaram a melhorar?
- Qual é a sua opinião sobre o salário e o pacote de benefícios praticados na empresa?
- Qual é a sua opinião sobre a cultura de trabalho da organização?
- Você recebeu metas e objetivos claros para realizar suas tarefas?
- Qual é a sua opinião sobre a política da empresa?
- De 0 a 10 o quanto você se sentiu: acolhido; feliz; motivado; engajado; parte importante da empresa.
- Você voltaria a trabalhar aqui na empresa?
- Recomendaria nossa empresa a seus amigos e familiares?
- O que você sugere para nos ajudar a engajar e reter os profissionais?
- Tem alguma coisa que você gostaria que a empresa fizesse diferente?
- Qual foi o seu maior aprendizado conosco?
- Tem algo que você gostaria de nos sinalizar que o preocupa aqui na empresa?
- Por que escolheu seu novo empregador?
- Poderia nos dizer para onde vai?
- Podemos ajudá-lo de alguma forma nessa transição?
- Gostaria de deixar mais alguma coisa registrada?
Qual é a importância do planejamento?
Além das perguntas certas, para que a entrevista de desligamento ofereça o resultado esperado e contribua para o desenvolvimento da empresa, é preciso planejar e estruturar as ações relevantes após o entendimento sobre as áreas de oportunidade.
Por esse motivo, algumas estratégias se tornam importantes na hora de conduzir uma entrevista de desligamento eficaz e em seguida, implementar ações práticas para uma melhoria contínua.
Escolher o momento e o local adequados
Ansiedade, nervosismo e pressão não são os melhores aliados em uma entrevista de saída da empresa. Portanto, disponha de uma sala privada e um ambiente acolhedor, para que o profissional se sinta confortável em dizer o que pensa.
Além disso, verifique se a pessoa está pronta, psicologicamente, para oferecer as informações.
Exercitar a escuta ativa
O entrevistador deve falar menos e ouvir mais, por isso, ter uma relação de perguntas abertas é tão importante. Assim é possível coletar todas as informações de forma assertiva, sem se preocupar em elaborar as questões, dispondo desse tempo para ouvir com atenção e respeito tudo o que o ex-colaborador tem a dizer.
Envolver somente profissionais habilitados para realizar o processo
É de extrema importância que um profissional de RH conduza a entrevista na demissão do profissional. Nesse momento, a imparcialidade é importante para o sucesso do processo. Não é indicada a participação de gestores, líderes ou qualquer outro colaborador que tenha relação direta com o funcionário na entrevista de desligamento. Quanto mais acolhedor e informal for o clima, melhor será o resultado.
Como mensurar a entrevista de desligamento?
Com os dados coletados, é possível observar e corrigir falhas, criando estratégias para solucionar problemas existentes, ou evitar que outros apareçam.
Acompanhamento dos índices de turnover
Com as respostas das perguntas da entrevista de desligamento, a empresa pode tomar ações concretas para melhorar a retenção e reduzir o turnover.
Perguntas sobre o motivo da saída, os pontos de melhoria da empresa e em relação à equipe e gestores pode oferecer diagnósticos apurados para ações de melhoria.
Identificação de pontos de melhoria para o RH
Todos os questionamentos devem ser elencados e pesados para conseguir priorizar as prioridades de maior impacto.
Por exemplo, questionamentos sobre salário, benefícios, e plano de carreira podem oferecer uma base importante para analisar se as práticas estão sendo satisfatórias ou podem ser melhoradas.
Muitas vezes a empresa se equivoca acreditando que pacote de remuneração é o único quesito que faz a pessoa ingressar ou sair da empresa. Apesar de fazer parte, a entrevista de desligamento pode trazer uma perspectiva distinta e outros pontos ainda mais relevantes que contribuíram para o profissional ficar ou sair da empresa.
Percepção sobre as práticas da concorrência
Quando o profissional sai de uma empresa para integrar o quadro funcional de outra, a entrevista de desligamento é uma estratégia necessária para ajudar a saber informações de mercado. Quais empresas estão prospectando seus funcionários, qual a faixa salarial está sendo aplicada, o pacote de benefícios, o plano de carreira e, com isso, reformular políticas internas para não perder os melhores talentos para a concorrência.
Conclusão
A entrevista de desligamento é tão importante quanto as etapas de um processo seletivo, pois ela oferece dados necessários para que a empresa se mantenha atualizada e estrategicamente preparada para competir com a concorrência, atraindo e retendo os melhores talentos.
Para os profissionais que respondem a pesquisa é fundamental entender que esse não é um momento de desabafo e sim, de mostrar que a ética e o profissionalismo devem ser praticados, para que mesmo saindo, saia com as portas abertas. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã. Pode ser que você queira ou precise voltar, peça referências para apresentar a futuros empregadores, ou até mesmo busque fazer benchmark no futuro.
Apesar de fechar esse ciclo para iniciar um novo, mantenha o seu networking, deixe as portas abertas e saia de bem, e com profissionalismo.
Se você gostou do nosso conteúdo e deseja aprimorar sua entrevista de desligamento, leia nosso artigo: “Cuidado com a mensagem subliminar” e entenda os sinais que as pessoas emitem sem perceberem.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado