Você conhece a gestão horizontal ou vertical e sabe qual é a melhor opção para o seu negócio? É fundamental que exista uma estrutura organizacional apropriada para o tamanho, o tipo e a quantidade de colaboradores que atuam na empresa.
A seguir, falaremos sobre gestão horizontal e vertical, para que você entenda a diferença e decida a melhor alternativa para o seu negócio. Confira!
O conceito de Estrutura Organizacional
A base da estrutura organizacional é composta por diferentes departamentos que trabalham juntos, com o mesmo objetivo, incluindo a divisão de departamentos, de cargos e de tarefas.
Conforme o tamanho e o ramo da empresa, a estrutura sofrerá alterações com relação ao número de departamentos e distribuição de tarefas, visando o alcance das metas e os melhores resultados e aproveitando, da melhor forma, o potencial de cada talento.
A importância da estrutura organizacional
Quando a empresa investe tempo e ideias para criar e desenvolver sua estrutura organizacional, automaticamente, começam a aparecer os seguintes resultados:
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- melhor identificação das tarefas;
- otimização da gestão do tempo;
- organização correta das responsabilidades de cada função;
- avaliações de desempenho mais objetivas;
- comunicação assertiva;
- medidas mais eficazes para motivar e engajar os funcionários.
Com todos esses pontos fundamentais, fica difícil não pensar na estrutura organizacional como uma ferramenta estratégica para alavancar os resultados e manter a empresa competitiva.
Porém, é importante analisar o negócio e verificar qual gestão é a mais indicada, de acordo com as características do negócio, conforme veremos a seguir.
Gestão horizontal
Conforme o nome sugere, essa é uma gestão diferente da forma tradicional, sendo uma organização menos hierárquica, permitindo que os colaboradores tenham maior autonomia e assumindo mais responsabilidades.
Apesar dessa gestão estar atrelada a um fluxo de trabalho maior e mais complexo, a estrutura horizontal é uma ótima ideia para promover o sentimento de pertencimento e aproximação dos profissionais no local de trabalho.
Esse modelo de gestão funciona principalmente em empresas de pequeno porte, devido à praticidade nas tomadas de decisões em conjunto, liberdade de opinião, debates e criação de soluções baseadas na conversa e na visão de todos os envolvidos.
Esse modelo de gestão horizontal também aproxima os tomadores de decisão com todo o time, e é bastante utilizado pelo segmento de startups no mercado de trabalho.
Empresas que adotam uma gestão horizontal se beneficiam pela diminuição dos ruídos de comunicação, pois os direcionamentos são criados e passados de forma mais direta e coletiva, ao invés de cascateada de gestor para subordinado.
Outra vantagem que a gestão horizontal oferece é a facilidade do diálogo, a liberdade para atuar de acordo com a experiência e a facilidade para trocar informações com os demais colegas e gestores. Todos esses benefícios tornam o ambiente mais informal, podendo aumentar a inovação, a motivação e a produtividade.
Gestão Vertical
A gestão vertical é a mais utilizada no mercado, funcionando de maneira hierarquizada, com uma estrutura de comando bem definida. A autoridade é bem distribuída, com a presidência no topo da pirâmide e, abaixo dela, os demais cargos nas diversas diretorias, suas gerências, coordenações e demais subordinações.
Dessa forma, as funções, os cargos e as faixas saláriais são bem definidos. As tomadas de decisões acontecem de cima para baixo e os colaboradores seguem as ordens dos superiores.
As vantagens que a gestão vertical proporciona incluem a facilidade de organizar tarefas e no cumprimento do cronograma, devido a uma gestão de pessoas mais controlada, e por isso, são mais comuns em empresas de grande porte.
Mesmo sendo a metodologia mais tradicional, a gestão vertical pode não funcionar em todo tipo de empresa. Alguns colaboradores relatam que quando as ordens e decisões vêm de cima, sentem sua liberdade criativa restringida, o que pode reduzir consideravelmente a motivação e o engajamento.
Ademais, os profissionais podem ter dificuldade em entender a interligação entre as áreas da companhia, prejudicando a sinergia das equipes o clima organizacional.
Outro problema que a gestão vertical pode causar é na comunicação, pois é necessário que haja uma estratégia para minimizar os ruídos e fazer com que as informações cheguem de forma íntegra a todos os profissionais. Caso contrário, a “rádio peão” pode gerar insatisfação e comportamentos opostos ao desejado.
Gestão horizontal ou vertical
Qual modo de gestão é o ideal, a gestão horizontal ou vertical? Com certeza, essa é uma dúvida que passa pela cabeça de empreendedores e empresários, independentemente do tipo de empresa com o qual atuam.
Mas não há uma resposta certa para essa dúvida, porque o que deve ser avaliado para uma decisão mais efetiva é a análise do negócio e seus objetivos, levando em consideração alguns critérios, conforme mostraremos a seguir. Dessa forma, leve em consideração 3 critérios importantes para definir entre gestão horizontal ou vertical.
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- Características da empresa
- Cultura organizacional
- Perfil dos Gestores
A seguir, traremos em maiores detalhes o motivo pelo qual esses critérios são relevantes na decisão entre uma gestão vertical ou horizontal.
Características da empresa
É fundamental analisar as características da organização conforme sua missão, visão, valores, perfil dos colaboradores e demais elementos relevantes capazes de direcionar para uma escolha mais compatível. O tipo de negócio da empresa também pode impactar na escolha de uma gestão vertical ou horizontal.
Cultura organizacional
Levar em consideração a cultura organizacional para decidir o melhor modelo de gestão a ser praticada é de extrema importância e o empresário ou empreendedor não deve ignorar isso.
Afinal, o conjunto de valores que regem as ações, as atitudes e o comportamento dos colaboradores também é responsável pelo sucesso e pelos resultados. Portanto, sendo horizontal ou vertical, a gestão e a cultura precisam estar alinhadas.
Perfil dos gestores
A estrutura organizacional precisa contar com profissionais compatíveis com o modelo, pois, dependendo do estilo de liderança, o colaborador pode não se adaptar e isso poderá causar problemas.
Por isso, é necessário fazer escolhas adequadas, pois gestores compatíveis com o modelo de gestão são essenciais para o sucesso do time.
Conclusão
No universo corporativo, não importa se é gestão horizontal ou vertical e sim aquela que atende às necessidades do negócio, com equipes de alta-performance, profissionais engajados, comprometidos, felizes e com entregas eficientes.
A forma de gestão não impacta apenas no resultado operacional e financeiro do negócio, mas também influencia o bem-estar do profissional, na sua saúde mental e motivação interna e externa.
Portanto, se você está em dúvida sobre a adesão à gestão horizontal ou vertical, olhe para dentro da sua empresa, enxergue suas necessidades e o perfil de funcionários que deseja ter, além de considerar todas as dicas e informações que oferecemos nesse artigo sobre gestão vertical ou horizontal.
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CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado