O que é recrutamento preditivo: vantagens e desvantagens

O que é recrutamento preditivo

Você sabe o que é recrutamento preditivo? As mudanças tecnológicas no mercado e o RH 4.0 fizeram com que os processos seletivos se tornassem cada vez mais ágeis e eficientes, incentivando as mudanças e o surgimento de novas metodologias e tecnologias, entre elas o recrutamento preditivo.

A grande maioria dos recrutadores conhece as dificuldades de encontrar um profissional que tenha as competências, as habilidades e as atitudes necessárias para compor uma vaga na organização.

Além disso, o fit cultural é peça-chave para que, internamente, a empresa tenha um ambiente positivo, com resultados e entregas eficientes.

Preparamos um conteúdo cheio de informações sobre o que é recrutamento preditivo, suas vantagens e desvantagens, e como utilizar essa ferramenta de forma apropriada na sua empresa. Curioso? Então, não perca a leitura!

 

O que é recrutamento preditivo?

A primeira coisa que você deve saber ao se perguntar o que é recrutamento preditivo, é que o objetivo da empresa é contratar alguém que conseguirá atender as atividades do escopo da posição. O recrutamento preditivo busca prever através de dados atuais ou experiências passadas, se o profissional terá condição de exercer as atribuições do cargo em questão com qualidade.

O recrutamento preditivo era realizado baseado nas respostas do candidato ao recrutador, que através do seu “sentimento” e experiência, tentaria determinar se o profissional estaria apto para ter uma boa execução no cargo. Esse sentimento e percepção qualitativa tem sido complementado e até mesmo substituido por sistemas e tecnologia, que sugerem a probabilidade de uma boa aderência, através de uma abordagem mais quantitativa.

O recrutamento preditivo é um modelo que conta cada vez mais com a inteligência artificial no recrutamento e seleção. O People Analytics realiza a coleta e a análise dos dados de profissionais que foram bem-sucedidos naquela função, e consequentemente, estabelecem parâmetros para buscar outros profissionais com características similares para preencher a vaga em questão.

 

Qual é o objetivo do recrutamento preditivo?

Ao entender o que é recrutamento preditivo, você deve imaginar o seu objetivo nas etapas de um processo de recrutamento e seleção.

A ideia do recrutamento preditivo é que ao entender quais são os fatores chave de sucesso de um profissional para determinada posição, com o apoio de filtros e de tecnologia, o recrutador conseguiria filtrar na base de dados, os currículos com maior aderência às competências necessárias para o cargo, aumentando assim, as chances de que o novo profissional também conseguiria exercer o cargo com proficiência.

Ademais, com uma plataforma de RH é possível realizar testes de perfis comportamentais como o DISC, e parametrizar além de conhecimentos técnicos, características comportamentais desejados para cada posição.

 

Como é realizado um recrutamento preditivo?

Antes de mais nada, para realizar um recrutamento preditivo com o apoio de inteligência artificial, é fundamental que o RH tenha um banco de dados com dados organizados e estruturados que possibilite realizar análise quantitativa e previsões.

Com uma grande captação de dados e uso de big data, será possível desenvolver correlações e relacionar elementos para tentar prever, com determinado grau de certeza, a compatibilidade dos candidatos e grau de assertividade do candidato com os requisitos necessários para a vaga.

Quando a empresa inicia um processo seletivo, ela configurará todos os parâmetros no sistema que são pré-requisitos e condições desejadas para o cargo.

Ao receber o currículo de candidatos, os parâmetros cruzarão com o currículo do profissional e demais informações fornecidas na candidatura, e elaborará um ranking com o grau de assertividade dos perfis sugerindo para o recrutador os profissionais com maior adesão.

Com esse recurso será possível analisar o profissional, levando em consideração as soft skills e hard skills, identificando os pontos fortes e os pontos de melhoria, para reduzir os riscos do talento contratado em ter problemas quanto a adaptabilidade, estilos de liderança de seus gestores e cultura empresarial.

 

Quais são as vantagens e desvantagens do recrutamento preditivo?

Utilizar-se de técnicas de recrutamento preditivo, seja de forma mais subjetiva ou de forma quantitativa e com o apoio de dados e tecnologia, possui vantagens e desvantagens. Portanto, agora que sabemos o que é recrutamento preditivo, vamos conferir as suas vantagens e desvantagens. Veja a seguir:

 

Vantagens do Recrutamento Preditivo

Agilidade

Quanto mais completo e objetivo for o banco de dados no programa do RH, mais robusto será o cruzamento dos dados e isso diminuirá significativamente o tempo de filtragem para identificar a sugestão dos profissionais mais aderentes.

Assertividade

Ao entender os parâmetros que são necessários para ter sucesso na posição, a empresa consegue realizar testes, sejam eles comportamentais ou técnicos, e quantificar os profissionais com maior aptidão para o cargo.

Ainda que fiquem dúvidas, essas questões poderão ser aprofundadas de forma mais certeira em entrevistas, análise das real skills, ou outras dinâmicas específicas.

Automatização  

O recrutamento preditivo para ser um bom investimento deve contar com bons sistemas de RH e, com isso, a empresa se beneficia com os demais recursos que a ferramenta oferece e a automação dos processos pode se tornar uma grande vantagem competitiva da organização.

Melhoria do clima interno

Com a objetividade que o recrutamento preditivo pode oferecer, “favoritismo” pode ser reduzido e consequentemente pode haver um sentimento generalizado de maior transparência nas decisões por contratação e promoção. Ainda, se os parâmetros do sucesso estão bem definidos, o profissional conseguirá buscar se desenvolver para atingi-los.

Turnover reduzido

Ao conseguir um recrutamento preditivo assertivo, a contratação terá sido de um profissional apto para o cargo e consequentemente, motivos de desligamento ou de pedidos de demissão serão menores.

 

Desvantagem do Recrutamento Preditivo

Existem muitas desvantagens em realizar um recrutamento preditivo baseado em dados. A seguir, veremos alguns deles:

Dinamismo do mercado

Vivemos em um mundo VUCA e BANI e que é muito difícil prever o futuro. O que já funcionou no passado, não é um indicativo do que funcionará no futuro. As competências chaves de sucesso podem mudar e assim, o perfil necessário para a função também mudaria.

Diversidade e inclusão

Considerando que a previsão é feita com dados passados, a empresa terá dificuldade em oxigenar o seu quadro e trazer perfis diversos para o seu time.

Processos cansativos

O processo pode agilizar o processo seletivo para a empresa, mas a quantidade de testes e etapas para o candidato podem ser exaustivas, e, inclusive, fazer com que bons profissionais não se candidatem ou desistam do processo seletivo.

Humanos por trás de automações

Por mais que o recrutamento preditivo baseado em dados utilize tecnologia, são humanos realizando as parametrizações, extraindo e interpretando os dados. Todos os vieses conscientes ou não, continuarão a existir. É necessário ter um cuidado muito grande para o “sistema” não legitimar ou propagar erros.

Inovação

Contratar profissionais com os mesmos perfis, ou eliminar os candidatos que fogem do padrão, certamente irá reduzir a capacidade de inovação da empresa.

Casos de Exceções à regra

Nenhuma pessoa é idêntica e candidatos fora do “padrão” ou “fora da média” podem ser desconsiderados injustamente. Candidatos excepcionais poderão ser eliminados antes mesmo de conseguirem apresentar todo seu potencial.

 

Conclusão

Como você pôde conferir, é importante entender o que é recrutamento preditivo e como essa metodologia pode ser utilizada na área de recrutamento e seleção da sua empresa.

É necessário compreender as vantagens e desvantagens do recrutamento preditivo, assim como entender o grau de automação e flexibilidade que será utilizado entre liberdade da decisão qualitativa do ser humano, e parâmetros rígidos quantitativos do sistema, para utilizar-se desse processo de recrutamento preditivo maximizando os seus benefícios e reduzindo as suas desvantagens.

Seja através do recrutamento preditivo ou outras técnicas de recrutamento, a empresa estará sempre buscando contratar os melhores profissionais para cumprir as tarefas de determinada função. Sendo assim, o candidato deve estar sempre atento ao que a empresa está buscando para entender como agregar valor e aumentar a sua empregabilidade.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber como aumentar a sua empregabilidade e se manter competitivo no mercado de trabalho? Leia nosso artigo: “8 dicas de como aumentar a sua empregabilidade” e seja protagonista da sua carreira!

Precisa de ajuda?