O uso da tecnologia certamente chegou e pode ajudar os departamentos de RH a serem mais estratégicos, pois otimiza significativamente a maioria das funções operacionais, como o filtro de currículos durante as etapas do processo seletivo. A tecnologia facilita o dia a dia dos departamentos de recursos humanos, principalmente na área de recrutamento e seleção. Isso acontece porque as ferramentas tecnológicas aproximam pessoas e empresas, facilitando que elas busquem de forma mais ativa os profissionais ideais. Pensando nisso, neste artigo explicaremos como empresas usam tecnologia para avaliar candidatos a emprego. Ao entender, você conseguirá usar tecnologia ao seu favor. Confira!
Como empresas incluem tecnologia para avaliar candidatos a emprego?
Empresas usam tecnologia para avaliar candidatos a emprego, mas você sabe como essas ferramentas são utilizadas? Veja abaixo algumas formas que tecnologia é utilizada para atrair mais candidatos e agilizar o processo seletivo.
Plataformas de recrutamento
Os sites e aplicativos são ideais para atingir mais candidatos durante o processo seletivo. Por isso, não tenha dúvidas se vale a pena usar o LinkedIn ou outras plataformas para buscar emprego e candidatos. Essas ferramentas tecnológicas oferecem às empresas a chance de registrar oportunidades abertas e potencialmente alinhar as competências exigidas com os perfis dos candidatos desejados.
Além disso, os perfis podem ser selecionados, garantindo aos candidatos uma melhor adequação aos cargos em aberto. Dessa maneira, fica mais fácil fazer seleções cada vez mais direcionadas e eficientes. Visto que a plataforma possui filtros altamente específicos e em ocasiões, até mesmo sugeridos por algoritmo. Até mesmo o uso de inteligência artificial no recrutamento e seleção pode ser utilizado.
Além de encontrar profissionais ideias que atendam aos requisitos das posições em aberto, plataformas de recrutamento, quando bem utilizadas, podem facilitar e melhorar a gestão do processo seletivo e a experiência do candidato.
Entrevistas por vídeo
Para otimizar tempo e recursos, a tecnologia, principalmente com o advento da internet, permite que as organizações realizem o processo seletivo totalmente online.
Uma das grandes tendências que mudam e facilitam o processo de seleção das empresas
é a entrevista por vídeo. Com esta tecnologia, está cada vez mais fácil encurtar distâncias de forma eficiente.
Ao utilizar a ferramenta, as empresas podem obter uma série de vantagens, como atrair mais candidatos, se comunicar com profissionais de outras regiões, avaliar habilidades e competências com mais cuidado, reduzir custos e trazer agilidade ao processo.
Big Data
O uso massivo de recursos como redes sociais e dispositivos móveis criou um dilúvio de informações sobre diversas pessoas. Esses dados podem ser aproveitados para entender melhor comportamentos, tendências e preferências individuais e traçar perfis adequados para cada vaga.
Empresas usam tecnologia para avaliar candidatos ao longo do processo seletivo e durante a trilha de carreira do profissional na empresa. Um dos subsistemas de RH responsável pelo uso de dados para melhorar a tomada de decisão da área de recursos humanos é a área de People Analytics.
O Big Data é um recurso que pode ser usado para prever esses padrões comportamentais de profissionais e avaliar quais tiveram melhor desempenho. Dessa forma, esses dados podem ser usados como referência para futuras contratações.
Essa ferramenta também é utilizada para avaliar o fit do profissional com a cultura organizacional da empresa e pode ser utilizada para entender além de tendências comportamentais, a probabilidade do funcionário ser bem sucedido na função.
Redes sociais
As redes sociais como o LinkedIn não são mais apenas canais de comunicação, mas também ferramentas importantes para encontrar novos profissionais no mercado. Sendo assim, cabe ao RH usufruir dessa realidade e utilizá-la para atrair mais candidatos durante o processo seletivo.
Por isso, é preciso estar atento ao uso da linguagem e da comunicação visual para estarem alinhadas com a mensagem que deseja passar. As redes sociais também ajudam a encontrar profissionais mais adequados à cultura da organização, possibilitando escolhas mais condizentes com os objetivos da empresa.
Anúncios patrocinados
É possível utilizar anúncios patrocinados durante o processo seletivo para atingir um público maior de possíveis candidatos específicos. Uma grande vantagem dessa ferramenta é a segmentação do perfil do usuário conforme os requisitos da vaga de emprego.
Como o RH pode utilizar a tecnologia para avaliar candidatos?
Empresas usam tecnologia para avaliar candidatos a emprego, e mais especificamente, o RH usufrui do avanço tecnológico para ganhar agilidade e assertividade na contratação de funcionários.
Grande parte do processo de recrutamento e seleção das empresas já pode ser feito totalmente de forma digital e o profissional consegue um trabalho completamente remoto.
O uso de tecnologia é bastante relevante para as empresas, aumenta a eficiência, melhora as tomadas de decisão e reduz custos. A evidência desse crescimento é que mais de 35% dos empresários dos EUA já estão usando IA hoje. Além disso, uma pesquisa realizada pela Accenture mostra que o uso dessa solução em um ambiente corporativo pode aumentar a produtividade das empresas que a adotam em 40%.
Empresas usam tecnologia para avaliar candidatos a emprego para melhorar os seus processos, mas isso também pode facilitar as atividades dos candidatos na busca de emprego. Além de conseguir identificar mais e melhores oportunidades, sistemas inteligentes fazem a importação das informações do currículo do candidato ao realizar o upload de um arquivo facilitando o processo para ambos os lados, tanto para a empresa, quanto para o candidato.
CEO de Empresa de Recrutamento e Seleção e Headhunter Especializado