O processo de recrutamento e seleção tradicional nem sempre é a melhor forma de encontrar os melhores profissionais para a sua empresa. Isso porque a prospecção de candidatos é uma forma mais eficiente de identificar e atrair talentos para a organização.
Além de facilitar a captação de talentos, essa abordagem reduz os custos e aumenta a assertividade das contratações. Porém, para aproveitar esses e outros benefícios associados a essa prática, é importante entender como fazer essa busca ativa de forma eficiente.
Neste artigo, explicaremos por que adotar a prospecção de candidatos e como conduzir esse processo de busca ativa de talentos com sucesso.
O que é prospecção de candidatos?
A prospecção de candidatos, também chamada de busca de candidatos, é uma estratégia de recrutamento que vai além da divulgação passiva de vagas.
Na busca passiva, o recrutador ou funcionário de recursos humanos (RH) apenas divulga o anúncio da vaga e aguarda que os candidatos enviem seus currículos.
Já na prospecção ativa, o recrutador ou o pessoal do RH assume um papel proativo na busca por talentos qualificados para determinada posição. Isso significa que ele assume a responsabilidade de mapear o mercado para identificar e abordar profissionais com o perfil compatível com a vaga.
Em outras palavras, o recrutador toma a iniciativa de entrar em contato com pessoas que apresentam as características exigidas para a posição. Essa prática permite que o recrutador aborde até mesmo pessoas que não estão buscando ativamente um novo emprego.
Hunting e busca ativa de candidatos são a mesma coisa?
Não. Embora ambos se refiram a estratégias proativas de recrutamento, existem algumas diferenças entre hunting e prespecção ativa de candidatos.
A busca ativa é uma estratégia que tem uma aplicação mais ampla. Ela pode ser utilizada por recrutadores e profissionais do RH para identificar e engajar candidatos potenciais a qualquer posição da empresa.
Já o hunting é uma prática mais certeira, que utiliza a busca ativa para encontrar e atrair talentos para posições estratégicas, como cargos C-level e diretores.
Normalmente, o processo de hunting é conduzido pelo headhunter, profissional que utiliza sua expertise e amplo networking para ajudar empresas a identificarem os melhores profissionais para ocupar vagas difíceis de serem preenchidas.
Por que fazer a prospecção de candidatos?
Investir na prospecção de candidatos é a forma mais eficiente para contratar os melhores profissionais do mercado. Afinal, os números mostram que a maioria dos talentos não estão buscando emprego no momento.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do LinkedIn Talent Solutions, 70% da força de trabalho no mundo é formada por talentos passivos, pessoas que não estão buscando ativamente uma nova oportunidade.
Isso significa que investir apenas em estratégias de recrutamento passiva pode estar impedindo a empresa de encontrar pessoas mais adequadas para compor seu quadro de funcionários.
Por outro lado, a pesquisa revelou que 87% dos talentos ativos ou passivos estão dispostos a aceitar novas oportunidades de emprego. Em outras palavras, não importa se o talento está ou não buscando uma vaga de trabalho no momento.
Ele está mais disposto a aceitar uma proposta de trabalho se for abordado pelo recrutador. Sendo assim, investir na prospecção de candidatos é uma forma mais eficiente de atrair e contratar talentos para o negócio.
Além dessas vantagens, investir na prospecção de candidatos também é sinônimo de redução de custos de recrutamento e contratações mais assertivas e ágeis.
Isso porque a prospecção de candidatos elimina algumas etapas associadas ao recrutamento tradicional e direciona os esforços no mapeamento de candidatos realmente alinhados à vaga e à cultura organizacional.
Como fazer a prospecção de candidatos?
A prospecção de candidatos é uma estratégia eficiente desde que a empresa saiba utilizá-la. Confira a seguir o passo a passo para conduzir esse processo de busca ativa de forma estratégica.
1. Defina o perfil do candidato ideal
O primeiro passo para fazer uma prospecção eficiente é definir o perfil do candidato ideal para a vaga. Isso exige que o recrutador ou profissional do RH faça o levantamento de quais habilidades e experiências normalmente são exigidas para o preenchimento do cargo em aberto.
Em outras palavras, é necessário definir quais as hard skills e soft skills o candidato deve apresentar para ocupar a posição. Vale lembrar que a definição desses requisitos também deve considerar os valores do negócio. Afinal, o candidato precisa ter fit cultural com a empresa para ser contratado.
2. Entenda onde encontrar os candidatos
O próximo passo é identificar onde os candidatos com perfil para a vaga podem ser encontrados. Atualmente, a forma mais fácil de encontrar esses profissionais é utilizar as redes sociais, como LinkedIn.
Porém, dependendo da posição e dos requisitos exigidos para o cargo, a estratégia mais eficiente para encontrar candidatos é o networking. Nesse caso, o recrutador precisa ativar sua rede de contatos e até pedir indicações para encontrar candidatos com o perfil esperado para o cargo.
3. Faça um trabalho investigativo
Após identificar onde os possíveis candidatos à vaga podem ser encontrados, o próximo passo é fazer um trabalho investigativo. Esse trabalho consiste em encontrar esses profissionais e fazer um levantamento básico de informações sobre sua carreira.
Isso inclui dados como experiências prévias relevantes, formação acadêmica, competências, entre outras. Esse trabalho investigativo é necessário para filtrar os profissionais e encontrar candidatos que aparentam estar alinhados ao que a empresa busca.
4. Faça uma abordagem personalizada
O próximo passo é abordar os candidatos identificados durante o trabalho investigativo de mapeamento de mercado. Para aumentar as chances de ser bem-sucedido nessa fase, é importante personalizar a abordagem para cada candidato. Normalmente, essa abordagem exige a elaboração e envio de um pequeno texto via chat, whatsapp, ou e-mail.
Em vez de enviar uma mensagem padronizada para todos os profissionais, pode ser importante usar a criatividade para criar um texto que deixe claro que o recrutador estudou o perfil desse candidato potencial.
Isso até evita mal-entendidos, como a possibilidade de a pessoa interpretar a mensagem como spam.
Uma dica importante para facilitar essa abordagem é criar um texto básico. Esse texto deve explicar o motivo do contato e apresentar um breve resumo da proposta de trabalho depois disso, é só adaptar esse texto às características de cada candidato potencial.
Vale lembrar que esse texto também deve convidar o profissional para uma conversa, por ligação ou videochamada. Essa conversa entre o recrutador e o candidato é essencial para alinhar expectativas.
Isso é importante para verificar se o candidato pode ser encaminhado para outras etapas do processo seletivo, como entrevista e teste comportamental.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para fazer a prospecção de candidatos? Entre em contato com a Sim Carreira e conheça nossas soluções de recrutamento e seleção!
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado